Opinião > Inflação da carne Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João José Aguiar

    Chama a atenção a quantidade de comentários que colocam culpa nos produtores e nas empresas exportadoras e solicitam interferência do governo. Ou seja, solicitam política econômica no modelo que não deu certo em lugar nenhum do mundo (nem na Alemanha Oriental, nem na União Soviética, nem na China, muito menos na Venezuela).

    Responda
  2. Joeli Aparecida Weber Camargo

    Num país que não tem política econômica estável como é o caso atual do Brasil, os preços variam conforme a direção dos ventos e ainda tem a situação agravada ao fato deste governo estar se lixando para a população.

    Responda
  3. Eduardo Giuliani

    Não podemos ficar vendo a inflação da carne como um fator negativo. O aumento de preços e de exportação de um produto brasileiro é muito. Apesar de tender a diminuir o consumo interno através de substituições, vai aumentar a renda e gerar mais empregos para os brasileiros. Não se pode ter tudo de positivo, uma melhora por um lado tem um custo por outro, mas no balanço geral é muito bom para o país. Esta tendência a pegar no pé de inflação de ajuste de preços é um trauma sem razão.

    Responda
    1. Kleber Pinto

      O seu comentário possui algumas carências de dados e de análise! Primeiro: temos que observar que até setembro deste ano, a carne bovina brasileira era a segunda mais barata do planeta, a argentina era mais barata; Segundo: que o preço em Reais subiu um terço, mas ainda temos a quarto preço mais barato do mundo; Terceiro: o preço não sobe mais porque 80% do consumo é nacional e nossas famílias não tem renda para pagar mais; Quarto: os insumos pecuários já subiram um terço nos últimos 12 meses.

  4. ALEXANDRE DE CASTRO

    Se tivesse um Governo comprometido com a Sociedade introduziria um imposto sobre exportações de Carne, fazendo com que os oportunistas exportadores repartissem seus altos lucros.

    Responda
    1. Kleber Pinto

      Alexandre! você não conhece o setor pecuário. Os criadores da pecuária não conseguem manter suas estruturas de produção desde 2013. O ano de 2012 foi o último que proporcionou condições de recuperação de pastagens. O que precisamos é renda para as famílias brasileiras, que lhes dê condições de continuar a consumir a proteína mais nobre do planeta, a carne bovina, que é a preferida pelo nosso povo. Enquanto um bovino demora 45 meses para ser abatido, um frango demora 45 dias.

  5. Cloves Oliveira

    Não é só Brasil que está sendo afetado pela crise da gripe suína na China, mas todos os grandes produtores de proteínas como Austrália, EUA e até o México. Esse é o lado perverso da exportação porque em tempos de crise toda a sociedade é afetada, mas o lucro vai para um reduzido número de pessoas. Não existe outra solução para o consumidor exceto mudar de hábito para evitar a alta dos preços. Aumentar o consumo de peixes pode ser uma saída não apenas mais econômica, mas também mais saudável.

    Responda
    1. ALEXANDRE DE CASTRO

      Infelizmente o preço do Peixe aqui no Brasil que tem inúmeros rios e milhares de km de região costeira é bem superior do que da da carne. Fruto de uma Cadeia enorme de atravessadores e lucros exorbitantes.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.