Opinião > Educação em tempo de paixões tristes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mariana da Costa Conde

    Cloves, o intelectual, se revela: afirma que PF e´lido em todo o mundo e todos os idiomas mas não e´ unani midade – entao e´no mínimo, obrigatório Em seguida ataca e ofende ;”tipinho morando com os pais e publi cando inutilidades ” etc ; Cloves continua tentando uma vaga como colunista ou editorialista da FSP para pur gar todo o saber que ele revela em seus comentários a seu ver imperdíveis e irretocaveis

    Responda
  2. Paulo Roberto Schlichting

    Não sou educador ou especialista na matéria. Coisas desnecessárias para reconhecer Paulo Freire como referência mundial. Autor obrigatório. Como bem observado no texto, tempos tristes esses em que tamanha relevância seja pisoteada por irrelevância de tamanha grandeza!

    Responda
  3. José Cardoso

    Falam tanto nesse cara que vou acabar lendo algum livro dele por curiosidade...mas eu não aposto que a ineficiência de nossa educação (ou a dos EUA ou outro país grande) seja fruto de métodos errados de ensino. Se existisse um método claramente melhor, ele se disseminaria pelo mundo e já estaria sendo seguido por aqui também.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Pois leia José. Certamente contribuirá para seu pensamento crítico que, pelo seu comentário, parece já ser bem desenvolvido

  4. Cloves Oliveira

    Críticas ao Paulo Freire são frutos do obscurantismo. Com amigos assim quem precisa de inimigos? Paulo Freire quebrou barreiras, mas não é unanimidade entre pesquisadores a respeito da sua obra e da universalidade da sua metodologia. A esquerda parece não entender que nenhum grande educador, nem o Confucius, conseguiu agradar a Gregos e Troianos. Só porque o Paulo Coelho é lido em todo mundo e praticamente em todos os idiomas não significa que se tornou unanimidade. Chill out people!

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      Daniel, você é do tipinho que se disfarça de intelectual, mas provavelmente ainda está morando com os pais. Não me venha dar lições de moral nem insinuar que sigo esse ou aquele guru. Talvez nem saiba direito o que significa ser de direita ou esquerda porque essa é a mentalidade binária de quem é vítima de um sistema educacional disfuncional. Só tenho a lastimar que esse seu comentário inútil ocupe espaço importante que poderia ser usado para coisas melhores.

    2. Daniel Liaz

      Ainda bem que ele não é unanimidade. A pluralidade do debate uma das bases do pensamento do próprio PF. Já Sua observação sobre a esquerda e risivel, e provavelmente oriunda de delí.rios olavistas

  5. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Com um governante a.nalfabeto funcional e aliado às p.iores pessoas e pensamentos não dá para esperar muito. Como dizia barão de Itarare: de onde menos se espera, daí é que não sai nada!

    Responda
  6. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Com um gocernante a.nalfabeto funcional e aliado às p.iores pessoas e pensamentos não dá para esperar muito. Como dizia barão de Itarare: de onde menos se espera, daí é que não sai nada!

    Responda
  7. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Com um presidente analfabeto funcional e aliado às p iores pessoas e pensamentos não dá para esperar muito. Como dizia barão de Itarare: de onde menos se espera, daí é que não sai nada!

    Responda
  8. ricardo fernandes

    o problema do atual governo é que, em vez de saudar pessoas como paulo freire ou anisio teixeira, prefere elogiar weintraub e olavo de carvalho. é o reflexo da falta de cultura e de educação dos atuais governantes, que se apresenta em todos os seus aspectos.

    Responda
  9. Edson Silva

    Não é apenas Freire que é desconhecido por aqui. Desconhecido dos educadores, ele é parte de uma tentativa de dar cientificidade à educação básica brasileira, que tem fracassado. Herdeiros da decoreba e da educação voltada para a memória de curto prazo, nossos educadores fizeram com que todas as tentativas de mudanças empreendidas desde a década de 1980 resultassem na insistência na educação bancária, o teste e a cópia. Ainda não se chegou a Vygotsky. Freire é um distante Urano: é gás ou gelo?

    Responda
    1. Alexandre de Paula Silva

      Edson, concordo em parte contigo. Discordo qdo afirma "nossos educadores". Esses, tem sido tolhidos e condenados ao trabalho sem estrutura e sem apoio mínimo necessário de políticas públicas comprometidas com educação. Essas sim, orquestradas com interesses diversos são as vilãs. Além do mais, o debate precisa melhorar e deve haver respeito à competência dos profissionais da área. Infelizmente comenta-se educação como quem fala da seleção brasileira. Somos 170 milhões de técnicos e educadores.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.