Ilustrada > Os que têm o poder continuam nos velhos caminhos modernos, diz Michel Maffesoli Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. William Charley Costa de Oliveira

    Concordo com o entrevistado sobre a crise de representação. Hoje é fácil dizer o que não me representa. Mas buscar um representante legítimo é cada vez mais raro. E as decepções políticas sucessivas só aumentam o dilema.

    Responda
  2. Marcos Valério Rocha

    Bom artigo. Equlibrado sobre a questão religiosa. Marx já havia diagnosticado bem quando indica que a religião é o suspiro da alma oprimida. Mas é mais complexa que uma forma de alienação, o ópio do povo. Eu acho que faz mais bem que o ópio. Veja a atual crise de opióides nos EUA.

    Responda
  3. Marcos Valério Rocha

    Bom artigo. Equlibrado sobre a questão religiosa. Marx já havia diagnosticado bem quando indica que a religião é o suspiro da alma oprimida. Mas é mais complexa que uma forma de alienação, o ópio do povo. Eu acho que faz mais bem que o ópio.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Para caminhar não usamos apenas a perna direita ou a esquerda, mas ambas. Ao afirmar que as novas gerações privilegiam o emocional sobre o racional o entrevistado cria um falso dilema, pois as duas visões são necessárias dependendo da situação. Na visão do Newton o Universo é ordenado, com leis imutáveis governando seus processos. Já para Darwin o Universo está em constante mutação, nada é absoluto, tudo é relativo. Apesar de diferentes, as duas visões são includentes e necessárias.

    Responda
  5. Benedicto Ismael Dutra

    Povos antiquíssimos tinham uma visão espiritualista da vida, sentiam-se como hóspedes no planeta Terra. Com a progressiva predominância do materialismo a sintonização se fixou em aproveitar a vida, que a vida consiste apenas na permanência na Terra que termina com a morte, mas e o espírito, onde estava antes, para onde vai, se desintegra com o corpo perecível? É preciso uma nova sintonização, o fortalecimento da vontade de melhorar as condições gerais de vida e de aprimorar a espécie humana.

    Responda
  6. Hercilio Silva

    Mesmo depois do inverno estabelecido após as supostas primaveras, ele ainda fala como se nada tivesse acontecido. O novo populismo são as velhas elites com novos rostos, o objetivo é manter a dominação econômica.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.