Opinião > Fantasia de imperador Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximas

  1. sandra regina vidal

    Quando desrespeitamos a democracia o revés é pesado. Infelizmente a imprensa contribuiu com o golpe que tirou uma presidente legítima do poder. Isto fez com que os arautos do autoritarismo se sentissem a vontade para mostrar que estão por aí, vivos e prontos para assumirem os seus postos. Não é só a imprensa que sofre as consequências, o povo trabalhador mais humilde, este sim é duramente afetado!

    Responda
  2. João Batista de Junior

    Quando os senadores e deputados mostrarão os dentes.

    Responda
  3. Marcos Valério Rocha

    Corajoso!

    Responda
  4. Alfredo Azevedo

    Todo o rol insano de decisões, opiniões, pontos de vista elencados pela Folha, são verdadeiros na formatação desse "cavaleiro andante" que hoje está a frente da Repúblia, que aliás, desconhece sua essência. Mas a elite que diante do descalabro, se coloca impactada, o faz, por pura fantasia. Correu consciente este risco, apostou suas fichas numa possível falha dessa "roleta russa". O resultado está posto e o preço, alto, terá que ser pago.

    Responda
  5. Ricardo Ferreira

    Editorial perfeito!

    Responda
  6. Filipe Neto

    A dúvida q tenho é se teremos que conter com Jaula ou com Camisa de Força.

    Responda
  7. Jaqueline Orda

    Ele é cria da imprensa que, desde 2014, tensiona a política nacional dando suporte ao golpe e a uma prisão injusta. No meio disso, soltaram uma serpente. Agora o povo sofre pra corrigir o que fizeram. Mas ainda não lamento por vocês, afinal seguem defende as medidas do Guedes. Quando vão acordar?

    Responda
  8. Alberto Melis Bianconi

    Uma única crítica ao editorial: o jornal quer se ver fora do jogo político, mas deveria assumir seu papel dentro dele. Se as regras do Estado democrático precisam ser "impingidas de fora para dentro", então nosso Estado democrático não funciona. E a palavra "impeachment" foi usado como eufemismo para "golpe". Enfim, a boca torta pelo hábito do cachimbo. De resto, é isso mesmo, vivemos um pesadelo.

    Responda
    1. Odete Borges

      Muito bem observado. A FSP continua em cima do muro, diante de tudo que estamos vivendo ninguém fala em Estado de exceção.

  9. Mateus Sá

    E o pior de tudo é que o "mito" somente chegou ao poder através do conluio de Curitiba, envolvendo judiciário, congresso, mídia, ministério público e grandes empresários. Essa armação gigantesca cegou a população, incapaz de ver além do que lhe foi colocado à mesa por esta organização criminosa. Daí a cegueira do eleitor que viabilizou ao capitão do baixo clero a chegada ao poder.

    Responda
  10. Sandro de Oliveira

    Lambe que o filho é teu, Folha de S. Paulo. Há pouco mais de 3 anos, tínhamos um governo que era, com todos os seus defeitos, respeitador das instituições republicanas e que, a despeito do golpismo da mídia (Folha inclusa), do judiciário e do congresso, tentava fortalecer um estado de direito. Esta indignação com esse sujeito que hoje ocupa a presidência soa hipócrita, inconsequente e produto, como quase tudo que a Folha produz, fruto de esquadrinhada estratégia de vendas. Feliz 2023.

    Responda
  11. Antenor Silva Neto

    O jornal que emprestava camionetas para a tortura tenta se redimir mentindo

    Responda
  12. Fábio Aparecido Ferreira da Silva

    O editorial é sem duvida uma bela defesa da democracia e de um de seus fundamentos que é a liberdade de imprensa. Fico orgulhoso de ser assinante. Ainda assim, acho que a Folha peca ao não ser intransigente em seus valores democráticos com personagens da ala econômica do Governo alinhados ao seu pensamento neoliberal, ainda que por meios autoritários. Uma pena que o espaço para o contra-senso com colunistas como Laura Carvalho está sendo diminuído.

