Educação > Maioria defende educação gratuita da creche à universidade, diz Datafolha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O governo deve oferecer ensino superior a todos e não só a quem pode pagar. Mas deve ser diferente da filosofia do PT( "pagar e ficar como devedor"). Escravizar a moral das pessos e fazer as mesmas acreditarem que eles(PT) são bonzinhos
"Engraçada" essa classe média que desvirtuou a discussão aqui e está defendendo seus interesses dizendo que "ricos são os outros, ricos são os filhos de banqueiros e do Roberto Marinho". Vocês entenderam muito bem o que eu quis dizer com "ricos", mas preferem se fazer de coitados (para não pagar mais imposto? para não serem também responsáveis pelas desigualdade de classes? para se sentirem perto dos pobres?). Esquerdista de Perdizes dizendo "os ricos têm que pagar mais imposto" -- que piada.
acho que alguém do datafolha deveria enviar alguns desses dados da pesquisa pro aquário do jornal - pois está ficando chato ouvir a ladainha periódica do editorial sobre a cobrança de mensalidades como remédio para todos os problemas do ensino superior público.
Existem três tipos de comentaristas nesta matéria: os bozos que não entendem nada e só agridem; os neoliberais que se esforçam, mas não encontram argumentos razoáveis; e os progressistas, os mais coerentes, pois entendem que a educação pública é um direito que merece ser ampliado e melhorado. Eis a luta de toda população brasileira.
Sem sombra de dúvidas este debate é muito importante E engraçado: a classe média considera o ensino superior público de melhor qualidade por isso investe em ensino fundamental pago. Os que não podem pagar por uma educação fundamental particular acabam pagando ao ensino superior privado. Na minha opinião se encontrássemos uma regra onde “parte” do ensino superior público fosse pago ou financiado conforme a renda familiar poderia amenizar a questão dos recursos na educação, tive o crédito educativ
Se fosse "a luta de toda população brasileira" esse Congresso já teria vindo abaixo e esse governo já teria sido expulso de BrasÃlia na base da vassourada. Parece que você não conhece a população brasileira, já que a romantiza tanto. Outra coisa interessante é que se vocês consideram ricos apenas os banqueiros e as famÃlias que são donas de canais na TV, como é que fica aquele pedido de "taxar mais os mais ricos"? Vão taxar mais só uns vinte bilionários brasileiros?
Cada indivÃduo busca fundamentos para justificar os seus comentários. Uns são esquerdistas; outros, direitistas; mas os melhores comentários por certo serão dos realistas, aqueles que veem as coisas como elas são. É mais fácil um rico ingressar na universidade pública do que um pobre. Aquele fez o ensino fundamental e médio nos melhores colégios particulares. O pobre vem da escola média pública com todas as deficiências. Este cai nas faculdades particulares e em cursos que oferecem mais vagas.
Pelo nÃvel dos comentários, resta uma conclusão: trata-se de um povo preguiçoso, acomodado, folgado, e desinformado... Condição incompatÃvel com o desenvolvimento...
Comentário perfeito sr. Mário
Zero argumento, hein Mário. TÃpico Bozonarista.
O recado dado pela população ao governo (ou aos governos) está claro. Para boa parte da população, no entanto, resta associar o voto à opinião favorável à educação universal e gratuita. PolÃtico que fizer ou disser o contrário não deve se eleger.
O Brasil nao têm vocação nem para o liberalismo econômico, nem para o comunismo. O Brasil tem vocação para o trabalhismo ou social-democracia. Os brasileiros querem a harmonia entre o capital e o trabalho, e não abrem mão do estado forte, indutor da economia e protetor dos mais frágeis e desamparados. Com Ciro Gomes eleito em 2022, o brasil retomará o caminho auspicioso do trabalhismo.
Com o tanto de imposto que se paga, nada mais justo que se tenha ensino de qualidade gratuito. Agora, é preciso ter mais rigor com o abondono. As turmas começam cheias, e exatamente por ser gratuito, não se dá muito valor e abonodonam o curso. Sou a favor, de nesse caso, haver espécie de multa para conscientizar melhor os alunos. E os que abandonam por falta de condições, o Estado teria que se mobilizar para de alguma forma auxiliar esse jovem a terminar o seu curso.
