Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose vanzo

    A comédia e o riso devem ser combatidos, se for o caso, com comédia e riso e não com violência física.Mas os extremistas só reconhecem a violência e o seu terror como instrumentos de convencimento.Tem representantes anônimos como os milicianos do RJ ou notórios como Inocêncio III,Gengis Khan, Lenin , Hitler ,Mao ,Pol Pot ,Videla ,Videla,Pinochet e a fila deles não para de crescer.,

    Responda
  2. Jarbas Vasconcelos

    A direita condena o politicamente correto, mas se vale dela para condenar o especial de Natal do PdF. A esquerda, ao contrário, preza pelo politicamente correto, mas só quando as pautas são do seu interesse. Ambos vestem o véu da hipocrisia e são egoístas. O politicamente correto deveria ser um imperativo moral, isto é, uma lei universal reconhecido por todos; sem ideologias; um direito humano inalienável.

    Responda
  3. Jarbas Vasconcelos

    O limite da liberdade é de respeitar integralmente a condição humana. Sou a favor do politicamente correto e não acho graça de piadas machistas, racistas ou que ofendam a religiosidade das pessoas. Não existe graça onde só um lado ri. Só para deixar bem claro: condeno o ato terrorista perpetrado contra à produtora do PdF.

    Responda
  4. marcio mira

    Também achei bem sem graça o filme e olho que gosto do PF. Mas pior foram os talebans atirarem uma bomba.

    Responda
  5. Ingrid Basilio

    É impressionante que, por mais que tente se passar por moralmente impecável, civilizada e "democrática", a extrema direita é incapaz de não plantar uma infâmia, uma fake news, uma difamaçãozinha. Insinua que o Porta dos Fundos nunca zoou com Alá e com islamismo, o que fez dezenas de vezes. Dá a entender também, melifluamente, que só deixou passar nesse especial de Natal porque são covardes, como se no Brasil estivéssemos sob ameaça muçulmana, e não da extrema direita. Toma vergonha na cara, JPC!

    Responda
  6. ANTONIO FERREIRA DE CARVALHO

    Religiao & Politica! Será que se uniram Cristo e Anti-Cristo? Ou estamos em novas Cruzadas?

    Responda
  7. Ernesto Pichler

    Ótimo artigo. Não vi o filme do PDF, mas sei que é preciso atacar o uso da religião pelos políticos da direita, fascistizantes, obscurantistas, homofóbicos e de belos dentes. Se o grupo humorístico atacou a religião, muito mais grave é o ataque por esses neo pente costais.

    Responda
  8. Carlos Simaozinho

    Reacionários não prejudicam somente religiões mais sérias. Prejudicam a todos que querem viver num regime democrático, plural, que aceitam opiniões dos outros, ainda que sejam contrárias às suas. O mundo só progride agindo-se dessa forma. O reacionarismo é a treva...

    Responda
  9. Rogério de Mendonça Lima

    Usaram a sagrada liberdade de expressão prá construir um monte de caaaca. Ghrosseria não só com os grupos religiosos, mas, com todo mundo que gosta de bom humor, sem imb ecili dade, não gro tesco. Fora que deixaram bem claro a cova rdia de bhundhões. Excluíram tio Maomé, "modes quê"?

    Responda
    1. FRANCISCO RAMOS

      Falou, falou e não disse nada. Atenha-se ao texto. Está com dificuldades de interpretação?

    2. GUSTAVO MARTINELI MASSOLA

      Você entende que, neste contexto, seu comentário significa uma aprovação explícita ao atentado, certo?

  10. José Cardoso

    Também concordo que é preciso quebrar as pernas desses aprendizes de terroristas. Até para o porta dos fundos criar coragem e incluir o Maomé no especial de natal do ano que vem.

    Responda
    1. RANULFO FELIX JUNIOR

      Procure na Internet e verá centenas de piadas ridicularizando os muçulmanos.

    2. Celso Fernando Spadoni

      Ou criarem uma peça de teatro satirizando os deuses indígenas bem dentro da Amazônia . Vai ter muita flecha e tacape.

    3. Celso Fernando Spadoni

      Ou criarem uma peça de teatro satirizando os deuses indígenas bem dentro da Amazônia . Vai ter muita flecha e tacape.

