Opinião > Fratura indiana Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. TEDDY LLANO

    Ora, o premiê Modi está aplicando a política da reciprocidade diplomática principalmente pelas atitudes praticadas pelo Paquistão. Não entendi o tom alarmista desta reportagem. É importante entender o contexto e o histórico político, cultural e religioso dessas nações que sofrem atritos há muito tempo.

    Responda
  2. Sandro Carvalho

    A Ãndia cresce econômica e cientificamente, e sua Suprema Corte estabeleceu o fim da criminalização da homossexualidade, o que demonstra que esse grande país marcha no sentido da emancipação do ser humano e do reconhecimento dos direitos individuais. A criminalização contra práticas homoafetivas não é de origem indiana, mas resultado da dominação inglesa sobre a Ãndia, que estabeleceu esta e outras mazelas.

    Responda
  3. Sandro Carvalho

    Infelizmente, o Islamismo não crê na democracia, na liberdade religiosa e nas liberdades civis e individuais, mas a esses valores iluminista sempre recorre quando é minoria em países onde tais princípios libertadores são praticados. Porém, tornando-se maioria, o Islã estabelece governos não democráticos e não concede liberdade religiosa, civis e individuais.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Anna. A tabua rasa do senso comum existe desde a criacao e duvido que algum dia ela se nivelara

    2. ARY OLIVEIRA

      Exatamente

    3. Sandro Carvalho

      Querida Anna, você poderia me dizer se o Islã, digamos assim, não radical, é a favor da democracia, das liberdades civis e individuais - incluídas aí as liberdades de crença e de descrença, bem como as liberdades de expressão e de sexualidade? Porque de nada adianta não ser radical, mas se opor aos referidos valores iluministas.

  4. Sandro Carvalho

    Depois de haver sido evangélico por muitos anos, e após mais de 40 anos estudando religião - comecei ainda na infância -, cheguei à conclusão de que, se há uma religião verdadeira, esta é, sem sombra de dúvida, o Hinduísmo. Mas só poderão me entender os que também estudarem a fundo essa antiquíssima religião, essa religião em cujos livros sagrados são abordados inclusive temas de ciência astronômica e até mesmo de física quântica. O espaço, porém, não me permite avançar mais sobre o tema.

    Responda
  5. Sandro Carvalho

    A religião hindu é majoritária na Ãndia, e o hinduísmo, ao contrário das religiões abraâmicas, não é proselitista. Na realidade, o hinduísmo não se arvora na pretensão de ser o único caminho pelo qual se chega a Deus. Reações dos hindus contra certas religiões pode às vezes se dar em defesa de sua própria religião. Vejam, por exemplo, porque a Ãndia expulsou a Igreja Universal, de Edir Macedo: http://bharatanews.blogspot.com/2010/10/fundamentalistas-cristaos-evangelicos.html

    Responda
  6. Sandro Carvalho

    O contraditório dessa discussão é que o mundo, comovido e com razão, protesta contra a perda de direitos de minorias muçulmanas em países nos quais outras religiões e culturas são majoritárias, mas não protesta com a mesma intensidade quando minorias islâmicas, dentro de países de maioria muçulmana, sofrem perda de direitos humanos, como é o caso de mulheres e gays. É necessário defender os direitos de minorias muçulmanas, sim, mas de todas elas. Mas o Islã quer dar liberdade a mulheres e gays?

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    A atitude de Modi não deveria ser surpresa para ninguém, pois em 2002 quando ele era o governador do estado de Gujarat mais de mil Muçulmanos foram trucidados pelos Hindus o que levou os EUA a proibir a entrada dele no país. A ideia de que a Ãndia é uma democracia laica é um mito, pois a mais de mil anos Muçulmanos e Hindus guerreiam entre si. Gandhi foi assassinado em 1948 justamente porque os Hindus achavam que ele estava sendo generoso demais com os Muçulmanos após a independência.

    Responda
    1. TEDDY LLANO

      Prezado, a atitude de Modi não é em si a causa, mas a consequência de centenas de anos de atritos entre esses povos. Ora, a atitude do Paquistão de limpeza étnica sistemática praticada contra hindus do lado da Caxemira paquistanesa deve ser levado em conta. E esses atritos bilaterais antecedem ao surgimento da democracia indiana e mesmo ao período em que Paquistão e a Ãndia eram colônias britânicas. Isso, sem contar a interferência da China na região.

    2. Sandro Carvalho

      Você fala dos hindus como se o Islã fosse um oceano de virtude. Veja a situação deplorável em que se encontram minorias tidas como dissidentes em países onde o Islã é majoritário. Ao contrário do Islã, o Hinduísmo não é proselitista, e os hindus se envolveram em guerras para poder defender seu próprio direito a ter sua religião e cultura em seu próprio país.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.