Hoje em dia mais da metade dos alunos de medicina nas federais são negros e pobres devido ao famigerado instituto das cotas. É impressionante como as pessoas ignoram os fatos apenas para corroborar sua visão de mundo.
Que show de besteiras em letras no comentário da Ana Maria. Famigerado instituto das cotas?
Vc que não esta entendendo nada do que esta acontecendo, e ainda acredita em pastor vou tentar resumir: O Brasil estava indo muito bem, crescimento, quase a pleno emprego, salario aumentava mais que a inflação, agricultura familiar. Ai o pessoal da classe media se irritou, pois pobre começou viajar de avião, entrar faculdade, ter carro, e resolveram apoiar os poderosos para tirar o PT, Agora cheios de desculpa, sobrou desemprego, salario arrochado, comida cara, nem carne tem mais para o natal.
Cláudio ilusionista
Não sou obrigado a pagar pelo seu pernil de natal
Cinco frases, cinco mentiras... pobre espÃrito torturado.
Tem gente, nos comentários, dizendo que rico faz medicina em universidade pública.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, rico vive do capital e não do seu próprio trabalho . Não sabem a diferença entre as classes sociais .kkkkkkkk, filhotes do MBL.kkkkkkkkkk
E precisava pesquisa ?...Di " grátis" até injeção na testa a turma tá correndo atrás.....
Pena que a maioria votou no presidente errado. Lamento.
Pensa que a maioria votou no presidente errado. Lamento.
A classe média que reclama aqui do ensino público ou é hipócrita, porque cospe no prato que comeu, ou nunca pisou numa universidade pública, por isso, desconhece a função social desta para a sociedade. Esta mesma classe média, manipulada pela ideologia neoliberal, dar um tiro no próprio pé ao reivindicar a privatização da mesma; retirando de si próprio o direito de usufruir dos seus impostos. A luta deve ser por uma educação ampla, universal e gratuita para todos.
Edson, paz e bênção.
Esse Jarbas deve ser robozinho do Pt
Jarbas vai dormir
Jarbas, é bom constatar que você está mudando de atitude. Você pode não concordar com as ideias das pessoas e isso é saudável e democrático. Mas não se pode lançar mão de ódios e preconceitos, de generalizações. Parabéns.
Rui estou discutindo ideias. Não tenho raiva da classe média, mas de um certo tipo de mentalidade que povoa esta mesma. No mais, paz e bênção.
@barbara maidel Hoje em dia mais da metade dos alunos de medicina nas federais são negros e pobres devido ao famigerado instituto das cotas. É impressionante como as pessoas ignoram os fatos apenas para corroborar sua visão de mundo.
Jarbas, primeiro você não sabe se os comentários aqui são todos da classe média. Depois defender que quem têm condições pague por seus estudos não é errado e não depõe contra ninguém. E depois a classe média na pesquisa em peso apoiou o ensino gratuito para todos. Não faz sentido essa sua pregação de ódio contra a classe média. Admita isso. Não generalize.
Bárbara, os ricos no Brasil ou optam por estudar fora do paÃs ou vão para Mackenzie. Esse papo de rico em universidade pública é balela; no máximo existe uma classe média que ocupa lugares em cursos como direito e medicina nas universidades públicas. E aà não é justo taxá-los duas vezes: pagando imposto e mensalidade. A luta é por uma educação ampla e gratuita para todos.
Rui, os que comentam aqui, pelo fim da educação pública, são pessoas da classe média. São a estes que me refiro.
Jarbas, seus comentários atacando a classe média não fazem o menor sentido! A própria pesquisa deixa escancarada que tanto ricos, pobres como a classe média apoiam o ensino gratuito no Brasil! É absolutamente espantoso esse ódio contra a classe média, esse ódio ao povo. Porque esse ódio?
Mas não era "de cada um conforme suas capacidades, a cada um conforme suas necessidades"? Se alguém pode pagar para ajudar a custear certos cursos carÃssimos de universidades públicas, por que não pagar? Se se defende maiores impostos para os mais ricos, por que se considera o supremo absurdo que alguém com dinheiro pague para estudar em uma universidade pública? Defender isso não é ser "de extrema direita" ou "querer acabar com o ensino público", necessariamente. Não crie espantalhos.
