Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Sou uma admiradora dessa cultura. Estive lá ano passado e me intrigou a engenhosidade e sabedoria desse povo. Soube também que os ingleses, por ocasião da descoberta, acabaram levando muitas riquezas culturais lá encontradas.

    Responda
  2. ANTONIO TADEU CORREA VEIGA

    Muito bem, Menegati! É a geodiversidade!

    Responda
  3. LEONARDO FERREIRA FARIAS CUNHA

    Parabéns professor!!! Viva a ciência brasileira e os professores do Brasil!!

    Responda
  4. Nelson Vidal Gomes

    Parabéns ao nosso cientista!Orgulho brasileiro!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  5. Marcia Costa Guedes

    Visitei Machu Picchu em 2013, éramos 7 mulheres, incluindo nossa guia, de várias profissões diferentes, mas a pergunta de todas nós e, creio, de todas as milhares de pessoas que visitam essa cidadela magnífica é: como foi construída? Muito bem, a descoberta desse geólogo brasileiro merece a repercussão recebida. Quando menos, pela importância desse desse lugar para o turismo mundial cultural e para a economia do Perú. Parabéns!

    Responda
  6. Marcia Costa Guedes

    Visitei Machu Picchu em 2013, éramos 7 mulheres, incluindo nossa guia, de várias profissões diferentes, mas a pergunta de todas nós e, creio, de todas as milhares de pessoas que visitam essa cidadela magnífica é: como foi construída? Muito bem, a descoberta desse geólogo brasileiro merece a repercussão recebida. Quando menos, pela importância desse desse lugar para o turismo mundial cultural e para a economia do Perú. Parabéns!

    Responda
  7. Tersio Gorrasi

    Não existe essa de astronautas ou aliens por trás dessas grandes obras. Estamos apenas subestimando a capacidade que nossos ancestrais tinham para isso. Não evoluímos em inteligência, apenas adquirimos mais conhecimento. É altamente improvável que uma civilização alienígena não deixasse nenhuma prova explícita de sua passagem por aqui

    Responda
    1. Felipe Moreira

      "Os teóricos dos antigos astronautas dizem que sim" kkkkkkk. Bordão do famoso programa do cara de cabelo esquisito. Kkkkk. Se bobear até a batatinha frita foi obra de ETs.

  8. Celito Medeiros

    Trabalho de pesquisa é algo para uns poucos aficionados em descobrir e revelar tudo aquilo que nos parece incrível, gerando tantas opiniões, incluindo o mundo acadêmico. Não basta eu pensar que Machu Pichu, Ilha da Páscoa, os Gióglifos de Nazca – Equador, Pirâmides etc, sejam construções da Civilização anterior (Atlântida), com outras provas de soterramentos ou cidades submersas, conforme constatou Jacques Cousteau. Também não basta negar isto ou a Pedra de Daska, na Rússia. É preciso pesquisar

    Responda
  9. Cloves Oliveira

    O trabalho do biólogo Karl Landsteiner sobre os diferentes grupos sanguíneos salvou a vida de bilhões de pessoas que precisaram de uma transfusão de sangue em todo mundo. Entretanto sua existência e importância são praticamente desconhecidas. A esquerda festiva se arvora em glorificar um descobrimento irrelevante sobre Machu Picchu que não vai melhorar a vida de ninguém. É a paixão e a emoção substituindo o pragmatismo que deveria prevalecer na ciência.

    Responda
    1. Armando Vieira

      Cloves. O seu comentário é uma aberração neste contexto. Não palpite em coisas estranhas para você.

    2. Fábio Nogueira

      Cloves Oliveira, acho que você exagerou "um pouco"... O biólogo Karl Landsteiner foi reconhecido sim, tanto é que foi homenageado com o Nobel em 1930. Mas não precisa menosprezar o trabalho do geólogo brasileiro Rualdo Menegat. A Ciência não pode tomar apenas um caminho... Antes dos computadores a Álgebra Bolleana não tinha nenhuma aplicação prática... E, certamente, o seu uso salvou um monte de vidas também...

    3. Reginaldo Oliveira

      Cloves de Oliveira, vc é muito patético. Perdeste uma preciosa oportunidade de ficar quietinho e, com isso, tornar sua pequenez imperceptível.

    4. RICARDO MORAES

      Pequena correção, a descoberta dos grupos sanguíneos, e também do fator RH, ajudou a salvar a vida de milhões, não bilhões (a população mundial é da ordem de 7 bilhões), pessoas. E, cabe ressaltar, que um trabalho não tira o mérito do outro. No máximo, levantaria a questão da disseminação da história da ciência, tão em baixa nos currículos escolares modernos.

    5. Edison Luciano

      Você é um ju mento tal qual a turma toda da lenda (muar sem cabeça e que solta fogo pelas ventas) e que se acha mito.

