Opinião > Modesta retomada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Já é o terceiro ano de crescimento. O PT saiu em boa hora.

    Responda
  2. Eduardo Giuliani

    Crescimento econômico é diretamente gerado pelo tamanho da demanda agregada. A redução de juro e elevação do câmbio são as principais alavancas. Ideal seria juro em taxa neutra de 1% e câmbio em nível de competitividade econômica internacional de R$9. Nestes patamares cresceríamos 10% ao ano e eliminaríamos problemas de desemprego e fiscais. Infelizmente no Brasil a Seita dos Falsos Liberais Rentistas manipulam o juro para ficarmos no pífio 2,5% ao ano.

    Responda
  3. eli moura

    quando se olha o esforço em liberar drops do dinheiro do trabalhador para incentivar o consumo, se ve o estado falido, se ve reformas que batem no mais pobre, a principal classe consumidora, se ve revoltas nos países (frança, chile, equador, argentina, polonia) que adotaram a mesma linha econômica, se ve os economistas internacionais, projetando a recessão para o ano que vem, onde anda a cognição entre fatos e dados ao afirmar 2 % para 2020?

    Responda
  4. Paulo Roberto Schlichting

    Colhe-se agora o bom ajuste realizado pela gestão da economia sob Temer, com destaque para Ilan Goldfajn. O ciclo de expansão ganha algum fôlego, apesar dos arrotos e coices cometidos contra as instituições pelo núcleo golpista. Guedes está blindado. O torniquete ultraliberal ganha tempo e aposta no desmonte do pacto de 1988. Não tem muito mais a oferecer.

    Responda
  5. João Bastos

    Nossa. Fiquei triste agora. Porque no ano passado vocês falavam em 3 e acabou ficando em 0,8. Agora, se vocês, que bajulam o governo, falam em 2 devo esperar o que ? Outra coisa, por que o governo está clamando por manifestações hein? Querem combustível para um auto golpe? Já sabem que não irá melhorar? E quando os famintos acordarem do sono neopentecostal?

    Responda
  6. Ricardo Knudsen

    Em 2018, Guedes afirmou q a reforma da Previdência levaria o país a crescer até 3,5% aa. O orçamento federal para este ano previa crescimento de 2,5% do PIB. Em maio Guedes disse q a nova previsão era de 1,5% em 2019. Estamos crescendo 1% aa, e a previsão parra 2020 é de 2%. Houve a reforma da Previdência, e a previsão de crescimento para o PIB em 2020 é menor do q a feita no ano passado para 2019. Mentiram muito para a provar a reforma.

    Responda
  7. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Folha, parabéns pelo reconhecimento de algumas frentes!

    Responda
  8. Herculano JR 70

    Infelizmente, por mais q eu torça a favor e q veja medidas liberalizantes, reconheço q as medidas tomadas terão pouco impacto na economia. E fundamental diminuir o estado,e isso signifca tirar drasticamente poder e serviços do estado, como regulamentação saude, educação e ate mesmo segurança, financiamentos, etc. O status quo reage e impediria a mudança, q afinal nem são pedidas. Q o mundo muda, e para melhor ao final, ñ tenho duvidas, a historia mostra. Mas como muda, juro q ñ sei.

    Responda
  9. Tiago Oliveira

    E a Folha segue de mãos dadas à selvageria desumana do Sr Guedes, rumo ao precipício.

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    Apesar da torcida contra e dos quinta colunas que insistem em difamar o Brasil dentro e fora do país, é impossível que não cresçamos pelo menos a 1,5% em 2020. Além de contar com a competência do pessoal do Ministério da Fazenda e do BC, a sociedade finalmente se convenceu sobre o valor e a importância das reformas que visam fundamentalmente a modernização do Estado Brasileiro. Sempre lembrando que esse seria um crescimento médio e que muitas regiões podem crescer o dobro.

    Responda
  11. denise messer

    Chamar de recuperação o vôo de galinha por conta do FGTS não me parece honesto.

    Responda
    1. denise messer

      Os investidores estrangeiros estão saindo meu caro, a retirada de dólares do país está acelerada, fluxo cambial negativo. Os donos do dinheiro estão fugindo da América Latina. Se a situação econômica tivesse boas perspectivas não teriam medo de manifestação.

    2. Paulo César de Oliveira

      Enquanto a galinha não pousar, não é voo de galinha. Os juros estão baixos e vão baixar mais. Os investimentos estrangeiros ainda não começaram a chegar em peso. A tendência é o crescimento se manter e aumentar.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.