Samuel Pessoa > Autocrítica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Que fácil fingir que ter apoiado o impeachment e a desestabilização de todo o sistema polÃtico não tem nada a ver com a ascensão do autoritário Bolsonaro! Que fácil não se responsabilizar pela corrosão democrática promovida, inclusive, pela ala liberal (Guedes) do governo, ao apoiar - por exemplo - um novo AI 5! De fato a vida é bem mais complexa!!
Se o PT fizesse autocrÃtica teria que expulsar o Lula dentre outros picaretas. Mas os picaretas dominam o partido então não vai ter autocrÃtica.
Se Lula ligar para o seu Celular, o senhor atende? Ciro : Evidente que atendo. Mas a Conversa Terá de Ser com Testemunha, porque Perdi a confiança nelle. O que Lula Diz de Manhã Não Serve de Tarde. Elle é uma pessoa querida pelo povo, mas ele tem uma Falta de Pudor Inaceitável. Lula não faz AutocrÃtica, fala como Se Quem tivesse Feito o que Fez fosse um AlienÃgena. O Compromisso de Lula com o Brasil, Morreu. Elle só Pensa Nelle e no Projeto de Poder do PT. ***Jararaca Não é Pet! Rararaaaaaaáááá!
O autor escreve em duas frases: "Há uma caracterÃstica que sempre achei curiosa nas pessoas que se dizem de esquerda ou pertencentes ao “campo democrático e progressista”. "Em geral são pessoas que têm a certeza de que representam o bem. São pessoas que “têm lado”. E, evidentemente, quem pensa diferente delas está no lado errado: o lado dos banqueiros, do capitalismo e do imperialismo, ou algo do gênero." Que revelam uma generalização absurda, tirada das suas crendices.
As pessoas acusam o PT,Lula e tudo mais de corrupçao tal e qual.Mas essas mesmas pessoas nao dizem,a titulo de exemplo,qual partido è honesto,que politico è honesto ou qual foi o partido que nao governou o Brasil nos mesmos moldes do PT.Entao todos precisam fazer auto critica inclusive a jutiça-essa è que precisa.
Assim que os eleitores de direita que votaram em um governo que ataca a democracia e que apoiaram um golpe de estado parlamentar fizerem sua autocrÃtica e pedirem desculpas ao povo brasileiro, eles poderão exigir autocrÃtica do PT.
Em resumo o PT é do bem e o Bolsonaro do mal.
Caro Samuel, sua resposta me fez meditar a respeito do fenômeno descrito pela teoria dos jogos como a "tragédia do comum". Não é racional fazer autocrÃtica quando os meus adversários polÃticos se recusam a fazer o mesmo, certo? Se a minha própria autocrÃtica for condicionada por aquela de meus adversários, nenhum agente polÃtico jamais irá rever os seus atos. Afinal, os meus adversários também fazem o mesmo raciocÃnio. Pergunto, qual é o bem comum destruÃdo por esse mecanismo "trágico"?
Artigo cirúrgico. O PT, infelizmente, está se destruindo. E sua falta de autocrÃtica só acelera o processo.
Acredito mesmo que o PT deveria ser mais humilde e fazer a crÃtica devida como o articulista coloca. Mas o crédito dele comigo para por aÃ. Este cidadão, apesar de ser fÃsico de formação como eu, reza a cartilha do mercado financeiro, é carente de sensibilidade humana e social. Não é questão de ser do "bem" ou do "mal" é questão de justiça e dignidade humana defender o homem, o ser humano, ao mercado. De duas uma, ou se está recebendo muito por isso, ou é realmente um completo tapado.
Já te ocorreu que podem ser as duas coisas ao mesmo tempo? Muita grana e um completo tapado - aposto nisso
Senhor colunista, vale aceitar o autoritarismo em nome da religião neoliberal?
Não é difÃcil de entender : o Lulla manda no PT e auto-criticas e outras sinceridades do partido riscariam sua imagem egocêntrica, que não tolera surgimento de novas lideranças capazes de ameaçar sua ganância de poder .
