Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ednaldo Miranda de Freitas

    Só que 2020 não será como aquele ano que está findando. E o Brasil, de fato? O Brasil de todos nós, brasileiros, que aguardamos os sinais de recuperação da economia, mais segurança, mais saúde, mais emprego, mais educação, menos discurso ideológico e autoritário, enfim, mais governo? Até quando a sociedade vai ficar à mercê dos caprichos de um extremista como esse? Não. 2020 terá que mudar o cenário. Senão, alguém terá que pedir para evacuar e desocupar o lugar.

    Responda
  2. Diva Negri

    Graças a minha pouca inteligência, formação e informação não votei nesse senhor das trevas!

    Responda
  3. bagdassar minassian

    ...esta claro que é pura e simplesmente abuso de autoridade. E agora, fazer o que para pará-lo e agir dentro da ordem democrática?

    Responda
  4. PAULO AFONSO F DE CARVALHO

    Bruno, qual exemplo da Rússia?

    Responda
  5. PAULO AFONSO F DE CARVALHO

    Bruno, qual exemplo da Rússia?

    Responda
  6. Maria Ines Polotto

    Sou Folha desde que nasci! Não aceito censura à imprensa! No desgoverno fascista, urge a resistência e vigilância!

    Responda
  7. Victor Henriques

    Enquanto isso, como diz Reinaldo Azevedo, os autodenominados liberais brasileiros viram a cara para não ver porque é preciso priorizar a pauta econômica, como se a democracia fosse apenas um valor secundário. Os bolsonaristas me enojam menos do que os afins do Partido Novo e do dito mercado. Esta semana li uma publicação para investidores da Empiricus que chamava a imprensa de ‘’essa gente escandalosa’’ por causa da reação indignada à fala do Guedes sobre AI-5...

    Responda
    1. Bernardo Pereira

      Estes citados só se preocupam com dinheiro - no bolso deles é claro. Preocupam-se com a economia, é verdade, mas com a economia própria, não a do ente estatal.

  8. Ivan Cunha

    Concordo e adiciono que a FSP, jornal que assino e leio, tem uma grande responsabilidade no que agora acontece, após apoiarem o golpe do impeachment num governo que lhes desagradava e tinha lá suas deficiências, mas tratava a todos sem parcialidade. Além disso, continuam apoiando um Ministro da economia e outro da Justiça que se alinham ao desgoverno atual numa simbiose neo fascista venenosa! Mea culpa primeiro para cobrar depois dos progressistas!

    Responda
    1. Carlos Mello

      Concordo plenamente

    2. Daniel Liaz

      Perfeito Ivan. O mesmo vale para a Globo, só que ainda pior

  9. Ernesto Herbert Levy Levy

    Fez dodói, fez? Fez dodói o presidente se insurgir contra o antro de esquerdistas quem que se transformou a Foia? E quanto o PT queria fazer "controle social da mídia", que é muito pior, fez dodói na Foia? Bolsonaro fala muito e tenta passar no congresso o que ele prometeu na campanha. Mas o congresso está negando tudo e não vi ele chamar as FA para resolver o impasse. Na verdade a Foia chora porque desde o início era Ele Não. Inventou até manchetes contra ele que não se confirmara.

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      Vc é simplesmente um robô que roubou o espaço dos leitores.

    2. Stefano Domingues Stival

      Quando está máquina de crimes se voltar contra você, cidadão comum do Brasil, você vai ver o que é dodói. Aí, não adianta gritar estes bordões mentecaptos de "esquerdista", etc. Também não adiantará chamar a mamãe. Preste bem sua atenção.

    3. Daniel Liaz

      E obviamente não faz a mínima ideia do que seja o controle social da mídia. Patético

    4. Jair Silva

      Os comentários dos meus alunos são mais inteligentes que o seu. Você abusa da inteligência dos leitores em no seu comentário nesse renomado e respeitado jornal. Seu comentário é tosco, ignorante e inútil. Você vem aqui destilar o seu ódio sem acrescentar nada. Vai estudar por favor e aprender boas maneiras seu mal educado!!!

  10. DERLAN TROMBETTA

    Isso não acontece no Brasil! Isso são coisas que acontecem só em ditaduras, como a da Venezuela!

