Por quê? Economês em bom português > Novas regras do cheque especial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Henrique Albuquerque de Araújo

    Imagina se essa limitação fosse feita no Governo Dilma? O que a coluna "Por que (você deve apoiar medidas neoliberais sem questionar)" estaria dizendo? Implantação de comunismo? Stalinismo? 800 mil empresários fugindo pra Miami"? Mas como é a turma do Guedes, Roberto Campos Neto, etc., tá certo...

    Responda
  2. Maria Guedes

    Eu não quero mais cheque especial. O que é que tem de especial nisso? Eu escolho pagar pelo produto que quero comprar. Vou acabar com essa possibilidade incomum: não quero mais o tal cheque aberração!

    Responda
  3. carlos cardillo

    Medida curiosa esta. Por um lado a limitação de taxa é claramente intervencionista, mas parece que não houve chiadeira por parte dos bancos. Talvez a razão seja que eles ficarão limitados a 8% de juros sobre o valor utilizado do cheque especial, mas poderão cobrar "módicos" 0,25% sobre o limite não utilizado. Alguém saberia quanto tem de limite não utilizado na praça?

    Responda
    1. HUMBERTO M ALMEIDA

      Houve sim! Só que os bancos já haviam subido o juros do chq desde primeiro semestre. Isso na contramão da Selic. Justificavam com a tecnicalidades típicas e sem fundamento no mundo real. No final, a aparente perda se resume a uma tarifa bônus de 0,25% + 150% juros. No mundo civilizado isso se chama capitalismo sem risco.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.