Temos um governo explicitamente autoritário, que destrói o meio ambiente, sucateia a saúde e tem ojeriza à educação e à ciência e a criatura me vem pedir autocrÃtica de um partido da oposição que foi derrubado do poder por um golpe? Acorda pra realidade, cidadão. Vocês, neoliberais, são os responsáveis pelo estado em que nosso paÃs se encontra, e mais uma vez vocês não querem assumir suas responsabilidades, terceirizando-as para a Geni do paÃs, que é o PT. Tenham hombridade e vergonha na cara!
Após 16 anos no poder,dois dos quais por meio de um de seus sócios ocultos,o MDB, o outro,descobriu-se com Aécio que era o PSDB,o PT deixou como legado,um dos piores Ãndices de Saneamento Básico do mundo.Deram comida ao povo carente para obter votos mas não onde fazer cocô.Uma lástima!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Então o PT tem que voltar pra terminar o serviço, porque se deixar por conta dos outros nunca vai acontecer...
Excelente paradigma. O autor Exemplifica que a direita, por ser do mal, não precisa fazer autocrÃtica, e hipocritamente alega quem precisa são os outros.
Tem quadros como a Dilma que nem têm capacidade intelectual pra entender onde cabe autocrÃtica. Até ontem estava falando que o problema do centro é ser contra a distribuição de renda. Já outros, como o Lula, são desonestos mesmo e querem tumultuar.
Excelente texto, muito lúcido
A última frase do texto é ótima. Então é assim: 'antes de dizer que estou errado, o PT tem que reconhecer que estou certo'. Então, tá bom.
Parabéns Samuel! Havia lido ontem o texto do Nelson e fiquei enojado com o que li! Mas vc soube muito bem demonstrar nesse texto uma resposta à altura e educada
Perfeito, Marcos. Inclusive ler o Samuel me fez descobrir que o Nelson Barbosa ainda escreve por aqui. Eu nem leio. Aliás, é pelo Samuel e mais um ou outro que eu ainda abri está página a cada 15 dias, espaçando cada vez mais.
O PT precisa fazer ... " um destemido e corajoso inventário moral " e depois promover um expurgo, começando talvez, pelo seu mais popular lÃder.
Então enquanto o PT não fizer autocrÃtica o Samuel se diz liberado de não fazê-la também? Argumento capicioso que faz pensar que o Samuel torce para que o PT não a faça, afinal enquanto isso ele também não precisa fazê-la... ;)
Exatamente!!! Excelente observação: "autocrÃtica pública" por todos esses erros citados que acabaram com a Economia.
A Folha me surpreende com os seus colaboradores. Uns são sebastianistas de escol, mas Samuel Pessoa é o que posso chamar de sonhático. Esperar que a esquerda progressista petista faça autocrÃtica foi demais. O que esse pessoal quer é sair da prisão(conseguiu) e, apesar de todas as provas, ser considerado inocente. Em recente reunião petista, Dirceu e Vaccari foram ovacionados...
A única coisa capaz de fazer o PT recuperar a credibilidade perdida à direita,ao centro e à esquerda o onde sempre fingiu estar,será com a mudança de seu nome para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Eu ia comentar que o autor cita fatos importantes para análise. Mas voltei e reli a parte na qual ela fala de capitalismo, banqueiros e imperialismo como se fossem fantasmas criados e não realidade concreta.Reli e não vi ele apontar uma vÃrgula sobre erros cometidos por eles. Defendo sim que seja feita mais autocrÃtica no povo da esquerda e Barbosa foi na mosca : a esquerda sempre faz, mas, talvez não no nÃvel que a direita quer. O que eles querem é humilhação.
Agradeço o comentário. Não sei se a senhora leu a longa entrevista de Fernando Haddad à Piauà fazendo uma profunda autocrÃtica em nome do partido. O mesmo já havia sido feito em declarações públicas de diversas lideranças. Pode ser que os termos não agradem, mas foi feito. Quanto ao futuro não sou pretensioso a ponto de saber se os erros vão se repetir.
