Elio Gaspari > 2020 poderá filtrar a carga de atraso e mediocridade de 2018 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mariana da Costa Conde

    Ana Pinho , entre Bolsonaro e Witzel ainda bem que voce nao faz parte de meu circulo de amizades ...

    Responda
    1. Ana Pinho Corrêa

      Mariana da Costa Conde, eu não estou aqui para fazer amizades, vim expor meu ponto de vista, liberdade de expressão, livre arbítrio. Se vc não faz amizades com quem pensa diferente de vc, és uma pobre coitada. Alias isso me parece carência, vir falar de amizade em uma matéria politica. Enfim... ainda bem que nem te conheço.

    2. Ana Pinho Corrêa

      Mariana, não estou aqui para fazer amizades e sim expor o que penso, liberdade de expressão, livre arbítrio. Se vc não faz amizade com quem não pensa diferente de vc, tenho dó de ti, querida, mas a vida ensina. Graças a Deus não faço parte do seu ciclo de amizade... por falar em amizade... isso é carência, vir falar sobre amizade em uma matéria politica? Me poupe, se poupe, nos poupem.

  2. Ana Pinho Corrêa

    Pior escolha, Bolsonaro, psicopata, esquizofrênico e bipolar. Se eu pudesse voltar atras não teria votado nesse louco, tem mania de perseguição, pegou o Governador Witzel de bucha, o acusa sem provas e tudo que a família Bolsonaro faz de errado, joga a culpa em Witzel. Melhor escolha, Wilson Witzel, votei e votaria de novo!!!

    Responda
    1. Ana Pinho Corrêa

      Mariana, eu não estou aqui para fazer amizades com vc, nem c ninguém. Liberdade de expressão! Já ouviu falar??? Cada uma c a sua! Agradeço por não fazer parte do seu ciclo de amizades. Misericórdia!!!

    2. Mariana da Costa Conde

      Ana Pinho , entre Bolsonaro e Witzel ainda bem que voce nao faz parte de meu circulo de amizades

  3. José Manoel Martins

    Não acredito que a esquerda terá êxito nas eleições nos Estados Sul e Sudeste, principalmente pela sua falta de organização de seus meios de comunicação com o eleitor, grande parcela sociedade ainda não percebeu os efeitos nefastos das percas de direitos trabalhistas e previdenciários. A partidarização do judiciário será outra dificuldade latente. A fake News será ainda uma arma em potencial,é um período de transição, para que extremismo de posições seja refreado.

    Responda
  4. roni francisco dal bosco

    Nelson Prado Rochi,a mediocridade da tua persepção é tão clara que seu miliciano vai sucumbir este ano sem que voce sequer se aperceba. Não aposto um centavo na tua imaginação tumorada.A inteligencia humana,felizmente não depende só dos arroubos lunáticos da camarilha que voces colocaram no poder.Veja,o imperio romano sucumbiu apos 1 mil anos de desvarios, permitiu o surgimento do capitalismo, que manda e desmanda no mundo inteiro inclusive na politica e manten seu miliciano ajoelhado.

    Responda
  5. Erison Mendonça

    Como disse certa vez Ulysses Guimarães: "Se essa legislatura é ruim, espere para a ver a próxima". Mesmo depois dessa tragédia que foi 2019, não acredito que o povo brasileiro tenha desenvolvido o juízo necessário pra votar conscientemente, então é provável que o resultado das eleições municipais desse ano só vai nos afundar um pouco mais no atoleiro político, econômico e social em que o nosso próprio povo nos meteu. Ainda temos um logo passado pela frente.

    Responda
  6. Luiz Castro

    O maior desafio da esquerda é se organizar. Ficar discutindo terraplanismo e deixando a narrativa escorrer para "e o Lula?" ou "ahhh mas o Lulinha é o dono da Oi e da Free Boi...!!!; é de um amadorismo só comparado aos "direita" que usam esse discurso raso para proteger seu miliciano predileto. O PT teve a chance de mudar o Brasil, mas se perdeu na ingenuidade de achar que as sombras haviam se dissipado. Precisamos urgente de uma nova liderança para anular o discurso do atraso de direita. Oremus

    Responda
  7. Nilton Silva

    Como sempre, ótima coluna.

    Responda
  8. NELSON PRADO ROCCHI

    Certezas : Freixo, Benedita, Haddad, Marta serão reduzidos a nada. O PT e aliados só sobreviverão e olhe lá no Nordeste. Mas, o PSDB acabou. Os que foram eleitos arrastados por Bolsonaro já voltaram às suas mediocridades, Um partido de um capitalismo moderno democrático ainda não nasceu ou é muito Novo. Globo e Folha estão totalmente desacreditados. A esquerda está desmoralizada. As redes sociais serão decisivas.