    Responda
  11. Raul Mattiozzi Lopes

    No tocante a essa cuestão, tenho a dizer que a MAMATA ACABOU. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Sim, a mamata acabou. Não vamos mais comer carne, não vai mais ter férias, não vai mais haver direito sequer de gritar. Assim queria esta pobre lorpa que vocês colocaram no poder. Vai se danar, esse "presideco" miliciano, espantalho de Norte americano. A mamata só não acabou pra os criminosos que sempre o acompanharam. Observe, se és capaz.

    2. Carlos Mello

      Aqui o número de assinaturas da FSP quintuplicou depois de mais essa idiotice. Isso mostra o tamanho da popularidade do seu governo

  12. Mara Rose Cardoso

    Não dá pra rir deste pisicopata. Os memes que vejo sobre todas as suas falas malucas, me deixam cada dia com mais medo. É um louco insano e perigoso, muito perigoso. Nunca imaginei que depois da minha adolescência na abertura pela democracia, na mesma existência veria o movimento contrário. Estava certa que o mundo só andava pra frente. Me enganei.

    Responda
    1. Mauricio Borges

      Eu também, com tristeza vejo que os eleitores foram enganados. Aqueles enormes tubos de petróleo jorrando notas em pleno horário mais caro da televisão. Pior que a principal patrocinadora do golpe esta sendo rechaçada por esse governo (sic).

  13. EDSON CARLOS MOROTTI

    Desde que assumiu a Presidência esse governo despreparado e autoritário vem desrespeitando a Lei, reiteradamente, e em diversos ramos de atuação e Ministérios. As instituições de controle estão sendo condescendentes com esse cidadão que não tem perfil de Presidente de uma nação, nem competência parta tal, muito menos sua equipe, pois são escolhidos a dedo pelo despreparado do Bolsonaro. O pior Presidente que este país já teve. O pior. Uma verdadeira vergonha.

    Responda
  14. MARIA BILCK

    E a coisa vai piorar, e muito. Deixem pegarem o filho dele, o Eduardo.

    Responda
    1. Lincoln Takeshigue

      Sabe Maria, eu acho que vai piorar para o presidente, desde que seja pego dentro da lei, não da forma conduzida pela lava-jato. O presidente perceberá que sua voz não é onipotente, há outros dois poderes independentes, conforme a reação dos presidentes do STF (Toffoli) e do Congresso Legislativo (Alcolumbre), bem como do presidente da Câmara Federal (Maia) com relação a fala do Guedes.

    2. Lincoln Takeshigue

      Sabe Maria, eu acho que vai piorar para o presidente, desde que seja pego dentro da lei, não da forma conduzida pela lava-jato. O presidente perceberá que sua voz não é onipotente, há outros dois poderes independentes, conforme a reação dos presidentes do STF (Toffoli) e do Congresso Legislativo (Alcolumbre), bem como do presidente da Câmara Federal (Maia) com relação a fala do Guedes.

  15. Antonio Marcos Mendes Augusto

    Se esse maléfico age assim numa democracia, imagine como se comportaria numa ditadura. As pessoas que elegeram um psicopata para presidente, deveriam refletir sobre o perigo que a democracia está correndo nas mãos desse insano.

    Responda
    1. Bernardo Pereira

      Verdade. Querem usar as técnicas de tortura do Ustra. Todos eles. Um golpe não seria como o de 64. Seria muito pior. E ainda se dizem cristãos

  16. Bernardo Pereira

    Vamos preparar ações populares para ajuizar a partir de amanhã? Quem tiver título de eleitor procure seu advogado.

    Responda
  17. ANTONIO FERREIRA DE CARVALHO

    Equívocos e equívocos! Excluir um órgão de imprensa de licitação ou contratação destinada a todos é querer excluir a Cláusula Pétrea inserida no artigo 5°, inciso IV, da Constituição Federal, que determina "É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato". Boa ou ruim não cabe ao Presidente da República revogar princípio constitucional numa democracia. É assim em Cuba, na Venezuela, mas aqui não cola!

    Responda
  18. Guilherme Torres Godoy

    Alguém um dia falou...O povo Brasileiro não sabe votar, a prova que essa frase foi a maior verdade o tempo mostrou quando "alguns" foram enganados com a propaganda do Bolsomalo, muitos estão arrependidos, mas..ele e suia turma estão ai preparando seu plano de se apoderar do pais....Ou ficamos expertos ou vamos ser f...... por eles....sorte que temos a folha a nosso lado, segura essa FOLHA, estamos com vc...

