Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João A Silva

    O que pensar do ser humano após constatarmos que não houve na história da dita civilização um só período sem que existisse uma guerra sangrenta ? Será a guerra e suas expressões menores inerentes ao ser humano ?

    Responda
  2. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    o deus dos hebreus é acima de tudo um grande vingador, lembremos.

    Responda
  3. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    o deus dos hebreus é acima de tudo um grande vingador, lembremos.

    Responda
  4. Benedicto Ismael Dutra

    Por que o ser humano, dotado de livre resolução, comete barbáries? Não precisa ir longe, na festa do campeão flamengo a situação descambou para pancadaria. Desigualdade? Maldade? Armação? Seja o que for a causa houve uma resolução, tomada por impulso, ou ruminada no cérebro pelo raciocínio frio, o fato é que a decisão não passou pelo crivo da intuição, a voz da consciência, e quando o ser humano age sem ouvir essa, sempre acaba se deixando influenciar cometendo loucuras e banhos de sangue.

    Responda
  5. Daisy Santos

    "...nada protege o ser humano de cometer uma barbárie ou de se sentir recompensado por uma atrocidade". É o ressentimento que se lava nas camadas desses banhos de sangue?. O avesso do avesso do bode expiatório à espreita? Para quem é o sacrifício ?

    Responda
  6. Vinícius Novais

    Bravo!! Vivemos um surto de nefelibatas, que parecem nos querer dizer que determinados comportamentos não nos são inerentes, mas meros construtos sociais. Aí vem a arte, para a nossa alegria e salvação, e nos lembra que é preciso estar atento e forte pois o estado de natureza hobbesiano jamais deixará de estar à espreita.

    Responda
  7. Antônio João

    ... enfim, o enredo é só uma forma de burlar e vermos justificados nosso ódio e sede de vingança assassina, que jaz escondidos esperando legitimidade de manifestação?

    Responda