Opinião > Mancha na reforma Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Moisés Rodrigues

    Militares deviam ter uma previdência própria, sustentada por eles e para eles. Exclusiva. Assim dessa forma, integrados na previdência social, vão sugar as classes trabalhadoras de menor poder aquisitivo e mais desfavorecidas financeiramente.

    Responda
  2. Andréa Costa

    Mas a reforma não era para acabar com privilégios? Mentira! A maior prova está aí. Os governos sentem medo dos militares e isso é preocupante. Quem proporcionalmente custa mais caro à previdência, será privilegiado. E o povão... Os trabalhadores "comuns"... Para estes, 40 anos de contribuição para ter um salário razoável ao se aposentar. Quem já está no mercado de trabalho e está entre 40 e 50 anos de idade, foi o maior prejudicado.

    Responda
  3. noel neves

    Sinto que minha geração, nascidos nos anos 50, somos os maiores prejudicados das reformas previdenciárias acontecidas até hoje! Tudo para continuar privilégios que hoje conhecemos. Há se soubesse disso antes! Que os pedágios que paguei e os fatores que levei em meus Direitos Adquiridos foi para sustentar estes privilegiados que nossos "políticos" mantiveram. Até quando veremos desigualdades tais!

    Responda
  4. jose vanzo

    Paridade, integralidade e nunca se aposentam é prova de corporativismo fora do tempo e do lugar.Certamente quando proclamaram a República foi para criar privilégios e não a república.Manter um aposentado pelo inss custa à nação R$ 6 mil reais para cobrir o déficit enquanto de um militar custa cerca de R$130 mil.Como aceitar esta situação sem discussão.Nem na finada URSS os militares tinham tantos privilégios.

    Responda
  5. paulo holmo

    Num país em que o presidente se "aposentou" com 33 anos e 9 mil por mês vocês queriam o quê?

    Responda
  6. Bernardo Pereira

    "Conhecereis a verdade e ela vos libertará". Por que o presidente não lê a Folha? Por que não se liberta? Essa reforma dos militares viola a isonomia, sem dúvida. Os parlamentares foram frouxos, uma vez mais.

    Responda
  7. ricardo fernandes

    com mais de 100 anos de história, as forças armadas brasileiras nunca justificaram sequer sua existencia. só serviram para matar, torturar, discriminar, agredir, invalidar, degolar, roubar seus próprios concidadãos. logo, é descabido lhes dar um regime diferenciado. só têm um regime diferenciado porque detém o monopólio das armas e usam isso para submeter o resto da população a seus caprichos.

    Responda
  8. Rubens Rodrigues

    Quais os instrumentos de letalidade a que estão submetidos os militares em tempos de paz a justificar tamanhas regalias em relação aos servidores civis, que em tempos de guerra também estão sujeitos à convocação, como reservistas que são. Imperioso é publicar quadro comparativo para evidenciar as regalias militares e de seus familiares em relação aos civis.

    Responda
  9. Rubens Rodrigues

    Quais os instrumentos de letalidade a que estão submetidos os militares em tempos de paz a justificar tamanhas regalias em relação aos servidores civis, que em tempos de guerra também estão sujeitos à convocação, como reservistas que são. Imperioso é publicar quadro comparativo para evidenciar as regalias militares e de seus familiares em relação aos civis.

    Responda
  10. José Roberto Pereira

    O povo paga 1 trilhão e os militares pagam 10 bilhões, a Folha sempre soube disso mas nunca fez questão de evidenciar. Esperou a Deforma ser aprovada para confessar em editorial póstumo que o dinheiro sairia do bolso do trabalhador, assim como esperou a Militar ser aprovada para hoje assumir que a guarda pretoriana foi poupada.

    Responda
  11. edmilson soares

    A grande mídia, incluindo a FSP, estava dormindo em berço esplêndido enquanto tramitava essa reforma da previdência dos militares no Congresso?

