Ilustríssima > Brasil vive entre riscos de extrema direita e recaída lulista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
O Brasil nunca esteve com um governo tanto de centro como agora, o maior e pior centro, o Egocentrismo.
O extremo-centro vive no Muro de Berlinda
Três pessoas para escrever esse texto, cujo único objetivo é dizer: olha, as coisas não estão nada legais para a população, mas estão ótimas para banqueiros e rentistas. Porém, sabemos que, apesar de termos destruÃdo a esperança do povo e de tirar-lhes o futuro, cuidado: não votem no PT. O PT é um partido ruim, o governo de Lula apoia ditaduras de esquerda, como se o governo atual não tivesse vocação ditatorial. Valha-me!
O erro do artigo está em não considerar os governos de Lula e do PT como os verdadeiramente de extrema-direita.Pergunte-se a um Social-Democrata europeu como este classifica um governo que após 14 anos no poder,não moveu uma palha pela redução da jornada de trabalho,nada pela reforma agrária e nem pela justiça tributária,para ficarmos apenas nesses exemplos, e vejamos a resposta.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
A Folha de São Paulo está sofrendo de transtorno bipolar. Publicar esse artigo em nome do respeito à pluralidade de opinião é uma ofensa a quem usa a cabeça para algo além de separar as orelhas. Repete a Globo News e seus comentaristas chapas brancas Gerson Camarotti, Natuza Nery e Sardenberg, para citar apenas alguns. Vão publicar artigo com outras visões e propostas progressistas ocupando o mesmo espaço? Vou mandar a conta do gastroenterologista.
"Samuel Pessôa, um dos que assinam o artigo na Folha, por exemplo, é sócio de uma empresa chamada Reliance. Essa empresa é do grupo Julius Baer, um banco suÃço notório por seu trabalho que consiste basicamente em: esconder em paraÃsos fiscais o dinheiro dos ultra ricos do mundo." Intercept
Bingo
Nos meus 70 anos, eu vivi até 1964 uma sociedade civilizada. Estados, prefeituras, ferrovias, DER e DNER, com equipes humanas e de equipamentos p\seus serviços de manutenção próprios, treinados, escolas modelos, inexistência de favelas e de miséria absoluta. Juscelino governou porque seu ministro COMUNISTA Mal. Lott controlou as tropas. Depois, sua campanha para presidente contra Jânio Quadros foi ética, mas perdeu, p\o também bom Jânio (de direita nacionalista-verdade), caiu ao não atacar Cuba.
Curioso como um jornal que se diz imparcial e se reserva ao direito da liberdade de informação, está omitindo completamente as vaias que o ex presidiário está recebendo fora de seu reduto de militantes e que já estão deixando os integrantes do partido bastante preocupados. Só divulga fotos dele sendo ovacionado por umas poucas dezenas de baba ovos, alguns até pagos para isso
Finalmente um excelente artigo,concordo 100%.Nunca gostei de extremos.Espero que na próxima eleição tenhamos uma terceira via.Caso persista a polarização atual me obrigo a ficar com esta direita,é a menos pior.
Ótima analise da situação, esse comportamento foi perpetuado por incontáveis administrações ruins, não credito paÃs economicamente ruim a partidos especÃficos ou siglas, só a mal funcionários e idéias péssimas.
Bem, se as únicas opções são o lulismo e o fascismo bolsonarista, viva Lula !
O artigo é panfletagem oportunista tucana social democrata, um tipo de marxista envergonhado (c/ alguma excessão a Samuel Pessoa), pegando carona no liberalismo de Bolsonaro e Guedes, pioneiro, o primeiro a defender a ideologia, antes quase um palavrão, e condenar publicamente o iliberalismo dos Governos militares. Belo discurso, mas inflaram a máquina e os gastos públicos nos seus Governos federais e estaduais. O Brasil ou MG, até hoje pagam pela expansionismo social democrata tucano
Ler cartilha já estudada... Agora só basta isso pra ser colunista? E os problemas atuais? Só faltou dizer que a imprensa inventou os escândalos do atual governo ou que os dados do inpe são falsos.
Estou estarrecido! Só foi o Bolsonaro declarar que vai pensar na possibilidade de admitir a participação da Folha, nas concoorrencias pública do governo que o discurso de vira lata mudou.
Estoubestarrecido! Só foi o Bolsonaro declarar que vai pensar na possibilidade de admitir a participação da Folha, nas concoorrencias pública do governo que o discurso de vira lata mudou.
