Ilustríssima > Assembleias criadas por sorteio podem aproximar cidadão das decisões Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Clarissa Lima

    Texto muito interessante! Pergunto-me até que ponto usar esse tipo de sistema pode ser uma solução para a democracia em si, considerando que me parece uma boa forma de reproduzir o "véu da ignorância" da Rawls... Creio que seria positivo ter legisladores que decidem sem pensar no momento posterior em que não mais o serão...

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      O texto é de fato muito interessante, assim como sua alusão à John Rawls. É preciso repensar as instituições neste momento de crise, mas sem deixar de ter em vista a necessidade de fazer reinar a justiça social, como Rawls preconizava.

  2. Nelson Oliveira

    Um dos textos mais esclarecedores sobre democracia que li recentemente. Trata do assunto teoricamente e oferece soluções na prática. Sim! é preciso começar a testar esses mecanismos alternativos e não concorrentes para melhor a representatividade, que está bem baixa e aumentar a participação cidadã. Parabéns! Me reportando a um outro comentário que li aqui: democracia de verdade não morde.

    Responda
  3. Vladimir Micheletti

    A Sílvia precisa ler o Georg Simmel (Sociologie... não existe em português), pois neste Simmel traz à tona um termo que explica muito bem sua "sociologie" - sociação. Esta categoria representa a socia-ação ou ato do indivíduo se socializar ou a ação deste indivíduo com o intuito de se socializar. Leia, só fará bem, Simmel não morde.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.