Educação > Alunos de elite do Brasil têm performance pior em leitura do que pobres de outros países Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Bruno Silva

    No BR abre-se igrejas quase todos os meses, enquanto q salas de aulas são fechadas e os alunos convivem no espaço semelhante a enlatados de sardinhas (apertado, tudo misturado e vc nem sabe direito o que tem dentro) - ao menos é assim aqui no estado de SP onde se tem 40 alunos num espaço de + ou - 8m2 - agora, além dos alunos, tem mesas, cadeiras e armários. Não precisa de milagre, coloca no máximo 25 alunos por sala e verá a diferença no ritmo de aprendizagem.

    Responda
  2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Não há dúvida de que a educação brasileira segue patinando. Mas tirar essa conclusão apenas pelos resultados do PISA é questionável. A provocação dá nome ao livro dos franceses Bertrand Daunay e Daniel Bart (Pode-se levar a Sério o PISA?). Para a dupla, do ponto de vista didático e científico, a resposta é um corpulento "não". Daunay, professor da Universidade de Lille, Rodrigo Ratier.

    Responda
  3. Priscilla Terhaag Merencio

    No Brasil, o livro mais lido é a Bíblia. Isso diz muito. O nível cultural das pessoas, inclusive das classes mais altas, é muito baixo.

    Responda
  4. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    A sabedoria é a subordinação do saber ao interesse humano e não ao próprio interesse do saber pelo saber e muito menos a interesses parciais ou de certos grupos humanos. Anísio Teixeira

    Responda
  5. Paolo Valerio Caporuscio

    Não é só somente na Educação que é pior,é em todos os assuntos.

    Responda
  6. Paulo Haroldo Ribeiro

    Não surpreende esse resultado, já que o brasileiro faz questão de não ler nada, a não ser mensagens curtas e mal escritas no WhatsApp, e se você fala alguma coisa, já vem a resposta mais ridícula que pode haver, que é "deu pra entender, não deu?". Aí é só sentar e chorar.

    Responda
  7. wilson kfouri

    O abobado Weintraub fala e escreve errado o português, é um filho desnaturado que ,junto com o irmão Arthur, tentou interditar o pai,foi um péssimo aluno universitário e deu a desculpa que este insucesso se deveu à separação dos pais e na época ele tinha APENAS 26 anos...

    Responda
  8. Julio Shiogi Honjo

    Não se esquecer que nos países desenvolvidos, além dos trabalhadores receberem salários dignos, algumas vezes mais do que o nosso salário mínimo, têm seus filhos cursando ensino fundamental e médio em escolas exclusivamente públicas, isto é de graça, pois inexistem instituições privadas nesses graus. Independentemente da classe social recebem o mesmo tipo de ensino.

    Responda
  9. Alexandre Matone

    Um país que serve café, almoço, dois lanches e jantar para um preso por crimes diversos, e um biscoito de água e sal com Ki-suco para uma criança na escola, não pode ser levado a sério...

    Responda
    1. wilson kfouri

      Enquanto Haddad como prefeito ganhou prêmio das Organizações Bloomberg disputando com centenas de cidades com o programa " Ligue os Pontos" que promoveu fornecimento de alimentos orgânicos nas merendas o prefeito Doria tentou fornecer ração tipo Farinata para os alunos das escolas municipais...

  10. biozziBR Elisabeth

    Brasileiros não têm noção de matemática. O ministro da educação usou 3 chocolatinhos em 100 para representar 30%.

    Responda
  11. Alexandre Matone

    Leia, interprete e explique o texto: "Eu sou uma Jararaca". Resposta: "O sujeito explicou que ele é o cara mais honesto do mundo, e a esperança do País". É isso!

    Responda
    1. wilson kfouri

      Enquanto Lula é entrevistado pelo The Guardian,Bolsonaro e seu lacaio Moro dão entrevistas para o Ratinho e o psicopata miliciano chega ao cúmulo de fazer" retrospectiva do futuro do Brasil " e seu lacaio erra no português falando" conge", " haviam provas" ," câmera municipal" etc

    2. biozziBR Elisabeth

      Esse troll sempre passando recibo.

