Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lis P Junqueira Safra

    Melhor um pouco do PT. Veja o primeiro ano de Lula nesse governo o tamanho da corrupção.

    Responda
  2. Luís Carlos da Silva

    A imparcialidade passou ao largo, mais um órfão das roubalheiras do pt.

    Responda
    1. Napoleão Cesar Carneiro

      Discordo, o atual presidente nunca foi do PT. Desculpe, mas por que ligar tudo as roubalheiras do PT? Portanto seu comentário faz o mínimo sentido. Atualmente o presidente está sem partido saiu do PSL, e está tentando fundar outro partido de forma a meu ver escusa, e seu governo está um desastre, ou seja os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. A isso eu chamo de um capitalismo selvagem.

  3. CIRENIO BARBOSA

    Eu não tenho paciência de ler coluna tendenciosa

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      entao por que leu e comentou ?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Já leu.

  4. CIRENIO BARBOSA

    Eu não tenho paciência de ler coluna tendenciosa

    Responda
  5. JACKSON VITORIANO DE ULHOA

    A única coisa boa .que o Bolsonaro fez foi acabar com o Horário de Verão.

    Responda
  6. JACKSON VITORIANO DE ULHOA

    A única coisa boa que o Bolsonaro fez foi acabar com o Horário de Verão.

    Responda
  7. JACKSON VITORIANO DE ULHOA

    A única coisa boa .que o Bolsonaro fez foi acabar com o Horário de Verão.

    Responda
  8. JACKSON VITORIANO DE ULHOA

    A única coisa boa .que o Bolsonaro fez foi acabar com o Horário de Verão.

    Responda
  9. Isabele Haruna Ono Zamaro

    Fez muita coisa. Fez tudo aquilo que se encontra no interior de uma enorme fossa séptica.

    Responda
  10. Paulo Souza

    Clássico caso de visão seletiva (pra não dizer coisa pior). Com todas as restrições que faço ao atual governo, sugiro ao autor que relembre um pouco mais as gestões anteriores e apure seu senso crítico.

    Responda
  11. reinaldo senna

    Desejo aos brasileiros de bem um feliz ano de 2020 do governo Bolsonaro repleto de realizações e triplamente feliz durante os próximos 3 anos... É extensível também aos haters e canhotos infelizes que aqui se digladiam. Desejo que o jornal continue parcial e tendencioso, pois assim perderá cada vez mais leitores. Feliz 2020!!!

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Quando vai "perder" o senhor?

  12. Rogério de Mendonça Lima

    Sr. escrevinho, qual é o maior ataque à democracia: Impropérios ideológicos, que nunca vão para ações, devido o nosso sistema de pesos e contrapesos, solidificando nossa democracia. Ou, a qua dr ilha do P.et, com Mens. Petro. BnDeS. Pró Pina Fami.li.ar Bolsa ditad. sanghu.inários, etc etc. Rubor nas fa.cces cura des-honestidade intelect.

    Responda
  13. José M Leal

    Para os que se acostumaram a viver de discursos, palanques, passeatas, pixulecos e Bolsa-Midia, com certeza o ano foi terrível.

    Responda
  14. niemeyer franco

    O que de bom Bolsonaro produziu? Nada. Continua o mesmo político de três décadas atrás. Aliás, muito pior - hoje ele é ocupante da cadeira de presidente da república, tendo como destaque neste ano a hipoc.risia, a irrespons.abilidade, a canalhic.e que sempre te acompanhou.

    Responda
  15. Joao Antonio

    Bragon, o grande ponto negativo foi o Desmonte da Previdência. Autoria de Paulo Guedes, que só poderia ser ministro num governo Bolsonaro. Outros tiveram participação: Maia e toda direita do Congresso (destaque para Tabata Amaral), centrais sindicais pelegas (destaque para UGT), a maior parte da mídia (destaque para FSP, OESP e Globo) e incontáveis escrevedores de artigos. Se Bolsonaro tivesse falhado apenas nisso, seria um "grande governo".

    Responda
  16. NACIB HETTI

    Além de tudo o Bozo ainda pôs fogo na floresta amazônica e sujou as praias do nordeste com petróleo.

    Responda
  17. Daniel Liaz

    Fiz um esforco grd e nao consegui achar pontos positivos. Mesmo alguns apontados por alguns leitores, me parecem falaciosos ou maquiados. Talvez a Selic em baixo patamar. Mas precisamos aguardar os efeitos direto a disso para a população geral. Ademais, os pontos negativos são tão horríveis que fica difícil considerar um ou outro "menos mal".

