Opinião > Amazônia já Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. PAULO ROBERTO HASSE

    Incluir a barragem de Brumadinho na conta deste governo mostra a ignorância ou parcialidade da Folha . A manutenção desta barragem e Mariana que foram os desastres mais recentes com centenas de vítimas , devia estar sendo feita há mais de 5 anos para evitar estes rompimentos .

    Responda
  2. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Editorial tendencioso. Não cita em momento algum incêndios ocorridos em florestas em outras áreas do planeta em período de seca e sua repercussão para o aquecimento global, como se o problema fosse somente no Brasil. Também apresenta as queimadas como se fosse o Governo quem ateia fogo nas florestas, quando há incêndios iniciados por fenômenos naturais, em áreas de difícil acesso, comuns ma Amazônia. Faltou mencionar o jogo internacional para prejudicar o agronegócio do Brasil.

    Responda
    1. Bruno Silva Santana

      Primeiro, o foco do editorial foi mostrar o que vem acontecendo no Brasil, eventos de verdadeira destruição ambiental. Segundo, o Governo tem seu papel nesses mesmos desastres por conta de sua omissão e pelo afrouxamento das leis e instituições ambientais - na época que houveram as queimadas era tempo de umidade, não havia como ter sido um "desastre natural". Terceiro, para de criar teoria da conspiração. Abs

    2. Ednaldo Miranda de Freitas

      As queimadas ocorrem em diversas regiões, espalhadas pelo planeta inteiro. Por aqui, tem o aval de um presidente que diz e faz um montão de bobagens, inclusive o que está destacado no editorial, que é negar dados apresentados pelos órgãos de controle. A ciência sempre dará a última palavra. Felizmente.

  3. Eduardo Pinheiro

    O fim da floresta não apenas coloca em risco nossa segurança hídrica e climática. Ela acaba de vez com qualquer possibilidade de exploração inteligente dos recursos da região. Existem mais de 3.000 espécies de peixes na Amazônia. Poderíamos estar criando e vendendo Peixes para todo o planeta, uma carne mais saudável que a carne bovina. Poderiamos investir no turismo, na producao de fármacos, na fruticultura, na indústria náutica, na energia fotovoltaica, mas faltam cérebros neste governo...

    Responda
  4. Lineu Saboia

    Parabéns Salles por sua atuação contra os que poluem o Planeta com gás derivado de combustível fóssil, o maior poluidor, e ainda usam as queimadas como discurso para despistar suas responsabilidades com o aquecimento global. Infelizmente a Greta não Grita contra esta desfaçatez. Uma vergonha!

    Responda
    1. Eduardo Pinheiro

      Salles eh o pior ministro deste governo. Cinico, corrupto, não entende nada de Amazônia ou meio ambiente. Não sabe a diferença entre um pinguim e um urubu, entre um inseto e uma aranha, entre uma ameba e um tapir...

  5. Paulo Roberto Schlichting

    Editorial maiusculo! Altivo! Parabéns Folha.

    Responda
  6. Bernardo Pereira

    Com alguma melhora, ainda que pequena, na área econômica, o atual governo é péssimo na gestão de todas as demais áreas, principalmente a ambiental e a educacional. Uma tragédia! Como a maior parte do povo só se importa com a comida à mesa, melhor seria o fundo do poço na área econômica, a fim de fazer cessar o palavrório do presidente e a gestão ruinosa no ministério da educação e do meio ambiente.

    Responda
  7. rubens silva

    Um governo retrógrado. Coloca o país na estatura de eterna colônia. Quem governa? Ora, os mesmos das capitanias hereditárias. Um fracasso. Uma tragédia social.

    Responda
  8. José Bernardo

    Editorial à altura do que se espera de um jornal como a FSP. Mais explícito e direto, impossível. Aos especialistas, agora, a indicação das providências cabíveis, nas esferas política e judicial, para que se mude o curso da ação teratológica desse desgoverno. Mas é preciso, sobretudo, que se evite o engano de achar que exista na área econômica uma orientação distinta das demais áreas: a pulsão predatória é a mesma.

    Responda
  9. Mario Donizete Pelissaro

    Passou da hora da sociedade dar um basta nas besteiras ditas e feitas por este governo e passar a levar a serio. Parece q as pessoas levam na brincadeira como se fosse um show de stand up. Não só na area do meio ambiente, mas tbem nas declaracoes desastrosas, mal educadas e misóginas que ofendem autoridades internacionais, jornalistas, personalidades, ativistas. Envergonha o povo Brasileiro e gera problemas diplomaticos.