Não é humilhação reconhecer os enormes erros cometidos que deixaram a população decepcionada, descrente e atordoada a ponto de votar, sem crÃtica, no primeiro que poderia livrar o Brasil do estado a que chegaram. A decepção da população, gerada pelo PT, gerou o governo atual. É tão difÃcil enxergar o óbvio??? Como se pode crer novamente sem a necessária autocrÃtica e mea culpa??? Irão cometer os mesmos erros, com toda certeza!!! Ou pior!!!
Até quando os patrocinadores vão pagar à FSP para publicar os textos mal escritos e tediosos desse economista medÃocre?
Não quero pensamento único. Quero qualidade no texto e inteligência e coerência nos argumentos - faltam os três nos textos desse “colunista”. Não entro nos detalhes desse texto especÃfico pq é tanta bobagem e incoerência q teria q escrever algo do mesmo tamanho. Só cabe notar q o colunista já dá sinais (pela sua agressividade) de medo em relação aos resultados econômicos desastrosos que já estão advindo da cartilha liberal monetarista q lhe é tão cara e q sempre defendeu com unhas e dentes.
Com todo o respeito: voce deseja uma imprensa de pensamento único? O que o autor escreveu, e muito bem, foi sobre os ennooorrrmes erros que o PT fez. E ele foi bonzinho ao não citar a extrema robalheira e a entrega do nosso dinheiro do BNDS pra custear infraestruturas de outros paÃses, deixando o Brasil acabado , sem infraestrutura alguma. É tão difÃcil enxergar isso???
Até quando aqueles que seguem a cartilha distribuÃda na porta do "templo petista",perderão energias para criticar as pessoas ao invés de apresentar seus próprios argumentos?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
O colunista não entendeu o argumento de Nelson Barbosa. A direita exige a autocrÃtica da esquerda da esquerda sem fazer a sua. Samuel Pessoa passa recibo neste artigo, insistindo na cobrança de autocrÃtica alheia sem sequer começar a fazer a sua.
Não sei como eu ainda perco tempo lendo os comentários das colunas do Marcos Lisboa e do Samuel pessoa, todos os comentaristas são PhDs em economia e ciência polÃtica. Uma triste realidade de pessoas que levam seus ideais na frente de medidas que são boas para o paÃs, pessoal cego por ideologia.
Argumento infantil.
Essa coisa de autocrÃtica é balela, já deu dessa conversa. Quem já é criticado dia e noite precisa se defender. Quem vai falar tudo que o governo do PT fez de bom? O problema é que a crÃtica a ideias nefastas como as defendidas por Samuel Pessoa não tem espaço na grande mÃdia televisiva, e mesmo aqui na Folha a única economista progressista foi dispensada. O PT precisa usar toda a sua força para combater os retrocessos defendidos por economistas sem o mÃnimo de compromisso social.
Essa de que é uma tentativa de mostrar que sabe muito mais do que aquilo que se pretende criticar (neste caso o Nelson Barbosa), mas ao ler o texto / crÃtica nota-se uma profunda ignorância ou, se quisermos fazer uma analogia, é o oceano, porém tão raso como espelho d’água.
Excelente artigo, principalmente para nos ajudar a olhar para frente! É o ‘prafrentemente’ que nos interessa, a todos. Parabéns, gostei muito, vamos aprofundar, sempre!
A maior e mais fundamental auto-crÃtica que o PT deveria ter feito e não fez, nem vai fazer, é que pelo seu conjunto da obra gerou a si uma aversão tão grande que fez o eleitor de todos os nÃveis de renda votar em um sociopata para presidente. Cqd, em Matemática, Como QuerÃamos Demonstrar.
Animada pelo tÃtulo, pensei que o colunista se referisse a sua autocrÃtica. Fez autocrÃtica do apoio ao teto dos gastos? Fez autocrÃtica do apoio a reforma trabalhista, dizendo que traria emprego? Fez autocrÃtica ao prognóstico de melhoria econômica? Está é a autocrÃtica que me interessa, dos arrogante e economistas que trouxeram aprofundamento da recessão, da desigualdade e do desemprego. O povo brasileiro espera
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Autocrítica Voltar
Comente este texto