Hélio Schwartsman > O pulo no fosso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Francisco Gugé

    Opinião é livre. Inclusive a de um Articulista Brasileiro, que acha que sabe mais sobre o que é melhor para o Reino Unido, do que a maioria do seu Povo. Assim, também vou dar meu "pitaco". O Brasil vai ter uma boa chance de fazer um acordo individual com o Reino Unido, e ao mesmo tempo, Macron Merkel, e outros poluidores que adoram esculhambar com o meio ambiente e espetar a culpa no Brasil que tem 60% de sua área preservada, "baixam a bola". Achei foi bom a vitoria de Bojo.

    Responda
  2. Ana Souza

    Verdade...é mais fácil espalhar um slogan, um meme, uma frase do que fazer explicações elaboradas. Infelizmente o funcionamento do sistema economico exige explicações detalhadas. O prejuízo vai ser descoberto quando a população sentir os efeitos na própria pele no decorrer do tempo.Caindo e aprendendo...

    Responda
  3. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Mas o que se entende por devir pessoal, devir de uma sociedade, ou devir de um país? Quando se trata de um grupo humano suficientemente grande, apesar de seu voluntarismo, apesar de seus esforços, apesar do seu desejo de agir bem, apesar de suas ideias de reformas, apesar de suas explosões revolucionárias, é como uma jangada levada pela corrente de um rio.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      O rio não se desloca depressa. Se ele se deslocasse depressa, há muito tempo teríamos observado a realidade de uma história subjacente. Não a notamos porque o deslocamento é quase imperceptível. Braudel,

  4. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Um político sábio, o que é raro, certa vez disse: democracia é o pior dos regimes políticos, salvo os demais. Ainda não inventaram melhor. Segue a civilização desde a Grécia antiga. Ele era um inglês. E La Nave Va.

    Responda
    1. SUELI Machado

      Já eu sou uma brasileira. E La Nave Afunda.

  5. joao pinto

    Pulo no fosso ou não, isso é democracia! Aceite...

    Responda
  6. Wagner Santos

    A grandeza destes expoentes populistas tem data marcada para acabar, e esta ´mais próxima na medida em que são menos poderosos. A Grã Bretanha se esquece que tem a Escócia e a Irlanda a se incomodarem fortemente com o brexit e que Trump está distante, muito mais do que os consumidores da Comunidade Européia. Situação que será ruim para quase todos e que tem um país beneficiário, que não é a Grã Bretanha. Pularam no fosso de cabeça.

    Responda
  7. Humberto Giovine

    Hildebrando! Fazia algum tempo que lia seus comentários. Continua com as alucinações, vivas e fortes!!!!

    Responda
  8. Marco A B Santos

    Boquinhas amargas? Pois é, babies, a mamata acabou. Viva o Trabalho ! Que enriquece e enobrece o Homem. Viva !

    Responda
    1. João Mauro Gomes Vieira de Carvalho

      "O trabalho liberta", liam os judeus ao entrar em Auschwitz.

  9. Flávio Sasso

    Querer ser legitimo vai doer no bolso.

    Responda
  10. Hildebrando Teixeira

    "Um dos problemas da democracia são os maus perdedores", fanáticos crentes em seitas, religiosas, políticas, como o articulista neo-marxista, preocupado c/ PIB ou PIB per capta, importantes p/ grande parte da elite de poder ocidental, mídia marrom inclusa, que espertamente vive de parasitar o setor produtivo inclusive com publicações obrigatórias de balanços financeiros e bolsas-imprensa. Ingleses, que não são bobos, sacaram o "pulo do gato" enquanto fazê-los acreditar no pulo do "bicho preguiça

    Responda
  11. Estela Najberg

    Segue a Marcha da Insensatez, Barbara Tuchman continua atual. Vide o caso brasileiro, que depois de lutar por anos pela democracia, doando vidas para este objetivo, flerta com seus inimigos, que poderão lhes bater a carteira na próxima esquina, retirando direitos básicos, como votar e ser votado. Tristes trópicos!!!