    Responda
  10. carlos lensoni

    Falta qualidade, lucidez, inteligência, educação, honestidade. Basta de tanta incompetência!

    Responda
  11. carlos lensoni

    Falta qualidade, lucidez, inteligência, educação, honestidade. Basta de tanta incmopetência!

    Responda
  12. João Pedro Sousa

    Adorei esse editorial. Bem que a FSP poderia, aos finais de semana, realizar apenas um único editorial, como foi o caso desse, bem mais abrangente, coeso e coerente.

    Responda
  13. Ivan Cunha

    Por ser aloprado foi expelido do Exército. Chegou onde nunca deveria estar por votos de alguns aloprados com ódio dos que poderiam vencerás eleições. Por cego oportunismo, aloprados dele se aproximaram e oportunamente se aproveitam para alcançar suas ambições pessoais. Foi e sempre será um aloprado, é do seu caráter. Ou se sai dos discursos, editoriais, reportagens e debates improfícuos para uma cão concreta de impedimento de tanta destruição ou estaremos todos fudidos!

    Responda
  14. Edson Maia Carlos Filho

    Este presidente é, sem dúvida nenhuma, o pior presidente que está passando por este palácio do Planalto...! a cerimônia de posse dele foi dispendiosa e ridícula...! espero que haja por aqui um vislumbre de coerência e que ele não consiga terminar este mandato dele ! parlamentarismo já ! proteção ao Meio Ambiente, implantação de infraestruturas, melhorias reais na educação e aviando as reformas institucionais que este país tanto precisa...!

    Responda
  15. Cloves Oliveira

    Aceita-se voluntários. O maior risco à floresta Amazônica é a expansão populacional na região e no país. Coincidentemente, a região Norte é a que mais cresce no país segundo o Ipea. Portanto a solução seria reduzir o crescimento populacional do mundo em geral, daí a ideia para uma campanha mundial nesse sentido. Os zelosos jornalistas da FSP certamente serão os primeiros a se apresentar como voluntários, pois haverão de concordar que não restam dúvidas sobre a justeza dessa causa.

    Responda
  16. Edson Maia Carlos Filho

    a destruição paulatina da Amazônia é deplorável ! e o que dizer dos dois comitês que haviam para proteger o litoral e que foram desmontados, desmantelados de propósito por Bolsonaro e sua equipe e que deveriam estar funcionando para combater esta hecatombe ambiental que se abateu sobre o litoral nordestino ?

    Responda
  17. Ivan Cunha

    For por ser aloprado que saiu do Exército Seu desgoverno tem apoio de aloprados que por ódio dos que poderiam vencer, votaram nele. Sua alopração só aumentou ao ter acesso a um poder para o qual não tem o mínimo preparo. Foi cego oportunismo o apoio dos que a ele se juntaram neste desgoverno destruidor. Ou se deixa o discurso e as queixas de lado e se parte para ação concreta que imoeça a destruição total ou estaremos todos fundidos !

    Responda
    1. Edson Maia Carlos Filho

      E o pior, prezado Ivan, é que fica aquela sensação funesta, macabra de que o pior ainda está por vir por conta deste (des)governo que está aí...!

  18. José Cardoso

    Vamos avaliar a reação da sociedade nas eleições municipais do ano que vem. Se o partido da Marina conseguir um grande avanço, principalmente nos municípios amazônicos, o recado será forte. Se não pouco vai mudar. Nem coxinhas nem mortadelas vão às ruas pela amazônia.

    Responda
  19. Antônio Carlos de Paula

    Mais uma vez a Folha cumprindo seu papel na defesa do meio ambiente e da floresta Amazônica! A tragédia será imensurável se a sociedade não reagir. Parabéns pelo editorial.

    Responda
  20. Antônio Carlos de Paula

    Mais uma vez a Folha cumprindo seu papel na defesa do meio ambiente e da floresta Amazônica! A tragédia será imensurável se a sociedade não reagir. Parabéns pelo editorial.

