Ilustríssima > Burocráticos, partidos vivem à sombra do Estado e dificultam renovação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. NACIB HETTI

    A ideologia dos partidos brasileiros é a grana.

    Responda
  2. Hercilio Silva

    O modelo correto a centro direita não quer, cada um se vira, sem verba pública e sem doação de empresas. Em 89 o modelo venda de camisetas e broche foi ao segundo turno é teve chance, por isso depois as regras mudaram e inundaram os partidos de dinheiro, esse modelo tornava o popular forte. Estivesse preocupado com eleição não criaria um partido que pode nem disputar em 2020, o projeto aí é outro.

    Responda
  3. Sandro Carvalho

    Era só o que faltava: o país caminhando para uma diadura e o articulista escrevendo longo e falacioso texto para demonizar os partidos. Num país onde multidões se mobilizam para receber um time campeão, mas que não fazem nada semelhante para lutar por seus direitos e pelo meio ambiente, todos estes sendo destruídos, até parece que o povo vai se organizar para fazer melhor que os partidos tem feito. Chega de demonizar a política e os partidos, pois sabemos para onde isto leva: nazismo fascismo.

    Responda
  4. Alberto Melis Bianconi

    Concluindo: uma experiência parlamentarista, com o executivo precisando manter continuamente a maioria no Congresso, faria muito mais pela disciplina partidária do que a invenção de regrinhas para dificultar sua criação ou as mudanças dos políticos. Os tais movimentos de renovação, por sua vez, atrapalham muito mais do que ajudam, tornando tudo menos transparente.

    Responda
  5. Alberto Melis Bianconi

    Gostei, traz muita informação relevante, mas as propostas decepcionam. Sugere trocar partidos burocratizados por partidos burocratizados de novo tipo. Como a lei de 95 possivelmente queria por fim a multiplicação descontrolada de partidos, criou dificuldades, que agora o colunista critica partindo de outro "manual" de teoria política. Partidos não são coisas isoladas, precisam ser pensados dentro do sistema político, e o nosso presidencialismo de coalizão precisa de uma reforma completa.

    Responda
  6. Erasmo Moraes

    Não acho Justo que meus impostos sejam usados para financiar Partidos da Direita e da Esquerda , apoio financeiramente o que concordo com suas propostas e com seu Comportamento , já temos o Parlamento mais Caro do Mundo , só que no VOTO não Mudamos isto .

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.