Joel Pinheiro da Fonseca > Como recuperar a confiança popular na mídia e na ciência Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A bem da verdade, o estúpido geral jamais acreditou na Ciência. Maravilha-se quando ao premir de um botão a luz se acende, mas ignora e tem nutrida desconfiança do que está por trás do milagre. Mais fácil acreditar em pastores, ilusionistas e mitos.
Acreditar no terraplanismo é quase tão absurdo quanto acreditar na inocência da "alma mais honesta do Brasil".
Eu acho muito engraçado pessoas que dizem que não acreditam na ciência e querem utilizar internet, smartphone, uber, ifood, GPS, carro, energia solar... e quando ficam doentes querem se tratar no Albert Einstein.
Boa. Os problemas já conhecemos, até que enfim apareceu alguém disposto a apresentar soluções.
A imprensa criou o clima para que se chegasse ao autoritarismo corroborando a tese de que nenhum polÃtico presta. Onde ninguém presta...., pessoas que saÃram da Venezuela dizem que foi assim que chegaram onde chegaram. Criaram terror econômico quando ia bem, pois seus analistas são defensores dos investidores e não da economia popular. Agora aceitam o autoritarismo em nome do liberalismo. Tá longe de recuperar a credibilidade, vende as teses que jogam a maioria no colo da extrema direita.
Outra atitude por parte da imprensa, que ajudaria na pequena credibilidade que algum dia teve, seria uma auto crÃtica e mudança de posição qto aos desmandos da República de Curitiba. Só jogaram confete e foi preciso um hacker e um Politzer estrangeiro pra fazer jornalismo de verdade
Joel, caso esse otimismo desmedido da imprensa em geral qto a uma suposta recuperação econômica mostra-se equivocada, vcs vão se retratar? Pq, a história de que a reforma trabalhista, da previdência etc. iam bombar a economia não rolou e vcs continuam insistindo nela.
Boa.
Parabéns.
Acertou em vincular uma aparente soberba de jornalistas e cientistas à queda na credibilidade. Porem o caminho não é abrir redações e laboratórios. Talvez explicar os métodos ajude, mas pode tornar a falha no caso Flávio ainda mais suspeita. Tá na hora da imprensa descer do pedestal e ir tomar satisfações destes profetas da internet.
A maior parte das pessoas não tem conhecimento especializado sobre aquecimento global, vacinas, ou até mesmo terraplanismo. Sua opinião a respeito desses temas depende da confiança na comunidade cientÃfica. Na prática não é tão diferente da idade média, onde havia a confiança na comunidade eclesiástica, até porque como a maioria era analfabeta, (além de não saber latim), nem a BÃblia era lida. E sempre haviam hereges com visões alternativas.
A ciência não é instituição inirinsecamente democrática, Joel. Nem anti-democrática. O acesso ao conhecimento cientÃfico é que pode ou não ser democrático. E lembre que as universidades se consolidaram sob monarquias absolutistas... A intenção do artigo foi boa, o obscurantismo é arma dos lÃderes autoritários, mas acho que você confundiu as coisas na argumentação.
Concordo. Não vinculação direta entre ciência e democracia.
A Folha só é objetiva qdo os fatos não desmentem seu credo ideológico. A gde imprensa fez uma campanha de mentiras contra o Regime Geral da Previdência (RGPS) e abafou o escândalo das fraudes q mostravam falsos subsÃdios em aposentadorias q eram superavitárias para o INSS. A nota técnica Cecon/Unicamp n 8, com estudos coordenados pelo prof. Zaluth Bastos, expõe as fraudes, q o jornal escondeu. Se a Folha quer recuperar a credibilidade, é só ser objetiva sobre tudo...
Não creio que ciência perdeu confiança , ao contrário, tem sido o único polo confiável em toda esse confusão da Babel do século 21. Vc não pode confundir mÃdia com ciência porque a mÃdia eh muito mais polÃtica, a escolha das manchetes e tÃtulo de reportagens eh polÃtica. A ciência não faz esse tipo de escolha porque trabalha com fatos cientÃficos comprovados ou em teorias válidas. Terraplanismo é uma ideologia. O terraplanista não deveria usar GPS, pois funciona devido a Terra Não ser plana
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Como recuperar a confiança popular na mídia e na ciência Voltar
Comente este texto