Opinião > Apenas um peão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Roberto Schlichting

    O editorial é exemplar em precisão e equilíbrio. A consistência crítica da análise é sobeja em conteúdo para a apreensão e o julgamento do observador isento. De fato e evidente, agora menos que um peão no xadrez internacional, eis aí a reciprocidade para o governo de turno que fez o ridículo papel de se dobrar aos humores do governante da potência do norte, levando ao descrédito o reconhecimento de uma diplomacia sempre respeitada. Altivez? Ora...

    Responda
  2. Antonio Marcos Mendes Augusto

    Bolsonaro e os idiotas que o cercam não têm inteligência para perceber que confiar em Trump é o mesmo que confiar numa cobra venenosa.

    Responda
  3. ricardo fernandes

    que eu me lembre, com esse grau de subserviencia aos eua, só o governo castelo branco.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    A china e pais de ditadura, imoral. Copia e faz dumping cambial para ser barata. Fez bem Trump taxando a imoral ditadua d China. Dumping arruinou nossa industria de tecidos e de calcados pelo menos. Os xinglings vendem de tudo prejudicando nossa indsutria de brinquedos, bolsas, etc. Nos deveriamos sobretaxar a China tambem. O governo Chines gasta dolares do dumping quebrando nossa soberania comprando empresas estrategicas como Cpfl. A melhor relação de paises é o cambio livre.

    Responda
  5. Cloves Oliveira

    O Brasil e até a América Latina, nunca foram prioridades para o governo Americano, exceto durante a Guerra Fria. Todavia, a mania de culpar os Americanos pelo nosso atraso não passa de desculpas esfarrapadas, pois o verdadeiro culpado é o nosso falso nacionalismo e a falta de compromisso com a distribuição justa da riqueza. Adicione-se a isso as políticas equivocadas de governos populistas do passados marcadas pela incompetência e corrupção.

    Responda
  6. Divino Pimentel

    Apenas uma vergonha internacional a mais no currículo do Brasil. Porventura alguém esperava algo diferente? Quanta ingenuidade. . . ! ! !

    Responda
  7. geraldo silva

    O alinhamento não é com Trump, mas com os primados da maior economia mundo. Na década de oitenta, o pib da China era inferior ao do Brasil ( China - 13a economia; Br- 9a.). A China aderiu aos primados do capitalismo euroamericano. Criou o seu capitalismo de Estado. Hoje a China é a segunda maior economia. A partir 2050, a primeira. É por isso, que esse jornalismo bisonho já recebeu as alcunhas de: "jornalismo do desacerto", "forro de galinheiro", "usina de mimimi", etc. Hahaha

    Responda
    1. Paulo Valle

      Bozo recebe alcunhas piores pelo mundo, e de gente mais séria. Agora, me explique o que bozo dizendo "I love you" para Trump tem a ver com o alinhamento com os tais "primados".

  8. marcos teixeira de souza

    Encomende armamentos russos, e, no outro dia Trump tá fazendo carinho no Sr.

    Responda
  9. marcos teixeira de souza

    Encomende armamentos russos, e, no outro dia Trump tá fazendo carinho no Sr.

    Responda
  10. Eder Rizotto

    Se o presidente do Brasil não aprender como o jogo é jogado pelo presidente americano, bem, aí definitivamente o senhor Jair Bolsonaro é um fraco, bobo, uma pessoa que não tem o menor respeito pelo Brasil e muito menos por ele mesmo, seria um coitado, pobre de espírito. Será que não é hora de acelerar a licitação do G5 com os chineses?

    Responda
  11. Eduardo Giuliani

    No comércio internacional precisamos analisar as relações como um todo. Agricultura, indústria e serviços na mesa de negociação. O melhor para o Brasil é taxar exportação de commodities agrícolas e minerais para minimizar efeito de doença holandesa e levar o câmbio para nível de competitividade econômica internacional (R$9 calculado) e cobrar tarifas que os mercados de destino quiserem, ao invés de deixar eles cobrarem e arrecadarem estes recursos. E não reconhecer direitos de prop. intelectual.

    Responda
  12. ADONAY ANTHONY EVANS

    Ainda que oficialmente excluídos pela Constituição de 88 de participação no cenário político, como instituição, os militares estão aí. De prontidão. São como no provérbio espanhol: Las brujas no existen, pero que las hay, las hay. Seduzidos e atraídos pelo Capitão Bolsonaro para o centro do poder, apenas para serem pisados, humilhados e desmoralizados pelo oficial rebelde que se vinga assim de sua exclusão do exército, o que pensam agora? Cont...

    Responda
    1. José Bernardo

      Uma vez mais: total concordância com o editorial e com os comentários de Adonay.

    2. geraldo silva

      Bolsonaro excluído? JB foi inocentado e absolvido pelo STM e foi pra reserva remunerada, pois elegeu- se vereador pelo RJ, bisonho.

  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    O que pensam o GSI Gabinete de Segurança Institucional, laboratório estratégico, General Heleno e seus pares, forjados no espírito de geopolítica da Escola Superior de Guerra, da entrega de Alcântara sem acesso na base a áreas restritas dos americanos? O que pensam agora após duas rasteiras do previsível Trump?

    Responda
  14. ADONAY ANTHONY EVANS

    O que pensam o GSI Gabinete de Segurança Institucional, laboratório estratégico, General Heleno e seus pares, forjados no espírito de geopolítica da Escola Superior de Guerra, da entrega de Alcântara sem acesso na base a áreas restritas dos americanos? O que pensam agora após duas rasteiras do previsível Trump?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.