Ian Bremmer > Mundo terá anos difíceis pela frente com crise econômica e geopolítica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Resumo da Ópera: a China, em 30 anos, aumentou sua Classe Média em 600 Milhões de Almas;o Cobertor é Curto e o Ocidente já está com Frio! Rarararaaaaaaaaaaaaaaaaaaaááááá!
- "pelo menos, sentem que foram"? É só mimimi, então? - "as classes médias e trabalhadoras dos paÃses industrializados avançados, que enxergam a ascensão de uma nova classe média global na Ãsia e América Latina como algo que ocorre à custa de seu próprio bem-estar."? Ah, o problema é inveja de latinos e chineses! A visão arrogante dos neoliberais que ficam incomodados com trabalhadores e pobres que não ficam agradecidos com a pequena parte que lhes cabe neste latifúndio...
Não obstante à s considerações defendidas no artigo, cabe ressaltar que hoje em dia o Estado não tem mais a mesma força do que tinha no fim da Segunda Guerra Mundial, hoje as grandes corporações financeiras e os conglomerados econômicos estão mais fortes, mormente depois da década de 1980 em que o neoliberalismo fortemente financerizado tornou-se a regra do mundo. Portanto, o desafio é para além da polÃtica. Além disso, os problemas globais, logo exigem respostas globais conjuntas.
O processo da globalização não se preocupou com os desequilÃbrios econômicos que estava criando que agora se mostram com força. Além disso a riqueza produzida ficou concentrada, enquanto muitos paÃses se endividaram, aumentando a insatisfação. A população aumentou, mas não se preparou para épocas difÃceis. Vamos ter muitas novidades precarizando e tumultuando a vida.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ian Bremmer > Mundo terá anos difíceis pela frente com crise econômica e geopolítica Voltar
Comente este texto