Essa pesquisa de ter sido feita na maioria com ricos, o que é um absurdo. Os ricos deveriam pagar no minimo 50% da mensalidade, afinal o estudante rico e o papai têm como pagar. Não dá pra entender porque isso não é cobrado pelos esquerdistas, eu sou apoiador da direita e cobro do meu politico um projeto que o rico pague por escola publica inclusive 1º; 2º e faculdade, com certeza iria melhorar muito a qualidade das escolas. O problema que o sa fa do politico é o dono das faculdades
Rico não estuda em universidade pública e os poucos que estudam também querem ter retorno dos seus impostos. Afinal, são eles eles ou não pagadores de impostos? Talvez, você se refira a classe média. Mas aà é dá um tiro no seu próprio pé. A universidade sim deve ser gratuita e para todos. Diferente disso, é discurso neoliberal e privatista.
É notório pelos comentários abaixo como a extrema direita inculta e neoliberal busca atacar os serviços públicos. Esta é a mentalidade da classe média ressentida que não vê o retorno dos seus impostos e acredita que acabar com a saúde e a educação pública é a saÃda para o nosso paÃs. É o tÃpico pensamento classista que só olha para si e não possue empatia e solidariedade com os mais pobres. Nossa luta deve ser por um Estado universal e justo para todos e não pelo fim deste.
Jarbas você deve morar fora do Brasil pra escreveram isso “PT foi o melhor governo. Isto é verdadeiro“ acorda rapo
Pessoas como você, Rui são avessas a qualquer explicação. Já te respondi dez vezes e com diversos argumentos, mas você não compreende, tudo por ego e ideologia. Não lhe responderei mais.
Jarbas, todos temos que ter idéia fixa contra a corrupção, jamais devemos relativiza-la ou tentar justifica-la em circunstância alguma. A corrupção foi que desmontou a educação no Brasil nos últimos dezesseis anos. Enquanto houver aqueles que brigam pela volta do status quo da corrupção pré Lava ao paÃs haverá resistência. Não se iluda.
Rui você é refém de uma ideia fixa: a corrupção do PT. Livre-se disso. Quem roubou ou está preso ou aguardando julgamento. Isso é coisa da justiça. Agora, saiba reconhecer que para a educação, o PT foi o melhor governo. Isto é verdadeiro.
Jarbas reflita comigo, se várias coisas boas ocorreram nos governos do PT, se a ampliação, a melhoria e o investimento na educação pública foi uma delas, não era de forma alguma necessário roubar para conseguir isso, você não concorda? Você ao contrapor a corrupção com o que você considera que foi bom, você tenta justificar a corrupção. O PT não deu ponto sem nó.
Matheus, enquanto houver aqueles que brigam pela volta do status quo da corrupção pré Lava ao paÃs haverá resistência. Não se iluda.
Não houve só corrupção, mas várias coisas boas ocorreram nos governos do PT. A ampliação, melhoria e o investimento na educação pública foi uma delas. Sou professor e acompanhei de perto isto. Sobre a corrupção eu já te respondi. Não venha querer ser o paladino da moral com esse seu discurso. Ninguém defende corrupção. E comigo não seria diferente. Agora, reduzir os governos do PT ao um mal absoluto é loucura; é discurso ideológico. Não me amole com esse papo.
Vira o disco, Rui. O PT perdeu e seu presidente ganhou, Lava Jato enxugando gelo agora.
Jarbas, Vai continuar repetindo o discurso de justificar a corrupção? Nada justifica a corrupção mesmo que fosse um mal menor! O que não foi no Brasil nos últimos dezesseis anos, em que se constata que se governou com o único objetivo de desviar dinheiro do povo para o bolso dos dirigentes desonestos. Nada foi feito, inclusive na educação, sem fins absolutamente torpes.
Vou repetir. Agora O discurso de que o mal absoluto do paÃs é a corrupção, além de reducionista é simplório. A crise tem origens multifatoriais, para citar duas delas, a queda das vendas das comodites e a fuga dos investidores para o capital financeiro. Sobre as universidades americanas, elas não são cem por cento privadas, leia como são compostos as finanças das IES americanas. Boa parte do investimento vem de instituições privadas e do dinheiro público.
