Ilustríssima > Brasil vive entre riscos de extrema direita e recaída lulista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Esse tipo de artigo, sem uma perspectiva cientÃfica, fez "chocar os ovos de serpentes" gerando o neofascismo que a Folha enfrenta hoje. Criticar a polÃtica econômica do governo Lula por pura questão ideológica é um desserviço na atualidade.
Lula governou tão bem o paÃs que saiu com mais de 80% de aprovação, não avançou nada em direção ao socialismo, sendo que governou dentro de uma perspectiva capitalista liberal afinada com uma visão social-democrata em que todos ganharam, fez excelente polÃtica externa, em nenhum momento ameaçou a democracia, governou afinado com o Congresso Nacional e o STF, e não tentou um terceiro mandato. Poderia continuar exemplificando, mas já é suficiente para perguntar: por que tanto medo do homem?
O operador polÃtico do Huck e os porta-vozes econômicos dos bilionários q comandam o establishment brasileiro...meio pa té ti co esse texto. O Brasil é o oposto do que eles e seus patrocinadores tentam impor - mais de 60% da população não é liberal nem na economia (simplesmente pq precisam do estado para sobreviver) e nem nos costumes (aborto, drogas, homossexualidade, etc). Liberais e social-democratas envergonhados não entregaram resultados para o povo. Acostumem-se à sua irrelevância polÃtica
É a turma do apresentador Global difundindo idéias de centro. Um dos autores do artigo já foi cotado para a vice-presidência numa eventual chapa do animador de auditório. Já deu quase certo em 1989 com SÃlvio Santos, agora é a vez dos Marinh.o de emplacar sua laranja.
Por que não se faz um debate plural com o mesmo espaço ou “palanque” para economistas desenvolvimentistas responder aos sistemáticos ataques dos neoliberais tucanos?
Será que você é mesmo assinante da Folha? Você costuma ler o jornal? No próximo artigo há o contraponto da Laura Carvalho sobre esse texto. As pessoas não leem rigorosamente nada e criticam o jornal sem ter a menor noção do que falam. Essa turma da seita é de lascar!
O texto trata o povo com o tÃpico desprezo de polÃticos autoritários. Só em usar o terno "populismo" entrega a personalidade arrogante de quem escreveu. Em todos os nÃveis da federação, as administrações petistas criaram ferramentas de participação popular. Não existe no Brasil tendência a radicalismo de esquerda, só de direita (Bolsonaristas). A grande maioria de polÃticos e de pessoas que apoiam a esquerda hoje no Brasil, é de gente que tem a Democracia como um bem social supremo.
É compreensÃvel que o presidiário saia com sede de vingança. Mas não deve ficar muito tempo solto. Por outro lado o partido do Bolsonaro não deve decolar. O pêndulo da polarização deve ter suas oscilações amortecidas nesse pântano que é nosso paÃs.
Querem tirar a macroeconomia tucana do sarcófago, fingir que ela deu algum resultado, panfletar para o Huck? Tudo bem, é até engraçado... mas não pervertam a palavra “social-democracia” (aqui dá para notar as digitais do Marcos Lisboa). Neoliberalismo é uma coisa, social-democracia, outra bem diferente. Querem usar o tÃtulo de sociais-democratas? Defendam IR de 70%, 10% do PIB para a educação, outros 10% para a saúde.
IR de 70% para os ricos.
Bravo! BravÃssimo!
Pessoa, Hartung e Lisboa. Não adianta. Seu mais que brilhante artigo nada revela aos que tem os olhos e ouvidos fechados pela polarização ideológica. Os fundamentalistas de esquerda veem ataque a seu Ãdolo mito. Os fundamentalistas da direita a seu mito Ãdolo. A racionalidade passa longe dessa gente. Não há a vista futuro viável com essa polarização estúpida.
Vc como de hábito não tem nenhum argumento, só faz ataques pessoais e elogios à extrema direita.