    6. Sergio Rocha

      Colocação fora do cotexto. Nada haver.

    7. Sergio Rocha

      Colocação fora do cotexto. Nada haver.

    8. Sergio Rocha

      Colocação fora do cotexto. Nada haver.

    9. Rodolfo Maia

      Legal saber do biólogo! Desconhecia. Por outro lado, generalização desnecessária da esquerda e desqualificação do trabalho do geólogo tb desnecessária.

  10. Rodrigo Caldas

    O cientista iniciou seus trabalhos em 1999. Foi financiado pelo capes, fez expedições em 2001, 2006, 2010, 2012, ou seja, em sua grande parte no governo do suposto maior inimigo do país. Onde exatamente estão as décadas perdidas de educação doutrinadora (seja lá o que isso for) e de péssima qualidade? O governo bozo financiará geologia nesse nível qndo? Só se for para mineração em terras indígenas. As pessoas não enxergam o que está a um palmo. O grau de nefelibatismo é absurdo.

    Responda
  11. Tersio Gorrasi

    É inacreditável como o governo atual é lembrado em qualquer reportagem, como se fosse o vilão que estivesse interferindo em tudo e se alguém menciona esse fato é considerado um bozominion e não um simples crítico. Isso apenas reflete o grau de desinformação atualmente existente após décadas perdidas de educação doutrinadora e de péssima qualidade

    Responda
  12. José Felipe Ledur

    Parabéns ao Rualdo pelo brilhantismo. E à jornalista Paula, por divulgar seu trabalho. É a ciência sobressaindo diante de explicações fantasiosas tão a gosto dos cruzados obscurantistas da atualidade.

    Responda
  13. Ana Guabiraba

    A balbúrdia dá frutos. O governo do Bozó não

    Responda
  14. Mauro Sergio

    Isso mostra que temos gente capacitada para qualquer coisa, só o governo que não. Parabéns ao pesquisador.

    Responda
  15. Maurizio Ferrante

    Não só de cannabis vive a universidade

    Responda
    1. Pedro Sodré

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. Paulo Edson Mazzei

    Parabéns ao geólogo! solução muito inteligente! O que não concordo é que dinheiro nosso financiou uma pesquisa que não traz nenhum resultado pratico para o Brasil. Porque não apresentar soluções para a falta de água no Nordeste:? Ou a desertificação em vários pontos do pais? Ou os deslisamentos constantes em áreas de risco espalhadas pelo pais afora?

    Responda
    1. Paulo Edson Mazzei

      Porque todo este rancor com meu comentário? Todos vocês sabem muito bem que são financiadas pesquisas que não tem utilidade nenhuma para o país. Não sou cientista e nem quero ser nestas condições de produzir trabalhos para resolver questões de outros países. Se fosse uma solução para um grave problema de saúde, vá lá.

    2. Arthur Rodrigo Ferreira

      Eleva o nome do nosso país, isso também importa... Para os problemas citados não se trata de ciência e sim de política. Como existem pessoas rasas.

    3. Arthur Rodrigo Ferreira

      Eleva o nome do nosso país... Tem gente que realmente não sabe nada.

    4. Joseberto R Cruz

      O Ricardo tem razão. As pessoas acham que o conhecimento científico é produzido instantaneamente, em um só momento vem tudo de uma vez. O cara disse que 1% é insight e 99% estudo criterioso. De forma que para atingir outras solucões para demandas distintas, novas pesquisas, baseadas no Know How precisarão ser empreendidas, mas a base foi lançada.

    5. RICARDO Moreira

      Com todo respeito essa visao é limitada. Esse estudo é um passo na carreira do pesquisador, que certamente nao parará por aí e produzirá mais no futuro. A ciencia nao tem limites, e o que um cientista produz é uma etapa de sua evolucao. Sua opiniao explica o porquê ele é cientista e vc não.

  17. Robério Lamas da Silva

    Exemplo de dedicação ao trabalho que deve ser seguido. Valeu!!!

    Responda
  18. marilza abrahão

    O Conhecimento desvela a realidade em toda sua grandeza e complexidade, desfaz mitos, demonstra o quanto a Educação é importante no mundo contemporâneo! Parabéns ao pesquisador que com seus 99% de suor demonstra que a intuição, a vontade de saber é que constrói a Ciência ...

    Responda
  19. Joao Pinheiro

    Infelizmente, em um país como o Brasil, poucos conhecerão Rualdo Menegat ou sua brilhante contribuição. Conhecimento, cultura e educação não estão entre os maiores interesses de nossos compatriotas. Mas há o reconhecimento internacional e também de alguns poucos leitores. Parabéns, Rualdo Menegat. Continue suas pesquisas e mostre ao mundo que temos mais que futebol, carnaval e funk.

    Responda