    Responda
  21. Marcos Serra

    Editorial tendencioso, cheio de lacunas e informações fragmentadas. É certo que há omissão no combate ao desmatamento; que mais poderia estar sendo feito. O curioso é que, em momento algum, é citado o fato que o desmatamento ocorre há anos e anos, com o beneplácito de vários governos. Associar Brumadinho e o óleo derramado no litoral ao atual governo é cínico, covarde e maldoso. Por que não solicitou-se o levante da sociedade em governos anteriores e só agora? Amazônia já ou Amazônia esquecida?

    Responda
    1. Marcos Serra

      Cristiano, boa tarde. Quero mesmo que os mortos descansem em paz. O que não descansa são as consequências do que fizeram quando vivos. Há, inclusive e infelizmente, fatos que se perpetuam, se não eternamente, por longos períodos, cabendo-nos arcar com irresponsabilidades e inconseqüências.

    2. Marcos Serra

      Eduardo, boa tarde. O que irrita-me em comentários como o seu é a total incapacidade de ler nas entrelinhas. De entender o real objetivo de um texto. Só lamento que haja pessoas assim. Como somos totalmente divergentes quanto ao assunto, melhor controlarmos nossas irritações e curtirmos um bom domingo. Aproveite o que lhe resta do dia de hoje.

    3. EDUARDO TALANS

      O que mais irrita em comentários como o seu é que fica claro q o Sr. não se deu nem ao trabalho de ler o texto e !! Pfv me indique no texto onde está escrito que a Folha está acusando o governo por estas tragedias ?? Vamos lá, vou te explicar : a Folha está dizendo, com razão, que o Governo foi omisso, lento, desmente verdades irrefutáveis etc etc.

    4. Cristiano Jesus

      Até quando isso? A imprensa precisa remeter os problemas até quando na sua opinião? Até o Lula está bem? Até o Sarney? Deixe os mortos descansarem em paz. Agora a bola está em que escolhestes e nunca antes madeireiros, garimpeiros e agricultores grilheiros foram tão incentivados. A floresta e comunidades indígenas estão ameaçados a desaparecerem. Tome vergonha.

  22. Paulo Sérgio Pinheiro Lima

    As reformas de Paulo Guedes interessam aos detentores de capital, as paranóias da Damares interessam a igreja fundamentalista, a guerra polarizada contra a esquerda e às universidades (por terem espírito crítico) interessa à direita eleitoreira, mas a guerra ao meio ambiente não interessa à ninguém e só pode ser fruto de uma ignorância monumental numa mente psicopata que tem prazer em matar e destruir. Precisamos defender a civilização.

    Responda
  23. Edson Maia Carlos Filho

    Impeachment de Bolsonaro já...!

    Responda
    1. Andre Ferreira

      E leve o gado junto

  24. Edson Maia Carlos Filho

    A verdade é uma só...! A única verdade que existe é que Bolsonaro é completamente desprovido de condições de ser presidente da República...! Espero e confio que ele não chegue ao fim do seu funesto e macabro mandato...! Que ele não se reelega para o bem da Amazônia e do restante do Brasil...!

    Responda
  25. Edson Maia Carlos Filho

    A verdade é a seguinte, aliás, o único detalhe que importa: Bolsonaro jamais deveria ter sido eleito presidente do Brasil...! Espero e confio que ele não chegue ao fim do seu funesto e macabro mandato...!

    Responda
  26. Cristiano Jesus

    A situação é de arrancar lágrimas de angústia. Pessoas que abdicaram das facilidades urbanas, decidiram viver na floresta e a protege-la são perseguidas e usadas como bode expiatório na mais absurda paranóia conspiratória. O mundo assiste atônito a tudo. Empresários brasileiros parecem que saíram do romance Germinal, de Emile Zola.As pessoas que têm poder devem se juntar, garantir a segurança de cada um porque afinal estão lidando com uma organização com dinâmica miliciana, e fazer alguma coisa.

    Responda
    1. Edson Maia Carlos Filho

      De fato, caro Cristiano. Esta situação funesta é de arrancar lágrimas de sangue ! e pensar que este presidente - que só sabe ir atrás de "valores pseudorreligiosos", como um neo Savonarola ! - promove toda esta omissão ambiental vergonhosa junto com este ministro nulo da Ecologia ! O que temos nós a ver com as posições antiambientalistas de Donald Trump...? Se eu fosse presidente da República faria exatamente o contrário, tornaria a proteção ambiental minha política de Estado !

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.