Samuel Pessoa > Conversa com Nelson Voltar
Comente este texto
Leia Mais
50% da tal 'alta' inflacao de 2015 da qual falas foi resultado da desvalorizacao do cambio. Outra parte significativa foi resposta ao ajuste do preco da energia que fora congelado. A inflacao tenderia a cair naturalmente; a alta absurda de juros só serviu pra cavar mais fundo o buraco em 2016. ' Ou o ajuste do Levy ou inflacao'. Que ajuste do Levy? Que ajuste do Juca? Que ajuste do Meirelles? O resultado fiscal continuou negativo e inflacao despencou nos anos seguintes.
Puro tecnicalismo economicista que não explica nada! Para um perfeito entendimento é preciso que se fale do Boicote PolÃtico sofrido por Dilma a partir de 2013, e radicalmente agravado após a vitória eleitoral de 2014. E ai entram o papel da Imprensa PIG Golpista - e a FSP é uma das principais lideranças deste processo histórico destrutivo da Democracia no Brasil -, a ação de Aécio Neves, e sua bandidagem tucana, ao não reconhecer a derrota; a sacanagem do Eduardo Cunha, e as pautas bombas......
Leia com muuuuita atenção que, talvez, você entenda o artigo do Samuel. O texto é ótimo e bastante elucidativo. A grande questão é que os adoradores da seita não são afeitos a ler, pensar ou aprender.
Com os militares, o FMI PIsOU no Brasil! Com o PT (Partido DOS Trabalhadores), o FMI NÃO PIsOU no Brasil, NÃO!
Concorrente ao prêmio comunique, quem quiser uma boa análise pode procurar paul krugman aqui mesmo na folha, prêmio nobel já agraciado.
O problema dos governos petistas foi a obsessão pela mentira,acostumaram-se tanto a enganar o povo que terminaram por o fazerem a si mesmos.Governaram com os maiores juros reais do mundo, triplicaram nossa dÃvida pública interna,não investiram em infraestrutura e saneamento,debilitaram a saúde e educação públicas(ver PISA),nada fizeram pela reforma agrária nem pela justiça tributária; legaram-nos um paÃs repleto de corrupção e epidemias letais.Tivemos algo pior que isto?Deus nos ilumine!
Ver Ãndices de saneamento e os do PISA!!!Bem como ler outras cartilhas além das distribuÃdas na porta do "templo petista", que não levem ao raciocÃnio binário:se não é petista é Bolsonaro. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Ah, obsessão pela mentira é própria dos minions fanáticos de Fake News.
Dizer que o PT não investiu em infraestrutura é de doer! Dizer que a saúde e a educação estavam debilitadas é pior ainda! Desde que o PT saiu, a infraestrutura, a saúde e a educação foram os três setores que mais foram destruÃdos pelos Temer/Bozo. Mentem mil vezes para ver se cola. Quem investiu no paÃs? FHC?
Pessoa, muda o disco. Fazem mais de três anos que o PT saiu do governo. Temer assumiu realizando as reformas neo-liberais que vc apoia. O Bozo e o Guedes passaram o ano cortando direitos e serviços publicos - tudo com o seu apoio. Três anos depois, o que de positivo saiu dessas reformas neo-liberais? Como estão o emprego e a renda? A dÃvida das famÃlias? O PIB? Crendice tem limite! E ainda falando do PT?
Tive que voltar ao texto e confirmar que tinha lido corretamente; e está lá: "nós, da esquerda". Assombroso!
Você leu mas não entendeu patavina. Eram outros tempos, anos 60 ou 70 do século passado. Samuel Pessoa era estudante da USP e, provavelmente, como todos jovens da época era de esquerda. Não obstante, creio que seria demais imaginar que os amantes da seita façam algum tipo de reflexão.
Qual é problema?O PT não se diz de esquerda sem nada ter feito pelos trabalhadores,nada pela reforma agrária,nada pela justiça tributária;debilitou a saúde e educação públicas(ver PISA),governou com os maiores juros do mundo,deu comida ao povo carente para obter votos e não deu onde fazer cocô,legando-no um paÃs repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento,sem até agora ter se dignado a mudar de nome para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras.Deus nos ilumine!
Sim, da esquerda de então. Não apenas leia, mas também endenda, corretamente.
Desde a mais Tenra Idade a Culpa é Sempre do Outro! Rararaaaaaaaaaaáááá!