    Responda
  13. Lícia Silva

    Cada dia que passa a insanidade do referido destaca... leio outros jornais... todos declaram o desgoverno que vivenciamos.... ninguém merece ter este governo com seus respectivos acessares...

    Responda
  14. noel neves

    "Fantasia de Imperador" é elogio para o tal, na minha opinião este indivíduo é o verdadeiro Bobo da Corte! Como já foi dito neste espaço: - O poder sobe à cabeça quando ele chega lá e a encontra vazia. Este tipo político do baixo clero que só faz em beneficio próprio, do clã e de seus vassalos.

    Responda
  15. Fernando josé dos Santos

    Completamente desfocado de sua função pública, essa pessoa que vocês idiotas puseram no poder, precisa ser avaliado psicologicamente e psiquiatricamente; que erro fatal vocês cometeram.

    Responda
    1. Ivan Cunha

      A avaliação psicológica/psiquiátrica deveria ser obrigatória para todos que desempenham ou intendem desempenhar função pública como uma possível primeira barreira contra desequilibrados no poder, como o atual. Mas sem arrumadinhos! Por que só é obrigatório para carteira de motorista, algumas poucas posições públicas, como polícia militar, me parece, e emprego privado em posição de mais importância?

    2. Jean Genet

      Concordo. Folha, como toda a grande mídia é sim responsável pela eleição deste cidadão. Alguns meios de comunicação, diga-se de passagem ainda fornecem sustentação ao governo encantados com as propostas do ministro, que quer cobrar imposto do seguro desemprego para diminuir o imposto das empresas e que defende o AI-5. Já passou da hora dos meios de comunicação decidirem se defendem a democracia, ou só a defendem quando e naquilo que lhes interessa.

  16. Víctor Rogério Santos Rego e Silva

    Editorial irretocável.

    Responda
  17. Delcio Moretti

    Excelente!

    Responda
  18. Baltasar Gomez Junior

    Mas qual a seriedade desse jornal quando apoia veementemente a política econômica desse governo? Apoiar o articulador do modelo da política neoliberal chilena do ditador Augusto Pinochet deve possuir alguma seriedade? Os meios de comunicação brasileiro são tão sérios quanto Edir Macedo.

    Responda
    1. CARLOS NILTON DE PEREIRA

      Porem,os neios de comunicaçao ainda sao melhores de que os politicos que defendemos.Sou assinante e o que leio entendo como informaçao.

  19. Plinio Góes Filho

    Melhor assim! Folha de S.Paulo arreganha os dentes e declara guerra à 'figura que neste momento governa' o Brasil, 'leviana e autoritária'. O Palácio do Planalto não é coisa privada, da mesma forma que uma concessão pública não pode servir à mentira, à ideologia e à empulhação. E isso é a rotina do jornal desde sempre. Questão é pecuniária, sim! Se não fosse, Folha seria exemplo moral, coisa que não é. Derrubar governos que não cumprem a cartilha do esquerdismo é trabalhar contra o país.

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Cartilha do esquerdismo? Kkkkk. Só para atualizar a lista desta "Cartilha": chegou o comunista Leonardo DiCaprio, o incendiário. Esta "cartilha esquerdista" não para de crescer no imaginário bolsominion. kkkkk.

  20. Rafael Zaccaron

    Eu passei a assinar a Folha de SP desde janeiro deste ano por conta do que o Bolsonaro já tinha dito ano passado. Espero que mais gente entenda o quão importante é assinar a Folha agora e o faça.

    Responda
  21. Rafael Zaccaron

    Eu passei a assinar a Folha de SP desde janeiro deste ano por conta do que o Bolsonaro já tinha dito ano passado. Espero que mais gente entenda o quão importante é assinar a Folha agora e o faça.

