Painel SA. > Funcionários do INPI articulam resistência contra possível extinção Voltar
Comente este texto
Leia Mais
... destruir esse resiliente órgão avitario disponibilizando ao setor privado mais de 500 milhões de reais que deveriam estar sendo usado pelo governo pra tratar as mazelas da população brasileira. Por exemplo, saúde, saneamento básico e socioeducação. Isto sim um sistema S de qualidade adequado ao paÃs! Entregar a autarquia ao interesse privado pode ser o mesmo que entregar o galinheiro para a raposa tomar conta.
... . O INPI precisa de muito pouco dinheiro para gerar muito lucro! Para continuar servindo de alavanca para o desenvolvimento tecnologico do paÃs o INPI precisa de apenas uma parcela dos mais de 500 milhões de reais previstos para 2020. Apenas 30% desse valor estima-se que o INPI atinja o nÃvel de INPI 4.0 numa analogia à indústria 4.0 proferida nesses encontros e conferências do setor. Entretanto, a solução que os responsáveis envolvidos estão procurando é simplesmente destruir ess resilient
A solução que o governo segue em linha de estudos é parca de embasamento técnico e parece simplesmente favorecer apenas alguns atores envolvidos em PI, vide reportagens sobre esse tema na mÃdia. A eficiência técnica do INPI é altÃssima é talvez a melhor do mundo quando aferida produção individual bruta de exames por examinador! Por que insistem em dizer que o INPI é ineficiente? Quem são esses falastrão? A quem interessa extinguir ou fundir um órgão avitario? O que o INPI precisa é muito pouco!
Mais uma iniciativa correta.
O INPI precisa ser privatizado e não simplesmente colocado em outro setor porque precisa se livrar das amarras da burocracia e operar como um negócio, responsável não ao governo, mas aos clientes que pagam pelos serviços prestados. A afirmação de que haveria conflito de interesses é ridÃcula, pois quem tem o maior interesse de que a emissão das patentes reflita a realidade e seja feito com lisura é a indústria. É preciso manter o conhecimento institucional do setor, não a burocracia.
A concessão de patentes é exclusiva de estado, visto que implica no cumprimento de tratados e acordos internacionais. Obviamente, o interesse e bem estar social jamais serão observados pelo setor privado, como o é pelo estado. Pensar em transferir tal atividade para a inciativa privada, demonstra como o conhecimento sobre o tema é limitado. Até o poder judiciário manifestou-se contrário porque a impessoalidade e imparcialidade não serão observadas se o Estado deixar de ser o agente regulador.
... Por outro lado, para superar esse obstáculo politico de NÃO contrataçao de pessoal para enfrentar tal demanda de serviços os funcionários do INPI acharam uma alternativa magistral e puseram em prática um plano audacioso de "extinguir" o backlog de pedidos até 2021 e isso doa a quem doer, vem dando certo. Em contrapartida o que vemos é quase uma traição do governo com os servidores que enfrentam essa alta demanda de serviços. O que a iniciativa privada pode fazer melho do o INPI?
Prezado Cloves, não precisamos privatizar o INPI para ele se livrar "das amarras da burocracia" que você alega. Aliás, burocracia criada e mantida ao grande interesse do sistema privado de propriedade intelectual diga-se de passagem. O único problema tenico operacional que o INPI enfrenta diz respeito a um problema mundial que é a alta demanda por registro de marcas e patentes! E o INPI por motivos polÃticos insiste em nao r o antÃdoto de uso mundial que é aumentar o número de servidores!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel SA. > Funcionários do INPI articulam resistência contra possível extinção Voltar
Comente este texto