    Responda
    1. NELSON PRADO ROCCHI

      Salgado mostra enorme preconceito contra os cultos afro o que indica forte racismo.

    2. Eduardo Salgado Lopes

      Previsões de pai Nelson de Oxóssi, aqui, nesse periódico, em todos os comentários apocalípticos direitológicos, diretamente interpretado do mais citado livro das ciências ocultas: " emmoitaquepacaandatatucaminhadentro"

  9. Fatima Marinho

    Vivemos a volta a Idade Média, com Terraplanismo e tudo o mais. Os. Comentários que falam do atraso da esquerda não comentam que seu mito acredita que a Terra é plana.

    Responda
  10. reinaldo senna

    Em algum momento também haverá essa depuração na imprensa brasileira... Precisamos nos livrar desse estrume esquerdista que ainda domina a mídia brasileira... Parece que esses dinossauros não se tocaram ainda... Cai fora! Vai jogar bingo!

    Responda
    1. Matheus Muradas

      O tio da Sukita surtou, gente...

  11. reinaldo senna

    Em algum momento também haverá essa depuração na imprensa brasileira... Precisamos nos livrar desse estrume esquerdista que ainda domina a mídia brasileira... Parece que esses dinossauros não se tocaram ainda... Cai fora! Vai jogar bingo!

    Responda
    1. Ney Fernando

      Precisamos na verdade nos livrar dos panacas que veem esquerdismo (seu caso) e direitismo em tudo, e desqualificam pessoas de inteligência superior às suas com o simples "argumento" de que são velhas.

  12. Cristina Dias

    Política que venceu em 2018: tão velha, mas tão velha, que parecia nova.

    Responda
  13. Gleison Pereira Leocadio

    A conta é simples: se nesta equação não entrar os pobres e pretos, a questão da indecente desigualdade de renda, políticas públicas consistentes voltadas para industrialização e geração de emprego e renda de qualidade, o resto é pura conversa fiada. A nossa realidade é dura e difícil, um governo horroroso à caça de inimigos imaginários, uma política econômica covarde com os trabalhadores e atenta aos clamores do patronato. É muito estranho estarmos em 2020 e ter que discutir tais temas.

    Responda
  14. EUDAS MARQUES

    Eita fake de jornalista não aceita a derrocada do projeto dele e do luladrao... Eita a foice ta que ta...

    Responda
    1. maria de fatima lopes braga

      Esse não interpretou nada que o jornalista escreveu. Rsrs. Lamentável!

    2. maria de fatima lopes braga

      Esse não interpretou nada que o jornalista escreveu. Rsrs. Lamentável!

    3. Maria Isabel Martinez Pons

      Vc entendeu o texto? Pra fazer um comentário idi.ota desses, acho que não.

    4. José Ricardo Braga

      A cada impressão o carimbo perde tinta... ;) Faded.

  15. ricardo fernandes

    em verdade, o bolsonarismo não consolidou coisa alguma.metade das MPs não foi aprovada no congresso e o mesmo recusou-se a colocar em discussão sua pauta de costumes. assim, 2019 termina em crise anunciada.

    Responda
  16. Richard Lins

    Os bolsominions tem suas narrativas assim como os progressistas, mas todos são apenas regressistas, como bem descreve o autor. Não existe nenhuma política ou estratégias que justifiquem em futuro melhor. Também não existe qualquer fato novo que possa filtrar a carga de atraso, como deseja o autor.

    Responda
  17. Marcos Serra

    Ao final de cada matéria, em letras azuis, há um apelo do próprio jornal que visa sua sobrevivência, afinal, o maior interesse não é vender sua ideologia ou minar o governo. Buscam, cada vez mais, sua sobrevivência onde a informação não mais encontra-se restrita aos veículos formais que conhecemos. Falam em qualidade e independência. Onde encontramos, muitas vezes, a primeira? A repetição causa saturação. Quando negativa, pior ainda. Vale avaliar se a linha adotada não seria um suicídio.

    Responda
    1. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Uma das grandes presunções dos esquerditas é achar que as outras pessoas são hipossuficientes. Eles têm a luz para iluminar as pessoas, ainda que, de acordo com a máxima: faça o que digo, mas não necessariamente o que faço. Senhor Matheus, acompanho a política deste país desde o início da década de 1970, lendo jornais, revistas e assistindo a TV. Agradeço-lhe muito pela preocupação com o uso do YouTube para me informar, contudo sei muito bem discernir a qualidade dos canais informativos de lá.

    2. Matheus Muradas

      Luiz Carlos busca a desinformação e acha que está ficando mais inteligente. Que tragédia é essa que caiu sobre todos nós, oh papai do céu?

    3. Matheus Muradas

      Vá procurar informações em canais no YouTube ou naquela página de lunáticos (Brasil Paralelo) pra você ver o que acontece, então, ora... Criticar o nosso presidente asqueroso, desequilibrado e ignorante agora é o único objetivo da FSP? Valha-me Deus!