Jarbas, arranjar desculpas para tentar justificar a corrupção é algo torpe. É exatamente esse o objetivo dessa pesquisa sem sentido, já que o ensino é gratuito para pobres e ricos nos Brasil. Lembremos que para investimento, democratização e melhoria do ensino público não é necessário roubar. A consequência é o ranking lamentável do PISA.
Rui o seu discurso é o do ressentido ideológico. Enxergando a realidade fora destas amarras, veremos que foram nos governos petistas que houve investimento, ampliação, democratização e melhoria do ensino público. E este deve ser o objetivo da sociedade brasileira: o retorno dos seus impostos na coisa pública. Leia-se nos serviços básicos a população.
A classe média brasileira e todas as classes estão indignadas com os dezesseis anos em que se praticou a mais gigantesca corrupção jamais vista na História da humanidade. Há os que defendam o status quo da corrupção pré Lava Jato de volta ao paÃs. A corrupção foi praticada fingindo solidariedade com os mais pobres. Logo, discurso não diz nada, mas as atitudes.
Só o sujeito "politizado" pelo zap zap e MBL pensa o contrário, com aquele papo de "não existe almoço grátis". Não somos um paÃs pobre, o problema é que os banqueiros e rentistas mordem quase metade de tudo que arrecadamos. Educação, saúde, segurança devem ser prioridades sempre.
SubtÃtulo: "Maioria acha que existe almoço grátis". Quem é que paga para filho de rico estudar Medicina em Universidade Federal? Esse esquerdismo obtuso de "universidade 'gratuita' inclusive para os ricos" vai contra aquele preceito de "a cada um conforme suas necessidades, de cada um conforme suas capacidades". Esses combos ideológicos são realmente muito bitolantes.
Bárbara seu duscurso toma sim o todo pelas partes e eu não criei espantalho algum. O próprio Weintraub já disse que priorizaria a iniciativa privada. É esta a mentalidade da extrema direita brasileira. Se você é uma dessas pessoas, não sei, mas, que parece bastante parece.
Bárbara vc não sabe o que define um rico, não sabe nada de classes sociais. A classe média é que forma médicos, ricos não precisam formar filhos em medicina. O Faustão pode ser rico pra seu ponto de vista, a partir de sua condição, mas para a famÃlia Marinho ele é classe média.
@BARBARA MAIDEL Hoje em dia mais da metade dos alunos de medicina nas federais são negros e pobres devido ao famigerado instituto das cotas. É impressionante como as pessoas ignoram os fatos apenas para corroborar sua visão de mundo.
Jarbas, não julguei o todo pelas partes. Deixei muito claro a que "partes" eu me referia: ricos que têm o privilégio errado de estudar gratuitamente nas universidades. O restante que você fez aà foi criar um espantalho da minha fala para poder debater melhor em cima, o que é bastante lamentável. ONDE eu disse que sou a favor da privatização das universidades? Você está tão cegado pelo ódio ao que chama de "extrema direita" que está vendo coisa onde não tem. Melhore.
O seu discurso centra num elemento, que é mÃnimo nas universidades públicas, os estudantes de cursos de medicina. Neste caso, não é correto, julgar o todo pelas partes. Uma correção na sua escrita: "é bom acabar com o ensino gratuito nos cursos de medicina, porque estes possuem alunos ricos" ou "todo aluno rico, se quiser estudar em universidade pública, deve pagar mensalidade". Se você não fizer esta correção, você acaba por justificar a privatização de todo ensino público superior do paÃs.
Ô, Jarbas, "população universitária". Você está comparando os pobres que cursam licenciaturas com os ricos que estudam Medicina, é isso mesmo? Cursos cujo retorno financeiro depois é baixo versus cursos cujo retorno financeiro depois é enorme, perpetuando riqueza de quem já é rico? (Absurdo minimizado com as cotas sociais, é verdade.) Também não entendi o que seu "80%" muda no meu argumento de que os ricos devem pagar para estudar em universidades federais...
80% da população universitária é composta com pessoas com renda de até dois salários mÃnimos. Leia as pesquisas. Esse seu papo de "esquerdismo obtuso" e "medicina para a elite" é balela ideológica; puro falseamento da realidade.
