Comentários para:

O infame editorial

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. denise lucinda farag farage

    Não é verdade que Bolsonaro foi aclamado pela maioria da população brasileira - ele ganhou a eleição pela maioria dos votos- que não chega a ser 1/3 da população brasileira!

    Responda
  2. edson gama

    Como disse Winston Churchill, ideal comunista é pros 20 anos, depois dos 30 é burrice desmensurada...Pátria Amada Brasil!

    Responda
  3. jose alexandre fachini oliveir

    Duvido que o Sr. Fabio acredite no que escreveu, com certeza não terá coragem de dize-lo , é irracional,é mais um factóide q esse governo gosta de pulverizar .

    Responda
  4. Geísa Chagas

    Infame, injusta e leviana é a forma como a Folha é tratada, bem como outos meios de imprensa e jornalistas.

    Responda
  5. ricardo fernandes

    alguns errinhos aí: o governo bolsonaro tem poder exercido legalmente, mas não tem mais legitimidade. se uma nova eleição ocorresse hoje, ele não ganharia mais, porque boa parte do seu eleitorado só agora enxergou a besteira que fez. em segundo, liberdade de imprensa pressupõe que um jornal possa expor sua opinião livremente, e quem não gosta delas precisa aprender a conviver com isso . em terceiro, quem autorizou esse puxa-saco falar em nome do povo brasileiro?

    Responda
    1. Weimar Donini

      Esse é o principal motivo pelo qual defendo o sistema parlamentarista para países como o nosso, em que os chefes de governo estão sempre na corda-bamba. Teremos que engolir o desgoverno por mais 3 longos e tenebrosos anos, no mínimo. Fôra parlamentarista o Gabinete cairia e, de pronto um novo governo com mais representatividade assumiria, sem traumas, sem golpes, sem impeachments.

  6. edson gama

    Infelizmente, são muitos os brasileiros que sabem ler, mas... fazem exegeses à deriva! Esse Governo vai consertar ISSO! Pátria Amada Brasil!

    Responda
  7. edson gama

    Observe se! Watch! "...estoria..." SEM H!

    Responda
  8. Renan Pedroso

    O editorial não foi desrespeitoso. Todavia, mostrou o quanto Bolsonaro tem sido desrespeitoso com o cargo que ocupa. Ninguém liga que tenha tido muitos eleitores em 2018. Eleição não é cheque em branco num Estado democrático. O presidente, lamentavelmente, não entendeu que não deve governar para seus apoiadores, mas para todos os brasileiros, incluindo seus opositores e críticos.

    Responda
  9. edson gama

    Apoio da maioria expressiva dos brasileiros: "No seu afã de prejudicá-lo, as matérias fantasiam estórias, dão respaldo a mentiras e tentam impor ao leitor sua visão caolha, retrógrada e pessimista com a situação política, econômica e social do Brasil. Isso, definitivamente, não é jornalismo. É leviandade e autoritarismo".

    Responda
  10. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    Respostas totalmente irreais,fora da razão, Bolsonaro está com uma aprovação em torno de 25%,vê próxima pesquisa, nao tem nem metade do apoio que tinha há 12 meses...42 % o consideram ruim ou péssimo e em Sao Paulo nao tem mais o apoio que possuía.

    Responda
  11. MAURO JOSE CAVALETTI

    O editorial "Fantasia de imperador" é perfeito em todos os sentidos. Descreve objetivamente o presidente e seu governo.

    Responda
  12. Roberto Dias Pereira

    Acho que é presidente infame que desrespeita cargo da presidência da república e não o editorial infame que desrespeita o cargo de presidente.

    Responda
  13. vanderlandi duarte

    Tinha cancelado assinatura do jornal, que mantive por mais de 18 anos. Voltei com a assinatura na sexta-feira , porque esse tipo de gente, não podemos tolerar as mentiras que diariamente reproduzem nos canais amigos ou nas redes.

    Responda
  14. Sandro Carvalho

    #CiroGomesPresidente2022

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Dani, Ciro passou a não prestar para o PT pelo simples motivo de seguir independente. Chega dos mesmos.

    2. Daniel Liaz

      É Sandro, gosto do Ciro. Só lamento a postura dele nos últimos tempos, que variou entre a omissão e o suicídio político

    3. Weimar Donini

      Presidente da França? Não é melhor concorrer a prefeito de Paris?

  15. MAURO JOSE CAVALETTI

    Disse bem: "A liberdade de expressão e a liberdade de imprensa são sólidos pilares da democracia em qualquer lugar do mundo, e especialmente no Brasil e seu recente processo político." Avise o Presidente então pois ele é autoritário e não aceita verdades.

