Educação > Maioria defende educação gratuita da creche à universidade, diz Datafolha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
O Brasileiro médio sempre teve uma enorme dificuldade analÃtica dos custos dos "direitos" garantidos na Constituição. Querem ainda mais do que é oferecido hoje, de forma gratuita, e com qualidade de primeiro mundo...Mas ao mesmo tempo querem um paÃs com uma carga tributária menos que a atual...é como se o Estado fosse um gerador de riqueza, e que o cidadão não participa desse esforço, só usufruiria os benefÃcios.
No imaginário popular, investimento de dinheiro público em educação superior tem um alto retorno para o paÃs. Bryan Caplan (The Case Against Education) colocou na ponta do lápis e provou o contrário. Na maioria dos casos o ganho pessoal não reflete o aprendizado vocacional, mas o diploma é um indicativo para o empregador que o diplomado é mais inteligente, mais disciplinado e mais motivado, todas essas razões não são relacionadas ao que aprendeu na Universidade. Vai ser pago com mais impostos?
Se não houvesse ensino superior público no Brasil não haveria nenhum. Com as raras excepções de praxe o ensino superior privado é de má qualidade e não faz nenhuma pesquisa cientÃfica.
A pergunta já induz a resposta. Claro que todos preferem pagar o mÃnimo pra qualquer coisa, e de preferência não pagar nada. É esse tipo de pergunta que não vincula causas e efeitos que resultou no Brexit. Você quer uma Inglaterra independente ou subordinada à Bruxelas?
Você está certo. Por isso mesmo a pergunta deve ser: prefere pagar diretamente a escola ou indiretamente através de seus impostos?
Não mistura as coisas. Neste caso o raciocÃnio é correto, a educação e saúde públicas universais garante a redução das desigualdades pois todos partirão de um ponto básico comum. Isso é só o básico, como é a segurança pública, ninguém imagina segurança pública privada, não é mesmo?
A defesa por educação pública e universal foi longa e durÃssima. O ideal ainda está distante; o correto é que todos, sem exceção, tenham acesso aos serviços básicos e não paguem por eles duas vezes. Esta deve ser a luta da sociedade brasileira.
O problema é que o estado brasileiro não produz nada, ele arrecada impostos para gastar. O estado brasileiro já não tem recursos para pagar saúde pública, aposentadorias, e salários dos funcionários. A escola pública é muito ruim porque não há recursos públicos suficientes, nem salários adequados para atrair bons professores. Ora educação gratuita para todos, com o estado falido, significaria educação péssima para todos. Bonito no papel, péssimo na prática. Pesquisa para enganar mal informados.
Se todos frequentassem a escola pública ela certamente seria de melhor qualidade, ela só é ruim porque é para pobre. O mesmo pode ser dito da saúde, a população classe média e rica não aceitaria saúde pública de ma qualidade, isso só é aceito porque é para pobre.
Concordo, esse tipo de pesquisa não gera informação útil
A maioria defende :tudo educação, saúde.transporte e até lazer gratuito.Produtividade 1/10 do alemão .Sábado,Domingo ,day off de quarta feira,jornada de 4 horas com 1/2 hora de intervalo.Só não sabe como relaxar se ninguém está trabalhando.Também em os ladrões querem ser roubados,pelo Supremo e desembargadores.querem seu time campeão todo ano.Único jeito ressuscitar Raul e o Ulisses pear por na constituição Assim Renan tirou 100 da classe trabalhadora,santinho,imortalidade entre 18 e 26.
Isso é só o básico: saúde e educação! Todos, indistintamente, tem que ter acesso e tem que ser igual para todos para que todos partam do mesmo patamar, só assim reduziremos as desigualdade e ricos, pobres e classe média teriam que conviver no mesmo sistema. Isso seria bom para todos promovendo uma interação e solidariedade social produtiva e saudável.
Só tem um probleminha: como o Estado não produz nada, não pode oferecer nada, absolutamente nada, de graça. O que ele faz é tirar dinheiro, inclusive dos mais pobres, e mal e porcamente devolver uma parte. Melhor seria deixar a grana com o contribuinte pra que ele pudesse gastar como bem entendesse, inclusive, se quiser, para bancar uma escola que, no lugar de ensinar português, matemática, ciências e uma profissão aos seus filhos, os transformasse em militantes de esquerda.