Sai pra lá, fã de banqueiros e rentistas.
verba para politicos educação gratuita saúde gratuita transporte gratuito uniformes gratuitos, bom prato a um real etc será que tem dinheiro para tudo isto? so direitos sem deveres
Excelente comentário! O governo deve ter dinheiro apenas para banqueiros e rentistas! Afinal de contas essa pobraiada tá muito cheia de direitos. Obs: modo ironia on
Como a pesquisa é mal-intencionada, o texto ainda é pior... Não revela que hoje no Brasil a educação já é gratuita (e ruim) até o nÃvel médio... Espero que os jornalistas esquerdistas não queiram eliminar as escolas privadas...
Nunca! os incompetentes precisam da privada
Cara, quanta loucura ideológica. Você não escreveu um lé com cré. Não entendeu nada.
O ensino é gratuito para ricos e pobres no Brasil de creches à s universidades. Ninguém nunca reclamou disso. Essa pesquisa é redundante, aparentemente idiota, mas tem objetivo oculto, que é defender regimes autoritários, como Cuba e atacar a democracia brasileira. Nos EUA, o paÃs mais avançado do mundo, o ensino é pago nas Universidades. No Brasil não.
Jarbas, nada justifica a corrupção mesmo que fosse um mal menor! O que não foi o caso do Brasil nos últimos dezesseis anos, em que se governou com o único objetivo de desviar dinheiro do povo para o bolso dos dirigentes desonestos. Nada foi feito, inclusive na educação, sem fins absolutamente torpes.
O discurso de que o mal absoluto do paÃs é a corrupção, além de reducionista é simplório. A crise tem origens multifatoriais, para citar duas delas, a queda das vendas das comodites e a fuga dos investidores para o capital financeiro. Sobre as universidades americanas, elas não são cem por cento privadas, leia como são compostos as finanças das IES americanas. Boa parte do investimento vem de instituições privadas e do dinheiro público.
Jarbas, nos EUA as universidades são pagas e o paÃs é o mais avançado do mundo. No Brasil é gratuito e ninguém está reclamando, essa pesquisa não faz sentido, não houvesse uma intenção torpe. Nosso ensino público só não é melhor devido à corrupção nos dezesseis anos dos governos passados e as universidades Federais estarem reféns de comunistas.
Os EUA o ensino privado também é financiado pelo dinheiro público e por entidades privadas. É bom ressaltar, que o endividamento dos estudantes é altÃssimo. Aqui o a universidade pública é quem fomenta pesquisa e só não é melhor porque é sucateada sistematicamente pelos governos; vide Temer e Bolsonaro.
Nossa, que delÃrio.
Agora o datafolha deveria fazer uma outra pesquisa... "quem paga a conta?"
Sai pra lá, fã de banqueiros e rentistas
Não confio absolutamente no datafolha... pesquisas viesadas, manipuladas, mal-intencionadas... Neste caso, seria como perguntar: "deveria haver casas para todos?", "deveria haver empregos para todos?", etc.. As respostas seriam semelhantes.
Concordo contigo.
É o mal da extrema direita; desconfiam das pesquisas, das ciências e encabeçam terraplanismo, movimento anti vacina e outros negacionismos. Que momento!
Assim eh o pobre de direita, oportunista, reza pro Guedes, sem saber bem porque, mas mas quer ser educado de graça. Sustentado pelo lombo do miserável.
Não há segredo: paÃses subdesenvolvidos como o nosso, se quiserem mudar de patamar, têm que priorizar educação e saúde. Mas os governantes só falam, nas não aplicam sua retórica. Nem mesmo Lula e seu PT, que se dizem de esquerda, fizeram isso. E a educação deveria ser gratuita e universal, de boa qualidade, ao menos até o segundo grau/técnico. Talvez fosse interessante uma "cobrança progressiva", no ensino superior, de acordo com a renda familiar de cada um, por parte das universidades públicas
Se se fizer uma gradação em primeiro lugar estaria a saúde e após a educação. O ensino fundamental e o médio, este voltado para profissionalização, deveriam ser gratuitos e de boa qualidade. O Ensino superior deveria ser gratuito para os pobres, mediante testes de mérito e vocação para a área escolhida. Com os mesmos critérios,pago para quem pode pagar. O que não se pode admitir é que por simples telefonema o estudante ingresse num curso de Direito. Não se pode marginalizar o ensino a tal ponto!