Prosseguindo, quase nenhuma crÃtica é feita ao governo Bolsonaro e em especial ao Paulo Guedes, economista que não tem nenhuma preocupação com agenda social. O governo Bolsonaro já fracassou. Concordo que precisa-se urgentemente de alternativas para este governo mas não é olhando com uma lente de aumento distorcida para os governos de Lula que isto será conseguido. Afinal foram em suas gestões que milhões de brasileiros sairam da miséria e da pobreza. Façam uma análise com isenção!
Leão, apenas leia os dados. Isto nao é uma discussão sobre se a Terra é plana ou redonda. Procure os dados. Eles nao mentem.
Análise do que? Quem, vocês dizem que, saiu da miséria e para ela voltou em 2 anos, realmente saiu da miséria? Essa conversa de acabar com a miséria foi o maior engodo da seita. O PT criou o Fome Zero que foi um monumental fracasso. A partir de então, copiou o Bolsa Escola de FHC com o nome de Bolsa FamÃlia. Depois, em 2007, o Marcio Pochman decidiu dizer que famÃlias com renda de 18 mil reais POR ANO eram de classe media Tudo propaganda que os amantes da seita e do guru criminoso acreditaram.
"Num paÃs em que radicais de esquerda e de direita se alimentam mutuamente, existe a opção pelo resgate da agenda social-democrata, que procura equilibrar os benefÃcios de uma economia de mercado com polÃticas públicas que cuidem dos mais vulneráveis." Primeiramente, Lula não é um radical de esquerda. Em segundo lugar, esta agenda social colocada pelos autores do texto, somente foi prioridade nos governos do PT, durante a gestão de Lula. Jamais foi prioridade do FHC.
Leão, você aproveita mal as suas leituras. Sua mente é tao contaminada pelo bolsonarismo que informações contrárias ao que preconiza o lider deste movimento de extrema direita nao conseguem penetrar em seu cérebro. Talvez seja inútil para você continuar tentando ler outras fontes de informações contrarias às ideias de Bolsonaro. Algumas pessoas sao irrecuperáveis.
Daniel, não sou seguidor do populismo de Bolsonaro e leio TUDO! Leio a Folha, Estadão, Globo, Veja, Época, Carta Capital e o que mais aparecer. Diferentemente de vocês da seita que, como seu lÃder, não leem absolutamente nada. Quem passa vergonha são os ignorantes de pai e mãe.
Leão, pare de passar vergonha rapaz. Siga as ordens do Mito. Não leia a folha.
Quem arrumou a economia no Brasil, que estava caótica, foi FHC. Não fosse o Plano Real e a LRF, Lula não teria nenhuma paz em seu mentiroso e marqueteiro governo. Nos governos do PT foi tudo marketing e enganação. Creia, no dia em que Lula morrer, e todos nós morreremos, o PT acaba porque Lula só pensa nele e apenas nele. O PT não tem novas lideranças e seus atuais membros são todos puxa sacos do chefe da seita.
Excelente.! Mas a esquerda não está nem aà para os dados concretos e os argumentos irretorquÃveis apresentados pelos articuliastas. A esquerda, senhores, salvo rarÃssimas exceções, é cega, autoritária e dogmática.
A agenda do bolsollinismo também cega, autoritária e dogmática!
Todo esse blá-blá-blá tucano poderia ser resumido num powerpoint igual ao do Deltan...
A dupla Lisboa-Pessoa, hoje com um coadjuvante, de novo nessa mesma lenga-lenga. Sempre são os outros que atendem a interesses organizados e tal. Já os bonitões são os isentos. Faria Lima rules
Acho que muitos concordam que o ideal é uma economia social de mercado e quem chegou mais perto disso foi Lula. Houve muitos equÃvocos, mas o que incomoda é a insistência em se apontar os erros da esquerda e nunca os da dereita. A autocrÃtica não vale para os dois lados?Não vamos melindrar alguém cujo apoio é importante, não é mesmo?
