Opinião > A verdade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Camila Fritzen cidon

    O Senhor ministro não tem vergonha na cara mesmo! Tem a coragem de escrever tamanhos impropérios que caçoam na nossa cara, para tentar disfarçar as suas mazelas. O meio ambiente resistirá a sua indigna e disfarçada gestão.

    Responda
  2. Bianca Moreira

    Na Amazônia as árvores continuam sendo derrabadas de forma indiscriminada, enquanto a cara-de-pau do Sr. Ministro segue firme e forte. Este senhor não se cansa de mentir e logo depois ser desmentido, não? Parabéns Folha por buscar o qur os próprios convidados falaram e escreveram e o que a imprensa local divulgou, sem ser rechaçada. Mais uma vez, demonstra com fatos e desmente este senhor.

    Responda
  3. MALCOM RODRIGUES

    Parabéns, ganhou o 3o lugar no troféu 'pior ministro da história do Brasil'. (PS: 2o lugar para Damares e 1o lugar para Weintraub).

    Responda
  4. CELEM MOHALLEM

    Pois é. Democracia é isso Sr. ministro. A Folha abre espaço para as suas pretensas refutações. O sr. e sua equipe se recusam a responder os questionamentos da imprensa. E aí? Como acreditar no sr.?

    Responda
  5. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    Foi publicado hoje: MADRI — "A Embaixada da Alemanha desmentiu o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles sobre sua afirmação de que o governo alemão teria concordado com os termos da minuta feita pelo Ministério do Meio Ambiente sobre o novo desenho do Fundo Amazônia." _ O Globo. E o cara tem o desplante de escrever uma coluna intitulada "A verdade" pra Folha.

    Responda
  6. ricardo fernandes

    se havia pessoas nas terras indígenas, o descumprimento da lei está em permitir que posseiros ainda continuem por lá.

    Responda
  7. Hugo Bonette de Carvalho

    Esse cara tem é que ir pra cadeia junto com os seus! ... Que ponto chegamos. Vergonha.

    Responda
  8. Jove Bernardes

    Ao ler A Verdade no título, achei que fosse abeberar-me do saber supremo do onisciente, transcendental e supremo ministro que tudo sabe - mas não. Ô ministro, não seria mais fácil encaminhar esse pessoal à Justiça para impetrar mandados de segurança contra as autoridades que lhes espezinham os direitos, mandando-lhes fazer o que a lei não exige e impedindo que façam o que a lei permite? A reportagem ironizou sua intervenção desnecessária, sua demonstração de poder. Tolo.

    Responda
  9. Hildebrando Teixeira

    Que vergonha, Foice! Contando mentira de novo? Mamãe não ensinou que é feio?

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    A questão ambiental foi politizada pela oposição como no artigo de ontem do NYT quando Marina Silva e o pessoal da USP considerou a Amazônia como "terra sem lei". Existem desafios e oportunidades na questão ambiental, mas os ambientalistas muitas vezes fazem demandas que são utópica. A maior ameaça ao ambiente é a espécie humana cujas atividades sempre terão impacto negativo no ambiente. Será que tem alguém que defende a eliminação de parte da população para conservar o Planeta?

    Responda
  11. Peter Janos Wechsler

    Damares, Araújo, Weintraub e Salles são os quatro ministros deste governo que vão de encontro a tudo em que acredito. Tendo dito isso, não posso me livrar da impressão de que a FSP não está fazendo jornalismo isento mas partidário.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Dirceu. Dê uma olhada na composição do conselho editorial.

    2. Dirceu Ribas Veiga Junior

      Damares, Araújo, Weintraub e Salles são quatro ministros deste governo que vão de encontro a tudo em que acredito. Tendo dito isso, não posso me livrar da impressão de que a FSP está fazendo jornalismo isento e apartidário.

  12. Marcelo Ribeiro

    Existe um descompasso gritante entre a realidade ambiental e a ficção político-legislativa.

    Responda
  13. José Bernardo

    Homens de bem, pais de família... A julgar pelos precedentes, os tais 10% seriam fiscalizados com extremo rigor... Cinismo ou deboche?