    Responda
  18. João Pedro Sousa

    Confesso que quando li o título do artigo, já percebi a ironia...

    Responda
  19. wilson kfouri

    Triste realidade: temos um presidente miliciano psicopata...

    Responda
  20. Ricardo Prado

    pena que segundo a própria folha "estamos no caminho certo" (contém ironia)

    Responda
  21. Ricardo Prado

    pena que segundo a própria folha "estamos no caminho certo" (contém ironia)

    Responda
  22. José Roberto Franco Reis

    Excelente como sempre. Uma das vozes de jornalistas da Folha mais lúcidas atualmente!!!

    Responda
  23. Galdino Formiga

    Não fez análise jornalística. Entre tantos absurdos, citou pessoas sem qualquer relação de ideologia, trabalho ou atuação pública.

    Responda
  24. Orasil coelho pina

    Sem querer ser irônico, o STF compensou os tais prejuízos à democracia que Bragon destilou neste artigo(nauseante): reviu a questão da prisão após segunda instância pela terceira vez em 20 anos ( 2009/2016/2019), criou a diferença entre réus delatores e delatados, etc, e desta forma nos brindou com a total segurança jurídica.

    Responda
  25. reinaldo senna

    Apenas um bagrinho escrevinhando para destilar sua mágoa... Como o jornal não dá espaço para jornalistas liberais escreverem, a população fica completamente desinformada... E haja tolices vomitadas por colunistas "a serviço".... Lastimável.

    Responda
    1. Guilherme PA

      Liberais? Aqui escrevem pessoas com visões diversas, até conservadores. Muitos que defendem as reformas, por exemplo. Liberalismo para você são aqueles discos riscados contra a "esquerda" sem sequer saberem o que é esquerda de fato? Isso não é liberalismo. O pior são os trocadilhos tipo "bagrinho". Mas feito seu presidente, conseguiu da forma mais baixa possível chamar atenção. Só isso que sabem fazer, mover-se pelo ódio e indignação.

    2. reinaldo senna

      meus caros, a cegueira ideológica não permite visão divergente da indicada pela "intelligentsia"... O texto produzido pelo bagrinho é tão ridículo que custa a crer que o jornal tenha liberado sua publicação... Coisa de conversa de boteco regada a cachaça... Pessoas assim apenas desinformam a população... Lamentável.

    3. marilza abrahão

      Bagrinho? Isso lá é reposta para ser publicada em um jornal de alcance nacional? Divirja, argumente contra, apresente um contraditório, mas não use o espaço para expressar ig no.ran cia tão deprimente que só atesta a ascensão de um baixo clero opor tu nista , sem planos e projetos para o pais!!!

    4. Daniel Liaz

      Vc tem algum elemento para contestar os fatos que ele aborda? Ou vai ficar apenas nessa "idiothia das redes sociais"?

  26. José Cardoso

    Fez a reforma da previdência. Tava na fila há 20 anos. O resto é espuma.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Acho essa reforma catastrófica. Mas, independentemente da minha opinião, é fato que nem isso ele fez. O congresso fez apesar do executivo

  27. Antônio Carlos de Paula

    Infelizmente uma parte da grande mídia foi responsável pelo surgimento desse monstro! O estrago será imensurável.

    Responda
  28. dilson j gadioli

    Esse comentarista Zé ruela só se ateve ao que o Presidente falou, esqueceu o que foi efetivamente realizado no primeiro ano e até antes: Expurgou os corruptos do poder Implantou reformas estruturantes Recuperou os índices macroeconômicos Acabou com casos de corrupção no governo Gerou quase 1 milhão de empregos E vai por aí. Entendeu agora ou quer que desenhe?

    Responda
    1. marcos gomes

      Esse eleitor Zé Ruela só se ateve ao que o presidente diz que fez , acabou com a tomada de tres pinos, tirou a cadeirinha das crianças do carro, acabou com o horario de verão ( mas diz que virá com o horario de inverno pra copiar os USA, acabou com os pardais (e deixou os tucanos) vai incentivar a briga de galo ( vai incentivar a construção de rinhas) liberar as armas em geral ( pois pelos estudos os crimes diminuiram) comprovar que o Leonardo de Caprio é um incendiario, etc e tal.

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Sabe onde está o Queiroz, e as rachadinhas ensinadas pelo papai? O cheque da micheque? E o apoio a milicianos o que acha? E as queimadas acredita que foram responsabilidade do Leonardo Di Caprio?