Bom saber que mesmo com toda a permanente lavagem cerebral neoliberal muitos ainda preservam a luclucidez odez
Nada e gratuito, obvio, mas existe uma legião enorme de brasileiros com muita garra para crescer, se nós como sociedade entendermos que essa legião bem preparada faria do Brasil um pais espetacular, daremos um passo extraordinário para o futuro, dinheiro tenho certeza que tem, mas temos que fechar os muitos ralos que levam os recursos para o lixo, ou melhor, para os bolsos dos v a g a b a s parasitas!!!
O Brasil perde em produtividade exatamente pela falta ou pouco grau de educação de nossos trabalhadores, portanto, não somente a gratuidade da educação em todos os nÃveis, como condições: infraestrutura, capacitação de professores, e vagas para todos são necessários.
Não dá pra entender o propósito desta pesquisa. É óbvio que a grande maioria, inclusive eu, quer estudo gratuito. Agora expliquem; como isto pode acontecer no Brasil? Não existe janta de graça, a conta é paga de alguma maneira.
Hermann o PT foi o governo que mais ampliou o ensino público. Infelizmente, com a crise provocada pelo próprio partido e pelo parlamento brasileiro, esta extensão foi interrompida. Agora os governos neoliberais, de Temer a Bolsonaro, querem acabar com a coisa pública; e a educação é um dos alvos. Veja o papel do ministro da educação neste projeto.
O propósito é ampliar o Estado para que este seja o mais universal e justo possÃvel. Para tal, é necessário o reconhecimento do indivÃduo no Estado e pelo Estado. Este é o grande desafio do nosso paÃs.
Pois é, o estado deveria mas não faz, sabemos porque, e insistir neste sonho de chances iguais para todos, ao menos no ensino, só gera frustração. E tem quem joga a culpa nos neoliberais, após 16 anos de governo PT
Luis. Esta é uma das funções dos tributos, ou seja, reverter estas receitas em serviços para a população.
Mas, no entanto, querem ir estudar nos Estados Unidos onde nada é gratuito.
Alguém abaixo...nada a ver com qualidade do ensino. Quem entra na USP, no ITA , na Unicamp, na UFRJ e outras, entra em Harvard, mit e outras. Os outros ...são os outros aqui e lá. Eh uma questão de colonialismo cultural. Mas isso não eh compreensÃvel pelos aculturados.
Alguém abaixo...nada a ver com qualidade do ensino. Quem entra na USP, no ITA , na Unicamp, na UFRJ e outras, entra em Harvard, mit e outras. Os outros ...são os outros aqui e lá. Eh uma questão de colonialismo cultural. Mas isso não eh compreensÃvel pelos aculturado.
csar. Neste ponto, a questão é a qualidade do ensino, outra falha grave a ser corrigida.
Educação gratuita significa investimento com retorno certo para a sociedade e portanto obrigação do governo.
Não existe nada de graça. para ser justo acredito que deveria ser pago para todos. esse de graça brasileiro é um engana trouxa. arroxaram ao máximo o salario dos trabalhadores e distribuem falsa gratuidade para enganar o cidadão. Para os politicos é uma maravilha. se elegem com facilidade e com direito de criar os beneficios que querem e se esbanjam na co-rru-p-ção.
Sim, educação gratuita, saúde gratuita, vale isso e vale aquilo, segurança para todos, transporte gratuito e menos impostos. Esse é o sonho de todos e, como todo o sonho acaba em pesadelo... falta perguntar uma coisa: quem vai pagar a conta??
Quem vai pagar a conta? Os latifundiários do agronegócio, a burguesia rica que afronta o paÃs de menor distribuição de renda, os grandes empresários do comércio e da indústria, os banqueiros, enfim com mais justiça social a conta será facilmente paga.
Totalmente de acordo! Gostamos dos direitos, mas esquecemos das obrigações, escola em perÃodo integral do fundamental ao médio, foco em escolas técnicas, isso sim é a grande prioridade.
Quem votou 17 não sabia que eles são contra a educação e saúde gratuitos?
Esse gratuito brasileiro sai muito caro para os trabalhadores. Paga os impostos mais caro do mundo e tem que pagar escolas privadas e plano de saúde para a familia. Não existe nada de graça. Só recebe de graça os malandros que não produzem nada. O trabalhador que recebe um salario merreca do governo deixa mais de 80% do seu salario legal nas mãos dos patrões e do governo. dinheiro suficiente para ter saúde e educação de primeira qualidade.
