Vinícius Torres Freire > Bolsonaro, a geringonça da extrema-direita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sim, geringonça ou não, é exatamente esse arranjo funcional que cria os espaços para termos um mÃnimo de ordem polÃtica e avanço econômico (sem ser Pangloss). .../Claudia F.
O autor aponta corretamente que avança o desmonte das instituições democráticas. Quanto so avanço econômico... ate numeros do PIB não são confiáveis. Assim falou The Economist.
Percebe-se que os crÃticos a isso que aà está, cansados, começam a mudar o tom da estrutura e significado de seus discursos. Talvez porque há indicativos de que o fascismo veio para ficar, pelo menos nos próximos três anos. O nÃvel de aparelhamento das instituições e acovardamento de agentes públicos são incontestáveis. Os absurdos do ocupante do cargo prosseguirão. A economia vai se virando, conjuntural. E os resultados econômicos obtidos até agora não são frutos deste governo. Aliás, pÃfio!
O sistema polÃtico brasileiro é disfuncional mesmo. Não é possÃvel uma nação ter mais de 30 partidos polÃticos representados no Congresso, e com tendências a chegar a 70, e funcionar. Isto é anarquia. É um milagre conseguirmos ir navegando e aprovando algumas reformas. Bolsonaro é só parte desta grande esculhambação que é a organização polÃtica do paÃs. Imaginar que esta bagunça é estável é sonhar, só não me venham a dizer que o Bolsonaro vai dar um golpe. Esta bagunça é o golpe do Centrão.
Nunca tinha lido nada tão medÃocre escrito por Vinicius T Freire, Se é "encardido " é sujo e ponto. Por qualquer razão o colunista parece fazer média com o desgoverno visÃvel e admitido até por ex bolsonaristas empresários, desencantados com a economia que não melhorou nada, pois as propostas aceitas têm a cara do fracasso anunciado. .
Boa análise. Apesar das questões ideológicas, há um consenso de que é necessário manter a racionalidade na economia.
No geral, a situação é esta mesmo. Só q a aparente tranquilidade da elite engana. Soltaram Lula para acabar com Bolsonazi.
De acordo com VTF, Bolsonaro quer "quebrar sistema" polÃtico e as instituições de controle democrático. O articulista é um saudosista. Para ele, portanto, bons tempos foram os perÃodos de Lula, Dilma e Temer. Agora temos um presidente com Maia substituindo a base aliada, sem maioria no Congresso, sem partido polÃtico e, por último, sem uma Espada de Dâmocles sobre a cabeça dele, para contê-lo. Enfim, um presidencialismo anárquico com Bolsonaro "tirando sarro" de todos os seus oponentes.
Sobre Lacerda em relação a Getúlio Vargas:"Se tomar posse, não pode governar". Getúlio nao conseguiu governar todo o perÃodo, pois sucidou-se em decorrência dos escândalos surgidos na República do Galeão. Como a história se repete, estamos vivendo uma República de Curitiba sem fim com a Lava Jato. Fez um ex-presidente carismático passar quase 600 dias preso.
Vinicius não disse em momento algum o que o comentarista afirma. O problema do comentarista é o pensamento binário, se alguém critica alguma ação do governo é de esquerda ou petista. É o pensamento autoritário padrão, quem não está cegamente comigo é inimigo.
Um exemplo de "sarro". Sobre a eleição presidencial argentina, Bolsonaro disse que o candidato da esquerda peronista lunática não deveria ser eleito. Quase que imita Lacerda sobre Getúlio, em 1950: "Não pode ser candidato.Se for,não pode ser eleito.Se eleito,não pode tomar posse.Se tomar posse,não pode governar." Depois disse que não iria mandar ninguém na posse de Fernández, mas o vice Mourão foi. Desde o inÃcio, Bolsonaro iria mandar alguém. Mas antes, ficou "sarreando" com todos. Um gozador!
O governo de Bolsonaro age para os 30 e tantos por cento que ou o apoiam ou aceitam parte da pauta para obter outra. O pobre que levou na previdência, mais uma, mas se orgulha de ser evangélico ( e terrivelmente conservadores), o liberal econômico que sabe que para quem tem muito, liberdade e segurança, saúde e educação não tem problema e os militares e policiais, por motivos mais que óbvios, ululantes mesmo. É uma geringonça antiga: oligarquia militar dos patrÃcios.
Com a "retomada néris e reles", é isso que vai ser mostrado aos parlamentares nas férias de verão, escancarando o caráter "néris e reles" da estrambótica geringonça.
Parabéns pelo belo texto. Resume de modo geral , o Governo do desgovernado. Quero apenas acrescentar um expressão muito usada em Minas sobre o chefe do Executivo : “ Vai ser ruim de serviço assim, sô” !