    Responda
  12. Rubens Rodrigues

    É preciso difundir ao máximo o tratamento dispensado pelo Bolsonaro aos militares,que em vez de sofrerem restrições, como os trabalhadores e os servidores civis, conseguiram aumentos de até 100%, como é a percepção, que era de 2 remunerações, para 4 ao se reformarem. Os civis jamais receberam tal regalia e também não tinham FGTS que os trabalhadores auferiam. É imperioso mostrar a tamanha desvantagem a que foram submetidos os servidores civis , através de um quadro comparativo com os militares.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    A FSP insiste em desafiar uma norma que é padrão em todos os países, qual seja, a aposentadoria dos militares é distinta dos civis. Todos que vendem seu tempo para ganhar a vida, precisam abrir mão de alguns dos seus direitos constitucionais, mas no caso dos militares, a demanda é maior. Além de conviver diariamente com instrumentos letais de destruição, sua disponibilidade para o trabalho é de 24/7/365 e após a aposentadoria, ainda são passíveis de conscrição. Foquem nos marajás da república.

    Responda
    1. Weimar Donini

      Ele acredita sim, Cristina. Não conhece a peça?? Que é um reaça do ápice da escala eu já sabia. Só não sabia que é pijama. E isso explica quase tudo.

    2. Weimar Donini

      Felizmente, nunca estivemos em guer ra. É só o que falta para o desgoverno encerrar com "chave de ouro" a sua triste passagem. Mas eles, assim como as polí cias, têm de ganhar muito bem para evitar que o país dos homens bons rume para o comun ismo chinês.

    3. Orlando Augusto Pinto

      Sei...sei...

    4. Weimar Donini

      Sei . . .

    5. Paulo Valle

      Fiscais do Ibama Correspondem muito mais a esta sua descrição. São acionados 24 hs por dia, enfrentam a sanha assassina de grileiros, madeireiros ilegais, traficantes de drogas e de animais, garimpeiros ilegais etc. O que bozo fez pelos militares não tem nada a ver com o que é justo; se chama "pagar fatura".

    6. anderson rodrigues da silva

      Fato que a categoria tem especificidades e este editorial da Folha cita isso. Porém, se estamos num momento em que todo trabalhador vai ter de fazer sacrifício pelo futuro das contas do país, por que com os militares haverá de ser diferente? E, vamos lá, esses militares são os das forças armadas, não são das polícias. As polícias terão reforma própria nos Estados. E como nosso país não tem tradição de guerra, dificilmente um militar das forças armadas é demandado da forma que você citou.

    7. Cristina Dias

      Nem o Cloves acredita nas bobagens que escreveu.

  14. joao claiton edy negrao negrao

    Todos sao iguais perante a Lei, mas uns sao mais iguais que os outros !

    Responda
  15. benjamim picado

    acho a indignação desta folha fascinante mas falsa, quase como se ela não soubesse que fôsse exatamente isto o que aconteceria com tal "reforma", assim que desmembrada do processo que atingiu todos os outros setores.

    Responda
    1. benjamim picado

      procuro em vão o lattes de geraldo silva, pra saber se acaso o indigitado já frequentou alguma pós-graduação em literatura - ou, senão pra sondar se já leu e.e. cummings nessa vida. fracasso meu, pois não o encontro associado a nenhuma das duas fontes de autoridade. mas é falta bem mais perdoável que a dele, coitado.

    2. geraldo silva

      Benjamin "picado" pelo ins*eto da bu*rrice. Até hoje o "picado" não aprendeu que uma oração se inicia com letra maiúscula. "Que in*seto bu*rro! Professor, dá zero pra ele." Haha

  16. geraldo silva

    O que chama atenção é a falta de persuasão desta imprensa. Já que JB era tão ruim, ela não conseguiu convencer os brasileiros a não elegerem Bolsonaro; não conseguiu convencer os parlamentares a derrotar os privilégios dos militares; antes e durante a reforma da previdência, seus articulistas não apresentaram nada que fosse aproveitado para a reforma pelo parlamento. Só mimimi não dá!

    Responda
    1. benjamim picado

      ou geraldo tá muito sozinho nessa vida ou tá fraco de argumento. universidade nele!!!!

