-
Ayer Campos
Este país 'triste e doente' (Mariliz) vai ter que se conformar em 2020 com um grão de esperança no mar de desatinos do bolsonarismo: a demissão de guedes por exaustão de seus artifícios de pantomimas e mentiras.
-
Antonio Catigero Oliveira
Nossos especuladores imaginam que é mais fácil lidar com um ditador, contanto que o dito-cujo entregue tudo$ de bandeja, como está acontecendo. Novo modelo econômico embasado na truculência misturada com fake news. Não me surpreenderia se visse alguns empresários "patriotas" afirmando que a terra é do formato de uma pizza...
-
Paulo Roberto Schlichting
Grande artigo. Repetindo Celso, a escalada autoritária está em curso e nossa democracia está sendo minada dia a dia. Só não enxerga ou concorda quem não quer.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
quando o psdb não aceitou a eleição de Dilma era p aceitar tb né? pq a fsp da espaço prá esses noias do facista ?
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
quando o psdb não aceitou a eleição de Dilma era p aceitar tb né? pq a fsp da espaço prá esses noias do facista ?
-
Franco Oliveira
O PSDB não aceitou e este foi o estopim para um processo de impeachment que paralisou o Brasil. Aqui não é o caso de defender Dilma, mas de aceitar que o povo erra ao votar ou vai dizer que a eleição de Bolsonaro foi um acerto? Acha que os Beatles surgiram para implantar o comunismo, que a terra é plana, que são as ONGs que incendeiam a Amazônia, que mulher feia não merece ser estourada ou que Ulstra é um herói? Pera aí gente!
-
-
Rogério de Mendonça Lima
Sem muitos mi mi mis. Queremos saber da herança maldita. Aceitar corrupção, só porque tem-se um capo de estimação? Toda democracia, nunca foi perfeita. Não é o caso. Nosso casso é de assalto ao erário publico, para enriquecimento próprio, e plano de poder absoluto.
-
roberto oliveira melo filho
"...todos os órgãos de imprensa que denunciem seus crimes." Bom, se comete crimes é bom que responda por eles. Todos eles. Não estamos no Estado de Direito, numa democracia? Guedes era e é um especulador do mercado financeiro. Nunca deu uma ideia ao processo de desenvolvimento econômico do país. E como nos mostra a realidade, negada por seus defensores, este governo se fez de um ajuntamento de "cabeças disponíveis" (e que cabeças!). E os militares se fingindo de mortos, mas ocupando mais poder
-
Igor Cornelsen
Ninguém acaba com a democracia, em nenhum lugar do mundo, sem o de acordo do alto comando das forças armadas. Não aceitariam o comando do capitão para esta aventura. Golpismo do Bolsonaro seria infantil. Por outro lato a esquerda só tem uma chance de voltar ao poder, pelas urnas. Agitação, arruaças, grevismo na América Latina sempre acabam mal para a esquerda. Já está na hora dos intelectuais de esquerda aprenderem.
-
Daniel Liaz
"Arruaças". Hahaha. Deixa pra lá. Sua afirmação sobre uma necessidade indispensável das forças armadas para.um regime autoritário já revela a obtusidade de visao das coisas.
-
-
Said Ahmed
ANTES da eleição: eu não posso falar pelos comandantes militares, respeito todos eles, mas pelo que eu vejo nas ruas, eu não aceito resultado diferente do que a minha eleição. DEPOIS da eleição: "General Villas Bôas, o que já conversamos ficará entre nós. O senhor é um dos responsáveis por eu estar aqui". Com ou sem eleição, o golpe já estava planejado e agora está consumado.E pelo que está subentendido, com ajuda das forças armadas.
-
Fábio Cesar Cristiano
Seu texto, articulista, independente de ser factual ou não, simplesmente fica em segundo plano, pois a estética e a clareza tornam-no saboroso.
-
CARLOS GUIMARÃ ES
Resultado de anos sem escolas de qualidade, o articulista ignora o significado de democracia e de liberalismo. Confunde liberdade de expressão com ameaças (alguém acredita mesmo que se Bolsonaro perdesse lideraria um golpe?), enfim falta de ensino e de leitura resultam nisso: gente que ñ entende e ñ consegue interpretar a realidade.
-
Carlos Gueller
O articulista tem doutorado na universidade de Oxford. Vc chama isso de falta de escola de qualidade? O que vc não entendeu da frase que menciona os comandantes quando B. disse que não aceitaria resultado adverso nas eleições? Daí ao cara conseguir dar um golpe é outra história, mas a frase é eloquente. Outra coisa: a liberdade de expressão existe até para proferir ameaças, reivindicar ditaduras, torturadores, etc, mas depois tem que assumir as consequências. Políticas ou jurídicas.
