Opinião > Bancada do atraso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Gomes

    A "esquerda mais retrógrada" é apenas um "aperfeiçoamento" da nossa esquerda normalmente retrógrada. Não é de se admirar.

    Responda
  2. Maurício Serra

    A esquerda governou por 13 anos, todos os outros anos de governo desde o milênio passado foram de direita. Se a direita governou por tantos anos, inclusive 21 anos de ditadura, pq não fez? A Folha usa de má fé ao dizer que a bancada que impede o saneamento é de esquerda. Se a direita quisesse, já teria feito. Teve poder até absoluto para isso.

    Responda
  3. José Francisco

    Campo Maior - Pi , população estimada : 50.000 habitantes. Sem rede de esgoto, a água fornecida é considerada imprópria para consumo humano pela população. O preço da água fornecida aos habitantes é equivalente ao preço da água vendida em cidades com rede de esgoto. As famílias que podem compram água mineral para beber.. E as famílias que não podem comprar água mineral??? Ah......isso é só um detalhe.

    Responda
  4. Luiz Alberto Franco

    Dado o contubérnio das agências reguladoras brasileiras com as empresas que, supostamente, deviam controlar, não surpreende que as bancadas de esquerda se posicionem contra. A situação calamitosa do saneamento básico tem a ver, principalmente, com a falta de vontade política de enfrentar o problema. Por mais de cem anos governos à "esquerda" (poucos) e à direita (tantos!) fecharam os olhos para a questão. Não é razoável, agora, ignorar esse histórico e culpar a "bancada do atraso".

    Responda
  5. José Cardoso

    Esses partidos só tem fumos de esquerda pelo fato de serem ligados a movimentos sindicais, no caso de servidores públicos e de empresas estatais. Seu compromisso é antes de tudo com os sindicalizados, não com a população.

    Responda
  6. Valmir Gôngora

    Duvida: é o esgotamento sanitário ou o tratamento e fornecimento de água entra no pacote? Se a água fizer parte do pacote, então esse bem vital será transformado em negócio. Ou não?

    Responda
  7. Lineu Saboia

    A oposição comandada pelo PT e os partidos de esquerda, PCdB, PSOL, PSB, jogam sempre contra o Brasil daí serem conhecidos como a bancada do atraso. Se querem o desenvolvimento do Brasil e principalmente do nordeste, na próxima eleição não votem em vereadores e prefeitos destes partidos que vivem de discursos mentirosos enganado os mais pobres. Muda Brasil!

    Responda
  8. DAVID ZUGMAN

    Inacreditável. Finalmente o obvio.

    Responda
  9. Eustaquio Nunes de Morais

    Caso o marco regulatório deixe de atender alguma localidade, o orçamento destinado as câmaras municipais será suficiente para realizar o serviço em cada município.

    Responda
  10. Dea maria Kowalski

    Pensei que o editorial fosse sobre a bancada da camara que destroi cartaz em exposicao referente ao assassinato por policiais da populacao negra. Que nada, e mais uma propaganda das medidas economicas desse governo insano. Ora, privatiza tudo, a Vale e um bom exemplo de sucesso, vide Mariana e Brumadinho. Provavelmente, o investimento das empresas privadas seria com dinheiro publico e as obras sequer chegariam a regioes pobres e o servico seria carissimo.

    Responda
  11. Victor Hatus Pataro Cária

    Que tristeza a Folha escrever um editorial tosco desses. Impressiona a linha editorial voltada ao neoliberalismo, enquanto tenta amenizar sendo plural nas colunas e blogs. Falta coerência e a ombudsman precisa puxar isso. Vergonhoso querer culpar a esquerda.

    Responda
  12. Pedro Cardoso da Costa

    A abordagem de questões sociais no Brasil não sai da cantilena de normas legais. Além de ineficazes, quando não se fiscaliza e exige o cumprimento, sempre há uma mitigação como se fazer o contratado fosse uma benevolência dos beneficiados e dos gestores públicos.

    Responda
  13. Gino Ribas Meneghitti

    Os fins justificam os meios? Desde quando regulamentação e fiscalização por parte do Estado quanto aos serviços prestados por empresas privadas passou a ser visto como algo ruim e negativo? Abrir as portas é uma coisa, abrir as pernas é outra.

    Responda
  14. Adriano Ferreira

    Aqui em Goiás, a bancada "progressista", neoliberal, "sem ideologia" e blá, blá, blá, privatizou a Celg. Basta acompanhar os jornais e noticiários. Os problemas só aumentaram. Tem cidade sem energia há 15 dias depois que alguns postes caíram.

    Responda
  15. Paulo Roberto Schlichting

    O chamado Novo Marco Legal do Saneamento atende a uma das carências mais críticas do país em termos de acesso da população a bens públicos essenciais. O atraso do país na oferta de saneamento básico é secular. Interesses menores não podem prevalecer.

    Responda
  16. ALEXANDRE B N ALVES

    Espero que, em sendo aprovado o marco, quem escreveu o artigo também monitore a regulação e seu cumprimento com a mesma 'imparcialidade'. Moro no sudeste e trabalho numa das melhores empresas de saneamento do país, e sei que regiões menos desenvolvidas quando são servidas o são por meio de subsídio cruzado. Como remunerar o capital e áreas de extrema pobreza? Será o estado a subsidiar? Vamos acompanhar.

    Responda
  17. ALEXANDRE B N ALVES

    Espero que, em sendo aprovado o marco, quem escreveu o artigo também monitore a regulação e seu cumprimento com a mesma 'imparcialidade'. Moro no sudeste e trabalho numa das melhores empresas de saneamento do país, e sei que regiões menos desenvolvidas quando são servidas o são por meio de subsídio cruzado. Como remunerar o capital e áreas de extrema pobreza? Será o estado a subsidiar? Vamos acompanhar.

    Responda
  18. Rodrigo Ribeiro

    Sem subsídio cruzado, entrada de privadas é falácia. Quem vai sanear favela? Como cobraria? E lugares afastados de grandes centros? Sabe quanto custa levar uma escavadeira onde não tem? Vão pegar o filé e largar o osso para o famigerado Estado. Como sempre. Fora a lavagem de dinheiro de propina de agentes públicos, talvez o grande negócio por trás de tudo.

    Responda
  19. roberto foz filho

    Artigo pertinente, a perpetuação da pobreza interessa a muita gente. Infelizmente continuamos na mesma situação. Nos últimos 519 anos não apareceu ninguém disposto a construir uma nação.

    Responda
  20. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    Os pequenos e mais pobres municípios hoje recebem algum investimento das empresas públicas de saneamento por conta do subsídio cruzado. Ou seja, os superávits de áreas mais rentáveis (geralmente nos grandes centro) através desse mecanismo levam investimentos às áreas deficitárias, pobres. É assim que, por exemplo, os pequenos municípios do Semiárido nordestino receberam investimentos no setor de saneamento e reduziram significativamente a mortalidade infantil na última década.

    Responda
  21. José Alves

    Parabéns pelo artigo, bem escrito e faz um retrato correto dessa triste realidade brasileira.

    Responda
  22. Cloves Oliveira

    Lembra a revolta de 1904 no RJ quando o Pres. Rodrigues Alves tornou obrigatória a vacinação contra a febre amarela. Foi uma medida drástica causada principalmente pelo fato de que o saneamento básico na cidade era desastroso desencadeando constantes epidemias, entre elas, febre amarela, peste bubônica e varíola. . A ação incluiu também a remoção de pessoas de áreas insalubres e a revitalização dos locais. "A razão obedece a si mesmo; a ignorância é submissa ao que lhe é ditado" (Thomas Paine).

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.