Vera Iaconelli > Liberdade de expressar seu ódio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente artigo!
O inepto afastado faz crÃtica aos movimentos negros - que objetiva conscientizar a população a igualdade de direitos porque somos exatamente iguais, brancos ou negros! Foi por esses movimentos que hoje 50% das Universidades são de pessoas negras. O incrÃvel é que ele não é branco, pasmem, é negro!
Vera Iaconelli, ótima como sempre ! Assino embaixo !
Infelizmente vivemos o imperialismo dos reacionários querendo aparecer,a qualquer preço.
"não concordo com o que dizes mas defendo até a morte o direito de o dizeres" Brilhante Filósofo Francês Voltaire. A liberdade de dizer o que pensa mesmo que contrarie, ou negue algo que outros dizem deve ser defendida. O sujeito, de certo modo, pagou, pois foi recriminado, escrachado por seus pares, além de ter perdido o cargo. Que punição mais quer? Morte? Ele falou bobagem e pagou caro por isso. A patrulha não tarda em punir (acusadores, juÃzes e executores).
Além disso, quem define o que se deve ou não falar. Vemos candidatos destilando ódio a torto e direito e ninguém fala nada. Então, entenda-se não pode expressar ódio contra x, y, z, mas contra a, b, c pode? Esta hipocrisia deve cessar para que possamos seguir em frente. Qualquer um que fale merda ou qualquer coisa que contrarie o politicamente correto hoje em dia é "queimado vivo em praça pública", então, ou pensam como você ou morram?
A agressão desnecessária, mesquinha e covarde que o governo Bolsonaro pretendeu, deliberadamente, não resta dúvida!, perpetrar contra a população negra brasileira, com a indicação desse hediondo Sérgio Nascimento para presidir a Fundação Palmares, revelou-se manobra muito difÃcil de concretizar e de ser mantida, dadas as fortes reações havidas desde o seu anúncio. Como já disseram com extrema propriedade, esse governo de ineptos só acerta quando recua, forçado a desistir de mais uma canalhice.
É claro que a liberdade de expressão, como qualquer liberdade, não pode ser absoluta nem na mais democrática das sociedades. Por acaso são livres comentários pedofÃlicos nas redes sociais? Se a discriminação racial em empresas, locais públicos, etc, é ilegal, passÃvel de pena, por que não deveria ser o preconceito viralizado nas redes, ainda mais por pessoas que ocupam cargos públicos?
O pior é a gente não entender e somatizar as consequências. Fazer o que, de tempos em tempos o capitalismo nos prega está peça. A crise vem e nos marca, machuca e mácula de forma visceral. E ao olhar para o lado e ver quem escapou impune podemos nos surpreender e ficamos ainda mais amargurados. É pensamos: como aquele negro, aquela mulher, aquele homossexual conseguiram? E o caldo ainda não entornou exatamente por causa dessas pessoas. Mas até quando...
Vivemos o resultado da crise estrutural do capitalismo de 2008. Muito sofrimento foi causado por essa crise a quem não estava acostumado a vivencia-lo. Gente branca, classe média, heterossexual e cristã que perdeu tudo e caiu na rua da amargura. Gente que se achava imune a tristezas e derrotas. O ódio excretado hoje é produto desse ressentimento. E não sei se serão capazes de retirá-lo do peito e alcançar a serenidade. Para isso talvez milhões tenham que morrer. Afinal já ocorreu antes e...
Bem apanhado, concordo com tudo. Lamentável o desserviço que esse senhor prestou. Acintoso ter sido cogitado para o cargo.
Folha e seus articulistas asquerosos e decadentes
Leio pra saber o que pensam
E você a lê por masoquismo ?
Jornalismo tendencioso também deve ser incluÃdo nesse grupo.
Você deve estar se referindo ao "jornalismo" tipo o antagonista !
Quem com sua liberdade de expressar o ódio incorrer nos crimes de injúria, calúnia e/ou difamação deve ser legalmente responsabilizado. Simples assim.
O ódio nas redes sociais é lamentável. Mas as declarações do presidente da fundação Palmares não se encaixam nesse padrão. Ele fez crÃticas ao movimento negro, o que só poderia ser sintoma de racismo se partisse de alguém sem ascendência africana.
É verdade. Como se pode ser brasileiro e estar sempre falando mal "do brasileiro". Só acho que a opinião dele se dirige apenas a determinados movimentos organizados. É como um trabalhador ser contra sindicatos, Não odeia a classe operária por conta disso.
Olá, José Cardoso, Agradeço a leitura e o trabalho de comentá-la, mas preciso acrescentar que o que define racismo, misoginia e outras formas de desigualdade é o discurso e não, necessariamente, a origem da pessoa que fala. Assim teremos mulheres misóginas e afrodescendentes racistas e outros sujeitos em posições igualmente insólitas.
Os surtos de "enlouquecimento" observados recentemente no mundo e que foram responsáveis por grandes desastres, como a eleição de Donald Trump, têm o DNA dos silicon six. A Cambridge Analytica foi condenada no Reino Unido como organização criminosa, mas ninguém consegue parar as megacorps da manipulação. Poder sem limites. Tirania.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vera Iaconelli > Liberdade de expressar seu ódio Voltar
Comente este texto