    2. geraldo silva

      Benjamin "picado" pelo inseto da bu*rrice. Até hoje o "picado" não aprendeu que uma oração se inicia com letra maiúscula. "Que inseto bu*rro! Professor, dá zero pra ele." Haha

    3. benjamim picado

      espero que isso seja uma fina ironia. do contrário, é pura idiotia.

  17. Jane Santos

    Vergonha, mas vindo dele não me surpreende.... puro corporativismo...

    Responda
  18. Alan Moacir Ferraz

    Folha poderia publicar nome de senadores e deputados com a sigla partidaria que pertencem. Para ir politizando o povo. Veriamos qual parlamentar aprovou esta aberração e os que votaram com seriedade pensando primeiro no país.

    Responda
  19. tereso torres

    Surpreende tambem a acomodacao da midia que fez pouco alarde sobre essas benesses concedidas na reforma previdenciaria da caserna. Depois de aprovada a reforma começam as criticas. Ines é morta e a injustiça grassa neste país da hipocrisia...

    Responda
  20. Ayer Campos

    Este tipo de posicionamento da Folha é o que distingue o bom jornalismo dos "secos emolhados" do Millôr, ou do 'press release'... Ótima contribuição para a elevação da consciência cidadã e para a elevação do nível do debate público.

    Responda
  21. José Cardoso

    Não vi notícias de partido algum votando contra, seja no senado ou na câmara. É isso mesmo? Ninguém se preocupou em estudar como é o sistema em outros países para comparar?

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      O sistema previdenciário dos militares aqui é muito mais generoso, mesmo comparado com países que têm grande tradição militar como EUA ou Reino Unido. Mas aqui na república bananeira, ninguém pensa em discutir o assunto com seriedade e responsabilidade.

  22. Guilherme Nobre Souto

    Antes desse, passei o olho num texto sobre a preocupação dos democratas, com a derrocada das democracias, ao redor do mundo, já não necessitam mais dos quartéis, mas não podem preterir os seus ocupantes, outro dia li análise de outro colunista desse veículo, apontando o rombo que a previdência tem, a partir dos militares... Vergonha, mas, quem irá peitar o simbolismo, real, da força da caserna, exército e polícias militares?

    Responda
  23. Alan Moacir Ferraz

    Privilégios vergonhosos. Não existe idade minima pra aposentadoria? Que absurdo é este? E não é só isso. Mais uma vez os miseráveis pagarão a conta. Quem sabe um dia o povo acorde como está acontecendo em diversas partes do mundo.

    Responda
  24. Benedito Silva

    A Reforma da Previdência foi alardeada como necessária e intransferível, pois dela dependeria uma organização nas contas do Estado, que sinalizaria credibilidade junto aos investidores. A Reforma seria um sacrifício de todos os brasileiros e de todas as profissões. Entretanto, justamente daqueles que se esperam os maiores sacrifícios acabam se tornando os desertores da Reforma. Mais uma vez os Militares perdem credibilidade!

    Responda
  25. ALEXANDRE DE CASTRO

    Bozonaro e esses Pseudo Políticos mostraram ao que vieram. O lance é oprimir implacavelmente o povo e os barnabés. Nós Países Civilizados o Militar tem idade mínima para aposentar e aposenta com 60% do seu último salário. Reserva e Aposentadoria é a mesma coisa, a última vez que alguém da reserva foi chamado para o combate foi na Segunda Guerra Mundial .

    Responda
  26. Herculano JR 70

    Com a globalização, ou seja quebra de fronteiras, as forças militares, q legitma poder, devem acabar neste seculo. Mas, ainda permenecem como suposto protetor da ordem, qdo na verdade devem ser contidos mantendo seu privilegios para q ñ deem golpe de estado q foi corriqueiro durante toda a existenca do estado. E esta ai, nessa pseudo reforma, ainda, o gozo da sua influencia. Todos os q nos protegem, de fato nos exploram, como adicionalmente o judiciario.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.