Hélio Schwartsman > Bolsonaro apequena a Presidência Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Bolsonaro apequena tudo o que não consegue controlar.
Nunca tive tanto asco por uma pessoa como eu tenho para com esse senhor...espero que ele viva até os 100 anos para ver o estrago que vai deixar na população brasileira e no paÃs.
Vai passar nessa avenida um samba popular...êta Chico Buarque...passado presente e futuro em uma única canção !!!
Excelente! Mil lilkes!
Engrandece os fazendeiros,madeireiros e milicias!!!
Hoje o Hélio se superou. Aplausos.
O que nos assusta, não são os atos/gestos/grosseria/perseguições feitos pelo presidente. O que chama a atenção é que seus seguidores o apoiam in totum. Não se vê uma pequena crÃtica, uma pequena opinião contrária e/ou um decepção por alguma coisa. São adorados: Lula, por seus seguidores, e Bolsonaro por seus fiéis.
IncrÃvel que temos que ler que a culpa por ele ser eleito foi do PT. Havia outras opções menos pior que o atual mandatário. Até o atual governo nunca vi tanta bagunça nas escolhas de seus ministros, despreparados e pior, hibernaram por todos estes anos desde o fim da ditadura. Agora acordaram e acham que suas idéias brilhantes estão em alta.
Infelismente boa parte dos brasileiros têm adoração pelo que não presta.
Bolsonaro nunca seria presidente se não houvesse o PT, e o assalto às empresas públicas para manter um projeto de poder. Ele é mera consequência, e não deveria merecer tamanha importância.
Ele nunca seria presidente se tivéssemos eleitores que soubessem que a corrupção não foi inventada pelo PT, que o toma-la-dá-cá esteve presente em todos os governos, que os tucanos é que inventaram o mensalão e que propinas nas obras do metro/CPTM aos tucanos são antigas de 40 anos. Entre um professor universitário, honesto, ótimo administrador, preferiram um mentecapto miliciano. E a imprensa, agora indignada, foi sempre a mentora da demonização do PT. Deu no que deu.
Bolsonaro nunca seria eleito se não houvessem indivÃduos tão im.becÃs que acham que a opção ao PT é um ener.gumeno asque.roso como Bolsonaro. Haviam outros candidatos mas esse povão escolheu logo o mais imbe.cil de todos.
A cultura é importante na percepção do público e privado. O exemplo recente do PT continua vivo. Atualmente, as aberrações delirantes tornam o personagem alheio à realidade.
Mediocridade enraizada numa participação parlamentar que nada acrescentou ao paÃs, esse ocupante da presidência, em quase trinta anos de congresso, só conseguiu uma coisa: arrumar-se na vida juntamente com os filhos. Sem nunca terem feito alguma coisa produtiva na vida, são todos de classe média alta, bem arranjados, exclusivamente à custa de polÃtica! Mas na hora “h”, nem são polÃticos! Vê se pode tanta desfaçatez!
Hélio Schwartsman foi preciso ao descrever o comportamento abominável do presidente da República, que apequena a Presidência e também a mim causa vergonha de ser brasileira! Espero que nossa democracia resista, para que se cumpra a desejada alternância no poder e que se realize a esperança de que "ele, a exemplo de outros que o antecederam, passará."
O artigo traz questões fundamentais: o compromisso com a democracia não é pressuposto constitucional do exercÃcio da presidência em uma regime democrático? Ate que ponto a democracia deve dar abrigo a atitudes que atentem contra a própria ordem democrática? Qual o limite? Deve se aceitar o ataque à democracia como parte do jogo democrático? Só é inaceitável quando for irremediável, fatal?
Prezado Hélio, você colaborou para normalizar bolsonaro. A imprensa brasileira tem grande responsabilidade nesta tragédia!
O editorial publicado no dia 30 p.p. expressa a verdade dos fatos. Não há o que discutir. Concordo com o articulista. Também sinto vergonha de ser brasileira. Lamento que tantos brasileiros tenham nele depositado a esperança de algo melhor. É uma pessoa completamente despreparada para ocupar o cargo que ocupa por ser desprovida de qualquer bagagem cultural e intelectual que o faça compreender a natureza da Democracia.
Ave Bolsonaro, o CalÃgula MacunaÃna, o Pior Equivoco da Bananândia! Miséria!