Importante ter uma economia liberal sim mas esse Governo está excedendo o bom senso. Na economia deve haver regras. O que se vê hoje é o sujeito achar que pode fazer o que quiser na seara econômica. Paga salários aviltantes, não quer recolher impostos ou contribuir para a previdência social, deixa as externalidades ambientais matarem plantas, rios e mares. Em suma Bolsonaro, Guedes e Cia tão dando uma ba.nana para a dignidade da pessoa humana.
Eu concordo. Não sou muito fã do Maia, mas ele tem sido muito democrático em seu mandato. Acho que ele sabe da responsabilidade dele com a democracia, diante de um presidente cono Bolsonaro. Vejo que ele faz o que pode no meio do descalabro
Entre os poderes concedidos a ele pela "geringonça" está o de sabotar a proteção da floresta e dos Ãndios da Amazônia.
Bolsonaro foi enviado por Deus porque faltou gafanhoto.
Só não acho que foi Deus não... rsrs Deus não seria tão burr.o ou demago.go! Kkk
A melhor do dia, quer dizer, da Folha!
Resumindo: o presente é um laranja da elite econômica.
Não parece doido, é completamente doido. Mas sei que o Senhor não está doido, só está cumprindo as ordens de ter que se juntar ao coro da imprensa "unânime " em favor do neoliberalismo
Está difÃcil de decifrar qual é a "turma" do quanto pior melhor. Dizem que são os esquerdistas, mas para mim são os bolsominios que insistem nessa geringonça à beira do precipÃcio. Falta pouco para Chilar!
Slobodan Milosevitch, Radovan Karadzic, Adolf Hitler, Josef Mengele... crimes de ódio, assassinatos... esqueceram do tribunal penal internacional, do tribunal de Nuremberg. Não esperem nada da justiça brasileira... como eles dizem... tá tudo dominado!
O governo Bolsonaro veio para destruir o estado de bem estar social , as favas com os mais pobres desse pais , taxem-lhes o seguro desemprego e diminua-lhes as pensões. A elite podre de rica aplaude de pé
Quantas viúvas nos comentários... falando que o governo já deixa certo... tá tudo um maravilha, a carne, combustÃvel, alimentos, gás não subiram, o pleno emprego tá a todo vapor, a dólar tá baixo, tá tudo muito bom ... SQN
Com toda tragédia à flor da pele nesse desgoverno, fico pasma de ver gente ainda aqui , defender o Mico! Perfeiro o texto , e nao é só esquerdista que vê nele o bom senso...enquanto isso o gado urra!
O governo está no caminho certo. Poderia ter evitado algumas polêmicas desnecessárias, mas no geral melhorou o ambiente para o desenvolvimento. Ainda tem reformas por fazer: administrativa, Tributária, polÃtica e o pacto. Se não continuar reformando, teremos um crescimento medÃocre. O Brasil merece mais e este governo pode mais.
Vamos é precisar da reforma de todas as reformas, porque até agora nenhuma delas deu certo.
Me fala um só ponto que deu certo.. Não adianta vir aqui falar algo fora de realidade e não apontar algo que deu certo. Saio nas ruas da minha cidade e vejo um deserto nos comércios, em tempos de Esquerda e “”comunismo”“ o comércio e o emprego era pujantes nessa época do ano.
Debalde toda a histeria dos esquerdistas , principalmente os ditos (des) articulistas da FSP, o governo vem dando certo, principalmente pelo fato de que Bolsonaro governa com os melhores quadros do paÃs . Bola pra frente Mito!
Em suma, vive-se a mais deplorável tragédia moral, administrativa, politica, institucional, ambiental, etc. Bozo é a morte do Brasil. E quem não enxerga isso é por cegueira ou participação na desgraça.
Tem mi.nion que lê o artigo e chega a uma conclusão torta. Que a disfunção, o caos e a morte que são a alma do governo Bolsonaro não estejam AINDA encarnadas plenamente, isso não significa que a escolha por Bolsonaro tenha sido acertada. Um ano depois vem mi.nion dizer: tá vendo, a imprensa dizia que seria caótico, mas até agora foi só me.dÃocre e ri.dÃculo mesmo, oba!!!
À esquerda não deseja o caos, mesmo porque, a geringonça é o próprio. É o PT está mais forte do que nunca é faremos todo o possÃvel para arrumar um vice para o Lula da linha dura, ou seja, aquela pessoa que deseja ardentemente construir um paredão para colocar essa elite burra de joelhos.
Ou seja: não ocorreu o caos tão desejado pela esquerda, apesar da histeria dos articuliastas da FSP e das viúvas do petismo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Bolsonaro, a geringonça da extrema-direita Voltar
Comente este texto