Hélio Schwartsman > Disciplina militar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Apoiou a eleição de Bolsonaro e famÃlia miliciana.
Antes de mais nada, minha solidariedade ao colunista, um jornalista estudioso e sempre propenso à argumentação racional e à atenção aos fatos. Tive um comentário removido a pedido, por taxar as escolas militarizadas de "pragas", no sentido do Houaiss de 'grande quantidade de coisas importunas'. Reitero meu inconformismo, mas o importante é registrar e deixar patente a suspeita agressividade e incivilidade que o tema suscitou aqui.
O dito popular nos ensina que contra fatos não há argumentos, o fato é que as escolas brasileiras se transformaram em lugar perigoso e as únicas que têm apresentado resultados animadores são exatamente as escolas de tempo integral, que fazem rigorosos processo de seleção junto com as ditas escolas militares. É preocupante o que acontece no ambiente escolar, nas ditas escolas "normais" onde direção, servidores, ... e professore e mestres sofrem todo tipo de violência.
Hihihi. Parece que vc tem fatos particulares e exclusivamente seus
Absurdo dos absurdos. Escola não é quartel e nem prisão. Escola deve ser um lugar lúdico. O aprendizado deve ser prazeroso gerando satisfação. A militarização da escola lembra a juventude hitlerista. E todos sabem aonde levaram a Alemanha. Isso é coisa de fascista, doente, desequilibrado mental.
Se a PM fizer seu trabalho bem feito na sociedade não precisa interferir ou "colaborar" dentro das escolas .
O articulista não se interessou em acessar o projeto pedagógico de nenhuma escola militarizada, não conversou com especialistas, não verificou pesquisas sobre o tema, não entrevistou alunos, pais nem professores. Apenas "acha". Assim fica fácil escrever para a Folha.
Estas escolas têm projeto pedagógico? Duvido.
Sr. Hélio, como o senhor de saber, me diga só uma coisa: -Em Cuba há liberdade nas escolas?
"A presença dos militares é para gerir escolas" - dos milhões de comentários es-tu-pi-dos que já li na vida, este foi um dos maiores . Desde quando um policial militar aposentado é gestor de escola ?
Perfeito! Sempre estudei em escola pública, Universidade federal, e sou grato aquelas instituições. Querer militarizar escolas é pensamento doentio, fascista. Só bolsopatas que pensam como o Coiso, tipo que racismo, homofobia e feminicÃdio são vitimismo, apoiam essa ideia patética. Parabéns pela matéria.
Simplesmente um disparate. No momento em que as melhores escolas estão priorizando a liberdade de criação dos alunos, onde os alunos são incentivados a pensar fora do quadrado, onde se percebe que o mais importante não é a resposta e sim a pergunta, alguns "educadores" acreditam que o regime militar pode criar pessoas melhores. Este é apenas um dos problemas deste governo e da extrema direita que representa.
Meninos e meninas não são seres deformados a ponto de serem tratados com excepcionalidade. O que vai se criar são repetições de ambientes "disciplinares" religiosos, onde hoje , eh claro pra todos , uma fonte de anormalidades comportamentais que até a religião católica começa a corrigir.
O brilhante articulista desenvolve todo o seu raciocÃnio encentando para um inexistente cenário de normalidade sócio-educacional.Não é isso o que assistimos em nenhuma das unidades da federação.Desconheço patologÃas que não sejam tratadas com medicações ou terapias incômodas.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Aviso aos navegantes: meu comentário foi removido não porque contivesse termos impróprios ou insultos, mas porque questionava "quem poderia ensinar alguma coisa a um comentarista?" que indagava "quem poderia aprender alguma coisa com o colunista?". Parece que as duas interrogações foram suprimidas, o que é equitativo e saudável.
Acho que está na hora desse colunista se tratar ou se aposentar. Está falando abobrinhas demais para se enquadrar no que entendemos como "normalidade". Muito do que ele fala parece não refletir experiencia pessoal alguma, são só ilações sem embasamento
Tenho dúvidas sobre a "normalidade" ou a civilidade deste comentário, que atribui ao colunista "incapacidade" por doença ou recomendação de aposentadoria, Acho que este tópico anda ameaçando o bolso de muita gente que prega a 'disciplina' militar...