    Responda
  16. Nelson Franco Jobim

    Mais um assessor medíocre e incompetente deste desgoverno. Pobre Brasil!

    Responda
  17. Stephania Alvarez

    boiei

    Responda
  18. Sandro Carvalho

    Argumentos superficiais e rasos como um pires, os do senhor Wajngarten. Destaca o articulista o quanto de votos Bolsonaro recebeu, mas esquecendo-se que a mesma popularidade que fez dele o presidente, a cada dia que passa diminui por toda a parte e já desaba no geral. E o que quer com seu texto falacioso publicado aqui se o chefe dele não quer o gueto e os anunciantes lendo a Folha? Ler não pode, mas escrever pode? Que esquizofrenia é essa? Vocês, do governo, são mesmo uma piada.

    Responda
  19. Antonio Marcos Mendes Augusto

    Esse Fábio Infame, remunerado com os impostos que pagamos, usa seu tempo para defender o indefensável. Todos estamos vendo o favorecimento descarado que a milícia está dando ao SBT e à Record, que em troca estão fazendo um jornalismo chapa branca.

    Responda
  20. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Impressiona o comportamento doentio, irresponsável, maquiavélico e diabólico das pessoas que fazem parte do grupo próximo do presidente Bolsonaro. Essa gente existia no Brasil, agora sabemos.

    Responda
    1. Weimar Donini

      Pois é. É o tal "ovo da serpente" que descascou. Aliás, a serpente é muito fértil. Está sempre ovulando. Por isso os verdadeiros democratas têm de estar sempre vigilantes, atentos, ligados!

  21. Daniel Castro

    Coloca a agência de checagem de fatos para conferir esse texto ai e não sobra nenhuma paragrafo. É muita desonestidade intelectual num texto só. Lembrando que a popularidade tá lá embaixo e o pessoal falando em quantidade de votos.

    Responda
  22. Alexandre ROCHA

    Isso é uma defesa ou uma ameaça?

    Responda
  23. Anna Paula Ayres Seabra

    quem quer respeito, dá respeito! o infame ocupante da presidência, desde sempre se concentra em atacar todos que não dizem amém a seus delírios.... e quem diz amém não está fazendo jornalismo e sim propaganda! parabéns Folha!

    Responda
  24. Anna Paula Ayres Seabra

    quem quer respeito, dá respeito! o infame ocupante da presidência, desde sempre se concentra em atacar todos que não dizem amém a seus delírios.... e quem diz amém não está fazendo jornalismo e sim propaganda! parabéns Folha!

    Responda
  25. roberto oliveira melo filho

    Gostaria de saber quais parâmetros este senhor, para mim um completo desconhecido, pautou sua "análise"? Quem usou, usa e continuará usando linguagens impróprias é justamente quem ele deseja, como um capacho, defender a todo custo. Demonstrou, em verdade, sua pobreza vocabular, ao manifestar suas "ideias", pois repetiu, ad nauseam, leviandade e autoritarismo. Aliás, se querem mesmo usar algum rigor, quem tem sido leviano e autoritário é exatamente isso que aí está (dando certo?).

    Responda
    1. Marcia Spadinger Silveira

      Concordo!

    2. Stefano Domingues Stival

      Leia a reportagem de André Barrocal no primeiro de maio, sobre este "senhor", e Meyer Nigri, e quejandos. Ele deixou claro, neste artigo, o quanto este Wajngarten e seus companheiros são brasileiros. A história do whatsapp está no ar, senhor Wajngarten!

  26. Leandro Aranha Ferreira

    Para quem ele pensa que está escrevendo? Que vergonha!

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Ele sabe para quem está escrevendo, amigo, ele sabe bem. Sombrio, é a única palavra.

    2. Sandro Carvalho

      Para o gado, obviamente. O gueto não assume, mas gosta de ler a Folha.

  27. Wilerson Bessa

    Parabéns à Folha por dar voz a todos. Publicar tal opinião só reforça o compromisso do Jornal com a democracia.

