Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. biozziBR Elisabeth

    O grande Sobral Pinto um dia disse que o mal do Brasil foi ter a república proclamada por um militar. Desde então eles se julgam donos dela. Nossas FFAA sempre se colocaram contra o próprio povo.

    Responda
  2. ludmilla Cordeiro

    Demétrio Magnóli ou Magnólia é um daqueles fascistas que botava fogo nas plantações e matavam os socialista na Itália. Assista "1900" (B. Bertolucci )

    Responda
  3. DERLAN TROMBETTA

    Magnoli, para derrubar o PT e viabilizar o Golpe de 2016, vocês jornalistas de direita sem escrúpulos, abriram todas as caixas de pandora que encontraram no museu do reacionarismo. Dela saíram todo o tipo de monstrengo do fascismo, entre eles este Wentraub. Agora que estão soltos, com poder e aparecer em todos os lugares, sem controle (principalmente ético) nas redes sociais, vai ser muito difícil colocá-los de volta na caixa da Democracia. Sim, a Republica está em risco!

    Responda
    1. Lucia Leal Ferreira

      Isso mesmo, Derlan! Foram cúmplices, e agora estão tentando passar menos vergonha. Tarde demais.

  4. neli faria

    Essa gente fala do comunismo como se fosse bicho papão.Comunismo acabou. Nem a China é mais comunista.Tem trauma do que não viveu?Ou é trauma dos anos de adolescente/criança se viveu nos anos 1960. Nem em 1964 o comunismo representava perigo. Tanto que Jango ao sair do poder, foi viver em sua fazenda no Uruguai.Comunismo? Conversa de quem derrubou a autoridade constituída!Desde meados dos anos 1950 queria pegar o poder.O único comunista que teve no Brasil foi o grande Prestes, os demais? Não!

    Responda
  5. Lineu Saboia

    Nas eleições passadas, um candidato sem dinheiro e sem a mídia tradicional derrotou democraticamente o "status quo" simplesmente fazendo um discurso contra o Lula, PT, a esquerda e a corrupção. Suas promessas de campanha estão sendo cumpridas, fazer reformas, reduzir desemprego e organizar a economia esfacelada por governos anteriores. Com resultados positivos ele já é o preferido para 2023. Democracia implica em civismo, veja o Uruguai, o povo sabe diferenciar o joio do trigo.

    Responda
    1. Igor Mendonça

      Tenha santa paciência!

    2. Rafael Lopes

      Hahahahahah. Só com muito gardenal para resolver seu caso Lineu. Na veia, de preferência.

    3. Ale Schunck

      Ele não terminará o mandato. Governo amador.

    4. Ale Schunck

      Ele não terminará o mandato. Governo amador.

    5. Ale Schunck

      Ele não terminará o mandato. Governo amador.

    6. Ale Schunck

      Ele não terminará o mandato. Governo amador.

    7. Ale Schunck

      Reduziu desemprego e organizou a economia? Ah tá. Ótima piada.

    8. armando bragliola

      em que planeta você vive?

    9. armando bragliola

      em que planeta você vive?

    10. nair odete de campos

      Tanto os uruguaios são mais inteligentes q osminons q não votam no q vcs estão chamando de bolsonaro de lá! Kkkkkk

    11. nair odete de campos

      Tanto os uruguaios são mais inteligentes q osminons q não votam no q vcs estão chamando de bolsonaro de lá! Kkkkkk

  6. ADONAY ANTHONY EVANS

    A definição de Magnoli sobre Weintraub como Ministro da Falta de Educação é perfeita. O governo de Bolsonaro me parece um governo de doentes. Weintraub, Araújo, Salles, Damares parecem fugidos em camisolão de hospício. No mínimo sociopatas como seu mito presidente.

