Ilustrada > Governo suspende nomeação do presidente da Fundação Palmares Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O inepto afastado faz crÃtica aos movimentos negros - que objetiva conscientizar a população a igualdade de direitos porque somos exatamente iguais, brancos ou negros! Foi por esses movimentos que hoje 50% das Universidades são de pessoas negras. O incrÃvel é que ele não é branco, pasmem, é negro!
Esse governo transformou a si mesmo nun circo de horrores. E a cartola desse mágico das diatribes e mesmo inesgotável. Ou de onde ele tiraria uma figura tão bizarra como essa que tentou jogar na cara das pessoas de bem e com alguma lucidez? Essa tragedia não tem nada engraçado!
A agressão desnecessária, mesquinha e covarde que o governo Bolsonaro quis, de forma deliberada, perpetrar contra toda a população negra brasileira, com a indicação desse hediondo Sérgio Nascimento para a presidência da Fundação Palmares, revelou-se manobra muito difÃcil de executar e de ser mantida, dadas as fortes reações ocorridas desde o seu anúncio. Como alguém já disse com extrema propriedade, esse governo de ineptos só acerta quando volta atrás e desiste de persistir no erro.
E nesse caso, foi a decisão de um magistrado federal no Ceará que fez prevalecer aquela famosa frase atribuÃda a um aldeão na velha Europa: ainda há juÃzes em Berlim!
E nesse caso, meu caro, a decisão foi de um magistrado federal no Ceará que fez prevalecer aquela expressão: ainda há juÃzes em Berlim!
Ops, vamos parar de comentar sobre esse sujeito aÃ, que foi nomeado. A culpa é do irresponsável e incompetente que o nomeou. PT saudações.
Então não deixaram o Stephen assumir o comando da Candyland?
A situação é tão anárquica em órgãos como o Ministério da Educação ou a Secretaria Especial da Cultura que aceitar um convite ali representa um risco para a reputação dos eventuais nomeados. Antes mesmo de ter a oportunidade de trabalhar e mostrar valor, a pessoa pode ser destruÃda. E o pior é que, no caso de alguns, a gente fica até aliviado, pois, geralmente, o "currÃculo" é o pior possÃvel ou simplesmente anêmico.
Nomear e exonerar servidores comissionados, é prerrogativa do executivo, qualquer coisa além disso e ingerência indevida de poderes, portanto goste ou não alguns militantes a nomeação deve ser mantida, pois a livre manifestação do pensamento é garantida por nossa constituição
Daà tem que mudar o nome da fundação para "Fundação para o racismo e a falta de vergonha na cara". Usar as garantias da constituição para destruÃ-la é de uma hipocrisia asquerosa.
Vejam o que é um governo desorganizado e desprovido de hierarquia (sim, logo a hierarquia, tão valorizada pelos militares...): no âmbito da Secretaria Especial da Cultura, Luciana Rocha Feres foi a única pessoa até agora cuja nomeação podia ser justificada segundo critérios técnicos. Tem excelente currÃculo a moça. Mas, segundo o "Estadão", foi designada diretamente por Ministro do Turismo e sua nomeação não durou nem mesmo um dia.
É verdade , Odete (rsrsrsrsrs)! Que ingenuidade a minha...
Hernandez, há males que vem para o bem. Você mesmo disse que ela é uma pessoa competente. Não existe possibilidade dela compor este governo!!!
FSP, não publicam os meu comentários. Só falei verdades. O racismo é real, e tudo o que disse é o que transmito aos meus alunos na sala de aula, como professora de História.
Esse sistema de moderação da Folha é estranho,seus jornalistas podem publicar as palavras obcenas que outros usam, mas nós não temos o direito de usar palavras como " ate rro rizar""sa fa do" e ou descrever a verdade que logo vem a mensagem automática: "seu comentário não pode ser publicado...bla, bla,bla".
O preconceito é real! Homens e mulheres negros ainda recebem menos em seus trabalhos, sofrem mais violência, compõe a maior taxa dos analfabetos e integram em maior número os encarcerados. Durante muito tempo, a sociedade negou os direitos aos negros, e isso é refletido nos dias atuais. Como alguém quer acabar com o dia da consciência negra, se esse dia vem justamente discutir essa desigualdade? Como alguém pode negar Zumbi, se esse lutou bravamente pela resistência de seu povo?
Zumbi tinha escravos negros, Raquel.
Esses recuos seriam totalmente evitáveis caso o governo analisasse melhor os seus indicados. Deve ter, ou deveria, uma equipe para esse tipo de verificação. Medidas como essa desgasta e, principalmente, mina a credibilidade do governo. Pode ser que nem sinta a curto prazo, mas essa conta de muitos recuos será cobrado no perÃodo de longo prazo.
Acontece que o governo do Bozo fez uma análise criteriosa nesta escolha. Esse cidadão foi o negro mais racista que ele encontrou para a posição.
O problema é que toda vez que o coiso recua ele vai as profundezas e traz coisa pior. Abre os olhos F. Palmares.