Lorota. Se vc fosse honesto falaria dos banqueiros e rentistas que mordem quase metade de tudo que arrecadamos.
Tentar justificar obrigatoriedade do ensino universitário gratuito para todos com o argumento : existência de pais desnaturados??? Exceção não Pode justificar uma medida de caráter geral!!!casos especiais devem ser assim tratados inclusive com a responsabilização dos desnaturados!!
Governo extorquindo o povo com impostos e ainda tem Quem defenda a não oferta de serviços como educação e saúde. Podia o governo determinar prestação de serviço por 2 a 4 anos dependendo do custo com o estudante na Universidade. Resolvia o problema da falta de médicos em regiões de difÃcil acesso com formando da região. Médicos custam um fortuna e no dia seguinte conseguem especialização e residência em hospitais públicos indo em seguida pra clÃnica particular.
Não dá para ser tudo gratuito, infelizmente.
Não é tudo, é só o básico: saúde e educação!
Não é governo (os polÃticos) senão o estado (a sociedade) que deveria oferecer ensino (educação é responsabilidade dos pais) para toda a população. A Folha deveria cuidar melhor da redação
Benjamim, já Rousseau definiu isso no “contrato social”, a sociedade define o estado. Os representantes da sociedade são os polÃticos, que fazem o governo. Quando a sociedade não está bem representada, o nosso caso, da no que está aÃ
deixa eu entender tua equação: então é que "estado=sociedade". em qual tratado de ciência polÃtica isto está escrito, nesses precisos termos? pergunta sincera, tá?
Eu também quero educação gratuita de cabo a rabo, saúde gratuita de qualidade SÃrio -Libanês, estradas sem pedágio, fim do impostos indiretos, fim dos impostos sobre salários, prisão só após julgamento no STJ e STF, alimentação gratuita estilo STF, passagens grátis de primeira classe, hotéis de luxo gratuitos no Brasil e exterior, décimo quinto salário, trabalho facultativo com salário de R$ 39 mil , férias de 3 meses, horário do trabalho facultativo iniciando as 14;00h e terminando as 18:00h
Tem mais: quero ser funcionário público numa cidade com praia ou trabalhar numa Estatal tudo com aposentadoria com salário integral. Afinal elegemos o MacunaÃma por duas vezes, admiramos os sub Macunaimas e queremos ser Macunaimas. Mas, de onde virá o dinheiro? Fácil, dos Bancos e da Grande Burguesia. Afinal, somos filhos de Olorum: sombra e água fresca. Só escravo trabalha!
Ninguém está pedindo tudo isso, só o básico: saúde e educação!
Todos queremos tudo, com tal que os outros paguem rsss
O brasileiro se admira quando vai à Europa e ver os serviços públicos funcionando de forma eficaz. Mas o que ele não desconfia é que lá a carga tributária é alta e o uso do dinheiro público é bem aplicado, ou seja, é revestido para as pessoas. É este o modelo de Brasil que queremos. Imposto deve ser pago sim, mas com retorno à sociedade.
É, meu caro Jarbas, a carga tributária aqui é uma das mais altas do mundo, mas o retorno é vergonhoso. Que digam a saúde pública, as estradas, os transportes, a educação. Utopia e ideologia são carros-chefes de nossos polÃticos. Temos cursos superiores públicos para ricos e pobres, mas os de alto poder aquisitivo sempre vêm de escolas particulares para as universidades. Os pobresvão para as faculdades privadas arcar com financiamentos públicos ou privados. É negócio é bom para essas faculdades!
Exatamente isso, sem tirar, nem pôr...
A classe média, só pensa em si. Como desfrutam pouco dos seus impostos, querem o fim dos nesmos. Falta a esta classe média a ideia de solidariedade social, pois são os impostos que garantem saúde, segurança, educação para a grande maioria da população. A solução não passa por acabar com os tributos e sim por aperfeiçoar a administração pública e exigir dos governos o seu uso racional e justo.
Concordo com tudo. Parabéns...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Maioria defende educação gratuita da creche à universidade, diz Datafolha Voltar
Comente este texto