É já reconhecido na academia que o projeto militar e aquele das esquerdas, à época do golpe, eram muito parecidos pela via do neodesenvolvimentismo. Estatização, etc. Curiosamente, nada disso mudou. A cara liberal de agora está sendo imposta aos militares (inclusive ao bobalhão da presidência, q é neodesenvolvimentista - de boteco). É a esquerda ... bom, essa não muda nunca mesmo.
Há uma diferença da década perdida dos anos 80 para a atual. É só mencionar Itaipu, que foi inagurada em 1984. Ou seja, apesar do colapso econômico, pelo menos as grandes obras iniciadas no perÃodo de bonança geraram frutos. Compare-se com as refinarias da Comperj e Abreu e Lima, ainda sem data para operar. O estrago dessa vez foi bem maior, com endividamento e sem as obras.
Pessôa é um economista decente, desorientado por uma obsessão fiscalista paralisante... Quero ver o que vai dizer mais adiante sobre o que Nelson Barbosa está denominando "keynesianismo envergonhado" do fracassado predador e lunático neoliberal que nos governa. Como os jornalistas econômicos da tv, vai atribuir a "modesta recuperação" às perdas impostas pela reforma fiscal previdenciárias, e não ao "direita-volver!" da expansão dos gastos públicos...
Só um teste: “É isto mesmo.”
Hiperemprego?? Neologismo fascista, né? Taxa de emprego acima do "natural"? O q é emprego e desemprego "natural"? O jornal deveria colocar pra correr este pseudointelectual. Mandá-lo pra VirgÃnia, pra q ele e Olavo se juntem pra ver se dá meio ser humano.
Concordo contigo; fazia tempo que eu não lia tantas asneiras juntas!!
Alguns dos erros que imputa aos governos petistas são medidas que impediram que o paÃs mergulhasse na recessão, como ocorreu em todo o mundo, mas isso o Pessoa faz questão de ignorar. O que teria acontecido se não houvessem esses supostos erros?
Não terÃamos grande parte dos efetivos problemas.
Hiperemprego era um problema pra quem, Dr. Pessoa? Meu Jesus
Pessoa tem uma profunda percepção fa realidade. Porém, vamos deixar de falar de decada perdida. Basta olhar em volta e ver os esqueletos de obras paradas, o aprofundamento da violência, a derrocada contÃnua da educação e da saúde, que não há decada, mas no mÃnimo meio século perdidos.
A crise de 2008 mostrou ao mundo a decadência do nefasto Neoliberalismo, que extrapolou a desigualdade social e a destruição ambiental. Interessante que o articulista negou tal crise! Pq será? Talvez por ser mais um ganancioso defensor do Capital acima de tudo!
O colunista finge que esquece o quarto fator interno tratado por Barbosa: a firme aposta da oposição, principalmente PSDB, no quanto pior, melhor, apoiando de forma entusiasmada as pautas-bombas de Eduardo Cunha, que levaram deliberadamente a economia para o buraco para culpar a Dilma. Até Tasso já fez essa autocrÃtica, Pessoa continua em estado de negação.
Pessoa traz argumentos, não concordo com todos, mas passou longe do principal, a crise de 2008 é um divisor de águas no mundo todo, aqui no Brasil é negada em nome de responsabilizar o PT por tudo. A crise de 2008 é ainda hoje a responsável pelo que se passa no mundo, o mercado desregulado causou isso, erros aqui e ali complementam a obra.
Concordo. A raiz de todas as crises desde a década inicial do século XXI residem na idéia de que o noeliberalismo deve ser uma referência de gestão para as economias nações. Em todos os lugares por onde passa deixa um rastro de destruição, qual uma praga de gafanhotos. A desregulamentação da economia serve a que interesses? Certamente não é o da maioria da população.
O PT tratou a crise como uma "marolinha". Aà está a grande responsabilidade.
Não abandono uma coluna no meio da leitura, mas quando chegou na parte em que o excesso de empregos foi parte do problema, tive náuseas. Esse é ponto em que os neoeconomistas em nada contribuem para o paÃs, pois focam apenas os números em detrimento das pessoas, sem contar a omissão, aà sim de números negativos pela destruição em escala da indústria do petróleo.
Cesar ... Tive a mesma reação que você. Reitero aqui a observação de que esse articulista não tem sensibilidade social e humana nenhuma. É esse tipo de profissional da área econômica que temos de combater.