Novidade: mais um recuo, não sabe o que nem como fazer. Mais três anos para corrigir a falha.
Um no cravo, outro na ferradura: junto com o capitão do mato, sai a única pessoa qualificada que tinham nomeado até agora na Cultura, que seria esta nova Presidente do IPHAN.
No Brasil foram 400 anos de escravidão, milhões de negros se submeteram a esta barbaridade. E tem leitor aqui que faz comentário falando que foi benéfica...Pelo amor de Deus....400 anos...de violência...e até hoje eles sofrem com racistas e pensamentos como destes leitores.
Que visão obtusa das coisas heim Paulo! Acredito que vc ainda se orgulha de ser "gente de bem"
Simplesmente lamentável a cabeça dessas pessoas que pensam dessa forma. Acredito que faltaram nas aulas de história do Brasil. Inclusive esse pseudo jornalista que foi indicado para presidir a Fundação Palmares.
Com certeza estes leitores que consideram a escravidão benéfica, são descendentes dos escravagistas das Casas Grandes, se fossem descendentes das Senzalas pensariam bem diferente. Infeliz comentário extremista e fascista.
Benéfica para os descendentes, não para os escravos. Talvez para você tivesse sido mais vantajoso ter nascido no Japão do que no Brasil mas, para a maioria dos negros, é muito melhor nascer e viver no Brasil ou nos Estados Unidos do que nascer e viver na Ãfrica.
No Brasil foram 400 anos de escravidão, milhões de negros se submeteram a está barbaridade. E tem leitor aqui que faz comentário falando que foi benéfica...Pelo amor de Deus....400 anos...de violência...e até hoje eles sofrem com racistas e pensamentos como deates leitores.
Este rapaz me faz lembrar a figura do Capitão do Mato!!!!
Esse capitão do mato, que enaltece a escravidão, não passa de um bozzzal, bem ao nÃvel desse governo.
Na mesma reportagem vemos que o governo suspendeu a nomeação de Sérgio Camargo mas que a AGU também recorreu contra a ordem judicial que havia determinado essa mesma suspensão. Não ficou claro, portanto, se a suspensão é definitiva. Se for, será uma pena. Gosto de gente que fala a verdade. A escravidão de fato foi muito benéfica para os descendentes de escravos:melhor nascer e viver no Brasil ou nos Estados Unidos do que na Ãfrica.
Impressionante a quantidade de pessoas que não aceitam uma verdade óbvia: negros nos Estados Unidos e no Brasil, em média, vivem melhor do que negros que vivem na Ãfrica. E por mais que se repita, não entendem o que leem. Estamos falando de bem estar de descendentes de escravos e não dos escravos. Portanto, não adianta elencar todos os males e sofrimentos dos escravos porque isto não está em discussão e não afeta o bem estar dos descendentes. Não vemos filas de negros querendo voltar para a Afri
Isso é o que acontece quando bozominions fascistoides se metem a pensar, produzem esse tipo de pérola da es.tu.pi.dez. De acordo com esse tipo de raciocÃnio, se é que podemos falar assim, seria melhor para o futuro dos negros que restabelecêssemos o tráfico negreiro pois os futuros descendentes viveriam melhor do que os negros africanos de agora. Im.be.cil é elogio para esse excremento!
Essa história de que vivem melhor aqui do que lá é nivelar por baixo, e põe baixo nisso, os motivos vários colegas aqui abaixo já explanaram.
Aqui se fala sem conhecimento de causa ... a Ãfrica é um continente extremamente heterogêneo e desigual . Boa parte dos problemas atuais são decorrentes do processo de colonização e muito pela desorganização causada pelo tráfico de escravos . A escravidão é uma úlcera aberta na consciência nacional . O fato dos descendentes viverem melhor que parte dos africanos é somente um efeito passivo de viver em um paÃs em condições melhores e não fruto de alguma polÃtica ou medida consciente
Queridão, a escravidão só será benéfica para os afrodescendentes no dia em que a Terra for plana!
Abaixo, leia-se "maus tratos selvagens". Infelizmente, a miséria na qual vivem os negros no Brasil, não difere muito daquela reinante na Ãfrica. E, não bastasse isto, este porco e ignorante não considera os efeitos devastadores do tráfico sobre o desenvolvimento africano.
Acontece que qualquer ser humano do planeta vive melhor que os negros da Ãfrica subsaariana. Se os descendentes daquela população não tivesse sido escravizada pelos brancos europeus talvez os negros de hoje em todo o mundo não seriam tão renegados.
Nas cidades, damas da sociedade, "gente de bem", como diriam hoje, viviam da prostituição de suas escravas e, assim por diante. Mas pra está sordidez, segundo este porco, fez bem aos afrodescendentes. Seria apenas repulsivo, se não fosse trágico.
