Educação > Bolsonaro edita medida provisória sobre escolha de reitor e reduz autonomia das federais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Urge fazermos com que nossas Universidades deixem de ser "Templos Religiosos Petistas". Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
As universidades não são templos religiosos, e o PT não é uma igreja. Se Deus estiver mesmo vendo tudo isso, deverá defender o ensino público e gratuito, ou você duvida?
Vendo comentários q aparentam ser de robôs, com tanta desinformação., resolvi comentar. A maior parte das Univ. datam de décadas anteriores a de 30, onde em seu Estatuto original tem a forma democrática d escolha do seus representantes. Nem mesmo no golpe militar conseguiram mudar essa regra importante. Qquer um espalhar esse absurdo como referência de aparelhamento pelo PT mostra ignorância e desinformação. Tivemos sim respeito as regras Republicanas, inclusive com todos 1o de lista indicados.
Perfeito. 100% dos primeiros da lista triplice indicada.
Apenas mais um item do grande plano... asfixiar as universidades, ONGs, organizações civis, cultura, fortalecer as milÃcias... Ele é mais astuto do que parece. Está comendo rapidamente pelas beiradas, então, logo teremos o paÃs que os quase 58 milhões de votantes sonharam. A mediocridade e o atraso está se impondo.
Muito há de ser feito na educação no Brasil, para nos livrar das catrastróficas consequências da "religiosidade" petista.Que Deus nos ilumine a todos e um.abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Falso por quê?Verdadeiro então só o seria o pensamento seguidor da cartilha distribuida na porta do "Templo Petista"?
É um abraço sincero mesmo? Soa tão falso.
É um abraço sincero mesmo? Soa tão falso?
Medida Provisória emitida em recesso parlamentar é uma afronta à democracia brasileira.
Bolsonaro e seus asceclas insistem em esmagar as universidades federais, tratando com subserviência as instituições privadas de ensino, ignorando inclusive a farra de irregularidades e bandalheiras que estas levam a termo, em nome da educação a serviço do capital.
É muita incompetência...
Sem entrar no mérito da eleição em si, publicar uma MP em pleno recesso parlamentar e no dia 24/12/2019, mostra bem a Ãndole do nosso Presidente da República. Esse cidadão é muito baixo e sacana. Não tem moral nenhuma esse sujeito. Sem contar que uma MP tem que ter caráter de emergência, deve ser algo de importância que não pode esperar o rito normal de uma Lei. Esse Presidente é uma vergonha.
Exato. Não precisa sequer entrar no mérito da tentativa de mais aparelhamento através dessa medida. O próprio modo de fazer já é jogo mt baixo
Alô alô Regina Duarte e Carlos Vereza, a comunidade universitária agradece pelo belo presente de fim de ano.
Hilário um presidente tosco associado a traf.ican.tes achar que sabe mais que as universidades federais - templos do saber. É o poste fazendo golden shower no cachorro.
Nelson. Que Deus ilumine seu espÃrito e permita a vc sair dessas trevas da ignorância e das ideias restritas, rigorosas e clichês
Seu conceito de extrema-direita também é por demais equivocado!Procure se informar com um social-democrata europeu como ele classifica um partido como o PT, que após 14 anos no poder, não moveu uma palha pela redução da jornada de trabalho,nada pela reforma agrária,nada pela justiça tributária e ainda governou com os maiores juros do mundo.O Seu partido, o PT, é que foi na prática,no governo,de extrema-direita.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Essa "suposta" informação dada aqui, ninguém a tem, logo,me sinto autorizado a concluir se tratar de um enorme equÃvoco,para ser diplomático.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Antes os candiadtos que participaram dos debates, construÃram propostas, podiam nem entrar na lista trÃplice homologada pelo Conselho Superior (Consun), ou seja, uma manipulação real do processo eleitoral! Essa MP restaura o respeito ao voto da comunidade acadêmica!
O comentário de que não conhece nada das Universidades é o seu, vc não entende nada mesmo! É fácil acabar com essa mentira, só enviar um trecho da Resolução eleitoral que seria apresentação cada no Consun, onde os candidatos não poderiam nem aparecer na lista trÃplice! Consun comprado não, viva a Democracia!
