Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS HENRIQUE VIANNA PEREIRA

    A articulista, uma intelectual preparada e sensível, parecer advogar a tese de que a direita e a extrema-direita vencem quando as massas populares se revoltam. Louva o entendimento ou as negociações entre representações políticas institucionalizadas no Chile, após atos extremos de repressão por parte das forças armadas e policiais sobre as manifestações que envolveram 4 milhões de chilenos. E até culpa Allende e as forças de esquerda pelo golpe de Pinochet. Parece que tb tem medo do povo na rua.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    O motivo pelo qual Pinochet é considerado de direita é que ele lutou contra a implantação do marxismo no Chile a favor do capitalismo. Não era esquerda contra direita era capitalismo contra o socialismo radicalizado. Aqui não foi diferente. A colunista ainda não se deu conta que a nossa política não está radicalizada, mas tribalizada. Na tribalização o objetivo não é o derrotar o adversário pela razão, mas de elimina-lo oferecendo-lhe nenhuma concessão, ou reconhecimento dos próprios erros.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Quem mata quem é de esquerda é sempre um democrata a seu ver. Pinochet era ditador em todas e completas definições da palavra e era de extrema direita em sua plenitude também. A época, capitalismo como era praticado e comunismo eram sinônimos de direita e esquerda.

  3. Geraldo das Dores de Armendane

    Não vai mesmo, porque o povo é educado e politizado. Só no Brasil com uma população com mentes subdesenvolvidas que elege essa aberração chamada Bolsonaro.

    Responda
  4. Carlos R N

    Se os problemas sociais do Chile, desconhecidos (?), são por causa de uma constituição advinda da ditadura, que agora se discute, porque Michelle Bachelet, nunca se preocupou em lutar por essa solução em seus governos?

    Responda
  5. celso bittencourt

    A Esquerda não Radicaliza?! Stalin não perseguiu Ninguém; Mao foi um Pacifista; Pol Pot um Romântico; Fidel um Democrata; Chaves e seu filhote Maduro Humanistas!! Rarararaaaaaaaaaaaaáááá!

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      O engraçadíssimo comentarista aparentemente não conseguiu capturar o sentido do texto. A mensagem da Professora é um chamado à razão, como nos ensinou e ora nos ensina novamente a experiência chilena. Espera-se que sirva de lição para as lideranças daqui. Curioso, o missivista deve ser acometido de persistentes cócegas ao escrever. Engraçado, não?

  6. Francisco Mendes

    Não aguento mais esses articulistas que escrevem 'direita' como sinônimo de atraso, de opressão. Não ajuda em nada o debate esclarecido e só contribui para essa polarização burra que temos vivido. E vindo de um cientista político, assusta mais ainda.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Direita é sinônimo de atraso em costumes em todo mundo, assim como a esquerda é colocada como atraso econômico por pessoas como você.

    2. Geraldo das Dores de Armendane

      Agora se a carapuça serviu em ti, fazer o quê, né!

    3. Geraldo das Dores de Armendane

      Infelizmente, a direita latino-americana não é nada civilizada. Vivem de golpes e do espoliação das populações pobres, dos negros e dos índios. Por isso, articulista tem toda razão ao criticar a direita.

    4. Geraldo das Dores de Armendane

      Infelizmente, a direita latino-americana não é nada civilizada. Vivem de golpes e do espoliação das populações pobres, dos negros e dos índios. Por isso, articulista tem toda razão ao criticar a direita.

  7. Eder Rizotto

    "a radicalização serve à direita". Que absurdo essa afirmação, a radicalização em países socialistas e comunistas é o que então? Esse é o maior problema dos socialistas e comunistas, eles gravitam entorno do próprio umbigo. Fazer o que né!

    Responda