    Responda
  22. Angelo Cardoso Gomes

    A matéria tem tom de elucidação, porém toda mídia tradicional (incluindo a Folha) não pode se eximir de ter contribuição fundamental na criação desta figura q na iniciativa privada não seria contratado nem pra servir cafezinho.

    Responda
  23. José Rogério

    É realmente lamentável a postura desse desgoverno que tomou conta do Brasil.Infelizmente folha teve sua participação nesse funesto processo,ao ter incentivado e apiado o golpe contra a presidenta Dilma.

    Responda
  24. João Pedro Sousa

    Falta a Folha fazer um editorial com uma autocrítica por ter ajudado a parir o monstro. Não se assustem se na segunda-feira vier mais um editorial elogioso ao Paulo Guedes e seu projeto neoliberal.

    Responda
  25. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Ele é tão ignorante que parece conhecer apenas um único versículo bíblico - Jo-8-32 . Recomendo que ele abra a Bíblia e leia, (se conseguir encontrar) , Deuteronômio 5.20

    Responda
  26. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Ele é tão ignorante que parece conhecer apenas um único versículo bíblico - Jo-8-32 . Recomendo que ele abra a Bíblia e leia, (se conseguir encontrar) , Deuteronômio 5.20

    Responda
  27. Raimundo jose de sousa rocha

    Concordo que o presidente cometeu e comete excessos, principalmente com as palavras. Mas a função da imprensa deve ser de informar de forma isenta os fatos. Coisa que não tem sido prática da FSP com esse governo. Assim a física explica " a toda ação temos uma reação".

    Responda
  28. Raimundo jose de sousa rocha

    Concordo que o presidente cometeu e comete excessos, principalmente com as palavras. Mas a função da imprensa deve ser de informar de forma isenta os fatos. Coisa que não tem sido prática da FSP com esse governo. Assim a física explica " a toda ação temos uma reação".

    Responda
  29. Marco A Moreira

    Conforme já comentado a Folha demorou para ser mais contundente. O Estadão já havia publicado editorial bem mais enfático defendendo a Democracia quando da primeira manifestação do filho expondo ideias autoritárias. Na época da ditadura o que a Folha fez? Qual caminho seguiu? Até onde sei , dos jornais Paulistas, o que mais se arriscou foi o Estadão.

    Responda
  30. Gabriel Bergamaschi

    Parabéns Folha de S.Paulo por se posicionar de forma corajosa e transparente contra esse governo mesquinho e autoritário. Muitos ainda, talvez pro ignorância (talvez por puro mau-caratismo mesmo) continuam a apoiar as medidas e atitudes desastrosas desse pequeno presidente metido a imperador. Persiste o desejo que a Folha de S.Paulo e outros meios de comunicação comprometidos com o Estado Democrático de Direito continuem na árdua tarefa de levar informação e conhecimento à nossa sociedade.

    Responda
  31. Rui S Souza

    Imperador do cabaré.

    Responda
  32. Marcos Serra

    Amigos do fórum, bom dia. Vamos retirar a cortina de fumaça que existe pela frente de um editorial bem escrito que procur fazer parecer que a FSP está preocupada com o país, seus rumos e futuro. Tenta, mais uma vez e cinicamente, ocultar seu real interesse: dinheiro, sobrevivência. Certo que o Bolsonaro ultrapassou suas prerrogativas mas foi no calcanhar de Aquiles de todo negócio: finanças. A FSP ignora todo o mal que tem causado ao país e, ameaçada, vem falar em ética e valores que desconhece.

    Responda
  33. Magali Barbosa de Abreu

    o pte laranja pinoquio entende perfeitamente os limites que lhe impor o cargo de chefe do poder executivo....é um ditador oportunista e aproveitador das benesses do cargo para si e sua dinastia para ele o povo que se exploda sempre ....parabéns folha pelo brilhantíssimos de suas matérias e jornalismo

    Responda
    1. rubens Roberto Habitzreuter

      Preciso de papel jornal de qualidade para embrulhar peixe na loja e forrar o chão onde dorme o cãozinho. Continuarei assinante. Deixe eu abrir a loja, pois, já tem uma pequena fila. E preciso trocar o papel no chão. FUi

  34. João Pedro Sousa

    Para Folha: Bolsonaro é um imperador, Guedes um rei, pois apoia incondicionalmente seu projeto neoliberal...