    Responda
    1. FERNANDO CARLOS G MARTOS

      Desculpe-me, mas você tem uma percepção errada! No caso brasileiro, votar não é um direito. É uma obrigação, e isso é próprio da falta de democracia! Na verdadeira democracia, votar é opcional, não obrigatório. Reveja seus conceitos!

  12. Ayer Campos

    "Se enamorar dos memes fáceis..." Peraí, mas os 'brexiteers' também não têm 'direito' a se enamorar de memes fáceis como 'democracia' e 'soberania popular'? Dependendo do modo como as interpelamos, também podem ser formulações 'complexas'.... O artigo do Hélio parece mais uma 'profissão de fé' na ciência empírica (?) racionalista do que numa lógica política de razão prudencial. Por que não visar a objetivos mas imediatos confiando num prognóstico incerto?

    Responda
  13. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Reino Unido continuará cobrando contando com mão de abre imigrante, se quiser. A diferença é que agora poderá escolher quem entra.

    Responda
  14. Galdino Formiga

    Brexit - É somente questão de opinião pessimista. A maioria da população opinou favorável e o parlamento ratificou a decisão.

    Responda
  15. Erica Luciana de Souza Silva

    Paulo Cesar, existe uma máxima q rege toda a pesquisa e análises dos processos de colonização e descolonização: se vc não quer imigrantes na sua porta, não vá coloniza-los. Na dúvida, leia o q a Inglaterra fez em suas colônias. Para facilitar, comece com a Ãfrica do Sul. Depois vá para a Ãndia.

    Responda
  16. LUIZ WAGNER DI PALMA

    Os ingleses que votaram a favor, acreditam que a era vitoriana voltará e a Inglaterra será a ser uma potência dominante. Esqueceram que o mundo mudou e vão pagar caro por isso.

    Responda
  17. Paulo César de Oliveira

    Que diferença faz alguns pontos percentuais no PIB? O Reino Unido já sobreviveu à ocupação da Europa por Hitler e vai sobreviver ao Brexit. Espantosa é a naturalidade com que Helio, em geral uma pessoa sensata e muito inteligente, fala em imigração como remédio para queda das taxas de natalidade no Reino Unido(e na Europa em geral). Aceitar imigração como remédio para este problema equivale a suicídio genético no longo prazo, uma substituição dos nativos pelos imigrantes.

    Responda
    1. SUELI Machado

      "Suicídio genético". "Substituição dos nativos pelos imigrantes". - Não sabia que a eugenia tinha voltado à moda... Acho que desde a queda da Alemanha nazista que isso não acontecia...

    2. João Mauro Gomes Vieira de Carvalho

      E assim pulamos no fosso.

    3. João Mauro Gomes Vieira de Carvalho

      Pureza genética como argumento político. É estarrecedor encontrar algo assim por aqui. Enquanto o colunista fala dos memes de redes sociais que prometem o retorno a passado tão glorioso quanto inexistente, esse comentário ressoa os memes eugenistas dos grupos de extrema-direita.

    4. Alexander Vicente Christianini

      Quem seriam os "nativos" do Reino Unido? As ilhas britânicas sofreram várias ondas de invasões/colonizações ao longo da história, de galeses a romanos e vikings, passando a refugiados e membros de colônias e ex-colônias. O próprio bisavô de Bóris Johnson era turco... O "encanador polonês" não é a fonte dos problemas do Reino Unido. Ele é parte da história do País.

    5. Roseli Santana

      Vc percebeu que está pensando exatamente como Hitler? Eles que mandem os imigrantes para as câmeras de gás, inclusive os imigrantes brasileiros, para salvar a sua superioridade genética!! Estarrecedor!!!

    6. Eduardo Luiz De Faria

      "suicídio genético no longo prazo, uma substituição dos nativos pelos imigrantes". Pensas assim, mesmo? Genes imigrantes correspondem ao suicídio genético? Explica melhor, por favor. Porque pareces dizer que os genes nativos, superiores, seriam contaminados pelos dos imigrantes, estes inferiores. Se for isso, tua opinião é impressionante.

    7. José Cardoso

      Sobreviver vai. Como a Argentina também sobreviveu ao Peron. Está sobrevivendo até hoje...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.