Eu quero argumentos Hermann e não insultos. Aprenda a ser cordial com as pessoas, educação.
Agora Jarbas joga a culpa nos tais de neoliberais, sem noção
Em nenhum lugar do mundo é assim, nem nos EUA, que tem um sistema público universal de educação até o ensino médio.
Os neoliberais querem jogar a água da banheira com o bebê fora. Uma lástima!
Nesta lógica, da ausência de impostos, também não existiria nenhuma estrutura social decente. Cada um por si e acabou. Este canto da sereia neoliberal não produz absolutamente nada. A não ser um simulacro de organização neofeudal. Decididamente esta não é a saÃda.
Educação, creche, comida, moradia - nada disso é gratuito. Tudo custa dinheiro, e não existe uma coisa chamada "governo" para suprir tudo, como vem sendo ensinada a pensar a massa desinformada ou simplesmente defensora de boquinhas. A educação correta começa por mostrar às pessoas que a maior conquista deve ser a auto-determinação.
AÃ, senhor Luciano: educação não é boquinha. Ninguém disse isso. A palavra pode ser usada para qualificar uma situação em que a pessoa dá um jeitinho de usufruir de um bem público de forma canhestra, à s custas da vaquinha leiteira chamada "governo". Educação é conquista. Muitos precisam de ajuda, e devem tê-la. Mas o benefÃcio não pode ser universal nem perene - porque simplesmente não é gratuito, como titula a matéria.
Educação é boquinha? Esse é o delirio da extrma direita, nem os verdadeiros liberais diriam tamanha bobagem.
Educação gratuita e com qualidade .
É uma pesquisa de grande valor para a sociedade. E vai ser útil para debatemos de forma séria e honesta a educação brasileira. Lembro que se não fosse educação gratuita eu não estaria dialogando neste espaço! Parabéns ao Datafolha!!
Essa pesquiza apenas reflete o massacre de propaganda ds grupos q vivem dessa coisa mal chamada educação. O povo apenas repete o que ouve sem fazer criticas. E a midia ignorante dos letrados, prova de q tais escolas ñao educam para o pensamento critico, tambem repete a exaustão essa unanimidade ignorante. Verdadeira educação prepara fundamentalmente p o trabalho e com renda o individuo constroi seu conhecimento. Serve pouco tal educação erudita ja q 90% ds trabalhos realizados são simples
"o povo repete o que ouve sem fazer crÃticas...","... não educam para o pensamento crÃtico...": No mÃnimo você defende "tal educação erudita" se é que sabe o que é isso. Pois erudição penso numa escola que além da escolarização ensine música clássica,viagens a museus além do Brasil e assistir à peças teatrais e à musicais no exterior que remetem à séculos anteriores, que são históricos, alunos que falam mais de uma lÃngua,etc... não sei se realmente nossa educação proporciona erudição. Kkkkkk
"o povo repete o que ouve sem fazer crÃticas...","... não educam para o pensamento crÃtico...": No mÃnimo você defende "tal educação erudita" se é que sabe o que é isso. Pois erudição penso numa escola que além da escolarização ensine música clássica,viagens a museus além do Brasil e assistir à peças teatrais e à musicais no exterior que remetem à séculos anteriores, que são históricos, alunos que falam mais de uma, lÃngua,etc... não sei se realmente nossa educação proporciona erudição. Kkkkkk
Não existe educação gratuita. Alguém paga ,ou quem usa ou todos os outros.
Se no Brasil houvesse democracia em sentido amplo, a vontade do povo deveria prevalecer e a educação, como exposto nesta pesquisa, deveria ser bancada pelo estado. Como não há democracia no Brasil, na segunda feira estarão Guedes e Cia elaborando planos para fazer o contrário: privatizar a educação e favorecer os empresários do setor. Um crime a ser punido algum dia.
Qdo você cruzar com aquelas madames cheia de dedos, e homens que se acham suprassumo na postura social com mestrado, doutorado etc, diretores de empresa que se acreditam acima da media, lembrem-se que eles apoiam um homem no cargo mais importante da NAÇAÕ que mantem comportamento que enchovalha o Pais e envergonha/desrespeita até o mais simples cidadão. Como assim o presidente do Pais perguntar a um jornalista se ele teria o comprovante de que sua mãe tinha mesmo dado para seu pai
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Maioria defende educação gratuita da creche à universidade, diz Datafolha Voltar
Comente este texto