Opinião > Uma década perdida para a desigualdade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luis da Gouveia

    Espero que o autor aproveite o seu prestígio e num outro artigo, vá direto ao ponto que ele apenas indicou que é mudar nosso sistema tributário de regressivo para progressivo! Regressivo porque ,proporcionalmente a renda , o pobre e a classe média de todas as faixas pagam mais em impostos do que os ricos de todos os graus: quanto mais pobre, maior o percentual de impostos; quanto mais rico, menor! Assim, renda de um SM paga 35%; renda cem vezes maior, 10%. Se informem sobre isso!

    Responda
  2. ARY OLIVEIRA

    Politicas publicas como Cotas Raciais sao ineficientes para equalizar as oportunidades. O correto e' criar Cotas Sociais. Mas nem o politico mais honesto do mundo isso criou!

    Responda
  3. ARY OLIVEIRA

    Politicas publicas como Cotas Raciais sao ineficientes para equalizar as oportunidades. O correto e' criar Cotas Sociais. Mas nem o politico mais honesto do mundo isso criou!

    Responda
  4. Francisco Gugé

    O grande problema é a pobreza. Se o PIB cresce, tem de onde tirar dinheiro para combater a pobreza, através de Impostos. Oferecendo oprtunidade para melhorar a vida dos que maus precisam, pouco importa se continua havendo milionários na outra ponta. Venezuela diminui a desigualdade transformando todo mundo em miserável, e isso é péssimo.

    Responda
  5. Paulo Souza

    O artigo nos dá a sensação que somos uma nação com um grande contingente de miseráveis e outro igualmente grande de milionários. Acho que é muita desinformação para alguém que se intitula "Doutor" e "Pesquisador". No caso do IR, citado no artigo, há diversos estudos sobre o assunto na Receita Federal e em outros órgãos em que aspectos como potencial quantitativo de contribuintes, alíquotas e relevância são estudados e apontam para sua ineficácia.

    Responda
  6. Paulo Roberto Schlichting

    Ótimo texto. Merecidíssimo o Prêmio Jabuti.

    Responda
  7. Paulo Reckziegel

    Muito bom. A desigualdade aqui é tão cruel, que o próprio governo é um dos maiores incentivadores dessa desigualdade, quando emprega muito mais do que devia e concede um sem número de benesses aos seus servidores. Se pegarmos os mais baixos salários pagos pela Viúva e dividirmos pelas horas efetivamente trabalhadas, esses salários aumentam mais de 15, 20% devido aos recessos e folgas que a iniciativa privada não possui. Portanto, a desigualdade precisa começar pelo próprio governo.

    Responda
  8. Cloves Oliveira

    Como o próprio nome indica, PIB significa produto interno bruto, e não foi concebido para representar o bem estar das pessoas. A desconexão entre o crescimento do PIB e o bem estar das pessoas produz, com razão, uma grande frustração e um sentimento de exclusão. O Departamento de Comércio Americano está trabalhando numa nova versão do PIB já adotada pela Austrália e Holanda, que informa quanto da riqueza gerada se destina realmente a diferentes grupos na sociedade.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Muito interessante esse novo conceito.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.