Opinião > Novas diretrizes para a formação de professores Voltar

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  1. ricardo fernandes

    é um equivoco pensar em curriculo nacional de educação. cada estado, cada município, tem suas peculiaridades. é mais importante estabelecer os objetivos gerais e que cada ente federado adote o meio que lhe pareça mais conveniente para atingi-los.

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  2. Cloves Oliveira

    A solução radical e temporária para a educação seria a utilização do enorme capital de conhecimento e experiência que o país possui em benefício dos jovens. Isso significaria eliminar toda a burocracia para entrar na profissão de ensinar. Seguimos na vã tarefa de formar professores quando a melhor e única formação é a experiência de vida. Quando se fala em melhorar a educação o que realmente importa não é o interesse dos educandos, mas dos educadores. O melhor professor é aquele que sabe fazer.

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  3. Ricardo Ferreira

    E pensar que o Bozo descartou chamar o sr. Mozart, um dos maiores especialistas em educação do país, por questão ideológica (claro ele não é fascista), para chamar Weintraub. É ou não é uma tragédia para o país?

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  4. Herculano JR 70

    Antes de falar em professor se deve discutir o q sera ensinado. E o que tem q ser ensinado e profissão. E q deve ser organizado pelas empresas q precisam formar sua mao e obra. A escola inutil oficial so ensina o q o povão ñ precisa. Ele aprende com quem faz mais no armazem da esquina, onde aprende calcular preços, margens, organizar estoques e venda, rh, contabilidade, relacionamento, e outras. Na escola oficial se aborrece e e massa de manobra a essa burocracaia inutil de congressos.

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    1. Felipe Araújo Braga

      Meu amigo, a função da escola não é formar mão-de-obra mais ou menos qualificada, a função da escola é transmitir conhecimento, assegurar que o estudante aprenda, formar para a cidadania, abrir os horizontes para a construção de uma sociedade mais justa e digna e acima de tudo sustentável. Nunca li algo tão grosseiro!

    2. Paula H

      Vai ver não é todo jovem que sonha trabalhar no armazém da esquina. Ademais, se o armazém da esquina já ensina tudo isso, se a empresa já ensina ofícios, não teria porque a escola fazer o mesmo. Talvez a escola devesse ensinar a melhorar o armazém da esquina e a melhorar as empresas e a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isso cairia bem muita matemática, muita língua portuguesa, muita ciências e talvez muita história, porque é sempre bom não cometer os mesmos erros do passado...

  5. marilza abrahão

    Há 50 anos atuando na área da Educação vejo novamente esse tema sendo discutido é apresentado como Novo! Se houvessem sido aplicados ao longo destes anos as propostas oriundas das discussões travadas nas Universidades, no INEP, na ANPED e outras associações ligadas à formação docente a Educação brasileira estaria em outro patamar! Quando propostas vao de fato encontrar-se com o mundo real?

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