O comentário de quem não conhece nada das Universidades é o seu, vc não entende nada mesmo! É fácil acabar com essa mentira, só enviar um trecho da Resolução eleitoral que seria apresentação cada no Consun, onde os candidatos não poderiam nem aparecer na lista trÃplice! Consun comprado não, viva a Democracia!
TÃpico comentário de quem não conhece as universidades federais. Mais um terra planista tecendo teorias conspiratórias... É isso que ocorre quando a pessoa não tem estudo. É uma pena.
Essa reportagem não mostra a sujeira que havia dentro dos processos eleitorais nas Universidades Federais, antes dessa MP o Reitor que controla o Conselho Superior (Consun) definia resoluções eleitoriais onde, mesmo após a consulta eleitorial, os candiatos eleitos entre os três primeiros não poderiam constar da lista trÃplice homologada pelo Consun e enviada para BrasÃlia. Uma verdadeira manipulação, só os inocentes não percebem ou não querem ver o que havia!
Meu Deus. De que cartola vc tirou essa lorota? Se não me diga: fosse assim mesmo, como é que há tantos e tantos casos da oposição ao vigente reitor sendo eleitos? (Isso pra citar só um dos fatos que contradizem seu delirio)
Observamos a essência dessa nova extrema direita. O objetivo é claro e transparente como o vidro da loja Kopenhagen do Flavio Wonka. Destruir toda uma estrutura acadêmica e subjulgar o ensino às suas convicções ideológicas. Terraplana, seu nome é Brasilquistão.
Será mais uma derrota para o governo. Provavelmente. Se não, será o inÃcio de uma luta em que o governo vai se desgastar até a derrota e a paralisia totais.
O paÃs está nas mãos de reacionários com graves problemas mentais. A ditadura foi restabelecida, não por meio de um estatuto, mas pelo emparelhamento e arbitrariedades gravÃssimas. Por alguns comentários abaixo percebe-se que não há mais freio para a exposição de frustrações, ódio e ignorância. Não é possÃvel tanta empáfia sem o mÃnimo conhecimento sobre o assunto. Muitos sistemas opressores caÃram na ação de estudantes. Eles deveriam parar o paÃs.
O Nelson além de nunca ter estudado em Universidades Federais, tem problemas mentais graves. Que vergonha alheia!
Daniel,penso,sinceramente,que seria muito mais produtivo para o seu crescimento pessoal submeter comentários originais,de sua lavra ao crivo de crÃticas do que esconder-se na condição de crÃtico dos outros.Vamos lá argumente!Você pode!Você consegue!Quanto a quem foram os professores dos alunos de 15 anos submetidos ao PISA,não precisa ser um exÃmio matemático para se concluir que o foram em sua grande maioria,aqueles formados ou treinados sob o império da danosa "religiosidade petista".
Onde se formaram os professores que "ensinaram" os meninos de 15 anos submetidos ao PISA?Que Deus,Jesus e os Santos Seres lhe iluminem com argumentos suficientes, para que não seja levado a desrespeitar os seus interlocutores.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Desconfio que por trás da medida está a intenção de privatizá-las. Acorda Brasil!
Nitto não sabe que quase 60% dos alunos são oriundos de famÃlias de baixa renda. O mesmo Nitto que reclama que as universidades federais eram só para ricos é o mesmo Nitto que é radicalmente contra as cotas raciais ou sociais. Acertei?
Os "Templos Religiosos Petistas"nos quais foram transformadas nossas Universidades Federais e Institutos Federais de Ensino, jamais apoiariam enquanto tais,alguma medida que contrarie seus objetivos "devocionais".Deveriam,a meu ver,calar-se ante os trágicos números brasileiros do PISA.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
bot?
Nelson. Pare de passar vergonha rapaz. Uma simples reflexão cronológica derruba apenas um dos seus deploráveis argumentos. Onde se formaram os professores que hj ensinam pessoas de até 15 anos? Ora, certamente a imensa maioria não no perÃodo dos últimos 14 anos, correto? Ou no ensino público só existem novatos, todos formados nos últimos 14 anos e ao mesmo tempo sendo formadores nesse mesmo perÃodo?
Orlando, não minta. A comunidade elegerá um reitor, mas o Bozo nomeará o segundo ou o terceiro, provavelmente de extrema direita, contra a decisão da maioria esmagadora da comunidade universitária.
Onde se formaram os professores que "ensinaram" os meninos de 15 anos?E ainda ousa-se dizer que sou que quero confundir as pessoas!
