Ruy Castro > O dilema Bishop Voltar
Comente este texto
Leia Mais
NA FLIP(não lembro o ano) foi encenada a peça sobre E.Bishop.
Não conheço a obra da E Bishop mas conheço bem a de Cecilia. Grande poeta e grande mulher.
" Em que espelho ficou perdida a minha face ?" Viva CecÃlia !!!
"Flores Raras" é o filme que conta a história de amor entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. Ambientado em Petrópolis, dos anos de 1950 e 1960, a história coincide com o surgimento da Bossa Nova e a construção e inauguração da capital BrasÃlia. O filme trata a história dessas duas mulheres e suas trajetórias. https://pt.wikipedia.org/wiki/Flores_Raras
CecÃlia foi perseguida e acusada de 'comunismo' pela ditadura Vargas que em 1937 mandou fechar a primeira Biblioteca Infantil brasileira, montada por ela em 1934, com o apoio do secretário de educação à época, AnÃsio Teixeira (também perseguido na ditadura Vargas e na de 1964). A acusação que pesava sobre CecÃlia? De abrigar na biblioteca 'livros comunistas' como 'As aventuras de Tom Sawyer' (!!) CecÃlia morreu em 1964. Presumir que ela 'deve ter apoiado o golpe em 64' é muita leviandade.
..."Não duvido que Bishop fosse mais poeta"...nao tem aà um certo complexo de vira lata? Viva CecÃlia!
Artigo excelente, como de hábito, assim como a lembrança do comentarista abaixo sobre a ausência de denúncia pela direita da perseguição da Bishop feita pela esquerda. Me permite uma questão de leigo? Ela não fez sua obra apenas em inglês? Escreveu algo relevante em português? Não sei se escrever em nossa lÃngua é quesito obrigatório para ser homenageado especial na FLIP, mas na lista dos honrados por esta homenagem que acabo de conferir, todos eram autores brasileiros.
Muita gente boa apoiou o golpe, muitos se arrependeram e não poucos terminaram também perseguidos. Isto faz dela menos poeta? O interessante é que quase ninguém na direita olavista toma a defesa da moça, eles que se dispõem a gritar "Perseguição esquerdista!" a todo momento. Mas, você sabe, ela vivia com a Lota!
Este poema é de entortar qualquer talo de cana - Uma sabe tudo/ o que sabe a outra,/ apreenderam-se de cor/da cabeça aos pés. -. Tem uma versão ilustrada por José Alberto Nemer, que é um primor. A casa de Bishop ainda está lá nas Lages em Ouro Preto, linda como sua poesia e também ignorada. E Paulo Francis, não era assim tão sóbrio e nem eu e nem o VinÃcius que esteve com ela lá em Villa Rica. E não sei se a CecÃlia também chupava cana etc. Mas que ela merecia, merecia. E não só ela...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > O dilema Bishop Voltar
Comente este texto