Brilhante artigo explicando com lógica a situação em que o Brasil se encontra. Mas pelos comentários postados anteriormente, me parece que a Folha está sendo lida somente pelos abduzidos pelo PT, PSOL e PCdoB. Não conseguem, sequer, fazer uma autocrÃtica. Quanto ao Bolsonaro, é a mesma essência do Lula mas com o sinal trocado. Se merecem.
Não poderia haver melhor defesa do governo do Bozo e a Folha faz dela essas palavras, mesmo sendo atacada diretamente por ele. Mas autoritário é o PT que apoia a Venezuela!
Não há como colocar Lula no espectro oposto a Bolsonaro, os autores sabem disso, quem saiu da prisão devido a perseguição judicial deve ser moderado? Os autores estão entre o que toleram os arroubos autoritários em nome do liberalismo. Pode-se ser liberal, mas o projeto do governo vai muito além, no Chile seu modelo matou 30 mil pra ser incrementado, equivalente a uns 200 mil aqui em proporção da população. Esse é o projeto, não é o dos autores que está em execução.
Foram 3 anos de polÃtica ultraliberal, bem ao gosto dos autores, e o crescimento econômico foi pÃfio, o desemprego e a pobreza aumentaram, o trabalho foi precarizado, os direitos erodidos. Podem dizer o q quiserem sobre os governos petistas, mas é muito cinismo continuar a dizer q a situação atual se deve só ao passado distante e q as polÃticas incompetentes dos últimos 3 anos nada tem a ver com a crise atual.
Folha ..... vc. não tem jeito . Apanha da extrema direita e dá um espaço quilométrico (que não dá a ninguém ) para três neorepresentantes da direita brasileira egoÃsta apenas fazer o discurso anti-Lula. Paulo Hartung é um deboche e o pior que há. Acha que engana alguém . Vcs não tem jeito.
Os autores persistem nas mentiras sobre o RGPS, particularmente sobre a idade mÃnima. Afirmam ironicamente: ...Funcionários do setor privado podem parar de trabalhar com menos de 55 anos de idade (sem desequilÃbrio) ...Sim, de fato poderiam, antes q o PSDB e a extrema direita eliminassem o Fator Previdenciário. Opção do idoso q perdia o emprego, o FP fazia um desconto q mais do q compensava o aumento da sobrevida e custava menos ao INSS. O objetivo foi promover a previdência privada.
Não devemos esquecer q há muito a coalizão PSDB-DEM conspira contra a democracia e os direitos sociais. Aprovaram a regra de aposentadoria 85/95 em 2015, para aumentar os gastos do INSS e buscar causar deficit público. Agora, aliados da extrema direita bolsonarista, revogaram a 85/95, reduziram a aposentadoria dos mais pobres e destruÃram a proteção aos idosos de classe média. O PSDB foi o artÃfice dos embustes sobre a reforma, com o secretário Marinho e os relatores S. Moreira e T. Jereissati.
Faltou dizer que os comunistas são inimigos para uns, o domÃnio externo para outros e para os articulistas, o inimigo é a proteção legal ao trabalhador. Parem de passar vergonha! Para o povo, aumentar a massa salarial é muito mais eficaz do que aumentar a lucratividade empresarial...
Esse texto quase não fala de bolsonaro, Parece que estamos sendo governos pelo PT.
juntar estes tres contadores de estória não dá pra um.Paul Krugman, premio nobel de economia que esteve conosco recentemente e emitiu uma analise. Estes tres merecem o premio comunique-se.
Na minha opinião, merecem o prêmio "Cara de pau"
Parabéns aos articulistas, um abraço ao meu ex-professor Samuel, penso exatamente isso, um paÃs com polÃticas econômicas liberais eficientes e serviços básicos públicos que gerem a distribuição de renda e de oportunidades, uma pena que muitos apenas entendem o que lhes interessa ou o que já está impregnado na mente doutrinada.