    Responda
  7. ADONAY ANTHONY EVANS

    O problema não me parece Monarquia vs República, mas Presidencialismo vs Parlamentarismo. Claro, sangue azul é surrealista e anacrônico, mas o Norte da Europa e Japão convivem bem com monarquias parlamentares, enquanto regimes presidencialistas, com exceção dos EUA, e mesmo estes, descambam para presidências imperiais e até ditaduras. Presidentes de sindicatos, cooperativas e repúblicas de Esquerda, tornam-se vitalícios, e até hereditários. No presidencialismo, poder do presidente supera reis.

    Responda
    1. regina sahdo aragão aragão

      Acho que você colocou um elemento interessante para o debate. Pena que não estejamos todos em uma roda! As coisas realmente são complexas.Claro que, para o Bolsonarismo, as coisas não são complexas, pois eles são toscos.

  8. celso bittencourt

    Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos! N. Rodrigues

    Responda
  9. Vanio Coelho

    Alguém devia lembrar ao Ministro Monarquista que ao se curvar ao Soberano de Plantão: "Quem muito se abaixa o fundilho aparece"

    Responda
  10. Marcelo Pimentel Jorge De souza

    O último período do último parágrafo é magistral. "Nos 130 anos da República, os militares da Esplanada seguem fiéis a um presidente antirrepublicano pois esqueceram o que aprenderam e queimaram o que adoraram." Como militar da reserva, devo dizer que concordo plenamente com a opinião do autor e acrescento: neutralidade ideológica, imparcialidade (isenção) política e apartidarismo das Forças Armadas foram e permanecem rompidos com a participação de generais e coronéis (até da ativa) ste governo.

    Responda
  11. sérgio dourado

    Lamentável que um ministro de uma pasta que deveria dar exemplo desde o senso comum faltou com o básico: a própria educação.

    Responda
  12. Paloma Fonseca

    Interessante perceber esse afastamento entre o núcleo militar bolsonarista e o positivismo que embalou o sonho da República. O silêncio dos militares sobre o tuite do ministro da Educação chega a ser ensurdecedor.

    Responda
  13. Ayer Campos

    A Inteligência e sensibilidade social de Magnoli, como a de Jânio de Freitas, incomoda (humilha?) os es tú pi dos e mal-educados. Este post vai deflagrar milhares de reações incivis por parte da bes ta bolsonarista.

    Responda
    1. Rodrigo Costa

      Vou um pouco mais além. Houve a convenção do PT onde a Dilma afirmou que deveriam ser mais "polarizados" para contradizer isso que está ai. Vieram vários com frases feitas de "esquerda"+""intelectuais"+"mesmice". Essas frases feitas não entendem que precisamos de voltar realmente as origens, mostrar que isso já ocorreu e que os resultados foram catastróficos. República de 1889 tinha voto restrito, gerou uma oligarquia que os resultados persistem até hoje. Temos realmente de voltar ao básico.

  14. Jose Francisco Ferreira Rebouças

    Sempre se soube que os idiotas eram maioria. Parece que o diferente, agora, é a desenvoltura da idiotice. O idiota está cada vez mais convicto!! Esse ministro - logo o da educação - e tantos outros - a da goiabeira incluída - são uns pavorosos!!! Eu queria acordar desse pesadelo, mas tá difícil!

    Responda
    1. Marcos Guedes

      So para constar, a frase original foi do Nelson Jobim num evento de homenagem a FHC. E naquela ocasião os idiotas referenciados eram Dilma e outros petistas.

    2. Ayer Campos

      Como alertou o poeta, caro Rebouças, "os bons estão cheios de dúvidas e incertezas; os perversos prenhes de entusiasmo e audácia"... A bes ta bolsonarista está solta... Uns latem na Educação, outros regem na economia, 'tchutchucas' da elite parasitária.

  15. José Oliveira

    Infelizmente a História não tem valor, para: Quem não sabe ler; quem não a respeita; quem quer modificá-la. E parafraseando um desses do passado, que mesmo depois de morto está passando por isso: A História me aborrecerá! Ou ainda: A História me cobrará! E não se esqueçam, podem modificá-la, rasurá-la, amoitar, defecar nela, como alguns estão fazendo, mas os fatos e o julgamento da posteridade, que pode ser amanhã de manhã, são inclementes.

    Responda