Opinião > Em defesa do Estado democrático de Direito Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Joaquim FARES

    Esse artigo pegou na testa dos pseudos ditadores de plantão, e saudosistas dos anos de exceção. Parabéns ao Ministro.

    Responda
  2. Marksh Zêniton

    Não posso deixar de parabenizar o ministro entretanto não posso deixar de lembrar que se ele tivesse impedido o golpe de 2016, o Brasil não estaria preso nesse pesadelo. O próprio STF cavou a ruptura democrática ao permitir o uso de um processo jurídico para fins políticos. Talvez ainda dê pra consertar mas é preciso muita coragem pra não ceder às ameaças fascistas.

    Responda
  3. MARCIO FRANCISCO COLOMBO

    Parabéns Ministro Lewandowski. O Brasil necessita de vozes democráticas frente ao avassalador avanço de atos e ações totalitárias, perpetradas por milicianos que assumiram o poder, seja o presidente da república, seus ministros de estado e asseclas indicados para cargos no governo, sua base nas bancadas da bala do boi e da 'bíblia', sejam pela fração cega da sociedade que não enxerga a reconstrução nazifascista em curso.

    Responda
  4. Andre Ferreira

    Parabéns Ministro!

    Responda
  5. MANOEL ROBERTO SEABRA PEREIRA

    Ou vivemos no império da lei, ou será a barbárie. Está certo o ministro ao levantar a soberania da nossa Carta Magna.

    Responda
  6. Rachel Matos

    Ministro, precisamos neste momento ameaçador de posicionamentos firmes e claros como este. Parabéns pelas palavras corajosas que nos dão esperanças de que sobreviveremos a tempestade.

    Responda
  7. Cláudio José Marabesi

    Dilma (a presidenta) não deveria sofrer "impeachment" pq não cometeu crime de responsabilidade (art. 52 da Carta Cidadã); qto a não ter os seus direitos políticos cassados, mais do que justo, pois se houve golpe que a tirou da presidência, então que pelo menos não fosse totalmente massacrada politicamente. Randolfe, da Rede, é que protagonizou o pedido no sentido de preservar os direitos políticos...

    Responda
  8. Adilson Fornazieri Maturana

    Ainda que pese (e pesará sempre) o grave erro de não cassar os direitos políticos da presidente impichada, Levandowski, agora, mostra sua sabedoria e conhecimento jurídico e manda um recado direto ao presidente quanto às suas intenções autoritárias. Por isso de nada adianta espezinhar o STF pq é ele que temos para resguardar os princípios constitucionais, como bem faz, agora, Ricardo Levandowski.

    Responda
  9. Leandro Gomes Souza

    Magnífico artigo. uma curta aula de democracia.

    Responda
  10. André Luiz

    As ideias do eminente Ministro estão fora da realidade de insegurança e desmandos vividas pela população, principalmente as mais pobres e carentes. Esse discurso está gasto e obviamente democracia não tem a ver com quebradeiras generalizadas. Não devemos esquecer nunca do julgamento de Dilma no Senado, presidido por tão afamado jurista, em que a Constituição foi desrespeitada, quando não cassaram a Estocadora de Ventos. Manobra aquela realizada por R.L. em conluio com Renan Calheiros.

    Responda
    1. Matheus Muradas

      Poupe-nos de sua ignorância conveniente, cidadão.

  11. Milson dos Santos Evaristo júnior

    Ministro em delírio....uma milícia no poder ....

    Responda
  12. Paulo Roberto Schlichting

    Todos os aplausos pelas palavras ao Ministro Ricardo Lewandowski. Oportunas e bem-vindas. Calem-se e retirem-se da vida pública os que com elas não concordam, a começar pelos broncos e boquirrotos.

    Responda
  13. John Damião de Souza dias

    Excelente texto. Com um claro recado de que precisamos - como nação - estar atentos a possibilidade por mais remota que seja, dos eleitos se acharem donos dos seus postos. A democracia não é perfeita mas ainda é o melhor que temos. E olhando a história podemos verificar que após instalada a democracia é o que melhor atende aos anseios da nação. É imprescindível que tenhamos clara a idéia de que os meus desafetos não devem ser destruídos. E sim compreendidos.

    Responda
  14. Marilia Fenerich

    Concordo com o Ministro Ricardo Lewandowski e o parabenizo por esse claro aviso ao presidente Bolsonaro de que não extrapole os limites da CF. Temos entretanto, que replicar a qualquer outro indivíduo que ameace nossa Democracia essa declaração, pois o Paulo Guedes ameaçou o povo com sua fala de um novo AI-5

    Responda
  15. Said Ahmed

    Parabéns ministro Lewandowski, mandou um recado direto para o neofascista que infelizmente ocupa o cargo de presidente da República e comete abusos diários. Foi o primeiro integrante do STF a aventar a possibilidade de impeachment, desta vez com motivo real e evidente. Espero que outros sigam o exemplo.

    Responda
  16. Regina Mello

    O ministro Lewandowski está de parabéns, é preciso estarmos atentos e fortes. Ditadura nunca mais

    Responda
  17. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Ele conhece tudo isso e, no entanto, com seus colegas do STF permitiram o golpe de 2016, o qual apelidaram de impeachment( mais "chique") e permitem, sem qualquer medida inibitória, que o atual mandatário (ou seria autocrata) arrote quase todos os dias a apologia à tortura, à ditadura, à censura e ao cerceamento da participação popular!

    Responda
  18. Vladimir Micheletti

    Grande Lewandowski! Estamos atentos, ainda que um pouco devagar pro meu gosto. Parabéns!

    Responda
  19. Vladimir Micheletti

    Grande Lewandowski! Estamos atentos, ainda que um pouco devagar pro meu gosto. Parabéns!

    Responda
  20. Hildebrando Teixeira

    "Em defesa do Estado democrático de Direito" deveria ser evitada a entrada de infiltrados da Corporação do Crime dentro do próprioo STF.

    Responda
    1. Antonio Mauricio

      A história recente do STF revela um Tribunal apegado aos preceitos fundamentais do Estado Democrático de Direito...cotas, casamento homoafetivo, vedação ao nepotismo etc.

  21. Cloves Oliveira

    Talvez fosse mais útil para a sociedade se as nossas autoridades se preocupassem com os problemas reais.em vez de problemas imaginários. Um desses problemas reais tem a ver com o sequestro por certas áreas do próprio Estado da riqueza produzida em desproporção as serviços prestados. Falo dos altíssimos salários de membros do Judiciário que são incompatíveis com a realidade do país. A categoria recebe quase R$20 bi ao ano de benefícios. É uma verba que faz falta na saúde, segurança e educação.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.