-
Said Ahmed
ANTES da eleição: "eu não posso falar pelos comandantes militares, respeito todos eles, mas pelo que eu vejo nas ruas, eu não aceito resultado diferente do que a minha eleição". DEPOIS da eleição: "General Villas Bôas, o que já conversamos ficará entre nós. O senhor é um dos responsáveis por eu estar aqui". Com ou sem eleição, o golpe já estava planejado e agora está consumado.E pelo que está subentendido, com ajuda das forças armadas.
-
-
PAULA MERIGO
Estamos vendo complacentemente a bestialidade autoritária
-
Hernandez Piras Batista
Uma coisa é certa: só mesmo Guedes e o empresariado mais estreito acreditam no liberalismo de Bolsonaro. Os maiores adversários de Guedes estão no governo. São os mesmos que lhe enfiaram a mais nova estatal, a NAV, goela abaixo. Ao contrário do que pensa o mercado, Guedes é um mero instrumento e com data vencida.
-
Marcelo Augusto Ribeiro de Lima
E o povo? Não conta? Só entra no discurso cansado da esquerda, o articulista" ignora o povo. Crime contra a democracia comete o autor do artigo ao atingir o Presidente democraticamente eleito. Chega a plagas freudiana ao não se conter: "presidente hadad" foi demais.
-
roberto oliveira melo filho
Diga-se, Haddad se grafa com H maiúsculo (nome próprio) e duplo d. Caso contrário, pode ser um outro qualquer...
-
Guilherme F
O neonazista que vc ajudou a eleger é "presidente", não "sua majestade imperial". Ser alvo de críticas é justamente parte da democracia. "Presidente Haddad" foi uma hipótese, seu desonesto.
-
Hernandez Piras Batista
"O Presidente Haddad" foi uma referência hipotética, é claro. Leia direito antes de enxovalhar.
-
-
Guilherme F
Só mesmo sendo muito bobinho para acreditar que pessoas dispostas a se aliar com um neandertal ressentido teriam alguma qualidade. Guedes e Moro são tão repugnantes quanto Bolsonaro; só que com um verniz de refinamento. São todos ratos da mesma estirpe, no entanto.
-
Daniel Liaz
Exatamente Guilherme. Pouco havia ouvido falar desse parea de Chicago até que ele apareceu nos planos do As.no. Mas já pensava: se topa uma aventura com esse tipo de traste, não deve ser grd coisa
-
-
Rogério de Mendonça Lima
Quanto à tão decantada "democracia", pelo articulista: Onde estava o mesmo quando por quatorze anos, a única " democracia existente no país era a do assalto aos cofres públicos. Que "democracia" era esta, que deixou uma he rança m aldita da maior crise já enfrentada pelo país com 13 milhões de desempregados? Ricos? Tavam juntos do PT no esbulho. Ou não? Óleo de peroba, meu caro.
-
Maria Isabel Martinez Pons
Rogério, me admira muito vc falar de 14 anos de assalto aos cofres públicos quando a polícia federal e demais instituições não sofriam interferência dos presidentes à epoca para apurar crimes e prender. Além do mais, como criticar governos anteriores por corrupção se esse governo tem base em candidaturas laranjas, rachadinhas e, o pior de tudo, é envolvido com o escritório do crime do RJ. Vcs, da direita, usam a corrupção para justificar os desmandos e favorecimentos aos grupos que interessam a
-
Guilherme F
Não seja tão desonesto. Nos governos petistas houve liberdade para protestar, insultar a presidente, fazer charge com acusação "por engano" contra Lula e ficou por isso mesmo. Criar um mecanismo destinado confessadamente a assassinar manifestantes é outro nível. E outra, mesmo que se considere que o fracasso econômico é "culpa do petê" e que de fato a corrupção foi relevante (a realidade tem mais nuances que isso), ainda assim é democracia. Ou todo país democrata é um paraíso?
-
-
Rogério de Mendonça Lima
Supondo que o escrevinho tenha razão, (até nas in trigas), vai um esclareci. ao artic. O governo que aí está com todos os "pecados", foi eleito pela maioria silenciosa, sabendo do que se tratava, não é novidade prá nenhum de seus eleitores. E foi aceito, porquê QQ "coisa" é melhor, (QQ coisa, viu?) que a quad rilha e seus assemelhados, que estiveram no poder por 14 anos. Como a econ. e o emprego, estão voltando aos trilhos, reeleição pela proa. Maioria meus caros. Aceita, mesmo doendo mais.