Que diferença a consistência acadêmica de Laura carvalho com o falso objetivismo repleto de retórica de Samuel Pessoa. Por isto ela é professora da USP e ele do Insper. Uma instituição acadêmica qualificada e outra dedicada a formar rentistas para o mercado financeiro
a professora ao menos conhece a segunda derivada. já para lisbossoa, aceleração é igual a desaceleração...segundo o Aurelio. Cruzes. Artigo horroroso, sectário, para caçar nÃqueis na Faria Lima.
lisbossoa vêm para confundir e não para explicar. emprego exagerado de pessoas é um marco. Dá vontade de fugir para lisboa. cruzes.
Você confunde tudo. Professor do Insper é o Marcos Lisboa. Samuel pessoa é doutor em fÃsica e economia pela USP, professor da FGV e chefe do CCE do IBRE. No IBRE é chefe, inclusive, do Nelson Barbosa. Além do mais, há vários professores da USP no Insper que é a melhor escola de economia do Brasil. Até o poste do Lula, Haddad, é professor lá.
Bom demais ler dois colunistas apresentando suas convicções sem baixar o nÃvel do debate, como tem ocorrido com frequência nestes tempos bicudos.
Comemoremos, pois o comentarista monomanÃaco, que passa aqui todos os domingos para exibir sua obsessão com a reforma de previdência e a inexistência de deficit não deu as caras por aqui hoje. Em tempo, Folha, a quantidade de comentários repetidos deveria dar uma dica de que o sistema de postagem é muito ruim, né
O sistema de postagem da Folha é ruim mesmo. Deveria ser melhorado
Oi Samuel, Sobre a sua percepção dos acertos na condução da polÃtica econômica pelo Levy, também concordo contigo. Mas um ponto latente nesta história. Independente do que seria mais pertinente, dada a conjuntura à época, não foi esse o pacote que a população votou nas urnas, uma vez que durante o perÃodo eleitoral, o ajuste foi rechaçado pelos petistas, mas foi implementado no ano seguinte. Você não acha que esse "golpe" pode ter gerado incerteza nos agentes de mercado? Um abraço!
no segundo mandato de lula as respostas a economia passaram a ser cÃclicas, A tsunami americana atingiu a economia global. A chamada guerra das moedas bateu forte no brasil, duas crises climáticas no governo da dilma e o dump do petróleo. Ainda assim não hesitaram em tentar fazer a economia funcionar sem jogar o peso sobre os mais pobres. A lavajato concluiu o terrivel cenário. A alternativa é o que tem hoje. Este colunista é um qideostra.
Se auto declara esquerda . Esquerda Ciro? Maior PIB registrado em governos de quem foi mesmo? Lava jato mostrou a que veio com o imediato contrato do juiz no gov.incompetente. A verdade é ...gov. PT foi o melhor governo de ascensão da classe média.
Ué. Mas ser de esquerda é sinônimo de ser petista? A esquerda é muito maior que a idolatria ao PT, na figura do Lula. Fizeram algumas coisas boas, mas foram extremamente omissos com a questão dos bancos, só pra dar um exemplo.
Nelson Barbosa está certo, é vc está viajando na maionese estragada.
Quem delira é você que, como bom adorador da seita, acredita em tudo que o demagogo de Garanhuns diz.
Leão Machado Neto está delirando.
Nelson Barbosa sempre culpa a Lava Jato pela recessão no Brasil. É o mesmo que dizer: "olhem, deixem-nos roubar a vontade porque o Brasil precisa crescer". Essa é a lógica moral dos membros da seita.
É tentar esconder a realidade quando se diz que a lava jato não foi a principal causadora de toda a desgraceira que estamos assistindo hoje o setor da construção civil é o pilar de toda a economia, o que o colunista tenta mostrar é que uma investida contra este setor não abala os demais setores da economia, isso não é verdade qualquer abalo neste setor o efeito para os demais é imediato.
Esse articulista é monotemático. Haja fixação!
Para min é pura desonestidade intelectual,para essa turma,não importa os fatos,importa a narrativa que eles querem nos impor!!
A tal década perdida deve ser para nossa Democracia. O que até a segunda eleição de Dilma Roussef remava em água tranquilas se transformou num ódio à Esquerda voraz em que a Globo auxiliada pelas demais mÃdias e acabou nisso que estamos passando. No plano econômico, o espetáculo pirotécnico e cÃnico de Moro e sua Lava Jato fez um estrago de 140 bi segundo Valor Econômico e derrubou nossas principais empresas
Samuel Pessôa não é o mesmo do "manifesto tucano" de hoje da IlustrÃssima?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Conversa com Nelson Voltar
Comente este texto