  12. LEONARDO FERREIRA FARIAS CUNHA

    Mesmo com as ressalvas que se pode fazer às avaliações de larga escala, o Pisa revela um problema estrutural. Todavia, é importante perguntar: há quanto tempo de fato o Brasil valoriza a educação? 30 anos?! A escola se tornou mais acessível, como nunca antes, mas falta melhorar a qualidade, o que não será alcançado sem investimento no profissional professor. O governo de turno não aponta neste sentido, aliás o ministro da educação não gosta de professor, nem de Universidade, é claro.

    Responda
  13. elias silva

    Pudera... a maioria dos eleitores do demônio não leem...

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      É você um pouco de razão... Aproximadamente 1/16 de acerto... Nós tivemos muitos anos de demônios no poder, foram cerca de 13 anos de canhotos phethebas, 2 anos de pmdebistas e quase um ano de bolsonaristas. E não me venha dizer que os outros governos não tiveram culpa por essa situação...

  14. Dartagnan Santos

    A "elite" mais ignorante e mau-caráter da humanidade continua a mesma, embora a cada dia pior.

    Responda
  15. Alexandre Matone

    Para que estudar em um país onde os mestres e doutores em Filosofia idolatram um semi-analfabeto e uma coletora de ventos? Um país onde quem estuda fica desempregado e os filhos de Jararaca se tornam megaempresários; mesmo aquele que limpava cocô de girafa no zoológico? Um país onde os valores são totalmente invertidos, e a mídia ajuda a pervertê-los?

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Wilson Kfouri, você não é "globalista"? Você não se considera um cidadão do "globo terrestre"? Então, que papo estranho é esse de defender nacionalismos?

    2. Alexandre Matone

      Wilson Kfouri, meus filhos não são cidadãos israelenses, e portanto não pretendem servir lá o exército.

    3. Marcelo Abóbora

      "Um país onde os valores são totalmente invertidos, e a mídia ajuda a pervertê-los?" Papinho de fascistangélico. "um semi-analfabeto e uma coletora de ventos?" Realmente, agora, com um miliciano terraplanista e um maestro que diz que rock é satânico, nós temos muita erudição no poder

    4. wilson kfouri

      Errata: formam uma família que coloca...

    5. wilson kfouri

      Matone seus filhos estudam em Israel e devem servir o exercito de Israel ou seja vcs formam uma família que colocam a religião acima da nacionalidade..

    6. wilson kfouri

      Difícil e ter um presidente miliciano psicopata que faz" retrospectiva do futuro do Brasil" e um ministro da Educação abobado que confunde Kafka com cafta...

    7. Alexandre Matone

      Hernandez, "verdade", para os petistas, é um conceito muito "subjetivo", que depende muito da "narrativa". Por exemplo, para eles, neste exato momento, Bolsonaro estaria cometendo um "genocídio de índios", mesmo não havendo nenhum cadáver. Esse é o tipo de "verdade" que você representa.

    8. Hernandez Piras Batista

      Que discursinho mixuruca, meu Deus! É pelo fato de pessoas pretensamente educadas tirarem este tipo de proveitosinho político-partidario de nossas tragédias educacionais que até os ricos neste país tem um desempenho pífio neste campo. E não é um notório difusor de notícias falsas que pode nos dar lições a este respeito.

    9. Marli Moras Garcia

      É preciso sim melhorar - e muito - a educação no Brasil para que nunca mais se eleja alguém com um nível tão baixo como o do atual presidente do país, cujos apoiadores defendem que a terra é plana, entre outras aberrações.

    10. Alexandre Matone

      Minha filha mais velha estuda em universidade israelense. Meu segundo também estuda em Israel.

    11. Alexandre Matone

      Vinícius, Weintraub estudou na GV. Lula e Dilma estudaram onde, mesmo?

    12. Vinícius Novais

      Deixa de mimimi, Alexandre! Acaso você não dará instrução a seus filhos (caso os tenha) porque o destino do brasileiro é tão inevitável rumo ao abismo assim? Poupe-nos de chorumelas. Uma coisa é certa: os fanatismos encontram seu antídoto na educação. E se é verdade que vamos mal de educação básica, não é mentira que melhoramos, em alguns aspectos, quanto à educação superior. Você é capaz de reconhecer? Na torcida pra que Weintraub, leitor assíduo de "Cafta", promova a educação de nosso país!