    Responda
  19. NACIB HETTI

    A imprensa está reagindo mal ao corte radical nas verbas de publicidade, não entendendo a conjunto fiscal. A rede Globo foi a principal atingida.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Çei!

  20. André Silva de Oliveira

    Por força de lei, ninguém pode ser excluído de uma licitação,.violaria o princípio da igualdade entre os participantes. Não penso que Bolsonaro vá se converter em um ditador do tipo Erdogan, Maduro, Putin, etc, porque a institucionalidade democrática brasileira é forte. Cabe perguntar: a imprensa tem feito uma cobertura correta do governo Bolsonaro?

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Em primeiro lugar, JMB38 não é chegado à leituras. Em quase três décadas de obscuros e medíocres mandatos não teve coragem , capacidade cognitiva e “tempo” de ler a Constituição; nem ao menos o art. 5 e o 37! Que trata dos Princípios da Administração Pública.

    2. Bernardo Pereira

      Se vai ou não, não importa. Mas se quer, sou contra ele em tudo

  21. Alexandre Matone

    O governo brasileiro não pode e não deve usar dinheiro público para pagar por notícias de genocídios que não não têm nenhum cadáver! Isso seria irresponsabilidade para com o dinheiro público!

    Responda
    1. Waldo Assahi

      O governo brasileiro não pode e não deve pagar o filé mignon que bozo só dá para os filhotes e nem financiar o projeto autoritário da família miliciana, isto sim, Matone.

  22. MARCIO Gionco

    Os governantes aprendiam a entender a imprensa (que não é santa) e usá-la a seu favor. Acaabar com ela não era uma opção. Com as redes sociais hoje em dia, Bolsonaro está tentando descartá-la do jeito mais tosco possível. Resta ver como o eleitorado reage.

    Responda
  23. Alexandre Matone

    Desculpem lembrar, mas há dois dias a Folha publicou um factóide de maneira extremamente sensacionalista, montado por especialistas esquerdistas para se publicado pela mídia esquerdista militante, sobre uma gravíssima acusação de que Bolsonaro estaria cometendo "genocídio" contra índios brasileiros. Na matéria, no entanto, não havia o nome e nem dados localizatórios de nenhuma suposta vítima, e nem dados sobre onde estariam as valas comuns ou câmaras de gás. Como o Brasil pode pagar por isso?

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Wagner, um homicídio necessita obrigatoriamente de um cadáver. Um genocídio necessita de vários cadáveres! Onde estão?

    2. Alexandre Matone

      Definição de "factóide": "Um item breve ou trivial de notícias ou informações. Uma suposição ou especulação que é relatada e repetida com tanta frequência que é aceita como fato." - Fonte: Oxford.

    3. Alexandre Matone

      Fonte: "United Nations Office on Genocide Prevention and the Responsibility to Protect". A Folha não trouxe nenhum elemento que corrobore a gravíssima acusação de "genocídio". Continuamos aguardando.

    4. Alexandre Matone

      O genocídio foi reconhecido pela primeira vez como crime sob o direito internacional em 1946 pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Foi codificado como crime independente na Convenção de 1948 para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio(Convenção do Genocídio). A Convenção foi ratificada por 149 Estados (em janeiro de 2018). O Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) declarou repetidamente que a Convenção incorpora princípios que fazem parte do direito internacional consuetudinário.

    5. Alexandre Matone

      A palavra "genocídio" foi cunhada pelo advogado polonês Raphael Lemkin em 1944 em seu livro Axis Rule in Occupied Europe. Consiste no prefixo grego genos , que significa raça ou tribo, e o sufixo latino cide , que significa matar. Lemkin desenvolveu o termo parcialmente em resposta às políticas nazistas de assassinato sistemático do povo judeu durante o Holocausto, mas também em resposta a instâncias anteriores na história de ações direcionadas destinadas à destruição de grupos particulares ...

    6. Wagner Santos

      Genocídios nao precisam ter valas comuns ou câmaras de gás, podendo ser feito de maneira insidiosa. Nem é preciso que se mate milhares em povos com apenas dezenas de indivíduo. A queixa foi por sua omissão ao possibilitar estes ataques.

  24. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Títere tupiniquim. Resistiremos. Não podemos ser lenientes com o aparelhamento do Estado, pior até do que vimos pelo PT.

