Oscar Vilhena Vieira > Como sobrevivem as democracias Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Andréia Chaieb

    Os neofascistas são os que mais falam em liberdade e verdade! O desgoverno está enterrado em comportamentos autoritários como o explícito encorajamento à violência e a negação da legitimidade dos oponentes políticos, pois são incapazes de conviver com o diferente. Apoiam tortura e ditadura sim, e quem nega isso é ingênuo/burro ou mal intencionado!

    Responda
  2. noel neves

    A nação brasileira não vai abaixar a guarda em defesa das nossa liberdades, fraternidades e igualdades. E principalmente das nossas liberdades democráticas e republicanas! Às favas propangandistas da volta do famigerado ai5

    Responda
  3. Brízido Galeano

    Vilhena, acalme-se! Graças a Guedes, com a sua política econômica liberal, o Brasil começa a sair do atoleiro em que nos colocaram seus amigos espartaquistas lunáticos. Guedes falou em AI-5 mais como força de expressão ou livre manifestação de pensamento. Ou a Constituição não vale para Guedes? Em um país democrático como nosso, os órgãos de controle(STF, Congresso, PGR etc) estão sempre atentos e funcionando perfeitamente. Democracia é assim mesmo!

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      ? Vc parou de estudar na década de 70, como o Guedes? Fala aqui pra nós como tens visto o desastre neoliberal pelo mundo? E 2008? E a nossa pequena Europa, o Chile, um sucesso neoliberal, né!?

  4. LUIZ OTAVIO MARQUES DUARTE

    Algumas pessoas insistem em determinados assuntos, mesmo após serem elucidados. O Ministro Paulo Guedes se manifestou de forma muito clara e depois ainda explicou mais uma vez. Entretanto, o modus operandi da esquerda é negar fatos e dados para se ater à narrativa. Difícil governar para quem não quer ser governado e prefere afundar no mesmo barco. Incrível.

    Responda
  5. LUIZ OTAVIO MARQUES DUARTE

    Algumas pessoas insistem em determinados assuntos, mesmo após serem elucidados. O Ministro Paulo Guedes se manifestou de forma muito clara e depois ainda explicou mais uma vez. Entretanto, o modus operandi da esquerda é negar fatos e dados para se ater à narrativa. Difícil governar para quem não quer ser governado e prefere afundar no mesmo barco. Incrível.

    Responda
  6. LUIZ OTAVIO MARQUES DUARTE

    Algumas pessoas insistem em determinados assuntos mesmo após serem explicados. O Ministro Paulo Guedes disse de forma muito clara e depois ainda explicou mais uma vez. Mas o modus operandi da esquerda é negar fatos e dados para se ater à narrativa. Difícil governar para quem não quer ser governado e prefere afundar no mesmo barco. Incrível.

    Responda
  7. ricardo fernandes

    estado democrático de direito é expressão sem sentido, porque estado de direito já não tem sentido algum. não existe estado sem direito. logo, ainda escrever estado democrático de direito não melhora em nada as coisas.

    Responda
  8. Luiz Paulo Barreto

    Por parte dos eleitores e apoiadores de Bolsonaro, é frequente o comentário: "foi eleito pela maioria, está habilitado em cumprir seu projeto". Mas em sua ascenção democrática, não pode haver distorção para AI5, o qual não é democrático, apesar de várias afirmações de seu grupo.

    Responda
  9. Fernando Jorge

    Acredito que nesse governo fajuto há gente desajustada o suficiente para desejar a volta dessa monstruosidade. Mas, entre o desejo e sua realização há uma distância enorme. Nossas instituições apresentam muitas falhas, mas, conseguem barrar qq tentativa. Essa gentinha desse desgoverno é incompetente, mas, não é tão tonta a ponto de concretizar esse absurdo. Sabe que vai acabar comendo formiga.

    Responda
  10. Mario Donizete Pelissaro

    Falas como as do AI5 precisam ser levadas a serio, bem como todas as san di ces q parecem ser levadas na brincadeira, como se fossem só uma piadinha de mal gosto. Este governo tem agido e falado uma imensa quantidade de as nei ras. Ofende autoridades internacionais, criando problemas diplomaticos, en vergo nha o povo brasileiro e dissemina o odio e contribui para uma divisao cada vez maior do país.

    Responda
  11. Igor Cornelsen

    Falar sobre AI-5 é uma grande besteira. Circunstâncias são outras. Na época o Exército estava no poder e havia ensaios de revolta armada. Hoje o problema é outro. As ameaças não vêm de quem tem armas, nem as forças armadas estão no poder.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Sem dúvida as circunstâncias são outras... "Não são mais tanques ou baionetas que subvertem a democracia, mas sim um vertiginoso processo de erosão dos direitos fundamentais, da separação dos Poderes, da liberdade de imprensa e do pluralismo político que transformam governos em meras trincheiras para combater inimigos e fraudar eleições." Isso é atual!  

  12. José Cardoso

    Uma forma tradicional de solapar as instituições é a omissão das autoridades, como está acontecendo na Amazônia por exemplo. Um exemplo histórico foi o presidente Jackson dos EUA, que tem certas semelhanças com o Bolsonaro. Diante da decisão da Suprema Corte de proteger as terras do Cherokees dos grileiros da época, disse que os juízes que dessem seu jeito para cumprir sua sentença.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.