    3. Adalzilio M Neto

      Expurgou corruptos? Indicadores macroeconômicos? Como andam os números de crescimento de PIB, inflação REAL, (principalmente em alimentos e combustíveis) e câmbio? Gerou empregos com que nível de salário? Hahahahah Passa amanhã

    4. Daniel Liaz

      Parei no "expurgou os corruptos". Hahaha. E ainda qier ofender o autor

  29. Bernardo Pereira

    Parabéns, Folha! Democracia, sempre! Que os incautos acompanhem a luta por democracia na Coréia do Sul!

    Responda
  30. Raimundo jose de sousa rocha

    Acredito que um dos maiores méritos deste 1º ano de governo bolsonaro, foi embora por linhas tortas, permitir o protagonismo e independência do legislativo. Em governos anteriores tínhamos a compra e consequente submissão do mesmo. Assim as coisas bem ou mal aconteceram.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      O Bozo não permitiu "o protagonismo e independência do legislativo". Ele não sabe fazer diferente. Não tem inteligência ou capacidade de conversar. O legislativo ocupou esse espaço na ausência do (des)governo. A política não admite o vazio. E vazia é a cabeça do Bozo.

  31. Marcos Serra

    Acho que o colunista anda com amnésia. Vejamos o que temos, também, após um ano: bolsa de valores em sua alta histórica;, menor risco Brasil da década; inflação controlada, investimentos internacionais de 75 bilhões de dólares; criação de quase um milhão de vagas formais de emprego; redução nos índices de violência; desaparelhamento de inúmeros órgãos do governos; interrupção da corrupção institucionalizada, propinas e favorecimentos. Isso tudo considerando que assumiu um país quebrado.

    Responda
    1. marcos gomes

      Sr.Marcos Serra ou o sr. é um adepto do que o o Bozo diz para acalmar o g.a.d.o ou dizer a verdade para o pessoal acreditar em voce pois vejamos: 75 bilhões de dólares foi o que os investidores internacionais tiraram este ano do Brasil (TIRARAM) agora quase um milhão de vagas de emprego temporarios em janeiro voce vai ver o que acontece !

    2. Marcos Serra

      Tasso, boa tarde. Você lê jornais? És informado? Tens autocrítica? Consegues raciocinar? Em tempo: sequer cigarro eu tolero. Menos ainda fanáticos.

    3. Marcos Serra

      Marluce, boa tarde. Vivo aqui no Brasil, o país das palestras inexistente e, dois apartamentos, dos sítios, dos filhos que enriquecem instantaneamente, dos corrup.tos.em liberdade, da corrupção institucionalizada, dos fanáticos cegos que não admitem a realidade.

    4. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Em que país você vive? Encontrou o Queiroz por lá? Lá tem rachadinhas, laranjas, micheques, açaí, milicianos...?

    5. TASSIANA DINIZ

      Ou vc está usando drogas muito pesadas, ou vc é muito mau- cará.ter.

  32. Marcos Serra

    Confesso que tive um vislumbre de esperança em ter um contraditório, racionalidade e justiça quanto às matérias do Pablo Ortellado e Ranier Bragon, mas a FSP, novamente, decepcionou-me pelo unilateralismo. Discordâncias e oposições à parte, houve uma enorme quantidade de medidas aprovadas e em andamento que estão impactando o presente e, certamente, tornarão nosso futuro melhor, queiram ou não os críticos de plantão. Outras virão, para o bem do país. Que sabe isso será reconhecido um dia?

    Responda
    1. Marcos Serra

      Emidio, temos visões diferentes sobre esse tema. Respeito sua opinião, apesar de discordar dela.

    2. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Se eu aqui escrever algo a partir de uma opinião qualquer dizendo que a mesma opinião foge da racionalidade estarei dizendo que dentro da minha visão de mundo,dentro da minha ideologia, esta opinião segue uma linha diversa do que eu considero como racional. Portanto insisto, caro Marcos Serra, no conceito formulado anteriormente.

    3. Jonas Lopes

      Hitler acabou com a inflação e o desemprego. Vamos esquecer dos seis milhões de judeus mortos por isso?

    4. Marcos Serra

      Prezado Emidio, bom dia. A ideologia à qual referi-me não é a que você, particularmente, conceituou. Posicionamentos divergentes entre as pessoas são necessários para o crescimento de todos. O que fica patente, em muitos casos e particularmente em colunistas (???) e leitores da FSP é a intransigência em seus pareceres, a fuga à racionalidade, a obtusidade do fatismo. Há, portanto, uma enorme diferença entre posicionamentos e escolhas pessoais versus ideologias cegas.