Falam em social democracia com crescimento economico e justiça social, contudo defenderam e Dilma comprou o cavalo de pau de Levi, como solução necessária para ajustar a econômia. Um remédio amargo necessário. Hoje, depois de quase 5 anos colhemos os frutos. Desemprego estrutural, empresas dizimadas, indústria dilapidada, projetos sociais encolhidos pelo teto de gastos( tão comemorado por essa trupe). vamos todos, então, fazer uma auto critica. Dos desenvolvimentistas aos liberais
O Brasil pode "recair para cima", considerando q todos os indicadores de desenvolvimento econômico (incluindo desenvolvimento humano) das gestões petistas foram muito superiores aos apresentados hoje, após 5 anos de golpe e "reformas salvadoras", entusiasticamente apoiados pela FSP. O "artigo" é na verdade um manifesto dramático pela ressurreição do PSDB, partido dominado por conservadores e ultraliberais (extremistas?), q d social-democracia só tem o nome e esse discurso enganoso e incoerente.
Pucha Folha,com artigos assim voces naõ vão FALIR mais
Excelente artigo!
Esta materia deve ter deixado a cor ja petista ensandecida , aposto que irao postar criticas a Folha , como forma um bando de alucinados ja estao achando que o Jornal apoia o Bolsonaro . Duvidam ? O Claudinho Rocha é um exemplo, ja esta reclamando . Tem que rri muito de bando de pobres coitados
Quando a Folha quer, mostra vida inteligente. A gente até estranha.
Belo artigo. O momento é agora e a janela de oportunidade está aberta. Aproveitamos esse perÃodo e colheremos o resultado no médio prazo. Temos que ser o modelo da America Latina, já deu de testes com populismo e retórica barata e falsa.
O Brasil é o paÃs da miséria mesmo. Tem sujeito aà que quer arrotar caviar sendo que em sua gestão a polÃtica prisional foi um desastre. Presos eram mantidos em containers, sem nenhum tipo de refrigeração e sem condições sanitárias mÃnimas. Sem falar em corpos encontrados esquartejados em celas sob responsabilidade do Estado. A situação foi parar até em Genebra. Ou seja, tem moral nenhuma para querer dar lição aos outros e mostrar preocupação com violência.
Excelente texto de três excelentes analistas: Paulo Hartung, o único governador que trabalhou e deixou seu estado no verde; Samuel Pessôa e Marcos Lisboa dois feras da análise econômico-politica deste triste paÃs triste.
Artigo escrito por isentões, na verdade neomarxistas em cima do muro. O simples combate do extremismo petista infiltrado no Estado é chamado de extremismo de direita. Só no Ministério da educação o Governo Dilma infiltrou 100.000 ativistas de esquerda com agora contam com estabilidade pública. Estão doutrinando adolescentes e condenando o futuro do PaÃs. E o Weintraub é que "é extremista", enquanto o Bolsonaro, "fascista, nazista, racista, homofóbico"...
Viuvas do psdb se animam para tentar se alimentar dois depojos da destruição da democracia que patrocinaram. essa gente que trata o povo como gado quer agora polarizar Lula X bolsonaro para fazer o que sabem. Na verdade o psdb/mdb foi quem destruiu nossa democracia, propiciando ascenção do bolsonaro. Não vai dar certo, mais essa jogada perversa da direita nacional, é preciso que todos gritemos bem alto o que os tucanos fizeram, para o povão não esquecer
Quem alimenta radicais tanto de extrema direita como esquerda é em grande parte a imprensa que se propos desde sempre alimentar animosidade na classe media e utiliza-lo para manter seus interesses. Uma imprensa plural, mostraria de forma a despertar auto critica sobre a nao normalidade como vive os mais pobres nas periferias, o que se vê nos meios comunicação e passar a sociedade que a periferia é perigosa, incentivando glamorização dos orgãos repressores do estado qdo. atuam na periferia etc
É isso! Precisamos combater os radicais de esquerda e direita que dominam as redes sociais. Precisamos de um novo plano Real, um novo FHC. Precisamos retomar a agenda econômica que salvou o Brasil da hiperinflação nos anos 90. Chega de Lula x bolsonaro! Chega de radicalismo!
FHC ampliou a social democracia com inchaço do Estado e aumento de imposto que acabou jogando o PaÃs numa crise econômica que, junto à mal disfarçada admiração de Fernando Henrique a Lula e ao PT, acabou jogando o PaÃs nas mãos da maior qua dr ilha do Planeta. .