Aos que não entendem o que leem, repito que a escravidão foi benéfica não para os escravizados mas sim para os seus descendentes. Qualquer que seja o critério - renda per capita, condições de vida, saúde, educação ou respeito aos direitos humanos - é muito melhor para um negro nascer e viver no Brasil ou nos Estados Unidos do que em qualquer paÃs da Ãfrica subsaariana no qual seus ancestrais tenham sido escravizados e vendidos aos traficantes que os trouxeram para a América.
Este senhor só aparece aqui para fazer comentários racistas e supremacistas. No Brasil, segundo relatos da Inquisição, da Inquisição, não de "comunistas", os escravos, homens e mulheres, eram submetidos até a abusos sexuais por parte dos donos. Sim, donos de escravos "benfeitores" até estupravam seus escravos, fora os mais tratos selvagens.
Você gosta de pessoas que falam a verdade? Bom, nesse caso, depende de qual "verdade" estamos falando, pois colocar um racista para dirigir uma fundação que defende os negros é o mesmo que colocar um Nazista na direção de uma fundação judaica apenas porque ele fala as "verdades do nazismo".
Gosta de gente que fala qual verdade ? A verdade que lhes convém minion ??
Melhor? Sério isso? Ser tirado da sua terra, proibido de usar seu nome, ser forçado a trabalho escravo, levar castigos desumanos? Ainda mais, ver suas gerações futuras serem mortas e encarceradas pelo Estado? Seu comentário, além de infeliz, demonstra que você conhece muito pouco da realidade africana. Não há justificativa para que qualquer povo seja retirado de suas terras, raÃzes e cultura.
Strange fruit
Para ser coerente ele deveria dispor-se a trabalhar como escravo, a alteração trabalhista do Temer permite isso, contratado prevalece sobre o legislado, o que seria benéfico então para os seus descendentes.
Um recuo que eu aplaudirei, se colocarem alguém melhor, obviamente, como já aprendemos no MEC e na secretaria de cultura.
E ainda restam 3 anos desse mal Governo.
Putz, Ernesto, tem toda a razão!! É o adjetivo "Mau" e não o advérbio "bem".
Discordo: é MAU governo.
O mau caráter não tem cor, raça, sexo ou condição social. Ele é mau caráter e ponto. O mau caráter se aproveita das circunstâncias pra tirar proveito. E esse Sérgio Camargo está se aproveitando a onda de um governo absolutamente mau caráter pra tirar sua casquinha. Ele não é negro de direita, "contra o vitimismo", contra o "politicamente correto" (então é a favor do politicamente INCORRETO). Ele é, simplesmente, um negro mau caráter. Como tem branco, amarelo, Ãndio, japonês, mau caráter.
Medida acertada, e mostra que esse governo se orienta só por mÃdia e redes sociais, projetos, estudos, planejamentos não fazem parte dele.
Prá que tanto presidente? presidente disso, presidente daquilo, presidente daquilo outro...presidente não sei do que, presidente do raio que o parta.....ora, vamos trabalhar pessoal.....
Um momento de lucidez.
O cara morreu pela boca. Agora, perdeu a boquinha e ficará desempregado. O proximo sera seu chefe, o oportunista Alvim. A demência se alastra.
Quiz ter mais magestade do que o rei, ou mais "engraçado" que o bobo-da-corte. Dançou...
Almir, não se preocupe com erros de português, o importante é entendermos sua mensagem. Esta coluna pertence ao povo brasileiro assinante da folha, não foi destinada exclusivamente aos membros da Academia Brasileira de Letras!!!!
Quis é com "s", majestade é com "j" e a expressão bobo da corte não tem hÃfen. Parabéns. Você pode ter batido um recorde de quantidade de erros de português por número de palavras publicadas aqui nos Comentários da Folha.
Esse rapaz parece ser um boçal
Não parece, é.
Neste (des)governo o nome dos indicados é colocado nas placas com post-it.
Genial, seu comentario.
Eu sou negro e nunca vou negar a escravidão, nunca vou negar o racismo. Vá em um restaurante caro e veja quantos negros tem, estatisticamente são os que ganham menos, tem gente que na época de Martin Luther King Jr negaria o racismo nos Estados Unidos. Eu fui em hotel que mesmo com dinheiro não me aceitaram. Eu amo minha raça e digo aos negros estudem, esforcem-se amem se e lutem pela contra a desigualdade e não dividam a luta.
Você está certÃssimo, Alberto! E acho um absurdo que muitas pessoas, inclusive, esse tal de Sérgio Camargo, ainda pense que a escravidão foi benéfica para os negros durante o Brasil Colônia e Império Já vi declarações até aqui, nos comentários da FSP, que Pedro II e a princesa Isabel foram os maiores estadistas do Brasil. O Camargo acha até que a princesa deveria ser canonizada. Ora, que estadistas eram esses que mandavam em um paÃs fundado na escravidão de pessoas? Vade retrum!
Como assim, não aceitaram-no num hotel? Quanta mau-caratismo desse povo racista!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Governo suspende nomeação do presidente da Fundação Palmares Voltar
Comente este texto