Muito bem Nelson Vidal Gomes!!! A MP substitui um Colégio Eleitoral dominado por Conselho Universitário, onde poucos decidem, e introduz a eleição direta do Reitor pela comunidade escolar. Isso é DEMOCRACIA! Isso é a verdadeira autonomia universitária!
Vem com vitimismo e insiste na besteira. O PISA avalia alunos de 15 anos e portanto não tem nada a ver com o ensino superior. Você faz isso de propósito pra confundir as pessoas ou é bur.ro mesmo? Cansei.
"O art. 3º da MP Nº 914 determina: "A consulta para a formação da lista trÃplice para reitor será: I - por votação direta, preferencialmente eletrônica; II - com voto em apenas um candidato; III - para mandato de quatro anos; IV - com voto facultativo; e V - organizada por colégio eleitoral instituÃdo especificamente para esse fim". O reitor também deverá nomear o vice-reitor e os demais ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança, estabelece o documento."
A nova Medida Provisória estabelece que a comunidade escolar vote e eleja o Reitor. Nada mais democrático do que esta medida.
Triste constatar,aqui,que os três argumentos abaixo,priorizam o ataque a minha pessoa e a julgar-me sem nada de mim conhecer,do que a contestar-me dialeticamente.Ratificam os meus ao invés de infirmá-los.Lamentável.Os numeros do PISA revelam sim a baixa produção daqueles que passaram 14 anos mais dedicados à "religião"partidária do que aos canones da profissão,produzindo discÃpulos mal formados.Lamentável!
Ô do abraço fraterno essa colocação é tão esquisita e absurda quanto esse fecho de suas frases. Tá ruim mesmo. Só mostra como o sistema de educação pode piorar ainda mais...
Por que não se cala você? Não vê que a autonomia universitária é uma das condições da democracia? Não entende a maneira autoritária como o governo tenta impor essas medidas? Sera mais uma derrota para o governo e para gente como você, que parece nunca ter posto os pés em uma instituição universitária. Releve a ênfase, mas leviandade irrita!
Prezado, Vai conhecer algum departamento de uma Universidade antes de falar besteira. Outra coisa, você conhece as causas mal desempenho fo PISA ? Veja os números. Estude um pouco e deixe de ser ignorante.
Desonestidade, não tem outra palavra. Falta de conhecimento. Nunca deve ter entrado numa universidade. PISA não avalia o ensino universitário. Brasil é um dos primeiros em produção cientÃfica e não deixa em nada a desejar na formação profissional. Quem acha que é possÃvel doutrinação em sala de aula está a dizer de si mesmo e sobre sua incapacidade.
A destruição gradativa da democracia.
Orlando, sua pergunta é séria mesmo? Vou acreditar que sim. Então lhe respondo: a comunidade escolherá; será feita a lista triplice; se o eleito não agradar a teologia terraplanista, nomearam o primeiro que comoactuar com eles e nunca o eleito. Como se pode saber disso? Pois isso já tem sido tentado durante esse ano, através de boicotes de atos autoritários (tal qual, inclusive, consta na materia).
Porque destruição da democracia se a eleição do Reitor passará a ser direta pela comunidade escolar? A comunidade escolar não é a instância mais legÃtima para opinar em seu próprio futuro?
Com essa medida fica ccaracterizado de forma inequÃvoca que vivemos sob uma ditadura disfarçada de democracia. Bozo faz um governo totalmente ideológico. Vamos à s ruas!
Como uma das estratégias para o emburrecimento da população é o estÃmulo à negação da História ( fatos), numa grande abrangência (social, econômica, politica, astronômica, geográfica, etc.), este governo não se preocupa o minimo com avaliar todo o processo que levou ao estado de coisas atuais, no caso, eleição de reitores das federais, agindo como se tudo tivesse sido resolvido por canetadas indecentes, com a que faz. Será que grito na rua adianta, quando o armamento da população corre solto?
Realmente era uma medida que há muito deveria ter sido tomada. Boa Presidente!!
é a destruição das universidades . O próximo passo é o nomear Reitores, alguns sargentos da policia militar .