    5. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Todos tem sua ideologia que é a forma de contextualizar os fatos e por este motivo assinalo: bolsa em alta, juros baixos sem mudar nada nos juros do credito, reforma trabalhista e reforma previdenciaria só pioram a situação de todos, incluída a classe media do sudeste, que fez a popularidade do governo cair de 57 para 29%.

  33. Tersio Gorrasi

    Homens são governados por homens e não por deuses. Em raras exceções na história universal tivemos líderes equilibrados que se preocuparam mais com sua nação e seu povo do que com eles mesmos e seu círculo de bajuladores

    Responda
  34. Maurizio Ferrante

    Prezado Marcos Serra - que bom discordar mantendo a educação e a civilidade. Agradeço sua intervenção, de natureza quase única entre tantas violentas, mal-educadas e ofensivas, cobertas pelo quase anonimato (que adianta saber o nome da pessoa que gratuitamente te xinga a mãe) A boa dialética não é de direita nem de esquerda; é o melhor modo de construir um acordo entre pessoas civilizadas. Feliz 2020

    Responda
    1. Marcos Serra

      Igualmente.

  35. Dartagnan Santos

    Abominável em tudo, inclusive na economia, o bom do desgoverno Bozo é demonstrar o quão baixa é a direita brasileira. A” “direita-golden-shower”.

    Responda
  36. Michel Henrique Martins

    Matéria sem conteúdo, perdi meu tempo lendo isso, ou melhor, lendo nada.

    Responda
  37. Francisco Gugé

    1) Reforma da previdência. 2) Bolsa 117k. 3) Fim do achaque ao Estudante que agora tira carteira de graça. 4) Fim do achaque aos moto boys, com redução do DPVAT. 5) Proposta de fim de obrigatoriedade de publicar balanços que achaca o Empresário. 6) Apoio ao fim do Imposto sindical que achacava o Trabalhador. 7) Criminalidade reduzida, viva Moro. 8) 800k novos empregos. 9) Selic 4,5% economizando 100 bilhões em juros. 10) Desaparelhamento do MEC.

    Responda
    1. adherbal oliveira

      Qualquer destruição é justificada como desaparelhamento. Vão desaparelhar o Brasil. Sobrarão as forças armadas. Pátriamada.

    2. Lucas Cansado

      "Desaparelhamento do MEC"?? A área da educação e cultura nunca esteve tão aparelhada quanto no governo Bolsonaro

  38. AIMAR MATOS

    Outra coisa boa: artistas, intelectuais e articulistas da FSP pararam de ser levados á sério.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      E o que faz voce, lendo-os ? Seria, por acaso, mas oquismo ?

  39. Maurizio Ferrante

    Quanta lucidez! PS: prevejo como reação a meu comentário, xingações de mãe, mau olhado, etc, etc, e antecipadamente devolvo em dobro

    Responda
    1. Marcos Serra

      Prezado Emidio, bom dia. A ideologia à qual referi-me não é a que você, particularmente, conceituou. Posicionamentos divergentes entre as pessoas são necessários para o crescimento de todos. O que fica patente, em muitos casos e particularmente em colunistas (???) e leitores da FSP é a intransigência em seus pareceres, a fuga à racionalidade, a obtusidade do fatismo. Há, portanto, uma enorme diferença entre posicionamentos e escolhas pessoais versus ideologias cegas.

    2. Lucas Cansado

      Marcos, sei que estou saindo do tema do artigo. Mas respondo a seu comentário: "ideologia escancarada e fuga da realidade" são duas das características + fortes deste (des)governo. Recordemos: a terra é plana, e não redonda; Leonardo di Caprio e as ONGs ajudaram a pôr fogo na Amazônia; o rock é uma música satânica; Pinochet foi ótimo governante (contra a opinião até do atual governo de direita do Chile); retirar radares das rodovias não levará motoristas a cometerem mais infrações; e por aí vai

    3. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Sempre é preciso lembrar , bastou nascer,bastou pensar sobre os problemas, e contextualizar os fatos ao nosso redor com base em nossas próprias experiencias,escolares,no trabalho, na familia e nas associacoes e sindicatos e estará estabelecida a ideologia de cada um de nós . Portanto aqueles que falam de ideologia prá lá ideologia prá cá ainda nao compreenderam o conceito.

    4. Marcos Serra

      Maurizio, bom dia. Chamas de lucidez uma fraquíssima coluna onde o melancólico autor só discorre sobre fatos que não foram de seus agrado, alguns com justificativas razoáveis, e omite uma série de realizações que já melhoraram o presente e irão impactar no futuro com benefícios para todos, incluindo-se aí você? Desculpe-me discordar: não há lucidez e sim omissão, ideologia escancarada e fuga da realidade.