O problema da "imprensa do desacerto" é a pobreza retórica. Só a Folha tem produzido + de vinte artigos/dia, aproximadamente mil/ mês, atacando Bolsonaro desde antes das eleições. Resultado: o Mito encarcou-lhes quase 60 milhões de votos! Como se vê "mimimi" faz mal ao cortex cerebral. Quanto mais choradeira, menos capacidade de persuasão. A verborragia insana só serve mesmo pra forrar galinheiro. Hahaha
O problema de cegos ideológicos é que rejeitam a evidência dos fatos. A Folha sempre atacou muito mais o PT. E o jornal preferiu não apoiar Haddad, professor universitário, honesto, ótimo administrador. Resolveu omitir ou minimizar o que toda imprensa sabia: que Bolsonaro sempre teve o apoio das milicias do Rio, que sempre foi admirador de torturadores e ditadores, que apenas enriqueceu a si e aos filhos em 28 anos no legislativo.
Não há no texto, como não havia nos editoriais anteriores, uma só ofensa, uma acusação desprovida de fatos, e nenhum desrespeito ao mandatário. Esse sim, alguem digno de desprezo, e que apenas pela menção à esposa de um governante de nação estrangeira, já se mostrou incapaz, inepto, e muito abaixo do cargo que ocupa.
Falta tanto ao presidente, que até o Trump já percebeu a "fria" e o abandonou. Ele quis ser "amiguinho" do Trump mas não deu. Precisa agora começar a ser amigo dos brasileiros e representar a todos eles, sem ideologias baratas que dividem a população. Precisamos de gente séria e crescida na prssidência.
Hélio, assino a folha pelo papel que tem feito em defesa da democracia e das polÃticas inclusivas, sociais e ambientais. Contudo, não esqueço o jornalismo extremamente partidário que fez nos últimos 20, 25 anos. Além disso, há um escandaloso apoio massivo e sem debate sobre as medidas liberetes do governo. Essa posição não só tem responsabilidade na eleição como na sustemcao do As.no.
Olha Francesco, respeito sua opinião. Mas vc já pensou que não existe quem não tenha ide ologia? Até "Não ter ideo logia" é uma ideo logia. Ademais, não existe jornal imparcial. E se esse jornal diz A Verdade, creio ser uma verdade. Para mim, a folha abraca a ideo logia neo liberal, tanto que nunca encontrarmos materias que facam contraponto às medidas dos governos ditos (ditos) liberais.
A Folha fez jornalismo partidário? Leio o jornal há 30 anos e sempre ouvi isso, por parte de pessoas de todos os pólos ideológicos. Conclusão: quem abraça ideologia não gosta da Folha. O jornal serve à verdade, apesar das suas eventuais falhas.
Todos os dias, Bolsonaro testa os seus limites e os ultrapassa. Ninguém reage. Ao final, estaremos completamente, sujeitos a suas vontades e interesses. Qual o nome que se dá a esse tipo de governo?
Resultado das eleições para Presidente (segundo turno) 2018. O percentual de votos nulos no segundo turno das eleições presidenciais de 2018 chegou a 7,4%, o maior registrado desde 1989, totalizando 8,6 milhões. Foi um aumento de 60% em relação ao 2º turno da última eleição presidencial, em 2014, quando 4,6% dos votos foram anulados. Os votos brancos somaram 2,4 milhões, ou 2,1%, neste 2º turno, pouco acima do 1,7% da última eleição presidencial.
Somando os votos nulos e brancos com as abstenções, houve um contingente de 42,1 milhões de eleitores que não escolheram nenhum candidato, cerca de um terço do total. O candidato eleito Jair Bolsonaro recebeu 57,7 milhões de votos enquanto o candidato derrotado Fernando Haddad teve 47 milhões de votos. Haddad + eleitores que nada escolheram 89.1
até quando teremos que aturar este corrupto sugando o Brasil na presidencia? já passou a hora de impeachment pra jair e seus ministos medÃocres
Caro e simpático Hélio, concordo com muitos dos seus argumentos mas lembro que o candidato adversário do Bolsonaro, era, tão somente, o segundo poste do presidiário, por corrupção e lavagem de dinheiro em três instâncias da justiça e a anterior que era uma "posta", levou o Brasil àquela situação que não precisamos e nem gostamos de lembrar. Foi NOJO!!!
Apesar dos supostos senões é um professor universitário, homem civilizado e de hábitos, comportamentos e ideias amplamente conhecidos, inclusive no exercÃcio de cargos públicos relevantes, como ministro da educação e prefeito da maior metrópole do continente, onde, aliás, implantou sistema de combate à corrupção de grande eficácia.
A eleição desse infeliz deve-se ao pt e seu maquiavelismo eleitoral. Lula e Bolsonaro se merecem, e nosso paÃs seria bem melhor sem eles.
Botando a culpa do que vc fez nos outros Márcia? Parece o Bozo
Os petistas não votaram nessa coisa!
Seria bem melhor talvez com o hon.ra.dÃs.si.mo Aécio?