Essa gente é de um cinismo impressionante. Sugiro nas próximas matérias assinadas por articulistas dessa estirpe colocar no rodapé que trata-se de propaganda enganosa ou de um panfleto do Huck ou do Amoedo. Alguma dúvida?Basta ler o comentário de um leitor sobre "que as medidas defendidas por esse tucanos de origem vem sendo aplicadas desde 2016". Com um detalhe, só vem massacrando os mais pobres e concentrando ainda mais a renda dos espertinhos do topo da pirâmide.
Piada! Depois a Folha e o 1% aos quais dá voz não entendem que a causa da ascensão da extrema direta são eles mesmos! O populismo bolsonarista e sua agenda neoliberal são tão antagônicos que uma hora perderá o pouco apoio popular que ainda lhe resta. Porém o sentimento da extrema direita continuará lá, à espera de um Mussolini tropical, mais sensÃvel à s mazelas da maioria do que as da minoria abastada. Quando isso acontecer, o Brasil terá dono
O que ninguém aguenta mais, de direita ou de esquerda, é o mal cara.tismo dos mais ricos do paÃs. Discurso de neoliberalismo em paÃs de terceiro mundo é coisa de filho da pu.ta e tem que ser combatido com violência
Como se nós não tivéssemos visto o que vocês fizeram no impeachment passado rárárá.
O diagnóstico é perfeito, assim como o caminho a seguir. Mas.... como boa parte dos que são previligiados pelas polÃticas de governo populistas parecem adorar comentar aqui, na intenção de não perder previlégios, estes são sempre contra tudo que aponta para estes. Citar apenas um paÃs populista de esquerda que deu certo no mundo ajudaria embasar melhor tais argumentos.... Os populistas de direita são um pouquinho mais eficientes na economia, mas tão nefastos quanto os de esquerda, no longo prazo
privilégio é o que exatamente? pelo que sei são os 1% de frentistas que sustentam a posição destes senhores.. o triste é ver apoiadores que devem ser motoristas de uber, se sentindo no topo da pirâmide por apoiar o discurso neo liberal
Senta que lá vem estória. Entre 2007 a 2010 as polÃticas econômicas foram defensivas pra manter economia no meio do tsunami. A economia ótima. Se tem alternativa justifique com números IDH, redução da pobreza, rendimento per capita, Ãndice de natimortos, reservas externas ..fora disto e narrativa de meia verdades e semvergonha
Essa Malta dizia que bastava tirar a Dilma para a economia crescer. Veja a sequência das medidas apoiadas pelos signatários do artigo : Impeachment, reforma trabalhista, teto dos gastos e reforma da previdência. Resultado: a economia não melhorou. Inconformados e sem autocrÃtica concluÃram : a culpa de todas as mazelas do Brasil é do Lula. RTW de Paulo Cezar FabrÃcio de Proença.
"Aécio não aceitou o resultado eleitoral e estimulou as pautas-bomba. A Operação Lava Jato e seu impacto sobre a construção civil, em conjunto com o “austericÃdio” de Joaquim Levy, completaram o serviço". E o golpe apoiado por esses tucanos? Eles ajudaram a rasgar a Constituição e agora defendem com unhas e dentes reformas que atingem diretamente os mais pobres. Só faltou encerrarem este vergonhoso artigo conclamando a população a votar no Luciano Huck. Mas isto está nas entrelinhas...
Ou seja, os articulistas querem um governo como o atual, só que sem obscurantismo bolsonarista.
Marli, concordo, mas ele foi "o que tinha no momento". Só ver a campanha da mÃdia corporativa para tentar refrear seus Ãmpetos de tiranete. Dependendo do comportamento dos grupos que até podem agir com certa autonomia (juÃzes de todas as instâncias, parlamentares, ONGs, governadores), eles poderiam validar alguma das várias denúncias graves, preparar um governo de transição ocultamente para evitar mais travas institucionais, e deixam um vice possivelmente inodoro terminar o mandato.
Bolsonaro só está no poder porque atende aos anseios da elite brasileira, dos grandes ruralistas e banqueiros. Enquanto isso perdurar, não tem outro golpe institucional.