  16. Alexandre Matone

    Aguardo, curioso, para saber qual tipo de malabarismo cognitivo os bacharéis em filosofia da Folha irão produzir para convencer seus leitores de que "uma década" de ensino péssimo seria culpa do "maldoso" Bolsonaro! E que só com a volta de Jararaca poderemos reverter essa ignomínia.

    Responda
    1. wilson kfouri

      Tivemos um ministro da Educação bacharel em Direito,mestre em Economia,doutor em Filosofia criador do Ideb,Fundeb,Sisu, Prouni,Pronatec e Proinfância ações que somadas a construção de 18 universidades,171 câmpi universitários e 242 escolas técnicas possibilitaram o ingresso de milhões de brasileiros de baixa renda nas universidades,cursos profissionalizantes e creches. Hoje temos um ministro que confunde Kafka com cafta,escreve" paralisar" e " insitar " ,se atrapalha com porcentagens ...

  17. Maurício Serra

    Isso era óbvio. Quando vc vê um riquinho dizendo que é conservador nos costumes e liberal na economia vc logo percebe que ele nunca leu um livro na vida. Ou não sabe interpretar texto. Quem não sabe o que é liberalismo, que tem 300 anos, nunca leu!

    Responda
  18. Marcelo Afonso Oliveira

    O recorte socioeconômico do PISA pega a classe média alta junto com a elite. Mas os filhos da "elite" mesmo, não estudam no Brasil. Ou se estudam, são poucos anos e vão para fora logo.

    Responda
  19. HUMBERTO M ALMEIDA

    Não por acaso a elite aceita essas sumidades que temos hoje a frente da Educação e Cultura desse país. Parabéns a elite brasileira. Viva a ignorância!

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Maurício Serra, você está "torcendo" os números... Onde está essa melhoria "significativa" que você aponta ? No ano 2000 a pontuação média em Leitura era de 396 e 2015 "saltou" para 407... Um aumento "estupendo" de 11 pontos, menos de 3% em 15 anos. Outros países quase dobraram esse índice nesse período. Pode ser phetheba, mas não seja tendencioso (ou mentiroso).

    2. Maurício Serra

      Veja a evolução a partir de 2003. Lembre-se que antes tínhamos um governo neo-liberal, óbvio que não teve melhoria.

    3. Orlando Sampaio

      Bom foram os últimos 25 anos, com sociólogos e “especialistas” que nos levaram para a posição que estamos no PISA.

  20. Artur WAGNER

    E alguém ainda acha que neste lugar o fato de você ser rico lhe faz inteligente . As pessoas ainda acham que quanto mais rico, mais capaz. Santa ignorância. Este lugar não ruboriza por nada. Em países orientais as pessoas sentiriam vergonha de um mal resultado. Aqui...nem aí..

    Responda
  21. Artur WAGNER

    E alguém ainda acha que neste lugar o fato de você ser rico lhe faz inteligente . As pessoas ainda acham que quanto mais rico, mais capaz. Santa ignorância. Este lugar não ruboriza por nada. Em países orientais as pessoas sentiriam vergonha de um mal resultado. Aqui...nem aí..

    Responda
  22. JOSÃ CARLOS FIGUEIREDO FIGUEIREDO

    Tem lógica!

    Responda
  23. Marcelo Bondioli

    Sabendo que a maioria dos pais desse povo está entre os 57 milhões, o resultado não me surpreende. É exatamente nesse nicho que se encontram também os olavetes, e portanto a sumidade intelectual que se apossou dos ministérios.

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Maurício Serra, você está "torcendo" os números... Onde está essa melhoria "significativa" que você aponta ? No ano 2000 a pontuação média em Leitura era de 396 e 2015 "saltou" para 407... Um aumento "estupendo" de 11 pontos, menos de 3% em 15 anos. Outros países quase dobraram esse índice nesse período. Pode ser phetheba, mas não seja tendencioso (ou mentiroso).

    2. Maurício Serra

      Waldir, veja quando foi o único período de melhoria significativa.

    3. Waldir Luiz

      Marcelo, concordo com você quanto aos Olavetes, tem que isolar esses malucos, mas temos que agradecer essa vergonha educacional as políticas do PT em especial ao Lula (ex-presidiário) Dilma (estoca vento) e ao Haddad (ciclovia a R$ 600 mil o km). Eles não estão nem aí com os pobres que estão pagando a conta com os filhos no sub-emprego ou desemprego. É uma pena para eles e para o Brasil.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.