Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    Tersio Gorassi: ninguem extrai o seu sangue -gratuitamente ou nao E´voce que o doa se quiser ninguem o obriga a faze-lo Ja experimentamos este comercio e foi um horror - voce e´muito garoto e nao vivenciou Ja o sangue deve ser cobrado porque e´devidamente extraido (nao por vc em casa na cozinha) , acondicionado , identificado e mantido em local especifico - e´um pouco diferente de pneus, porcas e parafusos , por exemplo tamo junto e shallow now

    Responda
  2. Bernardo Pereira

    O receptor ou sua família deveria ter direito de recusa no caso, com amplo acesso á informação da origem do sangue.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Raciocínio equivocado. O acesso à informação é insuficiente, na maioria dos hospitais e nas urgências/emergências.

  3. Galdino Formiga

    Quanto mais controle na seleção de doadores de sangue, mais seguro para o receptor. A questão é médica.

    Responda
  4. Tersio Gorrasi

    Basta que a doação não seja mais uma "doação"propriamente dita e sim uma transação comercial, onde garanto que não faltará doadores. É um absurdo que extraiam gratuitamente o nosso sangue sem que recebamos nada em troca, a não ser o abono de um dia de trabalho, mas e os autônomos e desempregados, como é que ficariam? Além do mais, o sangue que doamos gratuitamente é cobrado dos pacientes que o recebem

    Responda
  5. Emanuel Mello

    Ca.cete de agulha

    Responda
  6. Nelson Vidal Gomes

    Penso,que será preciso voltar a aceitarmos toda e qualquer posição acerca de quaisquer temas, sem rotulá-las disso ou daquilo.Não há nada de homofóbica na posição do brilhante articulista.Essa coisa de se rotular tal ou tal posição como homofóbica, racista,misógina etc, faz parte de um esquema de manipulação política eleitoral das minorias,muito utilizado pelo PT, partido em agonia existencial.Está na hora de voltarmos aos padrões normais de convivência.Feliz 2020!

    Responda
  7. ricardo fernandes

    exatamente porque há os testes de HIV descabe discriminar, em princípio, a doação de sangue pelo sujeito ser gay. se a probabilidade é maior ou menor, os testes confirmarão. se os exames podem dar resultados questionáveis, podem ser questionáveis para qualquer cidadão, homossexual ou não. os argumentos do articulista são, simplesmente, homofobicos.

    Responda
    1. Bruno Camacho

      Dizer que os argumentos do articulista são "simplesmente" homofóbicos é, no mínimo, injusto. Se há uma probabilidade de contaminação do material considerando o público em geral, essa probabilidade aumenta quando se trata do público homossexual. A vontade de polemizar é evidente; o mundo está ficando meio entediante não pelas pautas identitárias, mas pela distorção dessas pautas; tudo vira polêmica. É preciso muita paciência. (Maria José)

  8. Richard Lins

    Concordo, é assunto delicado que envolve vida e morte, como o aborto. Para melhor ilustrar, devemos ver se ainda existem casos de pessoas sendo contaminadas, por transfusão, por sangue de origem controlada (Os bancos). A solução do questionário ainda é constrangedora mas deve funcionar independente da decisão do Supremo!

    Responda