  11. Sylvia Alves Corrêa

    Gostei do artigo e concordo com o comentarista. O humor apresentado é o pior que já vi desse grupo de talentosos humoristas. Humor rasteiro e até grosseiro, completamente diferente daquele apresentado no Natal do ano passado. Tendo gostado ou não, defendo a ideia de que não há limites para a criação humorística. Quem não gosta, não veja, quem não gosta de filmes pornográficos, não assista, quem não gosta de humoristas que criticam governantes, não vá aos shows. È a liberdade de criar e de optar

    Responda
  12. Vinícius de Oliveira

    Não são cristão, são zelotes. Na noite da prisão de Jesus, preferiam que Pedro saísse esfaqueando a torto e a direito.

    Responda
  13. Helano Timbó

    Artigo sensato.

    Responda
  14. Marcia F Silva

    nada me demove a impressão de ter sido um ato perpetrado por eles mesmos, ou algum grupelho de esquerda, para tentar um estopim da tão almejada 'revolução' aos moldes chilenos... Lula quer por que quer trazer a bagunça de Santiago para o Brasil... se não tomarmos muito cuidado e não tivermos atenção, vai conseguir!

    Responda
    1. FRANCISCO RAMOS

      Márcia, volte a tomar seu Gardenal e seu Rivotril. Depois você comenta.

    2. Celso Fernando Spadoni

      Talvez estivessem tentando obter a repercussão do atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo .

    3. Ricardo Candido de Araujo

      É nisso que deu parar de tomar o remedinho para poder encher a cara nas festas de fim de ano...

    4. Andréia Chaieb

      Márcia, vc vem sendo manipulada há muitos anos, por isso distorce a realidade de forma tão bizarra!

    5. WILSON PIZATO

      Você precisa tomar cuidado é com sua cabeça.. e abrir os olhos!

  15. HILD FERNANDO DE MEDEIROS

    Alá não aparece na cena talvez porque o mesmo só surge 800 anos após a morte de Jesus!

    Responda
    1. Victor Henriques

      Allah é só a tradução árabe para Deus, e é o mesmo dos livros judaicos e do Evangelho cristão, portanto não faria sentido incluir Deus E Allah (são o mesmo). Já o profeta Maomé, esse sim, nasceria seis séculos depois de Jesus.

  16. Nelson de Paula

    Esses vingadores estúpidos enxovalham sua religião muito mais que o filme.

    Responda
  17. Roberto Gomes

    As religiões nunca tiveram serventia para a humanidade, a não ser inspirar artistas e compositores musicais de verdade. De resto, as religiões só causaram dor, exterminios, guerras e discriminação. Como disse Saramago, em seu magnífico "O Evangelho segundo Jesus Cristo" , é preciso ser Deus para gostar tanto de sangue.

    Responda
  18. Cloves Oliveira

    Direita e esquerda são imagens enantiomórficas de si mesmas, ou seja, dois objetos simétricos que não podem ser sobrepostos, como a imagem que vemos no espelho. Se levantamos a mão direita a imagem levanta a esquerda. No final ambicionam a mesma coisa, roubar-nos do nosso livre arbítrio. Gostariam de escolher nossas religiões, crenças, profissão, direito de ter sexo e mesmo de procriar. Profetas do pessimismo, prometem um mundo sem poluição e doenças, mas nunca mencionam o preço a pagar.

    Responda
  19. Hildebrando Teixeira

    Que nada!. muito antes disso tem a esquerda relacionária animada pela extrema imprensa e liderada por um tal Bergoglio

    Responda
    1. Victor Henriques

      Todo mundo tem um tiozão como esse Hildebrando: aposentado, ranzinza, de bermudão cargo cáqui, sandália de couro e a canela carcomida de erisipela que fica praguejando contra o mundo que o deixou para trás rsrs

    2. Andréia Chaieb

      Hildebrando, a desilusão dói muito, mas se vc quiser paz de espirito saia da bolha e enfrente a realidade! Vai te fazer bem!

    3. WILSON PIZATO

      Sorte que temos agora uma direita maravilhosa, sem ideologias, com um presidente culto, sensível, honesto, competente e sobretudo voltado para as causas das minorias como índios, quilombolas, gays, nordestinos.