-
Maria Isabel Martinez Pons
Quem tem que aceitar que esse governo é ruim é vc, meu caro. Aliás, é um dos piores que já tivemos que está aí para lutar contra a corrupção dos outros, não a própria. E essa "luta" é só cortina de fumaça para acabar com as liberdades democráticas e impor seus interesses. Recuperação econômica?! Com PauloGuedes?! Só não rio pq é de chorar o que estamos vivendo. Além de estarmos com a economia combalida (e já são 3 anos de governo, viu?) nossa democracia está indo pelo ralo.
-
Maria Isabel Martinez Pons
Quem tem que aceitar que esse governo é ruim é vc, meu caro. Aliás, é um dos piores que já tivemos que está aí para lutar contra a corrupção dos outros, não a própria. E essa "luta" é só cortina de fumaça para acabar com as liberdades democráticas e impor seus interesses. Recuperação econômica?! Com PauloGuedes?! Só não rio pq é de chorar o que estamos vivendo. Além de estarmos com a economia combalida (e já são 3 anos de governo, viu?) nossa democracia está indo pelo ralo.
-
Guilherme F
Em momento algum foi dito que ele não foi eleito pela maioria. Quem chora contra resultados eleitorais desde 2014 é a direita. Não tem nada voltando aos trilhos, amigo. Os pobres estão ficando mais pobres e os ricos, mais ricos. O desemprego continua altíssimo, e o presidente do Itaú não faz muito tempo cometeu um sincericídio ao afirmar que está no patamar ideal. A promessa de retomada vem sendo feita desde 2016 e nada.
-
-
Thiago Lima
Votei em Haddad, mas sendo sincero, prefiro um Bolsonaro autoritário do que a política do neoliberalismo em vigor no Brasil ( engraçado como tentam confundir neoliberalismo com liberalismo)...
-
Guilherme F
Não entendi. Bolsonaro não está sendo neoliberal o suficiente? Ou vc está falando por hipótese?
-
-
Juliana Ribeiro
Li ontem uma nota da associação de empresários presidida por Lemann, o homem mais rico do Brasil, criticando duramente a postura antidemocrática de Bolsonaro. Não dá para acreditar piamente, mas penso que já estão com vergonha. É um início.
-
Guilherme F
Não é vergonha não. O problema não é o presidente ser antidemocrático, mas não ter sequer a fachada de democrata. Quando ele e seus lambe-botas falam esses absurdos os invest- errrm os aplicadores financeiros, melhor dizendo, têm receio de usar seu dinheiro para parasitar no país. Se o governo estivesse apenas empenhado a matar pobres em silêncio, não haveria reclamações. Portanto, a crítica é genuína, ainda que pelos motivos errados.
-
-
Marcelo Arias
Liberalismo, concorrência e mercado livre de Estado/Poder são conversa teórica da Classe Média com aspiração de riqueza que possuem premissas teóricas hipotéticas... isso NO ecxiste
-
maria gouvea
A elite brasileira, com Bolsonaro , despiu-se como nunca. Nenhum compromisso com o país sua população, apenas com seus ganhos...ao mesmo tempo revelou sua falta de educação, seu preconceito.. nunca vou esquecer dos risos cúmplices na hebraica, quando bozo chamava quilombolas de animais
-
maria gouvea
A elite brasileira, com Bolsonaro , despiu-se como nunca. Nenhum compromisso com o país sua população, apenas com seus ganhos...ao mesmo tempo revelou sua falta de educação, seu preconceito.. nunca vou esquecer dos risos cúmplices na hebraica, quando bozo chamava quilombolas de animais
-
reginaldo costa faria
Perdemos a democracia faz tempo analisando o passado recente. Somos governados pelo STF criando leis e com atirudes arbitrárias. Perdemos a democracia quando o povo não é ouvido na formação da leis. Perdemos a democracia quando o fundo eleitoral é claramente um assalto ao Tesouro.
-
Pietro Saldanha
Evitar o segundo mandato é preciso! Seremos provocados para o álibi da decretação do djavu de 64.
-
Pietro Saldanha
Evitar o segundo mandato é preciso! Seremos provocados para o álibi da decretação do djavu de 64.
-
Pietro Saldanha
Evitar o segundo mandato é preciso! Seremos provocados para o álibi da decretação do djavu de 64.
-
Gustavo Carvalho
A primeira versão do fim do artigo não foi para rir, foi para internar num hospício. Assim como PVC é a única pessoa que ainda acredita na competência de Mano Menezes, Celso Rocha Barros é o único que ainda acredita na integridade de Sérgio Moro. Porque até seus apoiadores radicais sabem do que ele é capaz, é só por isso o apoiam.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.