    Responda
  28. Victor Henriques

    Goebbels está perdendo a paciência contra os insolentes

    Responda
  29. Luiz Paulo Santana

    Pensei que fosse dizer algo que acrescentasse ao debate. Mas, não. Apenas assestou acusações e ofensas, sem responder ao conteúdo do editorial. Também, não tem como: basta as afirmações do sr. Jair Bolsonaro para perceber que a FSP demorou para colocar em editorial a sua indignação. A imprensa conservadora, a meu ver, é elitista e promoveu, sim, com outras forças, o linchamento de governos petistas. Foi coautora do impedimento da ex-presidente. Mas, isso o nosso porta-voz não falaria.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Os governos petistas lincharam-se a si mesmos!Nada fizeram pelos trabalhadores,nada pela reforma agrária e nem pela justiça tributária,debilitaram a saúde e educação públicas(Ver PISA),governaram com os maiores juros do mundo,deram comida ao povo carente para obter votos e não deram onde fazer cocô,legando-nos um país repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Os governos petistas lincharam-se a si mesmos!Nada fizeram pelos trabalhadores,nada pela reforma agrária e nem pela justiça tributária,debilitaram a saúde e educação públicas(Ver PISA),governaram com os maiores juros do mundo,deram comida ao povo carente para obter votos e não deram onde fazer cocô,legando-nos um país repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  30. Nelson Vidal Gomes

    É dificil sabermos num cenário de desentendimento,quem agrediu ou desrespeitou primeiro.É triste para todos nós assistirmos a esse quadro,sem precedentes em nossa história,de tamanha animosidade entre um dos maiores veículos de comunicação e o chefe do Executivo Federal.A quem estará faltando sabedoria para conciliar?Certo,porém, é que em nenhum outro lugar do mundo,um jornal transformaria em seu colunista,o principal opositor do Presidente eleito nas últimas eleições.Não há registro disso!Deus!

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      E mais; não esqueça que, ninguém menos do que o ministro da Economia , afirmou ao tal Bebianno ter havido, pelo menos, uns 5 ou 6 encontros do São Moro (ainda enquanto juiz) com o (ju)mito antes da data da eleição. É curioso isto não te surpreender e indignar !

    2. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Engraçado você achar estranho a Folha dar lugar a uma coluna (bem pequena, por sinal) a Fernando Haddad ! E o que dizer, então, de um juizeco (que está, na verdade, muito mais pra justiceiro), que tira um candidato da disputa eleitoral (em uma sentença com inegável viés politico) e aceita integrar o ministério de um candidato que venceu a eleição, grandemente em decorrência da sentença do juizeco ! (atualmente, completamente desmascarado) Sobre isso você nada diz !

    3. Paulo Valle

      Me admira que vc gaste todo este tempo e espaço para tergiversar, sem fazer sequer um gesto de reconhecimento de que colaborou para eleger um neofascista, sob o pouco convincente argumento do antipetismo.

  31. Nelson Vidal Gomes

    É dificil sabermos num cenário de desentendimento,quem agrediu ou desrespeitou primeiro.É triste para todos nós assistirmos a esse quadro,sem precedentes em nossa história,de tamanha animosidade entre um dos maiores veículos de comunicação e o chefe do Executivo Federal.A quem estará faltando sabedoria para conciliar?Certo,porém, é que em nenhum outro lugar do mundo,um jornal transformaria em seu colunista,o principal opositor do Presidente eleito nas últimas eleições.Não há registro disso!Deus!

    Responda
    1. Weimar Donini

      "Não há registro disso! De us!" Tirante o Santo Nome em vão, folgo em saber que você está tentando ser mais racional em suas colocações. Ademais, registros existem sim. E bem perto. Aqui mesmo. Informe-se melhor. Se não conseguir localizar posso até ajudar. Mas, por favor, tente!

  32. Maria Thereza Bosi de Mgalhães

    "infame, injusto e leviano" - uma boa forma de definir o governo Bolsonaro.

    Responda
  33. Maria Thereza Bosi de Mgalhães

    "infame, injusto e leviano" - uma boa forma de definir o governo Bolsonaro.

    Responda
  34. JOAO ANTONIO FACCIOLI

    A Folha de São Paulo, como de costume, abriu espaço para a resposta, coisa que o atual governo não faz, apenas ataca e não permite o direito de resposta. A resposta trazida é tão leviana quanto as atitudes do atual Presidente, o qual merece respeito pelo cargo que ocupa desde que atribua a essa cargo o respeito devido, o que não vem acontecendo. Infelizmente, penso que teremos 04 anos de mentiras vindo de Brasília. Lamentável.

    Responda
  35. LUIS CARLOS PASCHOARELLI

    Respeito? Tem que se dar o respeito!

    Responda
  36. fabio cavalcante

    O "chefe" não disse que ele não.iria ler mais a Folha de São Paulo e sugeriu aos integrantes do governo para também não lerem? Essa resposta ao editorial da Folha de São Paulo, contrário o "chefe" e nesse governo quem minimamente contrária o chefe e demitido e está sujeito a vinganças do "chefe" dos filhos do "chefe" e também do mordomo do "chefe" o "Ministro da Justica" Sergio "paladino da justica" Moro que agora tem na antes independente e eficaz PF seus atuais serviçais.

