Demétrio Magnoli > Aconteceu no Canadá Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Doria é mais uma das ruindades que se elegeu nestas últimas eleições, na minha opinião. Não tem o menor cacoete de Estadista. Visando a candidatura para a presidência, já está de olho nos votos da turma da bala, dando como lema Primeiro Mata, depois vamos ver como fica e, assim como os polÃticos, vamos arrastando os processos até o seu esquecimento e prescrição.
lindo desfecho no Canadá, é claro; aqui, a Bela teria sido alvejada antes de poder se explicar (ainda mais se fosse negra); nós não temos a menor segurança perante milicianos
Ótimo texto, Demétrio! Excelente! O Comandante e o Governador provavelmente não irão cumprimentá-lo por sua brilhante e esclarecedora aula de civilização. Até porque não temos tido a sorte de ter pessoas civilizadas em cargos de comando civil ou militar.
Premissas básicas:1. melhoria do treinamento da polÃcia;2.concurso púb p/ PM mais rigoroso;3. salário da PM igual ao do agente federal.4.Sindicância imparcial p/ apurar se policial agiu c/ excesso.Só q realizadas todas essas premissas,mesmo assim,a arruaça continuará.Pq? Pq,hoje em dia,os pais não dão limites aos filhos.Onde estavam os pais dos traficantes que dispararam contra os policiais e dos menores q frequentam o pancadão?Prefeitura,bombeiros,CET foram comunicados do pancadão? Hipocrisia!
A culpa é das vÃtimas, claro. Onde estavam os pais desses policiais?
Ao visitar o Canadá, incluindo Montreal, me senti extremamente bem recebido e sem o preconceito observado em alguns estados dos EUA que visitei ( especialmente os do Sul). Quando se atravessa a fronteira muda o nÃvel de apreensão em relação aos EUA. O caso relatado é emblemático e demonstra o cuidado que se tem neste paÃs com a cidadania, respeito a ela e correção de eventuais erros do estado. Não é apenas a PM que é culpada, como vi na sentença canadense. A conduta deveria ser similar aqui.
A polÃcia montada do Canada tem um grande apelo para Hollywood e os turistas, mas o mesmo não acontece com os cidadãos locais. Além de casos recentes de abuso sexual na corporação, a RCMP, sigla de Royal Canadian Mounted Police, tem um passado negro ao contribuir para o genocÃdio cultural contra os povos indÃgenas. A estratégia contra os indÃgenas consistia em abater os cachorros usados para puxar os trenós no inverno, a única fonte de sobrevivência de tribos como os Inuits na Ilha de Baffin.
A polÃcia montada é apenas um dos corpos policiais do Canadá, "çábio". A corporação envolvida no caso em questão é a polÃcia local, não a federal (caso da PolÃcia Montada).
Concordo com o Sr. Rogerio Soares...a civilização ainda não chegou no Brasil! Aos cidadão comum, que trabalha, paga impostos, não tem lugar para lazer em lugar algum a não ser em suas comunidades onde são tachados de violadores da ordem pública.
Lazer com drogas e armas em punho? Fazendo arruaça e importunando o sossego alheio? Algum internauta que está lendo essa msg já foi a algum desses pancadões? Deixaria sua filha ir? Isso é lazer? Se o maior veÃculo de comunicação não passa no horário nobre a Filarmônica de Berlim, mas passa na novela das 6 traição, lascÃvia, cenas libidinosas ... Você contrataria para ser sua funcionário algum integrante desse baile? Ou para cuidar de seu filho menor? Hipocrisia barata.
É complicado. Falando em Metrô, não é permitido vender ou fazer performances dentro dos trens. Quer dizer que se um segurança retirar a força quem se recuse a sair por bem pode ser condenado? Não há sentido em haver normas ou leis que podem ser violadas sem que nada aconteça.
Considera obrigatoriedade de segurar no corrimão da escada rolante algo que justifique ação repressiva? A atuação de ambulantes e artistas dentro do metrô, ou trens incomoda a quem pagou a passagem para outra para o trabalho e dele voltar. Fere o direito do consumidor e proporciona lucro indevido dentro de instalação comercial de terceiros. A justiça já reconheceu o direito das concessionárias reprimem essas ações. Crimão pode contribuir para a segurança, mas não tem obrigação legal nisso.
Ela não desobedeceu a lei. Apenas não quis seguir uma recomendação de utilizar o corrimão. Caso o policial fosse sensato, apenas lhe faria uma advertência verbal sobre a importância do uso do corrimão na prevenção de acidente. Simples assim, sem complicação.
Cardoso, concordo que as normas de convivência devem ser seguidas e aplicadas. No caso de Paraisópolis, somos todos contra uma caixa de som a 90db na frente da casa de alguém. Uma banana de dinamite resolveria a caixa, mas provavelmente levaria a casa do sujeito junto. Neste caso problema não foi o motivo, foi como a polÃcia se portou.
Isso mesmo, Demétrio, como você bem observou, com ou sem perseguição, houve abuso policial em Paraisópolis. Resta saber se o programa do governo federal de escolas civico-militares não está ferindo alguns princÃpios ou regras que estabelecem os limites de atuação militar (policiais e bombeiros da ativa e militares da reserva).
A civilização aqui ainda não chegou, somente o homem branco ( bandeirantes), saqueando as riquezas minerais e subjugando os indÃgenas, pretos, pobres, fazem isso a quinhentos anos. Não é agora com este governo que está aà que isso iria mudar.
No Canadá parece haver Estado de Direito. Por aqui, com seus gestos e falas obscenos, os "homens de bem" que habitam os palácios avalizam policiais, milicianos e afins a promoverem a "faxina social".
Canadá e Holanda são dois sÃmbolos do ápice da Civilização. Paraisópolis e a luta por terras no Pará, são seu mais fundo grau de degradação. Quando os crimes diários do aparelho repressor do Estado, em absoluta afronta à Constituição serão levados ao STF?
De qualquer forma, Sr. Tersio, acho que os suicidas de lá são em menor número que os matados pela polÃcia de cá. Além disso, não importa porque, o suicida queria morrer. O matado pela polÃcia não.
Devemos entender então que ápice da civilização está no consumo liberado de drogas e no suicÃdio?
CorretÃssimo, Adonay. Uma imprensa livre e atenta, e um STF integro e atento é o que pode reverter a barbárie.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Aconteceu no Canadá Voltar
Comente este texto