    Responda
  35. Enio Filho

    Parabéns a Folha pela coragem de um Editorial de capa colocando os pingos nos "i's". Bolsonaro não é o dono do país. É um governante eleito pela maioria, mas que tem o dever de governar, indistintamente, para todos. Os desrespeito a Constituição é escandaloso e não vejo as Instituições responsáveis por limitá-lo moverem-se nesta direção. Ele não vai nos fazer engolir suas arbitrariedades. Nós, como povo, figuras da democracia, não vamos nos silenciar.

    Responda
  36. Carlos R N

    Enquanto a folha patrocinar colunistas e blogs de pseudos jornalistas filiados a partidos políticos e/ou submissos a defenderem políticos cor rup tos, com colunas semanais, quinzenais ou mensais, fica difícil acreditar em uma imprensa isenta. Que políticos escrevam ocasionalmente, vá lá, mas a constante e repetitiva presença não cria uma boa impressão. Não há bons profissionais, suficientes, que possam nos mostrar análises e opiniões sem viés partidário?

    Responda
  37. Marcos Serra

    Sem dúvida alguma que nosso (é isso mesmo) presidente ultrapassou suas prerrogativas nessa questão da concorrência dos jornais e revistas. Vamos, porém, inverter o lado da moeda: argumentando liberdade de imprensa e impulsionada pela ideologia retrógrada e agressiva de diversos jornalistas (se classificam assim), a FSP tenta, de forma diária, covarde e arrogante, desconstruir um governo que não é alinhado a sua mesquinhez. Calunia, difama e agride sem que haja réplica Isso é permitido, não?

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Marcos Serra, até quando você vai continuar passando pano para um Governo que tira dinheiro dos desempregados e mantém o Queiroz escondido? Isso só para citar algumas das barbaridades que seu presidente vem fazendo. Vale lembrar que Dilma também foi eleita em um regime democrático, mas não pôde exercer o seu mandato. Por que com o Bolsonaro tem que ser diferente? Razões para o seu impeachment já não faltam, desde o processo eleitoral.

    2. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Poderia ser mais claro, o que sao para o senhor "projetos ideológicos do passado", o que é passado em termos de visão racional do mundo em volta e o que é presente?

    3. Marcos Serra

      Marcelo Guimarães, bom dia. Não gostaria de ter que escolher fanáticos retrógrados transvestidos de jornalistas. Ao assinar a FSP, e o fiz por diversos motivos, busquei informação imparcial, análises racionais e a notícia amparada na realidade. Como você mesmo disse: simples assim. Lamentavelmente, não é isso o que ocorre. A FSP tem-se demonstrado parcial e alinhada a projetos ideológicos do passado. Amparada na liberdade de imprensa, tem promovido absurdos, mentiras e calúnias. Simples assim.

    4. Marcos Serra

      Sr. ou Sra. Tassi, bom dia. Seu nome é dúbio, por isso as opções no período anterior. Que tal você descobrir que para presidente só existe uma pessoa? Podes espernear, gritar ter insônia ou (recomendável para ignorantes como você) atirar-se de uma janela ou viaduto. Democraticamente, teremos nova eleição em 2022. Até lá, se tiveres um mínimo de inteligência, some-se aos esforços que o atual governo está realizando para corrigir os treze anos de obscuridade e corrupção que quebraram o país.

    5. Marcelo Guimarães Freitas

      Vocês agora querem escolher quem pode e quem não pode escrever na Folha? Cara, cancela a assinatura e vaza. Simples assim. Vocês elegeram um completo despreparado e levou um bando de malucos junto para Brasília. Vaza cara.