    Responda
  14. José Ricardo Braga

    Está na Lei, mas não está na Lógica.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Pode ser que esteja no Decreto de criação da unidade esta destinação de 10% que o Ministro fala, mas tem cara de ter sido 'colhida' no Plano de Manejo. Esse documento é produzido como uma espécie de 'constituição' da unidade.

    2. José Ricardo Braga

      Para quem não conhece, Planos de Manejo têm no mínimo umas 5000 páginas com descrições, estudos, mapas, estatísticas, inventários, uma verdadeira bíblia em tamanho e contextos. Tudo muito explicado e 'cercado', principalmente em reservas extrativistas, que são de 'uso sustentável'.

    3. José Ricardo Braga

      A outra categoria de reservas, 'de proteção integral' são menos complicadas porque têm que garantir o perímetro. Lá dentro simplesmente 'não pode' o homem. É permitido apenas uso indireto de seus recursos (tipo a água que vem de lá).

    4. José Ricardo Braga

      As de uso sustentável têm o homem dentro. Complica, porque tem que regrar o que pode e o que não pode ser feito por ele lá dentro. O pessoal é muito cioso quando faz isto e duvido que esses 10% estejam soltos lá dentro tipo "Tá liberado qualquer coisa, mano!" Sempre tem contexto e sempre tem limites.

    5. José Ricardo Braga

      Tem lógica que uma reserva de seringais permita espaços de apoio a produção da seringa, para cultura de subsistência e industrais até. O Ministro 'pescou' esses 10% do regramento mas absteve-se de apontar qualquer Lógica em seu argumento. Por exemplo, como um haras se justifica lá dentro? Como piada cínica?

    6. José Ricardo Braga

      A manifestação do Ministro serve mais para um possível 'lawfare' enquanto eles continuam desmatando e também de alimento para os seguidores nas redes sociais, tipo "Tenho resposta!".

    7. José Ricardo Braga

      Muitos aqui chamam de gado os seguidores de Bolsonaro. Não discordo, seguem berrantes. No entanto, o Ministro, o chefe (e outros) os tem alimentado com muita grama artificial, como esta daqui. Se não tomarem cuidado terminam como aquela baleia - cheios de plástico na barriga... ;)

  15. Paulo César de Oliveira

    Se a lei realmente permite a utilização econômica de 10 por cento da floresta, as pessoas que não concordam com isso deveriam criticar a lei e tentar mudá-la. Em vez disso, preferem criticar o ministro.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Não distorce, Paulo.Trata-se, sim, de criticar o onisciente, sábio, onipotente e intervencionista ministro. Não é papel dele intervir diretamente solucionar administrativamente estas questões. Este voluntarioso ministro devia encaminhá-los à Justiça, foro adequado para analisar os pleitos à luz da legislação. Não é botar o pau na mesa e mostrar que manda. Ele é um tolo, inepto. O dia em que você for vítima de alguém protegido pelo ministro com sua intervenção direta, você vai entender.

  16. Ricardo Candido de Araujo

    Tão, ou mais, farsante que seu chefe. Esse país terá todos os seus biomas destruídos por estes milicianos. A história das décadas anteriores ao chamado conservacionismos não lhes ensinou nada? O rio Tietê? A baía da Guanabara? A lagoa de Araruama? E várias outras decisões "em prol do progresso"? Nada sobrará para meus netos...

    Responda
  17. jose roberto alferes siqueira

    Ministro correto, e só comparar com antecessores, Zequinha sarjei, Carlos Minsk rachadinha , querendo ser santa eterna candidata apresidente etc

    Responda
  18. Tiago Meireles

    A pergunta é: Sobreviverá a Amazônia a 4 anos nas mãos desse psicopata?

    Responda
  19. dilson j gadioli

    Pela primeira vez um governo trata a questão ambiental de forma responsável e inteligente. Construir um ambiente de conservação dando oportunidade de obtenção de renda aos habitantes das reservas é muito inteligente. Enfrentar a tragédia do saneamento é muito responsável.

    Responda
  20. josé Roberto de Menezes

    O ambientalismo europeu não aceita desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida nas regiões tropicais. O Brasil deveria ser para os brasileiros.