O problema da Folha, Globo, Estadão, Veja e cia é que precisam dar conta de justificar o golpe que ajudaram para retirada de Dilma e do PT do governo. Essa opinião aqui é só isso: tentativa de justificativa. A Folha está aà no maior perrengue com o desgoverno Bozo e mesmo assim, culpa Lula e o PT! Bozo e a Folha se merecem, só posso acreditar nisso!
Será que o crÃtico me responde as seguintes perguntas e afirmações? De um modo ou de outro, reafirmou as reformas da CLT, da Justiça do Trabalho e da Previdência. Enfim, reafirma que tudo isso viria a recolocar o Brasil nos Trilhos e a gerar milhares e milhares de empregos! Funcionou? É claro que não!
O lÃder populista é aquele que faz apelo à s massas sem a mediação das instituições. Portanto, o conceito é empregado de forma incorreta. Na verdade, o único objetivo do texto é xingar adversários polÃticos. Lula é ora chamado de conservador, ora de populista. Este texto deveria ser discutido em sala de aula, como um exemplo de ideologia no estado puro.
Lisboa e Pessoa não tem credibilidade. Sempre mentiram muito para aprovar reformas do seu ideário ultraliberal. Reforma trabalhista q ia gerar empregos, tirou direitos sem gerar nenhum. Mentiram sobre a reforma do RGPS, q era distributivo e tinha ATC superavitárias para o INSS. Lisboa foi pessoalmente à Câmara apresentar cálculos falsos sobre as ATC. Reforma q interessa aos bancos, como a própria Folha divulgou. Esse é o manifesto do sistema financeiro, disfarçado com alguma demagogia pró-social
Não há "recaÃda" lulista pois a maioria do paÃs nunca deixou de acreditar em Lula. Foi preciso um golpe (mais um) baixo para tirá-lo da eleição que, com certeza, teria ganho. Então "nobres articulistas": que os senhores não gostem do PT a gente aceita numa boa. Mas por favor: respeitem a vontade da maioria. Isso é democracia. O resto é balela.
Desde 2016, na verdade, desde 01 de janeiro de 2015, com o Ministro Levy, tem sido implementadas as recomendações dos economistas que assinam este texto. Eles não mencionam isso, não mencionam o fracasso total das propostas de polÃtica econômica liberal.
Graças ao PT, a crise de desvalorização do petróleo da época do governo Dilma não atingiu tanto o Brasil. Essa crise foi criada por árabes e americanos pra quebrar Venezuela, Brasil e outras potências do petróleo. Não tem a ver com ideologia. É só o jogo (sujo) no qual os sistemas de comércio podem ser transformar. Lula foi o maior estadista da história do nosso paÃs. Quero ele de volta na presidência o mais rápido possÃvel.
O pior cego é aquele que enxerga, mas não consegue ver. Não adianta apresentar fatos para tentar convencer f/anáticos. O f/anaticism é uma d/roga como o á/lcool ou a c/ocaÃna só que pior. Assim como o bêbado acha que acha que dirige melhor quando está intoxicado, o fanático acredita que tem a solução para tudo e a sua é sempre melhor do qua a do outro. Assim como no caso do álcool, não se pode tratar o paciente como c/riminoso, mas dar-lhe a possibilidade de sair do próprio vÃcio com dignidade.
O Brasil é terra do preconceito, misoginia, homofobia e racismo. O negro ainda carrega o estigma de bandido e criminoso. É algo assustador! E, esse apartheid é fertilizante para o autoritarismo. Logo, acredito inequÃvoco dizer que o PT criou o Bolsonaro. Mas respeito a opinião do jornalista, porém, fica a pergunta, ONDE ESTAVA A FOLHA DE S. PAULO NESSES ÚLTIMOS ANOS? Fica a dica, para o PT e Folha de S. Paulo: ficar olhando apenas para um passado distante não é muito produtivo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Brasil vive entre riscos de extrema direita e recaída lulista Voltar
Comente este texto