    6. TASSIANA DINIZ

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. biozziBR Elisabeth

      Governo?

  38. MAKOTO SHIMIZU

    Sou um orgulhoso assinante da Folha de São Paulo. Que pesadelo imaginar que foi eleito por uma maioria que se identifica com as falas e atitudes irresponsáveis dele. Que o Altíssimo tenha misericórdia dos brasileiros

    Responda
  39. Nilton Vargas

    Agora a Folha realmente percebeu e descreveu quem é essa pessoa que está ocupando o cargo de presidente do país. Um ser bem desprezível.

    Responda
  40. Paulo Pinheiro Machado

    A Folha só vê o tamanho da tregédia quando é atingida. Apoiou a Reforma da Previdência e todas as medidas cruéis do Guedes. Apoiou o Future-se e levou respeitou a política educacional insana do Weintraub. Agora sente a dor na própria pele.

    Responda
  41. Sergio Moraes

    Sou assinante da Folha. Mas obviamente não concordo com tudo com o que se pública. O editorial está preciso. Mas apenas atrasado: um ano e meio atrasado, no mínimo. Perguntar não ofende: vocês precisaram de quase um ano deste governo para chegar a tais conclusões?

    Responda
  42. Sergio Moraes

    Sou assinante da Folha. Mas obviamente não concordo com tudo com o que se pública. O editorial está preciso. Mas apenas atrasado: um ano e meio atrasado, no mínimo. Perguntar não ofende: vocês precisam de quase um ano deste governo para chegar a tais conclusões?

    Responda
  43. Tiago Oliveira

    E a fantasia da "confiança dos investidores", do "equilíbrio das contas públicas", das "reformas que o Brasil precisa"? Esse governo toca um projeto autoritário apoiado por esse mesma Folha quando seus editoriais escondem o . seu maior autoritarismo: a destruição de um ainda incipiente, frágil e capenga Estado de bem estar social. Esse bicho-governo que a grande mídia alimenta tem duas cabeças (ou mais) e um só corpo, nutrindo-o por uma das bocas, nutri-se o corpo inteiro.

    Responda
    1. José Bernardo

      Perfeito, Tiago.

  44. A batista

    Parabéns Folha de São Paulo pela sua independência e intuito democrático. Estamos vivendo dias de trevas e pura ignorância política. Acorda povo este governo só nos trará destruição e pobreza.

    Responda
  45. A batista

    Parabéns Folha de São Paulo pela sua independência e intuito democrático. Estamos vivendo dias de trevas e pura ignorância política. Acorda povo este governo só nos trará destruição e pobreza.

    Responda
  46. Sergio Santos

    A humildade é a capacidade de sintetizar as nossas limitações, inerentes a qualquer ser humano e fundamental para que sejamos aptos ao exercício da cidadania. Entretanto, nosso presidente, infelizmente, não atua para consolidar seu governo no bem-estar social e alicerçar os pilares do estado democrático de direito. Atua com base em elucubrações de segmentos da sociedade, fincados em uma experiência divinal, que nos torna infantil, enfraquece nossa consciência coletiva, primazia de perdulário.

    Responda
  47. PAULO CESAR FABRICIO DE PROENÃ A

    O nefasto miliciano, laranja da elite neoliberal, tem que ser impedido logo, caso contrário, seremos vítimas das atrocidades e perversões de um fascínora.

    Responda
  48. RICARDO JOSE PICCOLO

    Na verdade, ele é um incapaz.

    Responda
  49. washington portela

    Se a Folha quiser consertar esta situação de descalabro, que ela ajudou, é só trabalhar para o pedido de afastamento da Praga que hoje ocupa a cadeira de Presidente, simples assim...

    Responda
  50. washington portela

    Se a Folha quiser consertar esta situação de descalabro, que ela ajudou, é só trabalhar para o pedido de afastamento da Praga que hoje ocupa a cadeira de Presidente, simples assim...

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.