Lula X bolsonaro? Que isso, grudar e criar polarização entre esses dois grupos e tudo o que o centro e direita, que na verdade foram quem destruiram nossa democracia, e propiciaram ascenção do bolsonaro, deseja neste momento. Não vai dar certo, mais essa jogada perversa da direita nacional
Que isso, grudar e criar polarização entre esses dois grupos e tudo o que o centro e direita, que na verdade foram quem destruiram nossa democracia, e propiciaram ascenção do bolsonaro, deseja neste momento. Não vai dar certo, mais essa jogada perversa da direita nacional
Neste domingo a Folha publicou dois artigos independentes, não editoriais, com visões opostas sobre o desenvolvimento (exceto para o Knudsen, que acredita que todos conspiram pela previdência privada). Este é o papel da imprensa livre. Mas gente que não sabe a diferença entre um editorialista, um articulista e um colunista fala do artigo como se fosse a opinião oficial do jornal. Intolerância, nada além disso.
Você falando em agressões pessoais, Knudsen! Você que ocupa este espaço basicamente para fazer isto? O seu egocentrismo é tamanho que, para você, o que é natural no seu comportamento, é pecado mortal para os outros. Além disso, o que fiz foi uma alusão crÃtica. Quem agrediu-me com uma enxurrada de ofensas e grosserias foi você há pouco tempo. E, sim, eu não perdoo jamais!
Piras, vc parece obcecado por mim, não tem mais nada a fazer além de agressões pessoais? Tente usar argumentos, discutir idéias, em vez de tentar desconstruir os outros.
Se o Brasil não tiver um Estadista de grande envergadura nos próximos anos, o Brasil continuará a ser a maior fábrica de pobres do mundo. O Estado tem que assumir o seu papel de cuidar do povo, fomentar o crescimento e colocar uma mordaça na voracidade dos mercados, sem um Estado forte sequer poderemos começar a falar em civilização, e não é a toa que hoje o Brasil está no pior momento de toda a sua história....
Viúvas do PSDB. Tratando gente como se fosse gado, e número como se fosse gente, claro que ter acabado com a fome dos que mais precisam, para vocês, é "populismo radical". Vender Lula como "radical de esquerda" para sustentar uma suposta isenção, a fim de justificar polÃticas de austeridade, podia ser considerado populismo liberal? São tão espertos, criem o termo.
Pois é essa gente que trata o povo como gado quer agora polarizar Lula X bolsonaro para fazer o que sabem. Que isso, na verdade o psdb foi quem destruiu nossa democracia, propiciando ascenção do bolsonaro. Não vai dar certo, mais essa jogada perversa da direita nacional, é preciso que todos gritemos bem alto o que os tucanos fizeram para o povo não esquecer
A direita se revela indignada com os equÃvocos da social-democracia; no entanto parece ignorar o desastre de um paÃs que descuida das novas gerações. (...) O discurso da extrema direita contra as escolhas individuais e a liberdade de expressão acaba por conferir legitimidade à oposição raivosa da esquerda, que alega se preocupar com os mais pobres e a solidez da democracia. Belo artigo. Trechos geniais e uma leitura importante para aqueles que querem sair da tão nociva polarização brasileira.
Desconfio que estes articulistas querem a volta do PSDB ao governo federal, quanto ao ex-governador do Espirito Santo, gostaria que ele escrevesse um artigo descrevendo tudo o que melhorou no seu estado durante os oito anos de governo.
Me parece uma mais uma viúva do Bolsonarismo que pergunta, via textão, "E O PT?" Apontar os erros do PT a essa altura é apenas estafante. Fazer uma análise crÃtica, balanceando erros e acertos, seria interessante - mas essa figura lúcida ainda não apareceu por aqui. Por quê pra essa turma do cercadinho rico acabar com a fome extrema no Brasil parece que não foi acerto, é populismo que enfraquece a economia. Bom mesmo é melhorar número absoluto de mercado esmagando qualidade de vida dos pobres.
Fica claro, pelos comentários, que pregar temperança e auto-crÃtica à apaixonados é impossÃvel. Esta impossibilidade oblitera qualquer visão otimista que seja realista de futuro. Bolsonaros e Lulas vão e o paÃs fica. Estamos discutindo mesquinharias e revanchismo enquanto nossos filhos e netos têm seu futuro solapado. Todos temos razão nesta caminhada para o atraso.
