Hélio Schwartsman > Beleza espúria Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nossa forma de julgar se um um rosto, um corpo são ou não bonitos tem a ver com o padrão de beleza que nos é imposto pela sociedade em que estamos inseridos desde crianças. E, no Brasil, esse padrão é bem claro.
Caro hélio. Lendo seu texto é isto que veio à minha memoria: : Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação. Madre Teresa de Calcutá E La Nave Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação. Madre Teresa de Calcutá
Texto superficial. O tÃtulo foi mais atrativo.
Beleza não vale Nada e depois não dura. Você nem sabe a Sorte que tem de ser feio. Assim quando alguém Simpatiza contigo, já Sabe que é por outra razão. - Charles Bukowski
Beleza é uma série de atributos que favoreceram a perpetuação da espécie. Assim , uma mulher considerada "bonita"(quadris largos, seios grandes ,...) é , geneticamente , mais propensa a ter uma gravidez bem sucedida enquanto um homem considerado "bonito" (alto, forte,...) é geneticamente mais capaz de manter e proteger a prole. Essa fórmula, codificada no nosso instinto , foi que nos permitiu sobreviver nas condições adversas do passado.
Negativo Wagner. O padrão de beleza da moda nada tem a ver com instinto.
Já foi, não é mais. Para as mulheres frequentemente a magreza extrema tem se mostrado dominante bem como ausência de curvas. É preciso um percentual razoável de gordura corporal para se reproduzir com eficácia.
Hoje já não faz muito sentido mas o instinto não se altera em poucas dezenas de milhares de anos. Esse é o motivo de haver favorecimento para pessoas consideradas "bonitas".
Nos anos 1940 o empresário Roberto Simonsen digladiava pela indústria brasileira. Hoje nós temos o Sr. Paulo Skaf, que não tem empresa há uns 15 anos, é presidente da maior federação industrial do PaÃs. Só isso já dá dimensão dos problemas que o Brasil tem de enfrentar.
Nao basta ser belo/bela para ter sucesso. Isto depende tambem da postura e da empatia das pessoas. Nao significa que possamos entender a beleza como espuria. Temos visto pessoas belas perdidas no caminho e, muitas vezes, apelando para continuarem sendo aceita, especialmente, no mundo artistico, onde de vez em quando alguns apelam para o marketing exagerado ou para midia para nao serem esquecidas, mesmo que isto importe a estravagancias..
Falta definir beleza, né?
Perdão, falta definir feiúra. A beleza salta à vista, emociona, enternece, embriaga, extasia.
Quem acertou na loteria genética tem mais é que desfrutar da sorte. Mas a beleza fÃsica é apenas um indicativo de que não existe justiça cósmica, pois a loteria também produz pessoas mais inteligentes e menos inteligente assim com pessoas talentosas e menos talentosas. Essas diferenças obviamente refletem no tipo de vida, status social e financeiro de cada um. Pode ser que um dia possamos produzir pessoas sob medida, mas até lá teremos que conviver com as desigualdades da natureza.
Cloves, eu sei que não é nisso que você está pensando, mas o mundo já pensou na implementação de um "projeto" como esse, de produção de pessoas "sob medida", dando origem à s terrÃveis teorias da eugenia que culminaram no Holocausto. Desta forma, deve-se ter muito cuidado com isso, para que tal perfeccionismo não culmine na intolerância e no desprezo aos "perdedores da loteria genética" (sob um ponto de vista qualquer).
Perfeito, eis o niilismo à Nietzche. É isso mesmo. Não vê quem não quer. Foram os fracos que construÃram as regras, todas, incluindo as que determinam que temos de nos ver todos iguais. Não somos. Alguns são - e sempre serão, não há como "produzir pessoas sob medida" - mais fortes, ousados, belos, agressivos, enérgicos, inteligentes, as chamadas forças ativas, que fazem acontecer. As demais são as forças reativas, que, para não serem massacradas, fazem regras.
Eu sou feio mas sou pobre. Ou sou pobre mas sou feio. E daÃ? Defeco do mesmo jeito que um bonito e rico.
Sei não...dando uma geral no Congresso Nacional dá para ver que o quesito "beleza" pesou muito pouco na escolha do eleitorado...
Bolsonaro que o diga: misógino, mal educado, grosseiro, ameaçou jogar bomba em quartel, reeleito consecutivamente desde 1988, nunca entregou nada e foi premiado com a presidencia da república apenas direcionando o lula lá ou lula livre em direção aos paÃses baixos. Dizem que era uma arminha, que seja!! Beleza sempre foi o que menos importou para o seu eleitorado fiel.
Pensei a mesma coisa ao ler a matéria. Dilma e Lula, juntos, venceram 4 eleições seguidas. Na cidade que eu nasci, era um vereador mais feio que o outro.
Harmonização Facial é um investimento! haha
Not so fast, Hélio. Talvez os seus preconceitos politicamente corretos o estejam levando a desprezar uma hipótese interessante. Se esta predisposição favorável a pessoas belas de fato existe, ela deve ter evoluÃdo por seleção natural e trazer algum benefÃcio a quem age dessa forma. Consigo imaginar algumas razões pelas quais talvez seja vantajoso ter um "preconceito" em favor de pessoas bonitas. 1. Beleza pode ser um indicativo de saúde fÃsica e mental e, assim, a incorporação de pessoas belas a
O que eu já vi nessa vida de gente bonita (homem e mulher) e mau caráter e ao mesmo tempo, não está no gibi.
2.cont. talvez seja mais vantajoso conviver com pessoas bonitas ou de "cara boa" do que com pessoas mal-encaradas ou com "cara ruim" - mais precisamente, "olhos ruins", já que os olhos são o espelho da alma, como disse o poeta. Num caso recente, o sujeito que atirou um coquetel molotov na sede da Porta dos Fundos e fugiu para a Rússia tem um histórico de brigas e agressões e é um cidadão muito mal-encarado. É claro, porém, que nem todo mal-encarado é criminoso.
1cont. pessoas belas a um pequeno grupo de caçadores-coletores pode ser vantajosa para os seus membros. 2.Ter pessoas belas por perto aumenta as chances de que você ou algum de seus filhos ou parentas venha a se acasalar com ela e gerar prole. Se a atração fÃsica e a tendência para tratar de forma mais favorável as pessoas belas for transmitida para as gerações futuras, a prole assim gerada se beneficiará(Sexy Son Hypothesis). 3. Por fim, embora não se deva julgar as pessoas pela aparência, talv
Cesare Lombroso e sua teoria estigmatizante, sem fundamentação cientÃfica rigorosa, que o digam.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Beleza espúria Voltar
Comente este texto