Essa visão simplista dos bolsominions de que a polÃtica se resume a PT e Bozo é que impede o diálogo entre as pessoas hoje, quem não concorda com isso aà ou é petista,ou é comunista. Não se cogita numa terceira via, o centro liberal. E dizer que não existem opções apequena a capacidade polÃtica dos cidadãos brasileiros. Se um capitão saiu dos currais do congresso e virou presidente da direita, porque não irá se encontrar uma opção melhor?
Rinaldo, ha tbem a via da Acracia: estado pequeno, serviçal e sem poder. É uma utopia? A democracia atual era utopia ha 300 anos atras e ela estabelecesse limite ao poder. Agora so resta negar q o poder de uns faz ordem aos demais. Sim, nos brasileiros podemos ensinar ao mundo. O melhor pres. tem q ser o d um estado pequeno. Se for gde estado o presidente sera ruim, seja quem for. Bnaro tem natureza tiranica. Mas indicou um liberal na economia e diz coisas liberais cmo armas,cadeirinhas, etc
É difÃcil ler o contraditório.
Falta-lhe de decoro no exercÃcio da função. O mandatário não tem boas maneiras para sentar-se à mesa da instituição, pois é tosco, grosso e rude, caracterÃsticas adquiridas em décadas de convivência com milicianos.
Vergonha de ser brasileira não só pelo ocupante do Executivo mas tb por muitos dos outros poderes e de outros tantos da imprensa que chocaram o ovo da serpente.
Não votei nesse traste que está na presidência. Acabei votando no PT a muito contragosto por falta de opção. Acho que o ovo da serpente foi chocado principalmente pelo PT com toda sua soberba e falta de autocrÃtica.
O colunista é preciso na avaliação do ocupante do maior cargo polÃtico do pais, é muito pequeno para seu minúsculo tamanho. Temos de conviver, é da democracia, entretanto é aà que entram as responsabilidade da imprensa, inclusive do autor, que chocaram esse monstro.
Geraldo, vc agitou a ptzada, kkkk!!
Somente uma pessoa com QI de os.tra pode chamar esse atual presidente de mito.....nunca um adjetivo foi tão descaracterizado pelo seu mau uso....
Prezado, a citação “mito” já revela seu nÃvel cognitivo. Vá estudar meu caro. Abra sua mente.
Que comentário patético, em uma democracia este é o papel da imprensa, se o sr não postou o mesmo comentário nos governos petistas o sr é um hipócrita, está é a principal caracterÃstica de quem ainda apoia as atrocidades deste governo.
Fosse assim, o efeito da tal verborragia insana, o seu Mico não teria tido um único voto. Aliás, manezão, você acha que 57 milhões leem a Folha? Quem dera, diriam os editores!
para o colunista melhor voltar com lula, dilma, dirceu palocci,delúbio,vacari que engrandeceram o Governo do Brasil. A caravana vai passando enquanto os cães ladram
Em primeiro lugar ele não falou isso. Parece tratar-se de tática bolsonariana, afirmar algo que jamais alguém falou, ou mais precisamente, fake news. Segundo, quem disse que só há estas duas opções? Quem disse que pra ser contra o atual desgoverno, é necessário ser a favor de um bando de corruptos?
Quem dera a civilização voltasse ao poder! Manezada bozominion só sabe responder a crÃticas contrapondo alguma falácia, rebater argumentos com outros nem pensar! Claro, pensar não é a sua praia.
Combater a barbárie, o retrocesso e o obscurantismo é dever de todos nós civilizados.
Que bom que um colunista da estatura do Hélio tenha (se)definido melhor o lado!! O da sensatez, da solidariedade verdadeeeeesss, empatia... Democracia... Liberdades.
Bolsonaro apequena a humanidade.
O mandatário é um ser vil. É a representação do mal e por isto merece ser combatido sem tréguas e por todos os meios. Instituições da república, imprensa, academia, organizações sociais, intelectuais, artistas, todas essas representações e lideranças comprometidas com a preservação e o avanço das conquistas civilizacionais devem demarcar a linha limÃtrofe a partir da qual a barbárie não avançará.
Triste pensar que temos que aguentar mais três anos "disso aÃ".
Triste efeito da soberania popular, realmente. Vivemos um pesadelo a cada dia.
Isso tudo que o articulista diz e muito mais. Hélio não fala tudo por educação. O homem está abaixo da crÃtica!
Jair 7X1 Brasil.
O cargo está sendo ajustado à estatura do ocupante. Mas como foi dito, ele é a expressão de seus votantes, ao menos naquela momento.
Bolsonaro apequena não somente a presidência, mas toda a raça humana
Nao será o contrário? Talvez a cadeira presidencial é que é muito grande pra ele.
Por tudo isso que falou, eu também tenho vergonha desse presidente!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Bolsonaro apequena a Presidência Voltar
Comente este texto