    Responda
  25. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Títere tupiniquim. Resistiremos. Não podemos ser lenientes com o aparelhamento do Estado, pior até do que vimos pelo PT.

    Responda
  26. Alexandre Matone

    "Lula cobra aprovação de lei para regular mídia Em reunião com Executiva do PT..." Na última reunião do ano com a Executiva Nacional do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta segunda-feira, 20, ao partido que se dedique a três prioridades no primeiro ano do governo de Dilma Rousseff: reforma política, marco regulatório dos meios de comunicação e programas para a juventude".- Vera Rosa, de O Estado de S.Paulo - 20 de dezembro de 2010

    Responda
    1. Bernardo Pereira

      A luta não é Lula x atual presidente. A luta é democracia x autoritários

    2. Waldo Assahi

      Nada impede que o presidente elabore projetos de regulação da mídia e os submeta às instâncias democráticas. Este que vc cita, por exemplo, dançou e ficou por isso mesmo. Mas, o boicote sistemático e a tentativa descarada de sufocar financeiramente a imprensa, inclusive com ameaças às empresas anunciantes, isto só mesmo o Ustra-boy dos minions ousou fazer.

    3. Wagner Santos

      É isso justifica qu e o Bozò faça dez vezes pior?

  27. Lisiane Vieira Ortiz Martinez

    Lembro de ver pela tv solenidade do STF e TSE em que o Ministro Toffoli e a Ministra Rosa Weber entregaram a Constituição Federal para Bolsonaro, simbolizando o dever de cumprimento. O problema é saber se ele leu algum artigo, pois eu acho que não. Expectativa infundada, afinal a paquera com a antidemocracia sempre foi praticada por ele. Indago Até quando?

    Responda
  28. Alexandre Matone

    "PT defende em resolução censura à imprensa, e Rui Falcão convida jornalistas a apoiar proposta. Exagero? Então leiam! Agora é para valer. O Diretório Nacional do PT divulgou uma resolução nesta sexta em que defende um 'novo marco regulatório das comunicações', que vem a ser o outro nome do 'controle da mídia', mera perífrase para se referir à censura. Eles são petistas e não desistem nunca. O governo Lula tentou, mais de uma vez, criar"...- Por Reinaldo Azevedo- 18 fev 2017. - veja.abril.com.br

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Reinaldo Azevedo é colunista da Folha.

  29. Arthur da Silva Costa

    A FSP esta colhendo o que plantou.Até calado o Presidente é criticado.

    Responda
    1. Paulo R Torres

      Crítica injusta, tirando os "xonados" por ele, que aclamam até flatulência, todos os demais brasileiros a m a m quando ele está calado.

    2. J L N

      Difícil, pois quanto está calado é um sábio.

  30. ANNA VALERIA LIMA

    Acho que socialistas e democratas não se regozijam com o que está acontecendo, não dá para aceitar que a Folha seja excluída de licitações porque isso fere princípios de isonomia e outros relacionados à liberdade de expressão, mesmo que se saiba o quanto criticaram e ainda, criticam os governos do PT. Cheguei a cancelar a assinatura da FOlha por ataques injustos ao Presidente Lula. Voltei a assinar e não me arrependo. Saber das opiniões e notícias interessa.

    Responda
  31. Moacir Fernandes

    A FSP decidiu ser oposicao aberta e declarada e agora tem que aguentar as consequências. É óbvio que o Bolsão vai se defender até o último suspiro. O que não dá pra entender é a FSP chorar as consequências do que plantou. Sempre ver o copo meio vazio em tudo que o governo faz e fez tem consequências. Espero que aguente.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Jornalismo que não se opõe é o de países totalitários. Ainda que fosse tendenciosa, pois na verdade apoia a pauta econômica, a lei exige que todo a veículos d e porte similar sejam tratados igualmente.

  32. RODRIGO BARRETO ALEIXO

    Mas nao era só tirar a Dilma? Sou assinante da folha e me entristeceu muito o comportamento parcial para derrubar o governo do PT. Naquela ocasião pouco importava o valor da democracia o mais importante era o projeto derrotado do PSDB/DEM. Erraram na mão, provocaram uma ruptura democrática (sem aquele argumento de que impeachment é um mecanismo da democracia) e elegeram um imbecil que é exatamente este ditador Colonizado.