A Ditadura Militar, pela Lei 5692/1971 acabou com a Educação de primeiro e segundo graus. Na minha infância, a Educação Pública era excelente. E aÃ, os milicos perceberam que povo educado pensa e povo que pensa contesta... Veio a redemocratização e os oportunistas continuaram com esse pensamento.Agora o bolsonaro acabará com o ensino Superior. Quanto mais ape deu ta melhor para os oportunistas .E assim, o Brasil fica continuará na eterna escuridão ...
A suposta autonomia universitária, onde alunos e servidores escolhem os gestores das instituições, é uma jabuticaba, um absurdo tupiniquim. Essa metodologia assegura gestores alinhados aos interesses dos servidores (maiores salários, ausência de meritocracia -palavrão nas hostes sindicalistas-, ausência de medição de desempenho, etc.) e onde os alunos, na maioria pessoas imaturas, são massa de manobra dos interesses corporativos. Os interesses da sociedade ficam em segundo plano.
Pois esses alunos "imaturos" são os engenheiros que construirão o nosso paÃs, os médicos e enfermeiras que cuidarão de vc e seus parentes quando ficarem doentes. Esses alunos são a nata intelectual e capacitada da nação. E vc? É o que?
Muito bem.
Então serão escolhidos de que maneira ? Já que escreveu esse catadinho de palavras sem conexão com a realidade da comunidade universitária.
Então serão escolhidos de que maneira ? Já que escreveu esse catadinho de palavras sem conexão com a realidade da comunidade universiuniversitária.
João, esclareça, por favor, alguns pontos do seu argumento geral: a autonomia universitária é uma jabuticaba, um absurdo tupiniquim. Ora, a premissa - "metodologia assegura gestores alinhados aos interesses dos servidores" - é insana. Afinal, temos leis que valem dentro das universidades, não? Outra premissa - "onde os alunos são imaturos". Desde quando maturidade estudantil é critério de validação para diminuição de autonomia de universidade? Ghezuiz! Desdobra esse discurso.
Mais uma vez, parabéns aos 57 milhões de i m b e c i s que elegeram um miliciano!
Nem no natal essa pr aga dos in fernos nos dá sossego. Vai atormentar a sua mãe! Peloamordedeus! Dá sossego!
Certissima medida, era um absurdo aluno ter peso igual a professor. Talvez assim os partidos ultra radicais como o PSOL percam influência.
Só na sua cabeça isso acontecia. Deve imaginar também que os professores das universidades federais dão aulas pelados e que há plantações de maconha nos campi.
Se os reitores tivessem enquadrado, juridicamente, o Weintraub, está MP não teria saÃdo do papel. Agora vão convocar os estudantes para "luta e resistência". Menos romantismo e mais ação concreta, por favor!
Ditadorzinho de araque.
Por que este senhor insiste em perseguir o ensino? Breve veremos a polÃcia montada dentro das universidades com a desculpa de conter protestos. Estamos na ditadura e ninguém mais pode dizer o contrário. Exceto o gado.
Bozo será novamente derrotado
Um governo fascista que vê na violência o caminho para impor seus métodos ditatoriais. Enquanto acena para policiais com liberdade para matar, amordaça o ensino.
Esta medida provisória é inconstitucional e não deve ser obedecida.
Mais um recuo previsÃvel: o conteúdo é inconstitucional, por traduzir retrocesso no princÃpio de autonomia universitária; a forma (MP) é inconstitucional, por falta do pressuposto de urgência. Alcolumbre vai deitar e rolar pra plateia... Será que é combinado?
Revoltante! Esse Governo personifica a estpidez em nÃvel ultra mega super. O apoio de evangélicos pentecostais e reacionários vão fazer regredir a educação. Os alunos vão ter o nÃvel de um Wentraub, Damaris, Guedes e Bolsonaro pai e juniores? Uma tragédia se anuncia na Educação.
Você está redondamente enganado! Não se anuncia uma tragédia na educação! Essa tragédia foi anunciada no primeiro turno da eleição passada. Concretizou-se na eleição e agora estamos vendo os frutos. O paÃs caiu num abismo e cada dia que passa, na mão dessa milÃcia, perdemos anos. Se isso não acabar logo, o retrocesso será eterno. Se Deus fosse brasileiro, ou apenas existisse, ele seria misericordioso e recolheria a alma desse infeliz que nos governa!
Com um miliciano na presidência não poderia se esperar outra coisa.....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Bolsonaro edita medida provisória sobre escolha de reitor e reduz autonomia das federais Voltar
Comente este texto