    4. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Perfeito seu comentário, Marcos, sobre a direção que o corpo editorial da Folha tem tomado nos últimos tempos. Está tornando-se um jornal de viés de esquerda escrito para pessoas com o mesmo modo de pensamento e atitude diante da vida. Imagino que os leitores sensatos que não concordam com esse plano editorial estejam fugindo do jornal cancelando a assinatura. Atualmente para me inteirar do que realmente se passa neste país tenho, cada vez mais, utilizado os canais jornalísticos do YouTube.

    5. Matheus de Oliveira Melo

      Fala, fala, mas só quer que o jornal não critique o seu presidente. Muda o disco.

    6. Weimar Donini

      Nenhuma linha sobre a matéria em si? Apenas proselitismo político?

  18. Marcos Serra

    A amargura e a repetitividade do corpo editorial da FSP fica patente a cada dia. Possuem uma característica que arvoram combater: o radicalismo insano. Sequer é necessário que falem dos acertos do governo, mas não haverá coisas boas acontecendo no país e no mundo? Aspectos positivos que nos insuflem alegria e esperança? Certamente, existem mas fez-se a opção pelo triste, pela negatividade, pelo lado ruim das coisas. Muitos leitores, contaminados por essa fobia já encontram-se doentes.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Prezado Matheus, boa tarde. Para ser educado e não perder meu tempo, vou, de muitas, citar apenas três: um milhão de vagas formais de emprego, i vestimentas externos de 75 bilhões de dólares, menos taxa de juros de nossa história, .... Queria agradecer-te ter-me chamado de Marquinhos. Fez-me lembrar uma namorada que tive, muito boa sexualmente, que utilizava o mesmo termo em nóssa intimidade. Tive, também um amigo homossexual, Kauã, que chamava-me da mesma forma. Boas lembranças!

    2. Marcos Serra

      Prezado Matheus, boa tarde. Para ser educado e não perder meu tempo, vou, de muitas, citar apenas três: um milhão de vagas formais de emprego, i vestimentas externos de 75 bilhões de dólares, menos taxa de juros de nossa história, .... Queria agradecer-te ter-me chamado de Marquinhos. Fez-me lembrar uma namorada que tive, muito boa sexualmente, que utilizava o mesmo termo em nóssa intimidade. Tive, também um amigo homossexual, Kauã, que chamava-me da mesma forma. Boas lembranças!

    3. Matheus Muradas

      Aguardando aqui o Marquinhos apontar os acertos do governo. Valendo!

    4. Matheus Muradas

      Aguardando aqui o Marquinhos apontar os acertos do governo. Valendo!

    5. Weimar Donini

      Nenhuma linha sobre a matéria em si? Apenas proselitismo político?

  19. Marcos Serra

    Sabem aquela história que se busca, no Ano Novo, mudar as coisas para melhor, romper com hábitos ou vícios negativos, enfim, melhorar a vida? A FSP começa o ano fazendo mais do mesmo: solapando o governo de forma irracional. Na primeira página, no topo e em destaque, cinco matérias contra o governo; mais abaixo, uma sexta. Torcem não para o governo mas sim para o país dar errado! Minam a esperança da população por dias melhores, diariamente. Para que isso? Lembra a fábula do sapo e do escorpião.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Prezado Weimar, bom dia. Conheço os espaços sós quais você refere-se e já tentei, por mais de uma vez e inutilmente, utilizá-los. A tão proclamada liberdade de expressão da FSP não revelou-se, no meu caso, até o momento. Dado o absurdo de ataques diários ao governo (alguns fundamentados) e hoje extrapolados, restou-me manifestar insatisfação por aqui. Já fizeste as mesmas observações a inúmeros participantes desse fórum? Relativamente a eles, estou sendo bastante conservador.

    2. Weimar Donini

      O jornal oferece alguns espaços para sugestões, discussões de pauta, posicionamentos políticos. Ainda não os usei mas sei que existem. Este, o de "Comentários" deve ser utilizado para abordar a matéria. Também para expor divergência sobre posicionamentos individuais, e, principalmente, trocar idéias e firmar, democraticamente, posições políticas em nível mais elevado quanto possível. Essa é a ideia. É o que penso e almejo. Um aperfeiçoamento individual de ideias.

  20. Gustavo Carvalho

    Tolinho: o que vc chama de Novo e de Atrasado não serão separados pq só existem na sua cabeça e no Instituto FHC. Leia livros de verdade para entender melhor, não me refiro a revistas informativas de 400 páginas. Gustavo Franco não teria ido a lugar nenhum em 2018 pq é elitista demais para obter o apoio das igrejas evangélicas que definiram a eleição de Witzel. Além de ler livros, ande nas ruas e entenda a realidade.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.