    Responda
  33. Jose de Paula

    O Presidente diz que não lê a Folha de São Paulo. Sim, e qual o problema, o cidadão é livre para ler ou não ler o que quiser. Agora, como mandatário de um País com regime democrático, este não pode usar os poderes a ele conferido para perseguir, boicotar e arregimentar seguidores a prejudicarem uma empresa legalmente constituída e que honra seus impostos. Bolsonaro exorbitou dos seus poderes atropelando o princípio da impessoalidade e merece uma atenção do Judiciário e do Congresso Nacional.

    Responda
  34. Moacir Fernandes

    A FSP decidiu ser oposicao aberta e declarada e agora tem que aguentar as consequências. É óbvio que o Bolsão vai se defender até o último suspiro. O que não dá pra entender é a FSP chorar as consequências do que plantou. Sempre ver o copo meio vazio em tudo que o governo faz e fez tem consequências. Espero que aguente.

    Responda
  35. Maurício Serra

    Para eleger o psdb, seu partido dos sonhos, a imprensa liberal massacrou ininterruptamente o PT, ora pintando-o como extrema-esquerda, ora mentindo sobre ser autoritário ou uma ameaça à democracia. No fim das contas, assustaram tanto o povo que este elegeu Bolsonaro. Agora percebem o real extremismo, o real autoritarismo, a real ameaça à democracia. Quem pariu Matheus que o balance! Toma que o filho é teu!

    Responda
    1. Ivan Cunha

      A “imprensa liberal“ da qual a FSP que assino e leio faz parte, criaram com suas posturas parciais contra tudo que se referia a partidos progressistas, o “partido do ódio” que agregou todos os alienados apoiadores do tirano de plantão como os outros que votaram e o elegeram, alegando que era a única opção, por odiarem tudo que cheirava a PT. Valeu a pena? Hora de mea culpa reconhecendo o apoio indireto aos ministros da Economia e Justiça em simbiose fascista com a tirania de plantão.

  36. Carlos Mello

    Sou assinante da FSP a 25 anos. Vi de tudo aqui; a perseguição aos governos do PT era notória enquanto o PSDB se lambuzava em SP e nada. Lula e o PT nunca nem de perto fizeram tal gesto contra a Folha. Tenho certeza de que os editores chefe e os acionistas votaram nisso que está. Agora não reclame.

    Responda
  37. marilza abrahão

    Sou assinante da FSP desde 1980 por sempre ter sido o jornal mais próximo de minhas convicções políticas, pela qualidade de seus ariculistas de vários espectros ideológicos! Mesmo com seu comportamento execrável na guinada à extrema direita, na perseguição a um partido político, continuei assinante! Me entristece ver o jornal nesta situação, mas está colhendo o que plantou! Espero que Saiam desta com dignidade...

    Responda
  38. geraldo magela sobrinho

    Nunca a midia foi tão respeitada quanto no governo do PT que só recebeu em troca a perseguição midiática que mais uma vez se curva vergonhosamente ante esta ditadurazinha disfarçada que se instalou no Brasil. Vai pagar caro por isto.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Seu Matone, fazer leis e submete-las ao Congresso - que depois poderão ser ou não julgadas inconstitucionais pelo STJ, faz parte do jogo democrático. Dá para entender isso? Bueno... gado muge.

    2. Alexandre Matone

      "PT defende em resolução censura à imprensa, e Rui Falcão convida jornalistas a apoiar proposta. Exagero? Então leiam! Agora é para valer. O Diretório Nacional do PT divulgou uma resolução nesta sexta em que defende um 'novo marco regulatório das comunicações', que vem a ser o outro nome do 'controle da mídia', mera perífrase para se referir à censura. Eles são petistas e não desistem nunca. O governo Lula tentou, mais de uma vez, criar "… - Por Reinaldo Azevedo- 18 fev 2017. - veja.abril.com.br

  39. flavio pedrett

    A Folha ajudou a colocar Bolsonaro onde esta. Agora que a agua lhe bate no traseiro, rebela-se. Bem feito.

    Responda
    1. Jorge Alves

      Muito bem colocado seu comentário, a Folha está fazendo um excelente trabalho contra esse câncer chamado Bolsonaro, junto com o Intercept em expor essa arquitetura demoníaca elite mais bolsonaristas. Mas inegável que ela colhe o que plantou. Ela possui uma grande parcela de culpa do atual governo que está aí.