    Responda
  37. Eva Mazini

    Quem desrespeita o cargo é o próprio presidente e seu governo. Desrespeita a democracia com ameaças de medidas repressivas(AI 5) e boicotes a meios de comunicação. Triste momento!

    Responda
    1. Aidil Oliveira Teixeira

      O senhor secretário não passa de um bajulador e que coloca seu chefe na posição de democrata. Não rebateu as fortes observações da folha porque não tinha o que dizer e aproveitou para lembrar expressiva votação q recebeu o chefe esquecendo-se q a conta já está abaixo da metade .A folha deu uma lição abrindo seu espaço. São quase cem anos de história e ,muito antes disso ,a história do atual ocupante da presidência estará sendo contada em folhetins .

    2. Aidil Oliveira Teixeira

      O senhor secretário não passa de um bajulador e que coloca seu chefe na posição de democrata. Não rebateu as fortes observações da folha porque não tinha o que dizer e aproveitou para lembrar expressiva votação q recebeu o chefe esquecendo-se q a conta já está abaixo da metade .A folha deu uma lição abrindo seu espaço. São quase cem anos de história e ,muito antes disso ,a história do atual ocupante da presidência estará sendo contada em folhetins .

  38. Eva Mazini

    Quem desrespeita o cargo é o próprio presidente e seu governo. Desrespeita a democracia com ameaças de medidas repressivas(AI 5) e boicotes a meios de comunicação. Triste momento!

    Responda
  39. roque alves

    Doutor Fábio Wajgarten ,meus respeitos,mas um governo que ataca a imprensa e a oposição de modo feroz e desrespeitoso (e isso desde as eleições) não merece credibilidade,por mais que o Sr. Wajgarten faça uso desse espaço nobre da Folha ,igualmente de modo raivoso ,para defender o governo BOZO. BOZO é indefensável.

    Responda
  40. Sandro Carvalho

    OK, senhor Fábio Wajngarten, o seu desabafo foi publicado. Agora volte ao Brasil real no qual Bolsonaro é apenas um acidente eleitoral que não mais se repetirá. Enquanto você se enrola nas palavras como o antigo e mui cômico personagem do grande Chico Anysio, o Rolando Lero, o editorial da Folha foi impecável ao descrever os fatos como eles são.

    Responda
  41. fernando borja

    Repeito as urnas nos ja perdemos a algum tempo,o comeco foi o golpe que esse atual governo deu na Presidente Dilma ,democraticamente eleita!

    Responda
  42. lucia helena paludetto

    Infame é o governo atual e seus ministros.

    Responda
  43. fernando borja

    Repeito as urnas nos ja perdemos a algum tempo,o comeco foi o golpe que esse atual governo deu na Presidente Dilma ,democraticamente eleita!

    Responda
  44. NACIB HETTI

    Alguns órgãos da imprensa, principalmente televisão, estão penando com falta de publicidade do governo, trazendo alguma insatisfação. Claro que não é o caso da FSP.

    Responda
  45. Helber Gonçalves

    O Sr Fábio Wajngarten tem muita habilidade com o gênero literário fantasia nos seus escritos, também deve ter doutorado em terraplanismo como os birutas autoritários que ele defende. Artigos assim é impossível contra-argumentar, ainda assim a Folha mostra um espírito republicano, democrático abrindo seu espaço.

    Responda
  46. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Infame é o desgoverno de mente que estamos vivendo. A manifestação do funcionário do planalto, talvez o ocupante do cargo de presidente não tenha condições intelectuais de escrever um texto, só comprova o acerto do Editorial.

    Responda
  47. denise teixeira

    O presidente chuva-de-ouro, come-gente, é quem rebaixa o cargo. E precisa rebaixar: de outro modo não lhe serviria.

    Responda
  48. Jorge Silva de Souza

    Engraçado alguém dessa administração falar em postura e compostura. Aliás, o presidente já aprendeu o que é "Golden shower"?

    Responda
  49. Jorge Silva de Souza

    Engraçado alguém dessa administração falar em postura e compostura. Aliás, o presidente já aprendeu o que é "Golden shower"?

    Responda
  50. ADRIANA QUEIROZ

    Infame é o ser que ocupa, provisoriamente, a presidência da respública e todo seu séquito, incluindo o autor da matéria. Infame foi o processo que, com apoio da mídia, levou a sua eleição. Infame é o que o Brasil se tornou desde o golpe de 2016, a reforma trabalhista e da previdência, a proposta de excludente de ilicitude, a MP 905, falar em AI5, os incêndios na Amazônia, o óleo nas praias, o genocídio em curso...Infame é não sabermos, passado tanto tempo, quem mandou matar Marielle!

    Responda