É especialmente na infância e na juventude que as pessoas devem ser livres para experimentar. Suponho que as pessoas às quais o desinformado e alienado colunista refira-se sejam alunos. Experimentar o quê? O desrespeito aos professores? O contato com as drogas? A indiferença nas aulas manuseando celulares? Vestir-se de maneira imprópria para as aulas? Não sofre sanções por mau comportamento? Intimidar os docentes como se fossem seus patrões? Depredar instalações? Ameaçar colegas e professores?
Eu nunca esperei que meus filhos fossem disciplinados pelas escolas que frequentaram, quando eu percebia algo diferente dos meus valores no comportamento deles, comparecia á escola para entender e opinar. Quando crianças e adolescentes, tivemos divergências, mas conseguimos transpor a fase difÃcil, hoje são adultos bem formados. Disciplina se aprende em casa, no seio da famÃlia. O exemplo de intolerância; desobediência e mal uso da "coisa pública" de filhos, sugere falha na formação familiar.
Civis não aprenderam a fazer uma educação adequada e de qualidade. Vejam o que diz Hélio, um dos mais longevos colunistas da Folha: 'É especialmente na infância e na juventude que as pessoas devem ser livres para experimentar'. Exatamente essa liberdade é que foi a causadora do atraso. Jamais empodere crianças! Elas precisam de certo rigor e de limites. Sentem-se gratas com isso. É sintomático que logo na Bahia, 'terra da felicidade', haja tanta adesão!
esse cara nunca entrou numa sala de aula de escola publica, principalmente nas periferias, não sabe de nada...
A presença dos militares nas escolas é para gerir as escolas, o que falta na educação brasileira é a gestão. Os professores são incapazes de gerir as escolas.
Fui professor por mais de 20 anos. Aposentei-me, não porque estava velho e acabado. Aposentei-me porque não tinha como dar aulas devido à indisciplina e à impunidade ou qualquer solução possÃvel quanto a esse quesito. Tenho pena de meus colegas e minhas colegas de todas as escolas que conheço. Tenho pena da maiorias, a maioria, não todos os pais. Não quero dizer que temos apenas duas alternativas, ou disciplina militar ou indisciplina civil. Mas escola é luar para aprender, em todos os sentidos
Que lindo o seu depoimento final, José! Escola é isso mesmo, lugar de aprendizagem, tanto individual como coletiva. É nesse espaço que aprendemos a conviver com outros, seja na disciplina ou na indisciplina, nos infortúnios ou nas alegrias, e por isso a riqueza desse espaço. Falta-nos talvez, como gestores e professores, um amadurecimento para compreender e saber lidar com as situações difÃceis que surgem no ambiente escolar. Cabe também maior valorização dos professores.
Acho engraçado os defensores das escolas militares. Muitos deles, quando têm condições, colocam os filhos em colégios com pedagogia moderna, daqueles que os filhos aprendem em rodas sem hierarquia. Aprendem de forma lúdica. Disciplina no dos outros é refresco.
Fernando, boa tarde. Desculpe-me mas tua expressão "Disciplina no dos outros é refresco" só caracteriza uma coisa: tua ignorância no assunto. Tens filhos em escolas particulares ou em públicas que, sua maioria, não possuem a estrutura mÃnima desejável ao aprendizado? Não praticas disciplina em tua casa, mesmo que isoladamente? Amigo, mesmo na natureza há uma ordem e disciplinas que são obedecidas de forma instintiva. Sem disciplina, é certo o fracasso. Estude um pouco de História e aprenda!
Artigo lamentável. Desconhece o assunto.
Lamento o pensamento deste colunista. nao conhece nada de escolas. Pelo jeito nao tem filhos e nao convive com jovens/criancas sem limites. nao leu sobre a revoluçao que esta acontecendo positivamente em goias com escolas militares e mais disciplina e estudo nas noutras.
Obviamente que as escolas militares não são o modelo ideal, assim como um governo militar não é o modelo ideal de governo. Eles somente são requeridos pela população como última opção. Depois de perder as esperanças nos modelos civis. Desesperança causada pelos sucesivos governos fracassados.
Temos inúmeras escolas com disciplina que não são militares. Os institutos federais, nas escolas de ensino médio, militar "não passa nem na porta"...e possuem os melhores indices de avaliação.
Se houvesse uma melhor formação de professores gestores, juntamente uma boa gratificação, e um aparato social, a escola não precisaria de militares. Geralmente uma professora tem que dar conta da disciplina de mais de 400 alunos. A escola precisa de militares na porta, o que não tem. A opressão é a forma mais barata e eficaz para controlar um povo desesperado.