Acabei de cancelar minha assinatura por conta desse artigo encomendado, pago, onde ousam irresponsavelmente comparar Lula e Bolsonaro como dois radicais de pólos opostos. O Brasil foi infinitamente mais feliz e próspero sob Lula. Lula não tem ligações com milÃcias assassinas. Lula nao defende tortura. A Folha de Sao Paulo sim, em 1964, aos emprestar suas combis para os órgãos de repressão se desfazerem dos cadáveres de seus assassinatos.
Lula é um santo...de pau ôco. Comentar sobre o que Palocci delatou, nem pensar, certo?
O Lula infelizmente não foi um Estadista, um exemplo de Estadista hoje no mundo é Putin, porém o governo do Lula depois do governo Getúlio Vargas foi o melhor governo que este paÃs teve, FHC, Temer e Bolsonaro são os piores governos que qualquer paÃs do mundo jamais teve....
Então tchau! Mas você terá que esperar muito no telefone, pois seus colegas bolsonaristas estão sempre cancelando a assinatura também.
Os riscos são o avanço da inteligência artificial, que segundo Harari proporcionara um desemprego gigantesco, com o que as receitas publicas sofrerão grande retração, sendo assim manter os tetos estendidos de nossos egoÃstas magistrados (Maria Lucia Pizzotti) isto sim é uma insanidade. Ocorre porém que cabe ao congresso nacional cuidar disso, assim como criar impostos para buscar com os endinheirados a solução de nossos problemas, mas este nunca discutiu tal questão. veja pdsm.net.br
O Brasil tem sido alvo de polÃticas econômicas desastradas desde o Governo FHC. O Governo tucano foi tão ruim que até Lula, que fez um Governo medÃocre, conseguiu ser melhor. Depois veio o poste Dilma e o apêndice Temer. Agora, enfrentamos os desastres de Bolsonaro e Paulo Guedes. Um Governo de extrema direita, com uma polÃtica monetarista ao estilo de Milton Friedman, mais do que superada e que só deixou como resultado desigualdade e uma brutal concentração de renda.
Há o "Populismo"! Palavra mágica que resolve todos os problemas dessa turma. Tem à esquerda à direita, mas os autores flutuam sobre o muro, não se comprometem com nada. Se houvesse a menor intenção de diálogo, poderiam começar revelando onde estavam por ocasião do golpe de 2016. Em um diálogo não existe essa coisa de só um lado reconhecer erros. Se é isso que o antigo centro consegue, Lula está certo: cabe se posicionar contra o atual governo. Chutar cachorro morto é inútil, conversar também.
os autores com esta análise de narrativa, merecem concorrer ao premio comunique-se. Quem quiser ver uma analise qualificada sobre o que ocorreu pode procurar na FSP pela análise de Paul Krugman, premio nobel, já agraciado. DifÃcil acreditar em uma analise tão cheia de "..não deviam..", como se ignorassem a situação crÃtica da economia por fatores globais e climáticos. Não dá para levar a sério.
a imprensa está na base da eleição de bolsonaro. Foi irresponsável no apoio ao golpe. apoiou a direita quando não foi crÃtica ao irresponsável Aecio Neves que rachou o paÃs ao não reconhecer um pleito democrático.
Achei interessante ao final do texto, nem A nem B. RisÃvel. A matéria parece textão do Facebook tentando justificar o injustificável. Tentando explicar o inexplicável. SofrÃvel, tendencioso e dúbio. Falta saber se o nÃvel, a qualidade ou ambos estão caindo...
Esse Paulo Hartung não foi aquele que arrochou os salários dos funcionários públicos do EspÃrito Santo que culminou na greve dos PM's em 2016? Será ele o candidato da Folha e dos meios de comunicação tradicionais em 2022? Será que as empresas de mÃdia enfim acharam seu candidato sem precisar de recorrer a um certo Luciano Huck? Pra finalizar: afirmar que foi o Lula que fez surgir o fenômeno Bolsonaro é um imenso disparate. Cadê a sua autocrÃtica?
O Brasil tem um grande nome para romper a polarização Bolsonaro Lula: Ciro Gomes. Para conhecer o pensamento do Ciro, há muitos vÃdeos do Youtube. Sugiro ver a entrevista de Ciro ao Canal Livre. Indicarei o link para a parte 2, mas vale a pena ver toda a entrevista. https://www.youtube.com/watch?v=OUuweMXHmYk
Menos Lula e Bolsonoro e mais Ciro Gomes.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Brasil vive entre riscos de extrema direita e recaída lulista Voltar
Comente este texto