Hélio Schwartsman > Vida e obra Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não acho que a pergunta crucial seja "É ético usar as imagens de Pernkopf? Acho que pergunta crucial é: "É imprescindÃvel usar as imagens de Pernkopf?”. Outras não tão perfeitas produzem o mesmo resultado. Se sim, por que valorizar obra obtida de forma tão infame? O mesmo se aplica a obra de Elizabeth Bishop. É imprescindÃvel homenageá-la? Se não, por que homenagear alguém de conceitos tão retrógrados. O importante é não censurá-la e quem quiser que vá ler sua obra.
Acho que a sua visão foi exata. Ninguém está falando em expurgar a obra e a memória da poetisa. Mas, homenagem-la, numa feira que deriva de algo que ela desprezava - a Cultura Brasileira, segundo a matéria - acho sem sentido.
A censura é a pior das controvérsias
Separar vida e obra é privilegio da democracia .Uma lição .
Ser a favor da ditadura e feio agora não lembrar que os guerrilheiros e sequestradores buscavam um sistema como o de Stálin, Fidel e Chaves é politicamente correto!!! Faça-no o favor Hélio!!!
Sim, alguns buscavam isso, mas a imensa maioria dos que não pegaram em armas e se opunham ao regime ditatorial militar não buscavam isso, e foram mortos sem dó, torturados, demitidos, perseguidos por uma polÃtica de estado. Esquecer que historicamente esse regime almejado por muito poucos foi apenas uma desculpa para um golpe de estado, já que o risco jamais foi real, é mais feio ainda.
Excelente comentário! Dilma, Dirceu e outros lutavam para implantar uma ditadura comunista no Brasil, em 1968. A Elizabeth deve ter comentado esse fato. Já sabemos o que houve com as nossas empresas estatais após o ano de 2003. Claro que o Hélio desconhece esse perÃodo. Por conveniência. Dia 27 de novembro de 1935 teve inÃcio a Intentona Comunista na cidade de Natal-Rn. A primeira ação dos espartaquistas foi assaltar o Banco do Brasil.
Queria dizer, apesar de eu ser PT.
Quem pt? Você? Ferreira Gullar era antipetista roxo.
Gosto muito da poesia dela. Como gosto de Ferreira Gular, apesar de ser PT. As pessoas no Brasil idolatram Nelson Rodrigues, que também apoiou declaradamente a ditadura até o fim e era bem machista, mas não negam a qualidade da obra. Gosto muio de Heidegger, Ser e Tempo é uma obra de filosofia fundamental do Século XX. Não tem nada a ver, isso é perseguição ideológica barada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Vida e obra Voltar
Comente este texto