2, ,,, Como; prevenção à s drogas, saúde, transito, opções profissionais em cada área especÃfica...
... os governos para resolverem seus problemas de 'caixa' reduzem cada vez mais o 'custo' operacionais e materiais nas escolas, entre os quais os bedéis/porteiros/faxineiros, reduzindo a supervisão e o ordenamento e regras disciplinares tradicionalmente divulgados todo inicio de ano letivo. Na escola não é o lugar do militar por melhores que sejam suas intenções. Participam, com outros profissionais , na orientação em temas extra curriculares. Como...
A principal economia do mundo hoje é baseada em serviços suportados por tecnologia. Tecnologia requer criatividade e vontade, não tem hora, não tem disciplina. Atividades econômicas com disciplinas serão robotizados. Precisamos achar um lugar no futuro pros nossos jovens. O caminho não passa por escolas disciplinadoras, mas ajudar a refletir e quebrar paradigmas.
Articulista Schwartsman não argumenta, não apresenta benefÃcios ou malefÃcios, como diz ..."na minha opinião"... é a opinião dele. Lamentável.
Basta lançar uma isca para que a douta claque conservadora invoque suas sandÃces. O paradigma escolar no Brasil que temos diante de nós não tem a ver com a esquerda, quando não, encontramos alguns projetos pontuais, mas que jamais estruturaram o sistema público. Mas, e o petê? "Apenas" mobilizou mais recursos e aumentou a estrutura, para o furor da elite brasileira, que mais do que ninguém precisa de uma escola medÃocre para pobres a adornar seus olimpos e sustentar a disciplina do trabalhador.
As ideias do autor são corretas, válidas e devem funcionar para a realidade da Suécia por exemplo. Infelizmente no Brasil a liberdade virou descontrole e a militarização é ótima proposta. Um militar em cada escola botando ordem e chamando a responsabilidade a criança e seus pais. Quero ver gritar com um militar desse. Alo Helio!! Menos sonho, mais realidade.
A própria formação do excelentÃssimo senhor Presidente e sua trupe demonstra que o propalado modelo é tudo que em nada melhoraria nossa educação infantil.
Na Bahia o modelo é petista e é militar
O seu comentário, como " É claro que escolas precisam de um pouco de ordem para funcionar," mostra bem o modelo de indisciplina proposto para o seu modelo de escola, o q não é compatÃvel com o que esperamos da educação. Uma escola para funcionar bem precisa de muita ordem pois sem ela, estamos caminhando para a balbúrdia ultimamente documentada em escolas e universidades.Não creio que a disciplina militar seja a única mas é uma das que podem ser utilizadas e isto não significa tirar a liberdade.
Como ainda aparece colunista defendendo esta bagunça nas escolas brasileiras que se transformaram em praças de violência e desrespeito total a tudo e a todos , num tráfico geral de drogas. Como pode o colunista cego que não viu a desgraça que o seu modelo preferido fez com tantos jovens brasileiros totalmente perdidos. Parece que cortar o cabelo , usar uniforme limpo e cumprir rigorosamente o horário são exigências que vão deturpar a mente do jovem pra sempre. Peça seu boné seu Hélio
Quanta raiva! O colunista está só mostrando a concepção de escolas para ele, e não coloca a opinião dele como suprema.
PARABÉNS Joaquim Ferreira R Filho!!! Disse tudo! O colunista é um marxista-comunista, cuja destruição de nossos valores interessa à esta ideologia. Para ele quanto pior ficar será melhor para tentar depois justificar a defesa do miserável socialismo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A educação no Brasil é uma das equações mais difÃceis de serem solucionadas. Visto que, nossas escolas públicas (ensino fundamental e médio) estão sucateadas, no que diz respeito as suas estruturas fÃsicas, à má remuneração do corpo de professores e, sobretudo, da ausência de um projeto pragmático adjunto da PEC do teto de gastos.