    Responda
  21. Bianca Moreira

    Onde o Ministro não entendeu que área de reserva é área de reserva?A justidicativa acima só ratifica a total inversão de valores pelos quais passa o atual governo brasileiro... Enquanto países amigos como Alemanha e Noruega são atacados por ele e o Presidente e, como autoridade pública, o senhor Ministro já divulgou fake news sobre o fundo da Amazônia atacou o Inpe; ele tem o displante de receber e ouvir atentamente e dar razão (pior de tudo) a pessoas com as "qualidades e histórico" citados.

    Responda
  22. Rafael Calegari

    Deram a chave do galinheiro para a raposa. Desafio a qualquer leitor a encontrar uma linha deste texto acima que demonstre a intenção de proteger o meio-ambiente. Acreditem: o autor deste texto é ministro do Meio-Ambiente. Ele fala hipocritamente em seguir a lei, mas descumpriu o Acordo de Paris, um tratado internacional aprovado pelo Congresso Nacional, por decreto legislativo, e, com isso, o Brasil deixou de ganhar as doações para o fundo ambiental. O que ganhamos em troca? Nada.

    Responda
    1. José Bernardo

      Perfeito, Rafael.

  23. JOSE ADELINO SCHIFINO

    Como assim? Usar area de reserva. O ministro alguém fugiu da aula de portugues, se a area é de reserva ela não pode ser usada. Especialmente para criar gado. Vão derrubar a reserva e plantar capim, que ao que tenho noticias esta em falta para alimentar umas pessoas na explanada do Ministérios. Se ela for usada deixou de ser reserva

    Responda
  24. José Ricardo Braga

    A abordagem do Ministro parece 'anuência' a um plano tosco de extinção da Reserva - Ao mesmo tempo que reivindicam o uso desses 10%, patrocinam diversos projetos de lei para diminuí-la de suas áreas. Estariam de olho em mais 10% virgens? De 10% em 10% um dia a reserva acaba... Mais, dar a entender que um haras pode ser classificado como 'cultura de subsistência' é de um cinismo catilino. ;)

    Responda
  25. MARCOS FERNANDO DAUNER

    recomendo a leitura do livro "Caminhos da liberdade" de Javier Moro . É interessante

    Responda
  26. Weimar Donini

    Como ele recebe a todos, e é transparente, apesar de apenas se manifestar depois da matéria publicada, gostaria de saber quando recebeu os representantes dos seringueiros, por exemplo.

    Responda
  27. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Entre a fsp , uma verdadeira instituição nacional , e ele , uma fraude, nem há do que duvidar. Fsp esmiúça mais que tem coisa ali.

    Responda
  28. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Continue FSP não dê sossego para esta questão séria. Sendo imparcial e vigilante.

    Responda
  29. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Se a lei permite produzir em parte da área de reserva, significa que parte da área de reserva não é reserva!

    Responda
  30. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

    Pela primeira vez sou obrigado a concordar com um Ministro desse governo. As RESEX não podem ser santuários, têm um potencial econômico fantástico. Não se pode perpetuar essas comunidades na subsistência, na pobreza. É um absurdo. O Ministro têm razão também ao argumentar que é seu dever tecer parlamentares e os principais interessados no problema.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Corrigindo: Desde enquanto as atividades desenvolvidas por este tipo de "empresário" resulta em bem-estar para os mais pobres? E o Ministro "deve", inclusive, receber grileiros de terras públicas, isto é, ladrões? O Brasil não precisa avançar sobre reservas; temos terras de sobra para o desenvolvimento de atividades produtivas. Quem invade estas terras são criminosos, não empreendedores, e nada além disso.

    2. Hernandez Piras Batista

      Desde quando as atividades desenvolvidas por este tipo de "empresário" resulta em bem-estar para os mais pobres? E ele "deve", inclusive, receber grileiros de terras públicas, ou seja, ladrões de bens públicos? Há muita terra boa para desenvolver atividades produtiva neste país. Não precisamos avançar em reservas e que o faz, geralmente, é criminoso, nada além disso.

  31. BRENO RIBEIRO ARENA

    A pós verdade, ela acompanha a asserção daqueles que querem desinformar através da eloquência. Articulado, destemido, suas palavras dessa vez entoam o canto da seria. Percebe se que o repertório está ficando escasso. E o fator responsabilidade está batendo na sua porta. Ou seria cumplicidade? Acredito que alguns artigos de alguma lei codificada, mas ainda em VIGOR, tipificariam essa conduta ...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.