Minha neta estuda em um colegio católico, teve seu certificado concluso agora e orgulhoso fui assistir a missa e depois a entrega dos diplomas com a execucão do Hino Nacional e todos o entoaram corretamente. O sistema é rÃgido e nada tem a ver com o que vemos nas escolas onde o esquerdismo se enraizou. Sou 100 por cento a favor que aumentem o número das escolas militares. Disciplina é saudável e necessária. O experimentalismo pode ser extracurricular.
se os pais dão tablets para seus filhos de 2 anos de idade onde eles podem acessar tudo , não ´haverá PM que coloque um aborrecente "na linha" . A grande culpa começa em casa . Nossos filhos ( agora uma com Doutorado e outro com Mestrado concluÃdos, sempre foram educados a respeitar as pessoas - professores, nossa empregada doméstica, os colegas ... ) . E continuam vivos ...
A culpa, dos pais não saberem criar os filhos, é do oportunista polÃtico. O Governo(estadual, municipal e federal/autarquias, empresas públicas),gastam bilhões do Erário, propaganda autopromovendo a si próprio.Se os oportunistas desde 1985 tivessem aplicado esse dinheiro em propagandas ensinando o povo, hoje o Brasil seria melhor..Ensinar: o respeito ao próximo!Não furtar.Respeitar a natureza.Não jogar li xo nas ruas e respeitar a si próprio.Repare nas propagandas:todas enaltecendo o polÃtico.
Proliferação de colégios deste tipo e fez lembrar da juventude nazista.
Este absurdo só serve para uma única coisa : arrumar uma grana extra para policiais aposentados . Mais nada ! infelizmente . E os professores, que estudaram para isso, ( pedagogia, licenciatura etc ) ganhando R$ 2.578,97 ao mês ! (bruto)
E bolsonaro é o exemplo de escola militar?Não colocaria nenhum parente Falta a ele bom senso, respeito às Instituições, patriotismo,português etc.Hoje:a Educação começa em Casa e os pais não sabem educar, não educam! .Na Semana passada,uma mãe, bateu numa professora no Colégio Maria da Glória em Balneário Camboriú.Minha irmã foi professora(de geografia) lá e sempre se impôs como educadora.Um pai foi criticar,porque ensinou para não jogar li xos no bueiro.Agradeceu!
Certamente PMs estão entre os segmentos mais corruptos da sociedade. Vão ensinar essa disciplina?
Para quem já viu o filme "A Onda" em suas diferentes versões, sabe que isto não vai acabar bem. E para quem não viu ainda, uma informação importante: baseado num experimento real!
Hélio, concordo com você sempre, mas agora vou respeitosamente discordar. Mostre-me um paÃs desenvolvido onde não se exija asseio, disciplina e compostura dos estudantes.
Disciplina é uma coisa, disciplina militar não se vê em nenhum dos paÃses com sistema educacional dentre os melhores. Entendo que a disciplina militar é adequada a um quartel, não a uma sociedade livre e plural, onde ao contrário, deve-se estimular o pensamento e o espÃrito crÃtico do jovem, visando um cidadão mais consciente e capaz de elaborar opiniões próprias no futuro.
Canadá, França, Alemanha, noruega, EUA, etc. Ou qq um na verdade. Uma coisa e compostura, outra é bater continência e cortar o cabelo conforme normas da escola. Fui cabeludo a vida toda, passei no vestibular da USP, doutorado e tudo mais. A realidade não é sua opinião.
Pesadelo é os professores serem agredidos ,ameaçados,desvalorizados e desprotegidos pelo Estado e pelas instituicoes de ensino por causa da ECA e que são obrigados a abandonar a profissão,a disciplina militar é a melhor solução para impor respeito e torna-se um ótimo cidadao ,e os que criticam acostumaram com decadência da sociedade e aceitam tudo que é errado na sociedade como "normal".
Discordo, pois tal dispositivo não é utilizado em paÃses desenvolvidos. O que é preciso (e isso sim é usado) é no momento da matrÃcula existir um contrato entre aluno e escola com direitos e deveres para ambos (hj em dia as pessoas pensam só ter direitos), e eventuais punições para atos de vandalismo ou agressões, sem prejuÃzo de eventual ação cÃvil ou penal.
Conceitualmente eu tbm sou contra. Porém, Grande parte dos alunos da rede pública são oriundos de famÃlias de baixa renda onde os pais ficam quase o tempo todo fora de casa, trabalhando muito e, não raras vezes, sequer têm estrutura familiar adequada. Consequência disso( ausência dos pais) é que a educação acaba sendo toda terceirizada para a escola e lá chegam sem QQ respeito aos mais velhos, à s regras e, praticamente vivem como se não houvessem limites. Por isso penso q a disciplina é útil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Disciplina militar Voltar
Comente este texto